Home > Banco de Questões > Filosofia > Filosofia Contemporânea >Max Scheler

Max Scheler

Lista de 02 exercícios de Filosofia com gabarito sobre o tema Max Scheler com questões de Vestibulares.






01. (UPE) O homem é capaz de três formas de saber: o saber de dominação ou de realização, o saber da essência ou cultural e o saber metafísico ou saber de salvação. Nenhuma dessas três espécies de saber existe somente em função de si mesma. Toda espécie serve à reformulação de um ente: ou dos objetos, ou da forma cultural do próprio homem, ou do absoluto.

Na perspectiva do pensamento de Max Scheler, o conhecimento filosófico

  1. valoriza o saber metafísico, rejeitando o saber da essência.
  2. descaracteriza a forma de saber de dominação, priorizando o saber metafísico.
  3. restringe o saber da essência em prol do saber de realização.
  4. faz a confluência entre as três formas de saber.
  5. retrata o saber do homem em função de si mesmo, no enfoque metafísico.

02. (UFU) No centro da investigação filosófica de Max Scheler (1874-1928), está o problema ético, captado em toda a sua amplitude e estendido aos âmbitos mais variados da vida do ser humano e da sociedade. O objetivo do pensador bávaro é a busca de uma nova fundamentação da moral em bases teoricamente válidas. Scheler combate tanto o formalismo ético kantiano, que, a seu ver, resulta contaminado pela abstração, quanto o niilismo de Nietzsche, que negava qualquer moralidade. Assim, procedendo nesta linha, ele chega a elaborar uma filosofia segundo a qual os valores têm uma própria existência objetiva, constituindo uma hierarquia que deve guiar o ser humano nas suas escolhas.

SHOEPFLIN, M. (ed.). O amor segundo os filósofos. Bauru, SP: EDUSC, 2004. p. 39. (Fragmento)

No trecho, o autor da resenha, ao apresentar o cerne do pensamento do filósofo Max Scheler, o faz por meio da seguinte estratégia enunciativa

  1. equiparação valorativa de outras perspectivas filosóficas à perspectiva de Scheler.
  2. rebaixamento de perspectivas filosóficas distintas da perspectiva de Scheler.
  3. supervalorização da perspectiva filosófica de Scheler.
  4. recomposição da rede discursiva em relação a que Scheler se posicionou.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp