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Positivismo

Lista de 10 exercícios de Filosofia com gabarito sobre o tema Positivismo (Auguste Comte) com questões de Vestibulares.


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O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu em França no começo do século XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Auguste Comte e John Stuart Mill. Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e começo do XX. Wikipédia






01. (UNEB) As palavras que ficam no centro da bandeira do Brasil são conhecidas de todos. Mas nem sempre se sabe de onde elas vêm. “Ordem e Progresso” é o lema do positivismo, escola sociológica fundada por Auguste Comte (1798–1857), no século XIX, na França. O positivismo teve seus adeptos entre os republicanos brasileiros, sobretudo militares, que conseguiram deixar seu lema bordado de verde, amarelo, azul e branco. Desde então, algumas ideias positivistas tornaram-se dominantes no Brasil, presentes não apenas nos cérebros e nas ações dos donos do poder, mas também aceitas e praticadas inconscientemente pela maioria da população, a ponto de integrarem o senso comum – entendido como ideias gerais incorporadas por quase todos, de modo que quem diverge aparece como exceção, destoa do conjunto. (RIDENTE. 2011. p. 9).

RIDENTI, Marcelo. Política para que? 13 ed., São Paulo: Atual. 2011.

O positivismo influenciou diversos eventos históricos, tanto na Europa do século XIX quanto no Brasil, como se pode inferir

  1. nos ideais políticos dos jacobinos, durante o processo da Revolução Francesa, defensores de manutenção da ordem aristocrática como elemento para a garantia do progresso francês, fundamental para a democratização da sociedade e o progresso econômico da nação.
  2. no processo de colonização africana que, sustentada pelo princípio do multiculturalismo, buscava a integração cultural entre os povos europeus e os africanos como elemento de estabelecimento da dominação política harmoniosa e pacífica.
  3. na imposição do modelo civilizatório branco, europeu e cristão, considerado superior, associado à perseguição às manifestações dos grupos afro-indígenas, vistos como culturalmente atrasados, e que também contribuiu para a eclosão da Revolta da Vacina no Brasil.
  4. nas concepções marxistas e leninistas, presentes no Partido Bolchevista russo, durante o processo revolucionário de 1917, defensoras de uma aliança de classe entre o proletariado e a burguesia para a derrubada do regime czarista e a transição pacífica ao socialismo.
  5. no desenvolvimento do espírito nacionalista e republicano defendido por Getúlio Vargas, durante o Estado Novo, que o via como elemento fundamental para o progresso da sociedade e o estabelecimento de uma ordem que impedisse totalmente a influência estrangeira no país, cultural ou econômica.

02. (UFMS) Sobre os ideais de Auguste Comte, é correto afirmar que:

  1. O pensamento formalista de Comte é fundamentado na concepção de que o mundo deve estar sempre organizado e formalizado para atender às necessidades do Estado.
  2. O Positivismo de Comte é baseado nas ciências naturais e através da experimentação e dos resultados científicos busca-se o conhecimento do mundo.
  3. A causa e efeito norteiam o pensamento desse pensador francês que, a partir de interpretações do mundo, buscou na filosofia e na psicologia desenvolver o método comtiano racionalista e causualístico.
  4. De acordo com Comte, o positivismo é a busca pela organização do mundo social na racionalidade, não admitindo explicações sobrenaturais; tem como lema “ordem e progresso”.
  5. O pensamento positivista é derivado de reflexões teológicas e constituído a partir da racionalidade agostiniana em um momento em que a Europa buscava uma antítese para as explicações capitalistas de exploração das colônias africanas e asiáticas.

03. (IFPR) Augusto Comte, filósofo francês do século XIX e fundador do positivismo, ao explicar a evolução da humanidade, definiu a maturidade do espírito pelo abandono de todas as formas míticas e religiosas, opondo, dessa forma, mito e razão e ainda, indicando a inferioridade do mito como tentativa fracassada de explicação da realidade. Ao exaltar a ciência, no entanto, o positivismo acabou por gerar o “mito cientificista”, que se caracterizou pela:

  1. convicção de que as ciências seriam a base do novo pensamento religioso.
  2. possibilidade de desmontar os antigos conceitos científicos ao criar outros.
  3. crença na ciência como única forma de saber possível.
  4. valorização de algumas práticas rituais mágicas quando elas levavam ao autoconhecimento.

04. (ENEM PPL 2015) O filósofo Auguste Comte (1798 - 1857) preenche sua doutrina com uma imagem do progresso social na qual se conjugam ciência e política deve assumir o aspecto de uma ação científica e a política deve ser estudada de maneira científica (a física social). Desde que a Revolução francesa favoreceu a integração do povo na vida social, o posotivismo obstina-se no programa de uma comunidade pacífica. E o Estado, instituição do “reino absoluto da lei”, é a garantia da ordem que impede o retorno potencial das revoluções e engendra o progresso.

RUBY, C. Introdução à filosofia política. São Paulo: Unesp, 1998 (adaptado).

A característica do Estado positivo que lhe permite garantir não só a ordem, como também o desejado progresso das nações, é ser

  1. espaço coletivo, onde as carências e desejos da população se realizam por meio das leis.
  2. produto científico da física socil transcendendo e transformando as exigências da realidade.
  3. elemento unificador, organizando e reprimindo, se necessário, as ações dos membros da comunidade.
  4. programa necessário, tal como a Revolução Francesa, devendo portanto se manter aberto a novas insurreições.
  5. agente repressor, tendo um papel importante a cada revolução, por impor pelo menos um curto período de ordem.

05. (Unimontes) Segundo Comte, “todos os bons espíritos repetem, desde Bacon, que somente são reais os conhecimentos que repousam sobre fatos observados”. Com esse pensamento, o que Comte deseja afirmar? Marque a alternativa CORRETA.

  1. Os mitos e a religião devem conviver harmoniosamente com a ciência.
  2. A religião supera a ciência e é mais ampla do que esta.
  3. Ao expulsarmos os mitos, a religião, as crenças em geral e a metafísica, a ciência positiva assume seu devido lugar.
  4. A metafísica possui respostas mais consistentes do que as ciências positivas.

06. (Unimontes) O Positivismo foi uma corrente de pensamento filosófico predominante no século XIX e início do século XX. Seu mais eminente representante foi Auguste Comte (1798-1857), que é considerado o precursor da Sociologia. No que tange às características fundamentais do Positivismo, pode-se afirmar, EXCETO

  1. Para o Positivismo, o conhecimento científico é a “bússola da sociedade”. Nesse sentido, é imprescindível que se tenha o conhecimento acerca dos fenômenos sociais, para que se consiga prever os mesmos e agir com eficácia.
  2. O Positivismo persegue um objetivo principal: descobrir as leis gerais que regem os fenômenos sociais
  3. O Positivismo é uma doutrina filosófica que enfatiza a busca pelo conhecimento das singularidades sociais, dando ênfase ao estudo interpretativo das ações de indivíduos em uma determinada coletividade.
  4. O Positivismo preza pela regularidade, estabilidade e bom funcionamento das instituições sociais.

07. (Unicentro) Muitas foram as transformações decorrentes da Revolução Industrial, tanto na esfera social quanto na intelectual, sobretudo em relação ao conhecimento cientifico, devido à influência de Augusto Comte e seu positivismo.

Sob a ótica positivista, a Lei dos três estados divide-se em

  1. metafisico, abstrato e realista.
  2. positivo, metafisico e materialista.
  3. materialista, positivo e teológico.
  4. impositivo, teológico e natural.
  5. teológico, metafísico e positivo.

08. (UERN) O Positivismo como uma das concepções da ciência histórica

  1. interpretava a História, em consonância com os anseios da época, na defesa de uma ação consciente e construtiva da classe operária.
  2. fundamentava-se na concepção do presentismo que entende ser a História uma projeção do pensamento e dos interesses sobre o momento presente.
  3. expandia-se nos centros acadêmicos, devido à aprovação e ao apoio por parte do discurso positivista da Escola dos Annales, que se firmou no mundo europeu, em meados do século XX.
  4. colocava a História na perspectiva redutiva, na medida em que a sua condição de ciência era conferida pela fidelidade ao documento, ao próprio fato, sem interpretações e análises.

09. (UNEMAT) Dentro das Ciências Sociais, como nas demais Ciências, encontramos várias correntes filosóficas, entre elas, o Positivismo.

Uma das características do Positivismo é:

  1. Proporcionar a intepretação do social pela ótica da religião, a qual poderia explicar a existência das desigualdades e dos conflitos como sendo algo natural em meio à sociedade.
  2. Utilizar o método cartesiano para compreender o social, dividindo o social e o individual como objetos diferentes de análise.
  3. Analisar a sociedade a partir das classes, as quais seriam compostas pela quantidade de dinheiro acumulado.
  4. Aliar a ciência ao desenvolvimento de melhorias para a sociedade, sempre garantindo a ordem, pois a organização social é fundamental para que tenhamos a paz, evitando, assim, distúrbios e abalos no sistema.
  5. Ser uma teoria socialista em que se junta a ordem e o progresso, sendo a primeira fundamental para se obter a melhoria da vida em sociedade.

10. (UFPA) Tanto Augusto Comte quanto Karl Marx identificam imperfeições na sociedade industrial capitalista, embora cheguem a conclusões bem diferentes: para o positivismo de Comte, os conflitos entre trabalhadores e empresários são fenômenos secundários, deficiências, cuja correção é relativamente fácil, enquanto, para Karl Marx, os conflitos entre proletários e burgueses são o fato mais importante das sociedades modernas. A respeito das concepções teóricas desses autores, é CORRETO afirmar:

  1. Comte pensava que a organização científica da sociedade industrial levaria a atribuir a cada indivíduo um lugar proporcional à sua capacidade, realizando-se assim a justiça social.
  2. Comte considera que a partir do momento em que os homens pensam cientificamente, a atividade principal das coletividades passa a ser a luta de classes que leva necessariamente à resolução de todos os conflitos.
  3. Marx acredita que a história humana é feita de consensos e implica, por um lado, o antagonismo entre opressores e oprimidos; por outro lado, tende a uma polarização em dois blocos: burgueses e proletários.
  4. Para Karl Marx, o caráter contraditório do capitalismo manifesta-se no fato de que o crescimento dos meios de produção se traduz na elevação do nível de vida da maioria dos trabalhadores embora não elimine as desigualdades sociais.
  5. Tanto Augusto Comte quanto Karl Marx concordam que a sociedade capitalista industrial expressa a predominância de um tipo de solidariedade, que classificam como orgânica, cujas características se refletirão diretamente em suas instituições.

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