Blaise Pascal
Lista de 02 exercícios de Filosofia com gabarito sobre o tema Blaise Pascal com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Blaise Pascal .
01. (UFGD) "O homem não passa de um caniço, o mais fraco da natureza, mas é um caniço pensante. Não é preciso que o universo inteiro se arme para esmagá-lo: um vapor, uma gota de água bastam para matá-lo. Mas, mesmo que o universo o esmagasse, o homem seria ainda mais nobre do que quem o mata, porque sabe que morre e a vantagem que o universo tem sobre ele; o universo desconhece tudo isso. Toda a nossa dignidade consiste, pois, no pensamento. Daí que é preciso nos elevarmos, e não do espaço e da duração, que não podemos preencher.Trabalhemos, pois, para bem pensar; eis o princípio da moral. Não é no espaço que devo buscar minha dignidade, mas na ordenação de meu pensamento. Não terei mais, possuindo terras; pelo espaço, o universo me abarca e traga como um ponto; pelo pensamento, eu o abarco".
PASCAL, Blaise. Pensamentos. São Paulo: Abril Cultural, 1988. (Coleção Os Pensadores, Artigo VI, p. 347 - 348)
No texto filosófico apresentado, escrito por Blaise Pascal, o pensador, ao criar a metáfora do caniço pensante, defende qual destas teses?
- O homem está mais preocupado com o passado e/ou com o futuro, esquecendo-se de viver o presente.
- O ser humano é complexo, inconstante. Não sabe o que quer.
- O homem é crédulo, tímido, fraco, temerário.
- O homem é tão fraco que até uma gota d`água pode destruí-lo.
- O homem demonstra, ao mesmo tempo, grandeza e fragilidade.
Resposta: E
Resolução: O texto de Blaise Pascal defende a tese de que o homem demonstra, ao mesmo tempo, grandeza e fragilidade. Isso fica evidente na metáfora do caniço pensante, que representa a fragilidade física do ser humano, mas também a sua grandeza, pois é capaz de pensar e refletir sobre o mundo que o cerca. Além disso, Pascal afirma que a dignidade do homem não reside no espaço ou na duração, mas sim na ordenação de seu pensamento. Portanto, o ser humano deve se esforçar para pensar bem e elevar-se acima de sua própria fragilidade física.
02. (UNESP) Nada acusa mais uma extrema fraqueza de espírito do que não conhecer qual é a infelicidade de um homem sem Deus; nada marca mais uma má disposição do coração do que não desejar a verdade das promessas eternas; nada é mais covarde do que fazer-se de bravo contra Deus. Deixem então essas impiedades para aqueles que são bastante mal nascidos para ser verdadeiramente capazes disso. Reconheçam enfim que não há senão duas espécies de pessoas a quem se possam chamar razoáveis: ou os que servem a Deus de todo o coração porque o conhecem ou os que o buscam de todo o coração porque não o conhecem.
(Blaise Pascal. Pensamentos, 2015. Adaptado.)
O pensamento desse filósofo é nitidamente influenciado por uma ótica
- científica.
- ateísta.
- antropocêntrica.
- materialista.
- teológica.
Resposta: E
Resolução: A opção correta é E, pois o pensamento de Pascal é claramente influenciado por uma ótica teológica, uma vez que ele fala sobre a importância de servir a Deus e buscar a verdade das promessas eternas, além de mencionar a existência de duas espécies de pessoas: aquelas que servem a Deus de todo o coração porque o conhecem, e aquelas que o buscam de todo o coração porque não o conhecem. Isso indica que a fé e a religião são importantes para Pascal, o que é compatível com uma ótica teológica. As outras opções (A, B, C e D) são incorretas, pois não se encaixam no contexto do texto.