Filosofia Contemporânea
Lista de 06 exercícios de Filosofia com gabarito sobre o tema Filosofia Contemporânea com questões do Enem.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Filosofia Contemporânea.
1. (Enem 2019) TEXTO I
Os segredos da natureza se revelam mais sob a tortura dos experimentos do que no seu curso natural.
BACON,F.Novum Organum, 1620.
In: HADOT, P.O véu de lsis: ensaio sobre a história da ideia de nalureza. São Paulo: Loyola, 2006.
TEXTO I
O ser humano, totalmente desintegrado do todo, não percebe mais as relações de equilibrio da natureza. Age de forma totalmente desarmônica sobre o ambiente, causando grandes desequilibrios ambientais.
GUIMARAES, M.A dimensão amblental na educação. Campinas: Papinus, 1995.
Os textos indicam uma relação da sociedade diante da natureza caracterizada pela
- abjetificação do espaço fisico.
- retomada do modelo criacionista
- recuperação do legado ancestral.
- infalibilidade do método cientifico.
- formação da cosmovisão holistica.
Resposta: A
Resolução:
2. (Enem 2019) Penso que não há um sujeito soberano, fundador, uma forma universal de sujeito que poderiamos encontrar em todos os lugares. Penso, pelo contrário, que o sujeito se constitui através das práticas de sujeição ou, de maneira mais autônoma, através de práticas de liberação, de liberdade, como na Antiguidade-a partir, obviamente, de um certo numero de regras, de estilos, que podemos encontrar no meio cultural..
FOUCAULT, M. Ditos e escritos V: ética, sexualidade, politica Rio de Janeiro. Forense Universitária, 2004
O texto aponta que a subjetivação se efetiva numa dimensão
- legal, pautada em preceitos juridicos
- racional, baseada em pressupostos lógicos.
- contingencial, processada em interações sociais.
- transcendental, efetivada em principios religiosos.
- essencial, fundamentada em parâmetros substancialistas.
Resposta: C
Resolução:
3. (Enem 2019) Dizem que Humboldt, naturalista do século XIX, maravilhado pela geografia, flora e fauna da região sul-americana, via seus habitantes como se fossem mendigos sentados sobre um saco de ouro, referindo-se a suas incomensuráveis riquezas naturais não exploradas. De alguma maneira, o cientista ratificou nosso papel de exportadores de natureza no que seria o mundo depois da colonização ibérica: enxergou-nos como territórios condenados a aproveitar os recursos naturais existentes.
ACOSTA, A. Bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Elefante, 2016 (adaptado).
A relação entre ser humano e natureza ressaltada no texto refletia a permanência da seguinte corrente filosófica:
- Relativismo cognitivo.
- Materialismo dialético
- Racionalismo cartesiano
- Pluralismo epistemológico
- Existencialismo fenomenológico
Resposta: C
Resolução:
4. (Enem PPL 2019) Eis o ensinamento de minha doutrina: “Viva de forma a ter de desejar reviver — é o dever —, pois, em todo caso, você reviverá! Aquele que ama antes de tudo se submeter, obedecer e seguir, que obedeça! Mas que saiba para o que dirige sua preferência, e não recue diante de nenhum meio! É a eternidade que está em jogo!”.
NIETZSCHE apud FERRY, L. Aprender a viver: filosofia para os novos tempos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010 (adaptado).
O trecho contém uma formulação da doutrina nietzscheana do eterno retorno, que apresenta critérios radicais de avaliação da
- qualidade de nossa existência pessoal e coletiva.
- conveniência do cuidado da saúde física e espiritual.
- legitimidade da doutrina pagã da transmigração da alma.
- veracidade do postulado cosmológico da perenidade do mundo.
- validade de padrões habituais de ação humana ao longo da história.
Resposta: A
Resolução:
5. (Enem PPL 2019) A importância do conhecimento está em seu uso, em nosso domínio ativo sobre ele, quero dizer, reside na sabedoria. É convencional falar em mero conhecimento, separado da sabedoria, como capaz de incutir uma dignidade peculiar a seu possuidor. Não compartilho dessa reverência pelo conhecimento como tal. Tudo depende de quem possui o conhecimento e do uso que faz dele.
WHITHEHEAD, A. N. Os fins da educação e outros ensaios. São Paulo: Edusp, 1969
No trecho, o autor considera que o conhecimento traz possibilidades de progresso material e moral quando
- prioriza o rigor conceitual.
- valoriza os seus dogmas.
- avalia a sua aplicabilidade.
- busca a inovação tecnológica.
- instaura uma perspectiva científica.
Resposta: C
Resolução: Pra o autor, não adianta ter muito conhecimento acumulado e não praticar o que aprendeu. Isso fica claro no seguinte trecho: "Tudo depende de quem possui o conhecimento e do uso que faz dele".
E isso quer dizer quer dizer que o conhecimento sem vontade é completamente inútil. Desse modo, a vontade do ser humano é vital para colocar em prática os conhecimentos e mudar a realidade de uma determinada comunidade.
6. (Enem 2018) TEXTO I
As fronteiras, ao mesmo tempo que se separam, unem e articulam, por elas passando discursos de legitimação da ordem social tanto quanto do conflito.
CUNHA, L. Terras lusitanas e gentes dos brasis: a nação e o seu retrato literário. Revista Ciências Sociais, n. 2, 2009.
TEXTO II
As últimas barreiras ao livre movimento do dinheiro e das mercadorias e informação que rendem dinheiro andam de mãos dadas com a pressão para cavar novos fossos e erigir novas muralhas que barrem o movimento daqueles que em consequência perdem, física ou espiritualmente, suas raízes.
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
A ressignificação contemporânea da ideia de fronteira compreende a
- liberação da circulação de pessoas.
- preponderância dos limites naturais.
- supressão dos obstáculos aduaneiros.
- desvalorização da noção de nacionalismo.
- seletividade dos mecanismos segregadores.
Resposta: E
Resolução: