Resolução: Gabarito: Cultura
Lista de 11 exercícios de Sociologia com gabarito sobre o tema Gabarito: Cultura com questões do Enem.
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1. (Enem 2019) A comunidade de Mumbuca, em Minas Gerais, tem uma organização coletiva de tal forma expressiva que coopera para o abastecimento de mantimentos da cidade do Jequitinhonha, o que pode ser atestado pela feira aos sábados. Em Campinho da Independência, no Rio de Janeiro, o artesanato local encanta os frequentadores do litoral sul do estado, além do restaurante quilombola que atende aos turistas.
ALMEIDA, A. W. B. (Org.). Cadernos de debates nova cartografia social: Territórios quilombolas e conflitos. Manaus: Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia; UEA Edições, 2010 (adaptado).
No texto, as estratégias territoriais dos grupos de remanescentes de quilombo visam garantir:
- Perdão de dívidas fiscais.
- Reserva de mercado local.
- inserção econômica regional.
- Protecionismo comercial tarifé
- Beneficios assistenciais públicos.
Resposta: C
Resolução: As estratégias territoriais dos grupos de remanescentes de quilombo visam garantir a inserção econômica regional (opção C). A opção A, que afirma que as estratégias visam garantir perdão de dívidas fiscais, não está correta, pois não há menção a isso no texto. A opção B, que afirma que as estratégias visam garantir reserva de mercado local, também não está correta, pois o texto menciona que a comunidade de Mumbuca coopera para o abastecimento de mantimentos da cidade do Jequitinhonha e que o artesanato local encanta os frequentadores do litoral sul do estado, o que sugere uma inserção econômica regional, mas não menciona explicitamente reserva de mercado local. A opção D, que afirma que as estratégias visam garantir protecionismo comercial tarifé, também não está correta, pois o texto não menciona protecionismo comercial. A opção E, que afirma que as estratégias visam garantir benefícios assistenciais públicos, também não está correta, pois o texto não menciona benefícios assistenciais.
2. (Enem 2019) TEXTO I
Os segredos da natureza se revelam mais sob a tortura dos experimentos do que no seu curso natural.
BACON, F. Novum Organum, 1620. In: HADOT, P. O véu de Ísis: ensaio sobre a história da ideia de natureza. São Paulo: Loyola, 2006.
TEXTO II
O ser humano, totalmente desintegrado do todo, não percebe mais as relações de equilíbrio da natureza. Age de forma totalmente desarmônica sobre o ambiente, causando grandes desequilíbrios ambientais.
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Papirus, 1995.
Os textos indicam uma relação da sociedade diante da natureza caracterizada pela
- objetificação do espaço físico.
- retomada do modelo criacionista.
- recuperação do legado ancestral.
- infalibilidade do método científico.
- formação da cosmovisão holística.
Resposta: A
Resolução: Os textos indicam uma relação da sociedade diante da natureza caracterizada pela objetificação do espaço físico (opção A). No primeiro texto, Bacon afirma que os segredos da natureza se revelam mais sob a tortura dos experimentos, o que sugere que a natureza é vista como objeto passível de ser submetido a experimentos e tortura para se revelar seus segredos. No segundo texto, Guimarães afirma que o ser humano age de forma totalmente desarmônica sobre o ambiente, o que sugere que a natureza é vista como objeto passível de ser alterado pelas ações humanas, sem se preocupar com o equilíbrio natural. A opção B, que afirma que os textos indicam uma retomada do modelo criacionista, não está correta, pois os textos não mencionam explicitamente o modelo criacionista. A opção C, que afirma que os textos indicam uma recuperação do legado ancestral, também não está correta, pois os textos não mencionam explicitamente o legado ancestral. A opção D, que afirma que os textos indicam a infalibilidade do método científico, também não está correta, pois o primeiro texto menciona o método científico, mas não afirma que ele é infalível. A opção E, que afirma que os textos indicam a formação da cosmovisão holística, também não está correta, pois os textos não mencionam explicitamente a cosmovisão holística.
3. (Enem 2019) A maior parte das agressões e manifestações discriminatórias contra as religiões de matrizes africanas ocorrem em locais públicos (57%).Éna rua, na via pública, que tiveram lugar mais de 2/3 das agressões, geralmente em locais próximos às casas de culto dessas religiões. O transporte público também é apontado como um local em que os adeptos das religiões de matrizes africanas são discriminados, geralmente quando se encontram paramentados por conta dos preceitos religiosos.
REGO, L. F.;FONSECA, D. P. R.; GIACOMINI, S. M. Cartografia social de terreiros no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2014.
As práticas descritas no texto são incompatíveis com a dinâmica de uma sociedade laica e democrática porque
- asseguram as expressões multiculturais.
- promovem a diversidade de etnias.
- falseiam os dogmas teológicos.
- estimulam os rituais sincréticos.
- restringem a liberdade de credo.
Resposta: E
Resolução: As práticas descritas no texto são incompatíveis com a dinâmica de uma sociedade laica e democrática porque restringem a liberdade de credo (opção E). A opção A, que afirma que as práticas asseguram as expressões multiculturais, é incorreta, pois o texto menciona agressões e manifestações discriminatórias, o que sugere que essas práticas não asseguram as expressões multiculturais. A opção B, que afirma que as práticas promovem a diversidade de etnias, também é incorreta, pois o texto menciona agressões e manifestações discriminatórias, o que sugere que essas práticas não promovem a diversidade de etnias. A opção C, que afirma que as práticas falseiam os dogmas teológicos, não está correta, pois o texto não menciona falseamento de dogmas teológicos. A opção D, que afirma que as práticas estimulam os rituais sincréticos, também não está correta, pois o texto não menciona estimulação de rituais sincréticos.
4. (Enem PPL 2019) Lembro, a propósito, uma cerimônia religiosa a que assisti na noite de Santo Antônio de 1975 quando presente a uma festa em honra do padroeiro. Ia a coisa assim bonita e simples, até que, recitadas as cinco dezenas de ave-marias e os seus padre-nossos, chegou a hora do remate com o canto da salve-rainha. O capelão começou a entoar nesse instante hino à Virgem, em latim “Salve Regina, mater misericordiae”,e, o que eu estranhei, foi seguido de pronto sem qualquer hesitação pelos presentes. Depois veio o espantoso para mim: a reza, também entoada, de toda a extensa ladainha de Nossa Senhora igualmente em latim. Eu olhava e não acabava de crer: aqueles caboclos que eu via mourejando de serventes nas obras do bairro estavam agora ali acaipirando lindamente a poesia medieval do responso.
BOSI, A. Dialética da colonização. São Paulo: Cia. das Letras, 1992
O estranhamento do autor diante da cerimônia relaciona-se ao encontro de temporalidades que
- questionam ritos católicos.
- evidenciam práticas ecumênicas.
- elitizam manifestações populares.
- valorizam conhecimentos escolares.
- revelam permanências culturais.
Resposta: E
Resolução: O estranhamento do autor diante da cerimônia relaciona-se ao encontro de temporalidades que revelam permanências culturais (opção E). A opção A, que afirma que o estranhamento do autor se relaciona ao questionamento de ritos católicos, não está correta, pois o texto não menciona questionamento de ritos católicos. A opção B, que afirma que o estranhamento do autor se relaciona a práticas ecumênicas, também não está correta, pois o texto não menciona práticas ecumênicas. A opção C, que afirma que o estranhamento do autor se relaciona à elitização de manifestações populares, também não está correta, pois o texto não menciona elitização de manifestações populares. A opção D, que afirma que o estranhamento do autor se relaciona à valorização de conhecimentos escolares, também não está correta, pois o texto não menciona valorização de conhecimentos escolares. A opção E, que afirma que o estranhamento do autor se relaciona à revelação de permanências culturais, está correta, pois o texto menciona a permanência de práticas culturais, como o canto da ladainha de Nossa Senhora em latim, que surpreende o autor.
5. (Enem PPL 2019) O frevo é uma forma de expressão musical, coreográfica e poética, enraizada no Recife e em Olinda, no estado de Pernambuco. O frevo é formado pela grande mescla de gêneros musicais, danças, capoeira e artesanato. É uma das mais ricas expressões da inventividade e capacidade de realização popular na cultura brasileira. Possui a capacidade de promover a criatividade humana e também o respeito à diversidade cultural. No ano de 2012, a Unesco proclamou o frevo como Patrimônio Imaterial da Humanidade.
PORTAL BRASIL. Disponível em: www.brasil.gov.br. Acesso em: 10 fev. 2013.
A característica da manifestação cultural descrita que justifica a sua condição de Patrimônio Imaterial da Humanidade é a
- conversão dos festejos em produto da elite.
- expressão de sentidos construídos coletivamente.
- dominação ideológica de um grupo étnico sobre outros.
- disseminação turística internacional dos eventos festivos.
- identificação de simbologias presentes nos monumentos artísticos.
Resposta: B
Resolução: A característica da manifestação cultural descrita que justifica a sua condição de Patrimônio Imaterial da Humanidade é a expressão de sentidos construídos coletivamente (opção B). A opção A, que afirma que a justificativa é a conversão dos festejos em produto da elite, não está correta, pois o texto não menciona essa característica. A opção C, que afirma que a justificativa é a dominação ideológica de um grupo étnico sobre outros, também não está correta, pois o texto não menciona essa característica. A opção D, que afirma que a justificativa é a disseminação turística internacional dos eventos festivos, também não está correta, pois o texto não menciona essa característica. A opção E, que afirma que a justificativa é a identificação de simbologias presentes nos monumentos artísticos, também não está correta, pois o texto não menciona essa característica. A opção B, que afirma que a justificativa é a expressão de sentidos construídos coletivamente, está correta, pois o texto menciona que o frevo é formado pela grande mescla de gêneros musicais, danças, capoeira e artesanato, o que sugere que ele é uma forma de expressão que resulta da combinação de elementos criados e compartilhados por uma comunidade. Além disso, o texto menciona que o frevo promove a criatividade humana e o respeito à diversidade cultural, o que também indica que ele é uma expressão que resulta da construção coletiva de sentidos e que valoriza a diversidade.
6. (Enem PPL 2019) É amplamente conhecida a grande diversidade gastronômica da espécie humana. Frequentemente, essa diversidade é utilizada para classificações depreciativas. Assim, no início do século, os americanos denominavam os franceses de “comedores de rãs”. Os índios kaapor discriminam os timbiras chamando-os pejorativamente de “comedores de cobra”. E a palavra potiguara pode significar realmente “comedores de camarão”. As pessoas não se chocam apenas porque as outras comem coisas variadas, mas também pela maneira que agem à mesa. Como utilizamos garfos, surpreendemo-nos com o uso dos palitos pelos japoneses e das mãos por certos segmentos de nossa sociedade.
LARAIA, R. Cultura: um conceito antropológico. São Paulo: Jorge Zahar, 2001 (adaptado).
O processo de estranhamento citado, com base em um conjunto de representações que grupos ou indivíduos formam sobre outros, tem como causa o(a)
- reconhecimento mútuo entre povos.
- etnocentrismo recorrente entre populações.
- comportamento hostil em zonas de conflito.
- constatação de agressividade no estado de natureza.
- transmutação de valores no contexto da modernidade.
Resposta: B
Resolução: O processo de estranhamento citado no texto, com base em um conjunto de representações que grupos ou indivíduos formam sobre outros, tem como causa o etnocentrismo recorrente entre populações (opção B). O etnocentrismo é a tendência de avaliar outras culturas e crenças a partir dos padrões e valores da própria cultura, o que pode levar à discriminação e estereótipos negativos em relação a outros grupos. A opção A, que afirma que a causa é o reconhecimento mútuo entre povos, não está correta, pois o texto menciona que os grupos se estranham devido às diferenças em suas práticas e costumes. A opção C, que afirma que a causa é o comportamento hostil em zonas de conflito, também não está correta, pois o texto não menciona essa característica. A opção D, que afirma que a causa é a constatação de agressividade no estado de natureza, também não está correta, pois o texto não menciona essa característica. A opção E, que afirma que a causa é a transmutação de valores no contexto da modernidade, também não está correta, pois o texto não menciona essa característica. O etnocentrismo recorrente entre populações (opção B) é a causa mencionada no texto para o processo de estranhamento, pois o texto menciona que os grupos se estranham devido às diferenças em suas práticas e costumes, o que pode ser um reflexo de uma avaliação a partir dos padrões e valores da própria cultura.
7. (Enem PPL 2019) Quanto mais a vida social se torna mediada pelo mercado global de estilos, lugares e imagens, pelas viagens internacionais, pelas imagens da mídia e pelos sistemas de comunicação interligados, mais as identidades se tornam desvinculadas — desalojadas — de tempos, lugares, histórias e tradições específicos e parecem “flutuar livremente”. Somos confrontados por uma gama de diferentes identidades (cada qual nos fazendo apelos, ou melhor, fazendo apelos a diferentes partes de nós), dentre as quais parece possível fazer uma escolha.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
Do ponto de vista conceitual, a transformação identitária descrita resulta na constituição de um sujeito
- altruísta.
- dependente.
- nacionalista.
- multifacetado.
- territorializado.
Resposta: D
Resolução: Do ponto de vista conceitual, a transformação identitária descrita resulta na constituição de um sujeito multifacetado (opção D). O texto menciona que as identidades se tornam desvinculadas de tempos, lugares, histórias e tradições específicos e parecem "flutuar livremente", o que sugere que o sujeito tem a possibilidade de escolher entre diferentes identidades e, portanto, é multifacetado. A opção A, que afirma que o sujeito é altruísta, não está correta, pois o texto não menciona essa característica. A opção B, que afirma que o sujeito é dependente, também não está correta, pois o texto não menciona essa característica. A opção C, que afirma que o sujeito é nacionalista, também não está correta, pois o texto menciona que as identidades se tornam desvinculadas de lugares específicos, o que sugere que o sujeito não é necessariamente vinculado a uma nacionalidade. A opção E, que afirma que o sujeito é territorializado, também não está correta, pois o texto menciona que as identidades se tornam desvinculadas de lugares específicos, o que sugere que o sujeito não é necessariamente vinculado a um território específico.
8. (Enem 2018) Outra importante manifestação das crenças e tradições africanas na Colônia eram os objetos conhecidos como “bolsas de mandinga”. A insegurança tanto física como espiritual gerava uma necessidade generalizada de proteção: das catástrofes da natureza, das doenças, da má sorte, da violência dos núcleos urbanos, dos roubos, das brigas, dos malefícios de feiticeiros etc. Também para trazer sorte, dinheiro e até atrair mulheres, o costume era corrente nas primeiras décadas do século XVIII, envolvendo não apenas escravos, mas também homens brancos.
CALAINHO, D. B. Feitiços e feiticeiros. In: FIGUEIREDO, L. História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013 (adaptado).
A prática histórico-cultural de matriz africana descrita no texto representava um(a)
- expressão do valor das festividades da população pobre.
- ferramenta para submeter os cativos ao trabalho forçado.
- estratégia de subversão do poder da monarquia portuguesa.
- elemento de conversão dos escravos ao catolicismo romano.
- instrumento para minimizar o sentimento de desamparo social.
Resposta: E
Resolução: A prática histórico-cultural de matriz africana descrita no texto representava um instrumento para minimizar o sentimento de desamparo social (opção E). As bolsas de mandinga eram utilizadas para proteger os indivíduos de diferentes ameaças, tanto físicas quanto espirituais, e também para atrair sorte, dinheiro e até mesmo mulheres. A opção A, que afirma que a prática representava uma expressão do valor das festividades da população pobre, não está correta, pois o texto não menciona essa característica. A opção B, que afirma que a prática era uma ferramenta para submeter os cativos ao trabalho forçado, também não está correta, pois o texto não menciona essa característica. A opção C, que afirma que a prática era uma estratégia de subversão do poder da monarquia portuguesa, também não está correta, pois o texto não menciona essa característica. A opção D, que afirma que a prática era um elemento de conversão dos escravos ao catolicismo romano, também não está correta, pois o texto não menciona essa característica.
09. (Enem 2017) E venham, então, os alegres incendiários de dedos carbonizados! Vamos! Ateiem fogo às estantes das bibliotecas! Desviem o curso dos canais, para inundar os museus! Empunhem as picaretas, os machados, os martelos e deitem abaixo sem piedade as cidades veneradas!
MARINETTI, F.T. Manifesto futurista. Disponível em : www.sibila.com.br. Acesso em: 2 Ago.2012(adaptado).
Que princípio marcante do Futurismo e comum a várias correntes artísticas e culturais das primeiras trés décadas do século XX está destacado no texto?
- A tradição é uma força incontornável.
- A arte é expressão da memória coletiva.
- A modernidade é a superação decisiva da história.
- A realidade cultural é determinada economicamente.
- A memória é um elemento crucial da identidade cultural.
Resposta: C
Resolução: O princípio marcante do Futurismo e comum a várias correntes artísticas e culturais das primeiras três décadas do século XX destacado no texto é a modernidade como a superação decisiva da história (opção C). O texto faz um apelo à destruição das cidades veneradas, sugerindo a rejeição do passado e da tradição em favor de uma visão futurista e moderna. A opção A, que afirma que a tradição é uma força incontornável, não está correta, pois o texto apela à sua destruição. A opção B, que afirma que a arte é expressão da memória coletiva, também não está correta, pois o texto sugere a rejeição da memória e da tradição em favor da modernidade. A opção D, que afirma que a realidade cultural é determinada economicamente, também não está correta, pois o texto não menciona essa característica. A opção E, que afirma que a memória é um elemento crucial da identidade cultural, também não está correta, pois o texto sugere a rejeição da memória e da tradição em favor da modernidade
10. (Enem 2016) A sociologia ainda não ultrapassou a era das construções e das síteses filósoficas. Em vez de assumir a tarefa de lançar luz sobre uma parcela restrita do campo social, ela prefere buscar as brilhantes generalidades em que todas as questões são levantadas sem que nenhuma seja expressamente tratada. Não é com exames sumários e por meio de intuições rápidas que se pode chegar a descobrir as leis de uma realidade tão complexa. Sobretudo, generalizações às vezes tão amplas e tão apressadas não são suscetíveis de nenhum tipo de prova.
DURKHEIM, E. O suicídio: estudo de sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
O texto expressa o esforço de Émile Durkheim em construir uma sociologia com base na
- vinculação com a filosofia como saber unificado
- reunião de percepções intuitivas para demonstração.
- formulação de hipóteses subjetivas sobre a vida social.
- adesão aos padrões de investigação típicos das ciências naturais.
- incorporação de um conhecimento alimentado pelo engajamento político.
Resposta: D
Resolução: A opção D, que afirma que o esforço de Durkheim é construir uma sociologia com base na incorporação de um conhecimento alimentado pelo engajamento político, não está correta. O texto menciona que Durkheim buscava construir uma sociologia baseada em exames detalhados e provas, o que sugere que ele buscava seguir padrões de investigação típicos das ciências naturais (opção D). A opção A, que afirma que o esforço de Durkheim é construir uma sociologia com base na vinculação com a filosofia como saber unificado, não está correta, pois o texto menciona que Durkheim buscava evitar a busca por generalidades amplas e apressadas, o que sugere que ele não buscava uma vinculação com a filosofia. A opção B, que afirma que o esforço de Durkheim é construir uma sociologia com base na reunião de percepções intuitivas para demonstração, também não está correta, pois o texto menciona que Durkheim buscava evitar a utilização de intuições rápidas para chegar a conclusões sobre a realidade social. A opção C, que afirma que o esforço de Durkheim é construir uma sociologia com base na formulação de hipóteses subjetivas sobre a vida social, também não está correta, pois o texto menciona que Durkheim buscava chegar a leis sobre a realidade social, o que sugere que ele buscava uma abordagem mais objetiva. A opção E, que afirma que o esforço de Durkheim é construir uma sociologia com base na incorporação de um conhecimento alimentado pelo engajamento político, também não está correta, pois o texto não menciona essa característica.
11. (Enem 2015) Só num sentido muito restrito, o indivíduo cria com seus próprios recursos o modo de falar e de pensar que lhe são atribuídos. Fala o idioma de seu grupo; pensa à maneira de seu grupo. Encontra a sua disposição apenas determinadas palavras e significados. Estas não só determinam, em grau considerável, as vias de acesso mental ao mundo circundante, mas também mostram, ao mesmo tempo, sob que ângulo e em que contexto de atividade os objetos foram até agora perceptíveis ao grupo ou ao indivíduo.
MANNHEIM, K. Ideologia e utopia. Porto Alegre: Globo, 1950 (adaptado).
Ilustrando uma proposição básica da sociologia do conhecimento, o argumento de Karl Mannheim defende que o(a)
- conhecimento sobre a realidade é condicionado socialmente.
- submissão ao grupo manipula o conhecimento do mundo.
- divergência é um privilégio de indivíduos excepcionais.
- educação formal determina o conhecimento do idioma.
- domínio das línguas universaliza o conhecimento.
Resposta: A
Resolução: O argumento de Karl Mannheim defende que o conhecimento sobre a realidade é condicionado socialmente (opção A). Ele afirma que a forma como as pessoas falam e pensam é determinada pelo grupo ao qual pertencem e que a disposição de palavras e significados disponíveis para elas limita a maneira como percebem o mundo. Isso sugere que o conhecimento é influenciado pelas condições sociais em que é produzido. A opção B, que afirma que a submissão ao grupo manipula o conhecimento do mundo, não está correta, pois o texto não menciona esse aspecto. A opção C, que afirma que a divergência é um privilégio de indivíduos excepcionais, também não está correta, pois o texto não menciona essa característica. A opção D, que afirma que a educação formal determina o conhecimento do idioma, também não está correta, pois o texto afirma que o idioma é determinado pelo grupo e não pela educação formal. A opção E, que afirma que o domínio das línguas universaliza o conhecimento, também não está correta, pois o texto afirma que o conhecimento é limitado pelas palavras e significados disponíveis para o indivíduo, independentemente de quais línguas ele domina.