Pseudociência

Lista de 02 exercícios de Filosofia com gabarito sobre o tema Pseudociência com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Pseudociência.




01. (UNESP) Diariamente somos inundados por inúmeras promessas de curas milagrosas, métodos de leitura ultrarrápidos, dietas infalíveis, riqueza sem esforço. Basta abrir o jornal, ver televisão, escutar o rádio, ou simplesmente abrir a caixa de correio eletrônico. A grande maioria desses milagres cotidianos é vestida com alguma roupagem científica: linguagem um pouco mais rebuscada, aparente comprovação experimental, depoimentos de “renomados” pesquisadores, utilização em grandes universidades. São casos típicos do que se costuma definir como “pseudociência”.

(Marcelo Knobel. “Ciência e pseudociência”. In: Física na escola, vol. 9, no 1, 2008.)

Pode-se elaborar a crítica filosófica aos conhecimentos pseudocientíficos por meio

  1. da imposição de novos sistemas ideológicos.
  2. da confiança em teorias fundamentadas no senso comum.
  3. da ampla divulgação de ideias individuais.
  4. da preservação de saberes populares.
  5. da demonstração de ausência de evidências empíricas.

Resposta: E

Resolução: A crítica filosófica aos conhecimentos pseudocientíficos é frequentemente baseada na falta de evidências empíricas para sustentar as alegações feitas por essas pseudociências. Esses conhecimentos muitas vezes são apresentados com uma aparência científica, mas não são apoiados por métodos de investigação rigorosos, experimentação controlada ou resultados consistentes. A falta de embasamento em evidências sólidas é um ponto fundamental de crítica filosófica a essas práticas pseudocientíficas.

02. (PUC-GO) A astrologia é uma pseudociência que estuda os corpos celestes e as prováveis relações que poderiam informar sobre a personalidade, as relações humanas, e outros assuntos relacionados à vida do ser humano e aos acontecimentos na Terra.

Leia a seguir o fragmento do texto Astrologia 2020: datas importantes e tudo o que você precisa saber, de Emilly Chan:

Para aqueles que procuram orientação nos horóscopos, o grande evento para a década de 2020 será quando Plutão e Saturno se alinharem no signo de Capricórnio pela primeira vez em 500 anos. Isso é muito importante: a conjunção de Plutão e Saturno raramente acontece (ela foi vista pela última vez em 1982). Esse fenômeno já desencadeou alguns dos momentos mais significativos da história, como o início da Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Mundial, a revolução cultural dos anos 1960 e a recessão econômica dos anos 1980.

[...]

Os mapas astrológicos de 2020 também sugerem um aumento no empoderamento feminino, aumento que está relacionado ao trânsito de Urano por meio de Touro. “Os astrólogos estão vendo o ano como o ponto de virada do patriarcado para a era matriarcal”, comenta Juliana McCarthy, autora de The Stars Within You: A Modern Guide to Astrology (As estrelas dentro de você: um guia moderno de astrologia). [...]

(Disponível em: https://vogue.globo.com/lifestyle/noticia/2020/01/astrologia-2020-datas-importantes-e-tudo- -o-que-voce-precisa-saber.html. Acesso em: 22 jan. 2020. Adaptado.)

As informações apresentadas no texto favorecem a reflexão sobre as verdades dadas e não questionadas, presentes na sociedade. A respeito dessa temática, marque a única alternativa correta:

  1. Francis Bacon, em seu trabalho, afirma que os conceitos desenvolvidos pela astrologia, na verdade, possuem aspectos da realidade, portanto Bacon acredita que a astrologia é uma ciência verdadeira.
  2. Francis Bacon, em seu trabalho, denuncia os preconceitos e as noções falsas que dificultam a apreensão da realidade, criando ídolos. De acordo com Bacon, a astrologia é uma falsa ciência.
  3. John Locke, em seu trabalho, apresenta dados que possibilitam afirmar que os conceitos desenvolvidos pela astrologia em 2020 possuem aspectos que valorizam a experiência, visto que o fenômeno de 2020 já ocorreu antes em outros momentos da história.
  4. John Locke, em seu trabalho, denuncia a importância de se procurar a ciência em seus pequenos mundos, ou seja, a ideia de que a astrologia enquanto pseudociência possa esclarecer as transformações no mundo em 2020, com base na análise astrológica do trânsito de Urano em Touro.

Resposta: B

Resolução: No texto, são apresentadas informações sobre a astrologia, que é considerada uma pseudociência, ou seja, uma forma de conhecimento que aparenta ter fundamentos científicos, mas que não é apoiada em evidências empíricas sólidas e não segue o rigor metodológico da ciência. Portanto, a abordagem de Francis Bacon, que critica noções falsas e ídolos que dificultam a apreensão da realidade, se alinha com a visão de que a astrologia é uma falsa ciência.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp