Emile Durkheim
Lista de 10 exercícios de Sociologia com gabarito sobre o tema Emile Durkheim com questões de Vestibulares.
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01. (UFT) Leia o fragmento de texto a seguir:
O sociólogo francês Émile Durkheim (1858 - 1917) se preocupou em analisar fenômenos que explicitavam a força da sociedade sobre os indivíduos. Neste sentido, a organização da sociedade é crucial, segundo o autor, para a delimitação do problema a ser analisado. O suicídio geralmente é tido como algo de foro íntimo, da esfera subjetiva. Durkheim em sua obra "O Suicídio" se esforça em conceituar e caracterizar o suicídio como um fato social, portanto como algo que ganha reflexos e tem ligação com a vida social.
De acordo com a perspectiva apresentada, analise as alternativas a seguir e assinale a CORRETA.
- Existem três tipos de suicídio: o altruísta, o anômico e o moralista. Sendo o moralista ligado aos valores sociais de vergonha pública.
- Existem dois tipos de suicídio: o altruísta e o religioso. Sendo o religioso aquele ligado a uma relação de desacerto com as regras divinas.
- Existem três tipos de suicídio: o altruísta, o anômico e o egoísta. Sendo o anômico ligado a momentos de crises sociais, onde há desequilíbrio nos vínculos.
- Existem quatro tipos de suicídio: o altruísta, o moralista, o anômico e o egoísta. Sendo o egoísta ligado a vingança contra algo ou alguém.
Resposta: C
Resolução: De acordo com Émile Durkheim em sua obra "O Suicídio", ele identificou três tipos de suicídio, que são:
Suicídio Altruísta: Nesse tipo de suicídio, o indivíduo se mata em função do excessivo altruísmo, ou seja, devido a um forte compromisso com os interesses do grupo ou sociedade a que pertence. Por exemplo, um soldado que se sacrifica em batalha para salvar seus companheiros.
Suicídio Egoísta: Esse tipo de suicídio ocorre quando o indivíduo se isola ou se sente desconectado da sociedade, muitas vezes devido a uma falta de laços sociais ou a um sentimento de alienação. Por exemplo, alguém que vive isolado e solitário.
Suicídio Anômico: O suicídio anômico está relacionado a situações de desorganização social, como momentos de crise econômica, mudanças abruptas nas condições sociais ou perda de valores e normas. Nesses casos, a falta de estrutura social pode levar ao desespero e ao suicídio. Por exemplo, pessoas que perdem empregos e não conseguem se adaptar a novas condições socioeconômicas.
02. (UFU) Leia o excerto abaixo.
“[...] O centro dos primeiros sistemas da natureza não é o indivíduo, é a sociedade. É ela que se objetiva e não mais o homem.”
RODRIGUES, J. A. (Org.) Durkheim. São Paulo: Ática, 1978. p.201-202.
Nesse trecho, Durkheim propõe romper com o humanismo antropocêntrico dos modernos em favor de um novo modelo de conhecimento baseado no sociocentrismo. Não mais o homem, mas a sociedade aparece como centro do conhecimento porque, para Durkheim,
- a sociedade é o modelo dos primeiros sistemas lógicos.
- os primeiros sistemas lógicos se fundem com a natureza.
- a consciência coletiva corresponde à totalidade dos conhecimentos individuais.
- a proeminência da estrutura social se realiza em detrimento do acontecimento.
Resposta: A
Resolução: Nesse trecho, Durkheim sugere que a sociedade é o ponto de referência ou o modelo a partir do qual os primeiros sistemas lógicos são construídos, destacando a importância de compreender as relações sociais e estruturas como base para o conhecimento sociológico.
03. (UECE) Leia os seguintes trechos relacionados com as proposições sociológicas de Emile Durkheim, e assinale a opção que os completa correta e respectivamente:
“________¹ prevalece(m) naquelas sociedades ditas primitivas ou arcaicas, ou seja, em agrupamentos humanos do tipo tribal ou formado por clãs”.
“A solidariedade social é um(a) ________²”.
“Um dos elementos que compõe o fenômeno moral é o Direito. Outro elemento diz respeito a ________³”.
DURKHEIM, Émile. A Ciência Social e a ação. São Paulo: Difel, 1975. Adaptados.
- Fenômeno moral¹ — solidariedade orgânica² — costumes³
- Costumes¹ — solidariedade mecânica² — solidariedade orgânica³
- Solidariedade mecânica¹ — fenômeno moral² — costumes³
- Solidariedade orgânica¹ — solidariedade mecânica² — fenômeno moral³
Resposta: C
Resolução: “Solidariedade mecânica¹ prevalece(m) naquelas sociedades ditas primitivas ou arcaicas, ou seja, em agrupamentos humanos do tipo tribal ou formado por clãs”.
“A solidariedade social é um(a) fenômeno moral²”.
“Um dos elementos que compõe o fenômeno moral é o Direito. Outro elemento diz respeito a costumes³”.
04. (UFU) A Sociologia surge no século XIX, momento marcado por uma intensa crise social na Europa. Émille Durkheim não deixou de ser influenciado por esse contexto. Nesse sentido, um dos seus objetivos era fazer da Sociologia uma disciplina científica capaz de criar repostas aos desafios enfrentados pela sociedade moderna.
Entre os desafios, colocava-se a crescente contradição entre capital e trabalho, entendida pelo autor como um exemplo dos efeitos de um estado de anomia, caracterizado
- pela excessiva regulamentação estatal sobre as atividades econômicas.
- pela intensificação dos laços de solidariedade mecânica no interior das corporações.
- pela ausência de instituições capazes de exercerem um poder moral sobre os indivíduos.
- pelo aprofundamento da desigualdade econômica.
Resposta: C
Resolução: Émile Durkheim estava preocupado com os efeitos da anomia na sociedade moderna. Anomia se refere a uma falta de normas, regras e valores que guiam o comportamento das pessoas e mantêm a coesão social. Durkheim argumentava que a crescente divisão do trabalho e a rápida transformação social na sociedade moderna poderiam levar a um enfraquecimento dos laços sociais e à falta de orientação moral para os indivíduos.
Nesse contexto, Durkheim via a importância das instituições sociais, como a família, a religião e a educação, em fornecer valores e normas que guiassem o comportamento das pessoas. A ausência ou enfraquecimento dessas instituições poderia levar a uma sensação de desorientação, falta de propósito e aumento da anomia na sociedade. Portanto, a falta de instituições capazes de exercer poder moral sobre os indivíduos contribuiria para a crise de valores e para os desafios enfrentados pela sociedade moderna, como a contradição entre capital e trabalho.
05. (UEG) O objeto de estudo da sociologia, para Durkheim, é o fato social, que deve ser tratado como “coisa” e o sociólogo deve afastar suas prenoções e preconceitos. A construção durkheimiana do objeto de estudo da sociologia pode ser considerada
- positivista, pois se fundamenta na busca de objetividade e neutralidade.
- dialética, pois reconhece a existência de uma realidade exterior ao pesquisador.
- kantiana, pois trata da “coisa em si” e realiza a coisificação da realidade.
- nietzschiana, pois coloca a “vontade de poder” como fundamento para a pesquisa.
- weberiana, pois aborda a ação social racional atribuída por um sujeito.
Resposta: A
Resolução: A construção do objeto de estudo da sociologia por Durkheim pode ser considerada positivista, uma vez que ele defendia a aplicação de métodos científicos rigorosos e objetivos para o estudo dos fatos sociais. Durkheim buscava a objetividade e a neutralidade do pesquisador, tratando o fato social como algo externo e independente das prenoções e preconceitos individuais.
O positivismo valoriza a aplicação dos métodos das ciências naturais à sociedade, enfatizando a busca por leis e regularidades nas relações sociais. A abordagem positivista também destaca a importância da observação empírica e da análise dos fenômenos sociais de forma objetiva, evitando juízos de valor pessoais. Portanto, a construção do objeto de estudo da sociologia por Durkheim está alinhada com os princípios positivistas de objetividade e neutralidade na investigação científica.
06. (UEL) A cidade desempenha papel fundamental no pensamento de Émile Durkheim, tanto por exprimir o desenvolvimento das formas de integração quanto por intensificar a divisão do trabalho social a ela ligada. Com base nos conhecimentos acerca da divisão de trabalho social nesse autor, assinale a alternativa correta.
- A crescente divisão do trabalho com o intercâmbio livre de funções no espaço urbano torna obsoleta a presença de instituições.
- A solidariedade orgânica é compatível com a sociedade de classes, pois a vida social necessita de trabalhos diferenciados.
- Ao criar seres indiferenciados socialmente, o “homem massa”, as cidades recriam a solidariedade mecânica em detrimento da solidariedade orgânica.
- O efeito principal da divisão do trabalho é o aumento da desintegração social em razão de trabalhos parcelares e independentes.
- O equilíbrio e a coesão social produzidos pela crescente divisão do trabalho decorrem das vontades e das consciências individuais.
Resposta: B
Resolução: Émile Durkheim descreveu dois tipos de solidariedade: a solidariedade mecânica, que prevalece em sociedades com pouca divisão do trabalho e baseia-se na semelhança entre os indivíduos, e a solidariedade orgânica, que ocorre em sociedades mais complexas com maior divisão do trabalho e dependência mútua entre os indivíduos. Na solidariedade orgânica, os indivíduos desempenham papéis diferenciados e complementares na sociedade.
07. (UEG) A experiência tem mostrado ser prejudicialíssima ao Estado e contrária à humanidade a remoção dos índios dos lugares onde estão acostumados a viver, para outros remotos, o que se prova com o infeliz resultado da mudança do gentio Xavante, que, habitando entre os rios Tocantins e Araguaia, e devendo formar-se-lhes povoações nas suas margens, foram removidos para uma aldeia distante pouco mais de 20 léguas de Vila Boa de Goiás, aonde quase todos morreram, e outros desertaram, perdendo, desta forma, o Estado não só a grande despesa, que se havia feito no seu descimento, mas um tão grande número de vassalos.
MEMÓRIA de Francisco José Rodrigues Barata, 1806. In. PALACIN, Luiz; GARCIA, Ledonias F.; AMADO, Janaína. História de Goiás em documentos: colônia. Goiânia: Editora da UFG, 1995. p. 74. (Adaptado).
Utilizando-se os pressupostos conceituais da sociologia de Durkheim, o que aconteceu com os indígenas Xavante pode ser explicado como um exemplo de
- coerção do fato social, já que os indígenas foram coagidos a se mudarem contra a sua vontade.
- alienação social, uma vez que os indígenas sucumbiram diante da alteração brusca de seus valores.
- ausência de solidariedade social dos habitantes de Vila Boa com o sofrimento indígena.
- inadaptação dos indígenas ao sistema de divisão social de trabalho do colonizador.
Resposta: A
Resolução: Neste contexto, a remoção forçada dos indígenas Xavante é um exemplo de coerção do fato social, conforme os pressupostos conceituais de Durkheim. O fato social, segundo Durkheim, exerce uma pressão sobre os indivíduos e os leva a conformar-se às normas e valores da sociedade. No caso descrito, os indígenas foram coagidos a mudar-se de seu ambiente natural, resultando em consequências negativas, como mortes e deserções.
08. (UPE) O objeto de estudo de uma ciência é aquilo que ela estuda. Assim, o objeto de estudo da Sociologia é o conjunto de relacionamentos que os homens estabelecem entre si, na vida em sociedade, em um determinado momento histórico. Como os fenômenos sociais sofrem modificações ao longo do tempo, os sociólogos possuem ideias diferentes acerca do objeto de estudo.
Sobre isso, qual das alternativas a seguir está CORRETA?
- Para Émile Durkheim, a sociedade só pode ser entendida com base na compreensão das regras e normas coletivas que orientam a vida dos indivíduos.
- Para Max Weber, o objeto de estudo da Sociologia são as ações sociais, aquelas executadas pelo indivíduo com base em ações coletivas.
- Para Karl Marx, as relações que os homens estabelecem entre si, com base na ação social racional, visando aos valores, devem ser entendidas como o objeto de estudo da Sociologia.
- Para Émile Durkheim, os fatos sociais são formas de comportamento individualizado, que influenciam na criação das normas e regras coletivas de convivência.
- Para Karl Marx, as classes sociais são um conceito importante para se entenderem as relações de produção na sociedade feudal.
Resposta: A
Resolução: Émile Durkheim enfatizava que os fatos sociais, como regras, normas e valores coletivos, são o foco central da Sociologia e devem ser compreendidos para entender a sociedade como um todo. Ele destacava a importância das regras e normas como elementos que orientam o comportamento dos indivíduos e contribuem para a coesão social.
09. (UNICENTRO) A questão dos Direitos Civis, Políticos e Sociais é interpretado de maneira diferente por inúmeros pensadores. Muitos deles defenderam que os seres humanos nascem livres e iguais, e têm garantidos determinados direitos inalienáveis. A ideia de Cidadania, por exemplo, recebeu variadas interpretações dos chamados teóricos clássicos da Sociologia, entre eles Émile Durkheim o qual defendia que
- o trabalhador, como membro de uma classe, não se identificaria como cidadão, que seria somente a representação burguesa do indivíduo.
- a cidadania só tem sentido se for baseada na liberdade. Para ele, a cidadania só pode ser jurídica.
- a cidadania está intimamente relacionada à formação do Estado Democrático representativo e envolvem direitos eleitorais assentado no princípio da igualdade considerada universal.
- a cidadania se desenvolve plenamente quando o indivíduo deixa transparecer suas vontades transformando-as em necessidade geral para todos. A ação cidadã deve ser motivada por um desejo pessoal.
- ideia de cidadania está vinculada à questão da coesão social estabelecida com base na solidariedade orgânica, que é gerada pela divisão do trabalho e se expressa no direito civil.
Resposta: E
Resolução: Émile Durkheim de fato vinculava a ideia de cidadania à coesão social, que era sustentada pela solidariedade orgânica resultante da divisão do trabalho na sociedade. A cidadania era vista como parte do sistema social mais amplo e se expressava em várias formas, incluindo o direito civil. Desculpe novamente pela confusão anterior.
10. (UFU) Durkheim caracteriza o suicídio ─ até então considerado objeto de estudo da epidemiologia, da psicologia e da psiquiatria ─ como fato social e, por isso, dotado das características da coercitividade, da exterioridade, da generalidade. É tomado, pois, como objeto de estudo sociológico, em virtude do fato de
- variar na razão inversa ao grau de integração dos grupos sociais de que faz parte o indivíduo, ou seja, quanto maior o grau de integração ao grupo social, mais elevada é a taxa de mortalidade-suicídio da sociedade.
- ser possível observar uma certa predisposição social para fornecer determinado número de suicidas, ou seja, uma tendência constante, marcada pela permanência, a despeito de variações circunstanciais.
- configurar-se como uma morte que resulta direta ou indiretamente, consciente ou inconscientemente de um ato executado pela própria vítima.
- depender, exclusivamente, do temperamento do suicida, de seu caráter, de seu histórico familiar, de sua biografia, uma vez que não deixa de ser um ato do próprio indivíduo.
Resposta: B
Resolução: Durkheim enfatizava que o suicídio não era apenas um fenômeno individual, mas também tinha uma dimensão social. Ele argumentava que havia uma predisposição social para o suicídio, ou seja, uma tendência constante e geral que podia ser observada em diferentes contextos sociais, independentemente das variações individuais ou circunstanciais. Isso tornava o suicídio um fenômeno passível de análise sociológica, conforme as características da coercitividade, exterioridade e generalidade dos fatos sociais.