Sofistas
Lista de 10 exercícios de Filosofia com gabarito sobre o tema Sofistas com questões de Vestibulares.
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01. (Enem 2015) Trasímaco estava impaciente porque Sócrates e os seus amigos presumiam que a justiça era algo real e importante. Trasímaco negava isso. Em seu entender, as pessoas acreditavam no certo e no errado apenas por terem sido ensinadas a obedecer às regras da sua sociedade. No entanto, essas regras não passavam de invenções humanas.
RACHELS, J. Problemas da filosofia. Lisboa: Gradiva, 2009.
O sofista Trasímaco, personagem imortalizado no diálogo A República, de Platão, sustentava que a correlação entre justiça e ética é resultado de
- sentimentos experimentados diante de determinadas atitudes humanas.
- mandamentos divinos inquestionáveis legados das tradições antigas.
- verdades objetivas com fundamento anterior aos interesses sociais.
- determinações biológicas impregnadas na natureza humana.
- convenções sociais resultantes de interesses humanos contingentes.
02. (UESPI) A construção da história requereu lutas contra as dificuldades naturais e grande capacidade de invenção. Muitas reflexões filosóficas foram importantes para pensar a condição da cultura. Os sofistas contribuíram com essas reflexões, quando:
- defenderam a relatividade, mostrando as impossibilidades para se chegar à verdade universal.
- ampliaram as dimensões da filosofia platônica, afirmando a força do idealismo estético para a arte.
- confirmaram as teorias políticas de Sócrates, ressaltando o valor da república democrática.
- seguiram os ensinamentos do cristianismo, fundando uma religião sem rituais e hierarquias.
- criticaram as ideias de Aristóteles, embora aceitassem suas reflexões sobre os fundamentos da verdade.
03. (UPE) Leia o texto a seguir sobre o conhecimento filosófico:
O século de Péricles (V a.C) constitui o período áureo da cultura grega, quando a democrática Atenas desenvolve intensa vida cultural e artística. No âmbito da especulação filosófica, os sofistas vivem nessa época, e alguns deles são interlocutores de Sócrates.
(ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 1993, p. 93.). Adaptado.
O texto sinaliza a significância do pensamento grego nesse período de intensa revolução cultural. Os sofistas entram em cena com o uso da especulação racional na tentativa de compreender a realidade, que se manifesta aos homens.
Os sofistas tinham como primazia
- a especulação sobre a natureza.
- a reflexão sobre a religião.
- o valor da teoria em detrimento da prática.
- o enfoque sobre o pensamento mítico e sua verdade.
- a persuasão e o exercício da função política que dependiam do bom uso da palavra.
04. (UFPE) A sociedade grega criou seus mitos e deuses, mas também elaborou um pensamento filosófico que expressava sua preocupação com a verdade e a ética.
Além de Aristóteles, Platão e Sócrates, muitos pensadores merecem ser citados e discutidos, como os sofistas, que:
- criticaram a existência de verdades absolutas, afirmando ser o homem a medida de todas as coisas.
- ajudaram a consolidar o pensamento conservador grego, reafirmando a importância da mitologia.
- construíram reflexões sobre o comportamento humano que serviram de base para Aristóteles pensar a sua metafísica.
- formularam princípios éticos, revolucionários para a época e de grande significado para o pensamento de Platão.
- defenderam a liberdade de expressão, embora estivessem ligados à aristocracia ateniense, contrária à ampliação da cidadania.
05. (UEA) O homem é a medida de todas as coisas, das que existem e de sua natureza; das que não existem e da explicação de sua não existência.
(Protágoras apud Jean Voilquin (org.).
Os pensadores gregos antes de Sócrates, 1964.) O fragmento de Protágoras, um dos primeiros sofistas da Grécia antiga, apresenta um princípio essencial da filosofia grega, o
- ceticismo.
- hedonismo.
- cientificismo.
- antropocentrismo.
- elitismo.
06. (UEA) O sofista é um diálogo de Platão do qual participam Sócrates, um estrangeiro e outros personagens. Logo no início do diálogo, Sócrates pergunta ao estrangeiro, a que método ele gostaria de recorrer para definir o que é um sofista.
Sócrates: – Mas dize-nos [se] preferes desenvolver toda a tese que queres demonstrar, numa longa exposição ou empregar o método interrogativo?
Estrangeiro: – Com um parceiro assim agradável e dócil, Sócrates, o método mais fácil é esse mesmo; com um interlocutor. Do contrário, valeria mais a pena argumentar apenas para si mesmo.
(Platão. O sofista, 1970. Adaptado.)
É correto afirmar que o interlocutor de Sócrates escolheu, do ponto de vista metodológico, adotar
- a dialética, que une numa síntese final as teses dos contendores.
- a maiêutica, que pressupõe a contraposição dos argumentos.
- o dualismo, que resulta no ceticismo sobre a possibilidade do saber humano.
- o apriorismo, que funda a eficácia da razão humana na prova de existência de Deus.
- o empirismo, que acredita ser possível chegar ao saber por meio dos sentidos.
07. (UEG) No século V a.C., Atenas vivia o auge de sua democracia. Nesse mesmo período, os teatros estavam lotados, afinal, as tragédias chamavam cada vez mais a atenção. Outro aspecto importante da civilização grega da época eram os discursos proferidos na ágora. Para obter a aprovação da maioria, esses pronunciamentos deveriam conter argumentos sólidos e persuasivos. Nesse caso, alguns cidadãos procuravam aperfeiçoar sua habilidade de discursar. Isso favoreceu o surgimento de um grupo de filósofos que dominavam a arte da oratória. Esses filósofos vinham de diferentes cidades e ensinavam sua arte em troca de pagamento. Eles foram duramente criticados por Sócrates e são conhecidos como
- epicuristas.
- sofistas.
- hedonistas.
- maniqueistas.
08. (UESPI) A expansão muçulmana trouxe uma outra dinâmica histórica ao mundo medieval. Ela não se restringiu às conquistas militares, mas também teve repercussões no campo da cultura. Com relação à filosofia durante a expansão muçulmana, destaca-se:
- o interesse pelo estudo das obras e propostas de Aristóteles.
- a organização de um pensamento materialista contra a religião.
- o retorno do pensamento das escolas pré-socráticas.
- a prevalência do idealismo platônico nos princípios éticos.
- a afirmação de princípios vindos dos sofistas gregos.