Segregação Urbana

Lista de 10 exercícios de Sociologia com gabarito sobre o tema Segregação Urbana com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema aqui.




01. (PUC-RS) Considere as afirmativas referentes às favelas no Brasil.

I. A existência das favelas está relacionada diretamente com o desequilíbrio entre baixa oferta de imóveis para compra e alta demanda de mercado.

II. A ocupação desordenada das favelas degrada o meio físico e causa problemas ambientais.

III. O aumento das favelas está associado ao ingresso, nas últimas décadas, de latino-americanos e asiáticos, que entram ilegalmente no país.

IV. O êxodo rural e os baixos salários pagos nas áreas urbanas explicam o aumento das favelas.

As afirmativas corretas são, apenas,

  1. I e II.
  2. I e III.
  3. I e IV.
  4. II e IV.
  5. II, III e IV

Resposta: D

Resolução: II. A ocupação desordenada das favelas degrada o meio físico e causa problemas ambientais. A ocupação precária das favelas muitas vezes leva à falta de infraestrutura básica, como saneamento e coleta de lixo, o que pode resultar em degradação ambiental e problemas de saúde pública.

Êxodo Rural: O movimento de pessoas das áreas rurais para as urbanas, conhecido como êxodo rural, pode contribuir para o aumento das favelas. Quando as pessoas migram para as cidades em busca de melhores oportunidades econômicas e qualidade de vida, elas muitas vezes enfrentam dificuldades para encontrar moradia adequada. A falta de planejamento urbano e políticas habitacionais inadequadas podem levar ao surgimento de assentamentos informais e favelas.

Baixos Salários: A existência de baixos salários nas áreas urbanas pode tornar difícil para os migrantes urbanos acessarem moradias formais ou aluguel de qualidade. Isso os leva a buscar soluções mais econômicas e muitas vezes informais, como construir moradias improvisadas em áreas de ocupação irregular.

02. (UNICAMP) Considerando a imagem, assinale a alternativa correta. Os moradores do condomínio fechado e os moradores da favela compartilham áreas comuns de lazer, fato que expressa o enfraquecimento dos conflitos entre as diferentes classes sociais na metrópole

  1. A organização do espaço geográfico nas metrópoles brasileiras caracteriza-se, na atualidade, pela tendência à homogeneização das formas de habitar, em função da existência de políticas urbanas e sociais exitosas.
  2. Os moradores do condomínio fechado e os moradores da favela compartilham áreas comuns de lazer, fato que expressa o enfraquecimento dos conflitos entre as diferentes classes sociais na metrópole.
  3. A concentração da riqueza permite a uma pequena parcela da sociedade viver em condomínios fechados de alto padrão, que, fortificados por aparatos de segurança, aprofundam a fragmentação do espaço urbano.
  4. A favela é um espaço monofuncional, exclusivamente residencial, desprovido de serviços urbanos básicos como energia elétrica, água, saneamento, limpeza e, portanto, equilibradamente coeso à malha urbana.

Resposta: C

Resolução: A concentração da riqueza é um fenômeno social e econômico em que uma parte significativa dos recursos financeiros e patrimoniais fica nas mãos de uma pequena parcela da população, enquanto a maioria enfrenta desigualdades econômicas e sociais. Esse cenário pode ter várias implicações, incluindo o surgimento de condomínios fechados de alto padrão e a fragmentação do espaço urbano, conforme mencionado na sua declaração.

03. (FMC) Analise o texto sobre o processo de favelização:

Nos anos 1960, quando a América Latina estava debatendo como lidar com os assentamentos informais, as favelas, o urbanista britânico John Turner definiu que “favela não é problema, é solução”. Naquela ocasião, no Brasil, em especial no Rio de Janeiro, as remoções forçadas eram a metodologia vigente. De lá pra cá, as favelas cresceram descontroladamente no Rio. Fracassaram retumbantemente as iniciativas do governo local para lidar com a favelização. Nítida é a aliança das milícias com a expansão imobiliária informal da Zona Oeste. Os bairros informais, dos trabalhadores e suas famílias, são os lugares onde se perpetua a ausência da República, a ponto de já termos um estado paralelo, armado, rico e violento. A democracia está se fraturando também. Tanto devemos urbanizar favelas, como monitorar e controlar, encerrando o ciclo de geração de mais favelização.

FAJARDO, W. Favela, lugar dos esquecidos. O Globo, Rio, 13 out. 2018, p. 14. Adaptado.

No texto, a favelização é abordada criticamente como um processo

  1. gerador de regimes democráticos.
  2. garantidor de valores republicanos.
  3. promotor de especulação imobiliária.
  4. indicador de segregação socioespacial.
  5. identificador de países latino-americanos.

Resposta: D

Resolução: O texto aborda a favelização como um processo que está intrinsecamente ligado à segregação socioespacial, onde áreas de habitação precária e informal se desenvolvem em contraste com áreas mais desenvolvidas da cidade.

04. (Enem 2011) Subindo morros, margeando córregos ou penduradas em palafitas, as favelas fazem parte da paisagem de um terço dos municípios do país, abrigando mais de 10 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

MARTINS, A. R. A favela como um espaço da cidade. Disponível em: http://www.revistaescola.abril.com.br. Acesso em: 31 jul. 2010.

A situação das favelas no país reporta a graves problemas de desordenamento territorial. Nesse sentido, uma característica comum a esses espaços tem sido

  1. o planejamento para a implantação de infraestruturas urbanas necessárias para atender as necessidades básicas dos moradores.
  2. a organização de associações de moradores interessadas na melhoria do espaço urbano e financiadas pelo poder público.
  3. a presença de ações referentes à educação ambiental com consequente preservação dos espaços naturais circundantes.
  4. a ocupação de áreas de risco suscetíveis a enchentes ou desmoronamentos com consequentes perdas materiais e humanas.
  5. o isolamento socioeconômico dos moradores ocupantes desses espaços com a resultante multiplicação de políticas que tentam reverter esse quadro.

Resposta: D

Resolução: A descrição das favelas subindo morros, margeando córregos ou penduradas em palafitas indica que muitas delas estão localizadas em áreas geograficamente perigosas, propensas a riscos naturais como enchentes e desmoronamentos. Isso leva a perdas materiais e humanas, destacando uma das preocupações graves relacionadas ao desordenamento territorial nas favelas.

05. (UNESP) As áreas de riscos são geralmente ocupadas pela população mais pobre que constrói suas casas, muitas vezes, sem investimentos em técnicas e tecnologias apropriadas. Nesse tipo de dinâmica de uso e ocupação do solo urbano, ocorre o aparecimento das favelas, principalmente nas médias e grandes cidades. Esse fato demonstra que

  1. a periferia das cidades é o local de preferência dos pobres, pois lá eles encontram a verdadeira sociabilidade.
  2. a concentração da população pobre nessas áreas justifica-se pela facilidade de acesso e pela centralização de bens e serviços públicos.
  3. esse tipo de ocupação ocorre nas metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro em razão do esgotamento das áreas urbanas adequadas às construções.
  4. a pobreza urbana é a principal causa dos graves impactos ambientais em razão da forma predadora de apropriação do espaço urbano.
  5. as favelas construídas em áreas de riscos nas cidades evidenciam as contradições socioespaciais e a exclusão social sofrida por parte da população

Resposta: E

Resolução: As favelas que surgem em áreas de risco em cidades geralmente são ocupadas por populações mais pobres que não têm acesso a moradias adequadas e muitas vezes não têm os recursos para investir em técnicas e tecnologias apropriadas de construção.

Isso destaca as profundas contradições socioespaciais presentes nas cidades, onde a exclusão social é evidente pela maneira desfavorecida como essas populações são tratadas em termos de acesso a habitação segura e digna, bem como pela ausência de oportunidades e serviços adequados.

06. (UFAC) A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, dentre os quais, podemos destacar:

  1. Falta de infraestrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos.
  2. Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violência.
  3. Conflitos e violência urbana, luta pela posse da terra e acentuado êxodo rural.
  4. Acentuado êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e aumento no número de favelas e cortiços.
  5. Luta pela posse da terra, falta de infraestrutura e altas condições de vida nos centros urbanos.

Resposta: B

Resolução: "Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violência" porque essa alternativa aborda de maneira abrangente vários problemas sociais urbanos decorrentes da intensa e acelerada urbanização brasileira.

07. (FAMECA-SP) Leia o texto para responder à questão.

Apesar de planejada, Brasília teve crescimento desordenado, levando à quadruplicação da população, com forte impacto ambiental, especialmente nas regiões periféricas, onde foram confinados os moradores pobres.

REVISTA SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL, Ano I, nº 2.

O texto contém conceitos geográficos que revelam algumas características da capital brasileira. São elas:

  1. urbanização, segregação espacial e favelização.
  2. inchaço da mancha urbana, desertificação e periferização.
  3. conurbação, microclima e urbanização.
  4. industrialização, inversão térmica e periferização.
  5. urbanização, efeito estufa e favelização.

Resposta: A

Resolução: O crescimento desordenado da população em Brasília está relacionado ao processo de urbanização, enquanto o confinamento dos moradores pobres em regiões periféricas sugere segregação espacial. Além disso, a menção aos moradores pobres nas regiões periféricas sugere a presença de favelização, ou seja, o estabelecimento de áreas de habitação precária.

08. (FURG) Nas grandes cidades brasileiras, a falta de moradia e o aumento do desemprego estão diretamente relacionados com a existência de que tipos de habitação?

  1. Favelas e condomínios.
  2. Favelas e cortiços.
  3. Mansões e vilas.
  4. Vilas e bairros.
  5. Lugarejos e condomínios.

Resposta: B

Resolução: B) Favelas e cortiços porque tanto as favelas quanto os cortiços são tipos de habitação precária e inadequada que costumam surgir em áreas urbanas devido à falta de moradia adequada e ao aumento do desemprego.

09. (UFJF-MG) A segunda metade do século XX foi caracterizada, no Brasil, pelo acelerado processo de urbanização. Considerando esse processo, é INCORRETO afirmar que a urbanização intensa contribuiu, no país, para:

  1. a formação de megalópoles em regiões de forte concentração industrial, como Belo Horizonte e Curitiba.
  2. a transferência de grande contingente populacional do campo para as cidades, processo esse denominado êxodo rural.
  3. o agravamento dos problemas ambientais típicos das grandes aglomerações, tais como as ilhas de calor urbano e os elevados índices de poluição do ar.
  4. o desenvolvimento da conurbação, sobretudo nas regiões metropolitanas que abrigam grande número de população.

Resposta: A

Resolução: O processo de urbanização no Brasil não resultou na formação de megalópoles em Belo Horizonte e Curitiba. Essas cidades são importantes centros urbanos, mas não são consideradas megalópoles, que são caracterizadas por serem áreas metropolitanas altamente densas e altamente urbanizadas, muitas vezes compostas por várias cidades e regiões metropolitanas interconectadas.

10. (UFSM-RS) Observe o mapa. A respeito da presença das favelas no território brasileiro, é INCORRETO afirmar:

THERRY, H; MELLO, N.A. Atlas do Brasil: Disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: Edusp, 2005. p. 193.

A respeito da presença das favelas no território brasileiro, é INCORRETO afirmar:

  1. O fenômeno está presente em todo o território nacional, mesmo em regiões de densidades populacionais reduzidas.
  2. A maior densidade encontra-se nas capitais dos estados da região Sudeste, porém, são, contraditoriamente, inexistentes nas cidades do interior.
  3. Apesar da distribuição irregular pelo território, a região concentrada (Sudeste e Sul) é a mais representativa do fenômeno, tanto em número quanto em densidade.
  4. Em sua origem povoadas por pobres, muitas favelas apresentaram melhoria em infraestrutura, abrigando pessoas de classe média.
  5. No Rio Grande do Sul, embora dispersa, a maior densidade de domicílios em favelas encontra-se na Região Metropolitana e na denominada Metade Sul do Estado.

Resposta: B

Resolução: Essa afirmação não é precisa, pois não é correta afirmar que as favelas são inexistentes nas cidades do interior. Embora a densidade de favelas possa ser menor em cidades do interior em comparação com as capitais, isso não significa que elas sejam completamente inexistentes. As favelas podem existir em cidades de diferentes tamanhos e regiões, embora possam ser mais predominantes em áreas urbanas mais densamente povoadas.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp