Sobre o projeto
O Projeto Agatha busca através da tecnologia, prover educação a estudantes, com o objetivo de apresentar ao público conteúdos de forma simples, no entanto de forma diferenciada, produzindo e divulgando conteúdos de qualidade.
Se você chegou aqui é porque tem a curiosidade de saber mais sobre nós, ficamos felizes pela curiosidade.
Conheça a nossa curiosa história ou nem tão curiosa assim.
A agatha como projeto para ajudar outras pessoas, existe desde sempre, porém ela começou a tomar forma em fevereiro de 2017, quando cursava técnico em informática, e por não ter computador em casa, frequentava a biblioteca no local do meu curso na parte da tarde, com intuito de usar o computador para estudar programação, e me aprimorar no pacote office.
Em um belo dia, fazendo exercícios da apostila, decidi fazer um texto, dando dicas de estudo, a partir daí começou o Projeto Iniciar, que seria um e-book, porém depois de mostrar o conteúdo para um professor, fui descascado, porque não escrevia tão bem na época (não que eu escreva bem hoje), o projeto de um e-book acabou esfriando.
Contudo, após algum tempo decidi criar um site para colocar os textos, a partir daí comecei estudar desenvolvimento de sites, e me veio o desejo de atingir um maior número de pessoas, através da internet, e como envolvia programação, eu juntei os três desejos, educação, aprender como fazer um site e aplicar programação nas coisas.
Com o tempo fui aprimorando os textos, mas sem perspectivas de colocar o projeto no ar, depois de um tempo comecei a trabalhar, e fiquei com pouco tempo para pesquisar, escrever, e criar conteúdo, porém como o desejo de continuar o projeto sempre estava presente.
Então no mês de outubro ou novembro deste mesmo ano, foi relatado que deveríamos criar um projeto com relação a algum conteúdo relacionado a alguma matéria do curso, é retomei o Projeto Agatha, desenvolvi um site responsivo, mudei o design, editei para praticamente todos os conteúdos, e olhe só, a Agatha hoje está no ar até hoje, no Facebook, Instagram, Telegram e YouTube.
Entretanto, entre o término do meu técnico, e minha entrada na faculdade perdi todos os arquivos, uma vez que o HD do meu velho computador parou de funcionar de vez. Todos os meses havia uma tentativa de religar ele, até que um dia ele deu o ar da graça, e voltou a funcionar por três dias, tempo o suficiente para recuperar todos os arquivos.
Então, em 2019 o site retornou aos poucos com vários domínios gratuitos, uma vez que o Facebook sempre bloqueava depois de algum tempo.
A Agatha como ela é hoje
Até metade de 2019 era apenas um hobbie, sem nenhuma certeza de alcançar e impactar muitas pessoas, porém devidos os projetos e palestras de empreendedorismo e startups no IFNMG, onde faço ADS, decidi profissionalizar o site, uma vez que poderia ter potencial ou não.
Outra fato curioso é que a criação do domínio projetoagathaedu.com.br, se deu depois que a empresa onde o meu site ficava hospedado (com o domínio gratuito que o Facebook apagava os links), baniu o site do servidor deles. O mais engraçado é que a imagem que levou ao banimento foi uma figura geométrica de uma questão do Enem, pasmem.
Por qual motivo o nosso site se chama Agatha?
Segundo o site Dicionário de Nomes Próprios, Agatha que também pode ser escrita como Ágata ou Aghata, ou como você quiser, significa “boa, perfeita, respeitável, virtuosa”.
Porém o nome não veio por isso, e a resposta sempre decepciona a todos, porque vem de um jogo chamado Clash Of Kings (que deve ter dado o nome por causa do significado), porém tem toda uma história por trás que poucos sabem.
Em resumo, o jogo era de construir um castelo e treinar tropas (igual filme de era medieval), e todas as vezes que tropas de um jogador (que ele demorou meses para conseguir), eram mortas, vinha a Agatha para trazer mantimentos para as tropas feridas que restaram, e te dava a possibilidade de sempre recomeçar, independente de quantas vezes você perdesse tudo, ela sempre estaria ali para te ajudar a recomeçar, emocionante, não?
Continuando...
Apesar de ter feito todo o site sozinho, ninguém faz nada sozinho. Seria uma paradoxo?
Gostaria de agradecer as pessoas que tiveram um impacto na nossa existência, mesmo que não tenha mais contato com todos.
- O Daniel do curso técnico e faculdade, que falou sobre gerar recursos com o site para ter condições de investir, e impactar mais pessoas.
- A Karla Garcia que me ensinou muito sobre marketing em uma mentoria no StartupON de 2019.
- A Renata Alves que participou comigo do Clube do Empreendedor e na semana nacional de ciência e tecnologia, mesmo sem quase me conhecer.
- Ao professor Hélder que foi nosso “tutor” nos dois projetos acima, e pegou no nosso pé.
- Nossas corretoras quem trazem bastante conhecimento.
- Aos professores do YouTube que faz as aulas no YouTube (não no nosso).
- E por último, não menos importante ao Alexsandro Silva que me ajudou não só revisando nossos primeiros textos, e dando dicas de escrita, como também ajudou na criação da nossa plataforma de correção, e ficava ouvindo minhas histórias.
Momentos importante
2019: Criação do projetoagathaedu.com.br (setembro)
2020: Criação da nossa plataforma de correção de redação.
2021: Criação de dois novos projetos, Projeto Agatha Redação e Projeto Agatha Questões (Junho).
2021: Nosso primeiro e segundo milhão de acessos em dois anos de trabalho.
2022: Criação de dois novos projetos, Projeto Elisa e Projeto Sophia (Julho).
2022: Sete milhões de acessos no ano.
2023: Criação de três novos projetos, Projeto Redescobrindo os Vales (Março), Projeto Hellena e Projeto Mirlene (Maio).
2023: Top 100 entre os sites de educação do Brasil mais acessados, segundo a SimilarWeb.
2023: Agora em Maio atingimos mais de 13 milhões de acessos desde o começo desse trabalho.
Um Pouco Sobre a História de Cada Projeto
1. Projeto Agatha Edu: A menina dos meus olhos, empresta seu nome a plataforma Agatha Edu, atualmente o site conta com um banco com mais de 20 mil questões, dividida entre Enem, Vestibulares, Questões Por Estado, Militares, Questões Por Vestibular etc.
O site também conta com diversos cronogramas para o Fundamental II (Matemática), Ensino Médio, Enem, Vestibulares, Concursos, e quem busca vaga no técnico. Por último, e não menos importante, nossos aplicativos de gerenciamento de estudos, notas das suas redações e revisões.
Projeto Agatha Edu - Correção de Redações: Nossa primeira fonte de recursos, tem como função corrigir a preço social, as correções ocorrem para o Enem e Vestibulares, e Concursos Públicos ou Militares.
2. Projeto Agatha Redação: Nosso segundo site, surgiu em 21 de Junho de 2021, nele existe um banco com mais de 600 propostas de redação para 27 vestibulares, e concursos, além de conteúdos de redação para diversos vestibulares.
Para o Enem, o trabalho especial ensinado fazer a redação com exemplos das redações nota 1000, dezenas de propostas seguindo os eixos temáticos, assim como propostas passadas, além de muito conteúdo vindo do coração.
Nossa meta é atingir 5 mil propostas para 100 vestibulares e concursos, além de converter todo o conteúdo escrito em ebook para a distribuição gratuita.
3. Projeto Agatha Questões:
Irmão do site de redações, também nasceu em Junho, dia 26, ele é de longe o site mais curioso, onde com exceção da página inicial, não tem como acessar o conteúdo diretamente, apenas na busca pelo Google, onde cada página tem uma questão com a resolução escrita ou em vídeo.
4. Projeto Sophia: A Sophia nasceu em 15 de Julho de 2022, e o site mais caótico, um misto de amor e ódio, o nome Sophia significa “Sabedoria”, virou uma ambiente de teste sobre muitos temas, pelo meu amor criar conteúdos diversos.
Os temas atuais são: Como Estudar, Enem e Vestibulares, Guia de Estudos, Mapas Mentais, Métodos e Técnicas, Saúde do Estudante, Aplicativos, Programas, Review, Tecnologia, Biblioteca, Leituras Obrigatórias, Material Para Baixar, Provas Para Baixar, Vestibulares, Vestibulares, Notícias, Professores, Sisu, Universidades, Ciências, Cursos Gratuitos, Jogos de Esportes, Empreendedorismo, Entrepreneurship (English), Afrorizar e Afro (English).
Ainda conta com uma suíte de aplicativos online.
5. Projeto Elisa: Nasceu em 18 de Julho de 2022, e assim como a Agatha tem um significado muito especial, que homenageia uma criança de 3 anos, uma benção que entrou na minha vida.
No fim de 2021, após um pico de acessos em novembro, e uma queda brusca de dezembro e janeiro de 2022, veio a necessidade de criar algo novo para manter o projeto financeiramente estável, fui iluminado com o conteúdo de mapas mentais que deu um resultado incrível, inicialmente no Agatha Edu, e depois em uma novo domínio homenageando minha sobrinha.
O site atualmente conta com algumas centenas de mapas mentais, quem vem do Instagram ou Facebook, e mais recentemente conteúdo ensinando a usar ferramentas e sites para criar os seus próprios, em Inglês e Português.
6. Projeto Redescobrindo os Vales Nasceu em 23 de Março de 2023. Com muito orgulho sou morador da cidade de Teófilo Otoni-MG, no Vale do Mucuri, ao lado do nosso lindo Vale do Jequitinhonha, a ideia do projeto é contar a história de homens e mulheres, pontos naturais e culturais, que fazem ser o que somos hoje. Quem sabe uma Wikipedia da região mais pobre e abandonada de Minas Gerais, ajudando a trazer o novo olhar para nossa riqueza cultural.
7. Projeto Hellena: Nasceu em Março, e fruto do interesse de um site de idiomas, é derivado das listas de aplicativos do Projeto Sophia, ajudando as pessoas a encontrarem canais do Youtube, aplicativos, e material gratuito para aprender uma nova língua.
O nome Hellena, assim como todos os projetos têm um significado especial, uma nova luz, uma vez que pode significar "reluzente" ou “a resplandecente”
8. Projeto Mirlene: Homenagem a minha “tia”, uma mulher guerreira e determinada a conquistar seus sonhos, uma pessoa admirável que luta por um futuro melhor.
O site disponibiliza provas divididas por vestibular, e área.
Em que acreditamos?
A Agatha acredita que só através da educação vamos mudar as pessoas, assim ajudando a mudar o mundo. Nós acreditamos que a educação é um direito humano que não pode ser negado, que todo o conhecimento deve ser repassado adiante, e que devemos unir as tecnologias com a educação para provocar mudanças na sociedade. Acreditamos também que a falta de informações é causadora de muitos problemas, e que através de ferramentas como a internet e mídias sociais podemos mudar isso.
Qual é a nossa luta?
Dar a todos o direito de ter acesso a educação, sem pagar por isso, buscando sempre desenvolver áreas no site com base em desejos e necessidades dos estudantes.
Nossa Proposta de Valor
A Agatha busca através da tecnologia prover educação a estudantes de forma gratuita, com o objetivo de apresentar os conteúdos de forma simples, no entanto de forma diferenciada, produzindo, e divulgando conteúdos de qualidade, dessa forma buscamos mudar a realidade social de pessoas com baixa renda, e pouco acesso à educação e cultura.