Epicurismo ou Hedonismo
Lista de 07 exercícios de Filosofia com gabarito sobre o tema Epicurismo ou Hedonismo Epicuro (341-271 a.C.) com questões de Vestibulares.
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O epicurismo é o sistema filosófico que prega a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação do medo, com a ausência de sofrimento corporal pelo conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos. Wikipédia
01. (Enem 2018) A quem não basta pouco, nada basta.
EPICURO. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1985.
Remanescente do período helenístico, a máxima apresentada valoriza a seguinte virtude:
- Esperança, tida como confiança no porvir.
- Justiça, interpretada como retidão de caráter.
- Temperança, marcada pelo domínio da vontade.
- Coragem, definida como fortitude na dificuldade.
- Prudência, caracterizada pelo correto uso da razão.
Resposta: C
Resolução: A máxima "A quem não basta pouco, nada basta" valoriza a virtude da Temperança, que é marcada pelo domínio da vontade. Isso significa que a opção C está correta. As outras opções não são mencionadas na máxima e, portanto, não podemos afirmar se são ou não relevantes para o contexto.
02. (EMESCAM) É preciso dar-se conta de que dentre nossos desejos uns são naturais, os outros vãos, e que dentre os primeiros há os que são necessários e outros que são somente naturais. Dentre os necessários, há os que o são para a felicidade, outros para a tranquilidade contínua do corpo, outros, enfim, para a própria vida. Uma teoria não errônea desses desejos sabe, com efeito, reportar toda preferência e toda aversão à saúde do corpo e à tranquilidade da alma, posto que aí reside a própria perfeição da vida feliz. Porque todos os nossos atos visam afastar de nós o sofrimento e o medo [...]
(Epicuro, Doutrinas e máximas. In: VV.AA. Os filósofos através dos textos. São Paulo, Paulus, 1997, p. 43)
De acordo com o filósofo hedonista Epicuro (341-270 a.C) para garantir uma vida feliz e ter uma boa saúde é necessário cultivar o hábito de...
- ... buscar o prazer nos exercícios espirituais e na mortificação do corpo.
- ... evitar as perturbações da alma, cultivar amizades e preservar a liberdade.
- ... rejeitar a maneira simples e pouco custosa de viver.
- ... gozar todos os prazeres em todas as circunstâncias.
- ... conquistar tudo o que se deseja e viver sem contrariedades.
Resposta: B
Resolução: As afirmações de Epicuro são claramente a favor da busca pelo prazer e pela tranquilidade da alma, mas ele também afirma que é preciso cultivar amizades e preservar a liberdade, o que sugere que é preciso ter equilíbrio e moderação nas escolhas.
A opção C, "rejeitar a maneira simples e pouco custosa de viver", não está presente no texto e está em oposição ao hedonismo de Epicuro, que defende a busca pelo prazer.
A opção D, "gozar todos os prazeres em todas as circunstâncias", também não está presente no texto e vai contra o equilíbrio defendido por Epicuro.
A opção E, "conquistar tudo o que se deseja e viver sem contrariedades", também não está presente no texto e vai contra a ideia de que é preciso cultivar amizades e preservar a liberdade.
Portanto, a opção correta é a B, "evitar as perturbações da alma, cultivar amizades e preservar a liberdade".
03. (Enem 2014) Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.
EPICURO DE SAMOS. Doutrinas principais. In: SANSON, V F. Textos de filosofia. Rio de Janeiro: Eduff, 1974.
No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim
- alcançar o prazer moderado e a felicidade.
- valorizar os deveres e as obrigações sociais.
- aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação.
- refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade.
- defender a indiferença e a impossibilidade de se atingir o saber.
Resposta: A
Resolução: No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim alcançar o prazer moderado e a felicidade, de acordo com a opção A. Epicuro defendia a busca pelo prazer como forma de alcançar a felicidade, mas acreditava que esse prazer deveria ser moderado e equilibrado, para evitar sofrimento e dor.
Ele também acreditava que os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, e que o impulso por esses desejos pode ser facilmente desfeito quando são difíceis de satisfazer ou geram danos.
04. (Unicentro) Os primeiros hedonistas foram seguidores da doutrina filosófico-moral, surgida na Grécia Antiga, que afirmava que o prazer seria o bem supremo da vida.
Na sociedade pós-moderna, os seguidores do hedonismo
- acreditam que o prazer, em geral, é a fonte de todos os males e a virtude decorre de se viver de forma simples.
- defendem a ideia de que o aperfeiçoamento da vida espiritual é alcançado unicamente por meio de práticas de modificação do corpo, como o jejum, a abstinência e a flagelação.
- acreditam que a única verdade universal vem da fé e que no campo da moral não existem verdades absolutas.
- afirmam que todo sistema ético que não se baseia em faltas e observação é rejeitado.
- se vinculam à ideia de que o alcance da felicidade está relacionado à aquisição de bens de consumo.
Resposta: E
Resolução: Na sociedade pós-moderna, os seguidores do hedonismo afirmam que o alcance da felicidade está relacionado à aquisição de bens de consumo, de acordo com a opção E. O hedonismo é uma doutrina filosófica que defende a busca pelo prazer como o principal objetivo da vida.
Na sociedade pós-moderna, alguns seguidores do hedonismo podem se vincular à ideia de que o prazer e a felicidade são alcançados principalmente por meio da aquisição de bens materiais de consumo. No entanto, é importante lembrar que essa é apenas uma possível interpretação do hedonismo, e que existem outras perspectivas sobre essa doutrina filosófica.
05. (UEA) [...] será que pode existir alguém mais feliz do que o sábio, que [...] nega o destino, apresentado por alguns como o senhor de tudo, já que as coisas acontecem ou por necessidade, ou por acaso, ou por vontade nossa; e que a necessidade é incoercível, o acaso, instável, enquanto nossa vontade é livre, razão pela qual nos acompanham a censura e o louvor?
(Epicuro. Carta sobre a felicidade, 2002.)
A passagem da carta do filósofo Epicuro (341 a.C. - 270 a.C.), endereçada a Meneceu, sintetiza a sua
- visão metafísica, a existência dos homens determinada pelas forças da natureza.
- proposição estética, o equilíbrio racional entre as faculdades do espírito.
- noção de dialética, o caminho do saber por meio de diálogos.
- concepção ética, a responsabilidade humana pelos seus atos deliberados.
- argumentação ontológica, a racionalidade intrínseca ao movimento do mundo.
Resposta: D
Resolução: A passagem da carta do filósofo Epicuro sintetiza a sua concepção ética, de acordo com a opção D. Na carta, Epicuro fala sobre o sábio e sua negação do destino, apresentado por alguns como o senhor de tudo. Ele também menciona que as coisas acontecem por necessidade, acaso ou vontade nossa, e que nossa vontade é livre, o que nos acompanha com censura e louvor.
Essas ideias refletem uma concepção ética de que os indivíduos são responsáveis por suas próprias ações e que essas ações têm consequências para o bem ou para o mal.
06. (Unicentro) As principais escolas filosóficas, na Grécia Antiga, a partir do século III a.C., são o estoicismo e o epicurismo, que buscavam a realização moral do indivíduo, e, como quase todas as escolas da Antiguidade, concebem que o homem deve buscar a sabedoria e a felicidade.
O principio da ética epicurista está relacionado com a
- atitude de desvio da dor e da procura do prazer, sendo que a concepção do prazer é também espiritual e contribui para a paz de espírito e o autodomínio.
- ideia de que é pela razão que se alcança a perfeição moral e que centra a busca dessa perfeição no amor e na boa vontade.
- atitude de aceitação de tudo que acontece, porque tudo faz parte de um plano superior, guiado por uma razão universal.
- relação individual e pessoal de cada um com Deus, que é concebido como o Criador onisciente e onipresente.
- noção de que cada indivíduo pode escolher livremente entre se aproximar de Deus ou se afastar Dele.
Resposta: A
Resolução: O principio da ética epicurista está relacionado com a atitude de desvio da dor e da procura do prazer, de acordo com a opção A. Epicuro defendia que o principal objetivo da vida era a busca pelo prazer, entendido como a ausência de dor e sofrimento.
Ele acreditava que a busca pelo prazer podia ser atingida pelo autodomínio e pela moderação dos desejos, e que essa busca contribuía para a paz de espírito e a felicidade. No entanto, Epicuro também afirmava que o prazer não se limitava apenas ao prazer sensorial, mas também incluía o prazer espiritual, como o prazer do conhecimento e da amizade.
07. (UnB) [1] Ora, entre os antigos, normas de vida e exercícios
espirituais formavam a essência da “filosofia”, não da religião,
e a religião estava mais ou menos separada das ideias sobre a
[4] morte e o além. Havia seitas, que eram filosóficas, pois a
filosofia era a matéria de seitas que propunham convicções e
normas de vida a quem elas pudessem interessar; um indivíduo
[7] se tornava estoico ou epicurista e se conformava mais ou
menos a suas convicções.
Paul Veyne. O Império Romano In: Philippe Ariès e Georges Duby. História da vida privada: do Império Romano ao ano mil. São Paulo: Companhia das Letras, 2010 p. 201 (com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue o item.
Com relação ao assunto tratado no texto acima, assinale a opção correta.
- O Epicurismo foi uma escola filosófica que se caracterizou pela adoção de uma ética afeta aos prazeres materiais.
- O Estoicismo foi uma escola filosófica que se caracterizou pela adoção de uma ética negadora dos prazeres imateriais.
- A religião, que constitui a verdade, pode ser considerada a continuação da filosofia, que se orienta pela busca da verdade.
- O Epicurismo e o Estoicismo orientavam regras de viver, por isso constituíam seitas filosóficas entre os antigos da civilização helênica.
Resposta: D
Resolução: O Epicurismo e o Estoicismo orientavam regras de viver, por isso constituíam seitas filosóficas entre os antigos da civilização helênica, de acordo com a opção D. No texto, é mencionado que, entre os antigos, as normas de vida e exercícios espirituais formavam a essência da "filosofia" e que havia seitas filosóficas que propunham convicções e normas de vida a quem elas pudessem interessar.
O Epicurismo e o Estoicismo eram duas dessas seitas filosóficas, que orientavam regras de viver e propunham convicções éticas para aqueles que se identificavam com essas escolas. No entanto, é importante lembrar que essas são apenas duas das muitas escolas filosóficas existentes na Grécia Antiga.