Ludwig Wittgenstein
Lista de 02 exercícios de Filosofia com gabarito sobre o tema Ludwig Wittgenstein com questões de Vestibulares.
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01. (UEG) Um incidente famoso, ou notório, ocorreu na sexta-feira, 25 de outubro de 1946, em uma reunião do Clube de Ciência Moral de Cambridge, no King’s College. O orador era o Dr. Karl Popper, autor do que se tornava um texto libertário chave, A sociedade aberta e seus inimigos. É difícil pensar em duas visões mais diferentes da filosofia que as de Wittgenstein e Popper.
JOHNSON, Paul. Os heróis. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. p. 179.
Ludwig Wittgenstein (1889-1951) e Karl Popper (1902-1994), a despeito de comumente discordarem, foram dois dos maiores pensadores do século XX. O primeiro era sobretudo um filósofo da linguagem, enquanto o segundo um filósofo da ciência. Considerando suas respectivas áreas de atuação na pesquisa filosófica, Wittgenstein defendia
- que o idioma alemão era o mais propício para o exercício da filosofia, enquanto Popper acreditava que o latim deveria seguir como idioma oficial da ciência.
- a importância do ensino de línguas como forma de unir os países, enquanto Popper acreditava que o papel de unificador cabia ao cientista.
- que aquilo sobre o que não se pode falar deve-se calar, enquanto Popper acreditava que a ciência é guiada pelo critério da falseabilidade.
- a criação de uma língua única e universal, enquanto Popper acreditava que a ciência representava por si só uma linguagem pura.
02. (Unimontes) O filósofo austríaco Wittgenstain (1994, p. 245), ao afirmar que “Os limites de minha linguagem significam os limites de meu mundo”, quis demonstrar que linguagem e mundo estão intrinsecamente ligados. Assinale a alternativa INCORRETA.
- Quanto mais amplo for o mundo, mais ampla será a linguagem.
- Quanto mais restrita for a linguagem, mais restrito será o mundo.
- Quanto mais rica for a linguagem, com muitas palavras, maior serão as possibilidades de pensamento e produção de ideias.
- Quanto mais amplo for o mundo e a linguagem, mais restritas se tornam as possibilidades de pensamento.