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Fenomenologia

Lista de 02 exercícios de Filosofia com gabarito sobre o tema Fenomenologia com questões do Enem.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Fenomenologia .




01. (Enem 2020) TEXTO I

Os meus pensamentos são todos sensações.

Penso com os olhos e com os ouvidos

E com as mãos e os pés

E com o nariz e a boca.

PESSOA, F O guardador de rebanhos - IX. In: GALHOZ, M A (Org.) Obras poéticas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar. 1999 (fragmento)

TEXTO II

Tudo aquilo que sei do mundo, mesmo por ciência, eu o sei a partir de uma visão minha ou de uma experiência do mundo sem a qual os símbolos da ciência não poderiam dizer nada.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martine Fontes, 1990 (adaptado).

Os textos mostram-se alinhados a um entendimento acerca da ideia de conhecimento, numa perspectiva que ampara a

  1. anterioridade da razão no domínio cognitivo.
  2. confirmação da existência de saberes inatos.
  3. valorização do corpo na apreensão da realidade.
  4. verificabilidade de proposições no campo da lógica.
  5. possibilidade de contemplação de verdades atemporais.

02. (Enem 2018) O filósofo reconhece-se pela posse inseparável do gosto da evidência e do sentido da ambiguidade. Quando se limita a suportar a ambiguidade, esta se chama equívoco. Sempre aconteceu que, mesmo aqueles que pretenderam construir uma filosofia absolutamente positiva, só conseguiram ser filósofos na medida em que, simultaneamente, se recusaram o direito de se instalar no saber absoluto. O que caracteriza o filósofo é o movi - mento que leva incessantemente do saber à ignorância, da ignorância ao saber, e um certo repouso neste movi - mento.

MERLEAU-PONTY. M. Elogio da filosofia. Lisboa: Guimarães, 1998 (adaptado).

O texto apresenta um entendimento acerca dos elementos constitutivos da atividade do filósofo, que se caracteriza por

  1. reunir os antagonismos das opiniões ao método dialético.
  2. ajustar a clareza do conhecimento ao inatismo das ideias.
  3. associar a certeza do intelecto à imutabilidade da verdade.
  4. conciliar o rigor da investigação à inquietude do questionamento.
  5. compatibilizar as estruturas do pensamento aos princípios fundamentais.

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