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Epicurismo ou Hedonismo

Lista de 07 exercícios de Filosofia com gabarito sobre o tema Epicurismo ou Hedonismo Epicuro (341-271 a.C.) com questões de Vestibulares.


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O epicurismo é o sistema filosófico que prega a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação do medo, com a ausência de sofrimento corporal pelo conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos. Wikipédia






01. (Enem 2018) A quem não basta pouco, nada basta.

EPICURO. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1985.

Remanescente do período helenístico, a máxima apresentada valoriza a seguinte virtude:

  1. Esperança, tida como confiança no porvir.
  2. Justiça, interpretada como retidão de caráter.
  3. Temperança, marcada pelo domínio da vontade.
  4. Coragem, definida como fortitude na dificuldade.
  5. Prudência, caracterizada pelo correto uso da razão.

02. (EMESCAM) É preciso dar-se conta de que dentre nossos desejos uns são naturais, os outros vãos, e que dentre os primeiros há os que são necessários e outros que são somente naturais. Dentre os necessários, há os que o são para a felicidade, outros para a tranquilidade contínua do corpo, outros, enfim, para a própria vida. Uma teoria não errônea desses desejos sabe, com efeito, reportar toda preferência e toda aversão à saúde do corpo e à tranquilidade da alma, posto que aí reside a própria perfeição da vida feliz. Porque todos os nossos atos visam afastar de nós o sofrimento e o medo [...]

(Epicuro, Doutrinas e máximas. In: VV.AA. Os filósofos através dos textos. São Paulo, Paulus, 1997, p. 43)

De acordo com o filósofo hedonista Epicuro (341-270 a.C) para garantir uma vida feliz e ter uma boa saúde é necessário cultivar o hábito de...

  1. ... buscar o prazer nos exercícios espirituais e na mortificação do corpo.
  2. ... evitar as perturbações da alma, cultivar amizades e preservar a liberdade.
  3. ... rejeitar a maneira simples e pouco custosa de viver.
  4. ... gozar todos os prazeres em todas as circunstâncias.
  5. ... conquistar tudo o que se deseja e viver sem contrariedades.

03. (Enem 2014) Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.

EPICURO DE SAMOS. Doutrinas principais. In: SANSON, V F. Textos de filosofia. Rio de Janeiro: Eduff, 1974.

No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim

  1. alcançar o prazer moderado e a felicidade.
  2. valorizar os deveres e as obrigações sociais.
  3. aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação.
  4. refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade.
  5. defender a indiferença e a impossibilidade de se atingir o saber.

04. (Unicentro) Os primeiros hedonistas foram seguidores da doutrina filosófico-moral, surgida na Grécia Antiga, que afirmava que o prazer seria o bem supremo da vida.

Na sociedade pós-moderna, os seguidores do hedonismo

  1. acreditam que o prazer, em geral, é a fonte de todos os males e a virtude decorre de se viver de forma simples.
  2. defendem a ideia de que o aperfeiçoamento da vida espiritual é alcançado unicamente por meio de práticas de modificação do corpo, como o jejum, a abstinência e a flagelação.
  3. acreditam que a única verdade universal vem da fé e que no campo da moral não existem verdades absolutas.
  4. afirmam que todo sistema ético que não se baseia em faltas e observação é rejeitado.
  5. se vinculam à ideia de que o alcance da felicidade está relacionado à aquisição de bens de consumo.

05. (UEA) [...] será que pode existir alguém mais feliz do que o sábio, que [...] nega o destino, apresentado por alguns como o senhor de tudo, já que as coisas acontecem ou por necessidade, ou por acaso, ou por vontade nossa; e que a necessidade é incoercível, o acaso, instável, enquanto nossa vontade é livre, razão pela qual nos acompanham a censura e o louvor?

(Epicuro. Carta sobre a felicidade, 2002.)

A passagem da carta do filósofo Epicuro (341 a.C. - 270 a.C.), endereçada a Meneceu, sintetiza a sua

  1. visão metafísica, a existência dos homens determinada pelas forças da natureza.
  2. proposição estética, o equilíbrio racional entre as faculdades do espírito.
  3. noção de dialética, o caminho do saber por meio de diálogos.
  4. concepção ética, a responsabilidade humana pelos seus atos deliberados.
  5. argumentação ontológica, a racionalidade intrínseca ao movimento do mundo.

06. (Unicentro) As principais escolas filosóficas, na Grécia Antiga, a partir do século III a.C., são o estoicismo e o epicurismo, que buscavam a realização moral do indivíduo, e, como quase todas as escolas da Antiguidade, concebem que o homem deve buscar a sabedoria e a felicidade.

O principio da ética epicurista está relacionado com a

  1. atitude de desvio da dor e da procura do prazer, sendo que a concepção do prazer é também espiritual e contribui para a paz de espírito e o autodomínio.
  2. ideia de que é pela razão que se alcança a perfeição moral e que centra a busca dessa perfeição no amor e na boa vontade.
  3. atitude de aceitação de tudo que acontece, porque tudo faz parte de um plano superior, guiado por uma razão universal.
  4. relação individual e pessoal de cada um com Deus, que é concebido como o Criador onisciente e onipresente.
  5. noção de que cada indivíduo pode escolher livremente entre se aproximar de Deus ou se afastar Dele.

07. (UnB) [1] Ora, entre os antigos, normas de vida e exercícios

espirituais formavam a essência da “filosofia”, não da religião,

e a religião estava mais ou menos separada das ideias sobre a

[4] morte e o além. Havia seitas, que eram filosóficas, pois a

filosofia era a matéria de seitas que propunham convicções e

normas de vida a quem elas pudessem interessar; um indivíduo

[7] se tornava estoico ou epicurista e se conformava mais ou

menos a suas convicções. Paul Veyne. O Império Romano In: Philippe Ariès e Georges Duby. História da vida privada: do Império Romano ao ano mil. São Paulo: Companhia das Letras, 2010 p. 201 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue o item.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, assinale a opção correta.

  1. O Epicurismo foi uma escola filosófica que se caracterizou pela adoção de uma ética afeta aos prazeres materiais.
  2. O Estoicismo foi uma escola filosófica que se caracterizou pela adoção de uma ética negadora dos prazeres imateriais.
  3. A religião, que constitui a verdade, pode ser considerada a continuação da filosofia, que se orienta pela busca da verdade.
  4. O Epicurismo e o Estoicismo orientavam regras de viver, por isso constituíam seitas filosóficas entre os antigos da civilização helênica.

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