Helenismo
Lista de 10 exercícios de Filosofia com gabarito sobre o tema Helenismo com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Helenismo.
01. (UECE) Com a morte de Alexandre, o Grande, iniciou-se a fase conhecida como Helenismo. Considerando os valores e ideais desse período, atente para os seguintes itens:
I. favorecimento da unificação entre a cultura superior e a cultura popular;
II. reforço dos elos entre o indivíduo e a comunidade, repudiando o individualismo;
III. destaque para os ideais filosóficos do epicurismo e do estoicismo.
É correto somente o que consta em
- II e III.
- III.
- I e II.
- I.
Resposta: B
Resolução: A resposta correta é a opção B, pois o Helenismo foi caracterizado pelo destaque para os ideais filosóficos do epicurismo e do estoicismo. O epicurismo defendia o prazer como o principal objetivo da vida e o estoicismo enfatizava a tolerância, a razão e a auto-controle como valores fundamentais.
Portanto, somente a afirmação III está correta, enquanto as afirmações I e II são incorretas. O Helenismo não favoreceu a unificação entre a cultura superior e a cultura popular e também não reforçou os elos entre o indivíduo e a comunidade, repudiando o individualismo.
02. (UCS) Os povos da Antiguidade Clássica foram responsáveis por um legado que permanece vivo nas sociedades contemporâneas, em especial nas ocidentais. Sobre esse legado é correto afirmar que
- a religião monoteísta, praticada por gregos e romanos, foi a base para o surgimento do Cristianismo, que, ainda hoje, congrega a maior comunidade de fiéis do Planeta.
- a medicina praticada, tanto pelos gregos quanto pelos romanos, realizou progressos extraordinários; graças a eles foi possível conhecer a circulação do sangue e as infecções dos olhos e dentes.
- a filosofia e a ciência praticada pelos gregos constituem-se a base do pensamento científico e filosófico das sociedades ocidentais.
- os idiomas dos países ocidentais, na sua totalidade, derivam do latim ou da fusão dele com os dialetos bárbaros
- o sistema de numeração empregado atualmente é uma contribuição direta dos gregos e romanos, especialmente o conhecimento do zero.
Resposta: C
Resolução: A resposta correta é a opção C, pois a filosofia e a ciência praticada pelos gregos constituem-se a base do pensamento científico e filosófico das sociedades ocidentais. Os gregos foram responsáveis por importantes avanços na filosofia, nas ciências naturais, na matemática e na geometria, entre outras áreas.
Alguns exemplos de contribuições importantes dos gregos incluem a teoria do conhecimento de Platão, a teoria da ética de Aristóteles, as contribuições de Euclides à geometria, os estudos de Arquimedes sobre a mecânica e os trabalhos de Hipócrates sobre a medicina.
03. (UFSM) A economia verde contém os seguintes princípios para o consumo ético de produtos: a matéria-prima dos produtos deve ser proveniente de fontes limpas e não deve haver desperdício dos produtos. O Estado, entretanto, não impõe, até o presente momento, sanções àqueles cidadãos que não seguem esses princípios.
Considere as seguintes afirmações:
Esses princípios são juízos de fato.
Esses princípios são, atualmente, uma questão de moralidade, mas não de legalidade.
III. A ética epicurista, a exemplo da economia verde, propõe uma vida mais moderada.
Está(ão) correta(s)
- apenas I.
- apenas I e
- apenas III.
- apenas II e III.
- I, II e III.
Resposta: D
Resolução: A resposta correta é a opção D, pois as afirmações I e III são incorretas e a afirmação II é correta. Os princípios da economia verde são juízos de valor, ou seja, expressam o que é considerado certo ou errado, e não são juízos de fato, que são aqueles que se baseiam em observações e fatos objetivos. Além disso, os princípios da economia verde são uma questão de moralidade, mas não de legalidade, pois o Estado não impõe sanções aos cidadãos que não seguem esses princípios.
Por fim, a ética epicurista não propõe uma vida mais moderada, mas sim a busca pelo prazer como o principal objetivo da vida, defendendo que devemos evitar dores e sofrimentos e buscar o prazer, desde que isso não nos cause dor ou sofrimento no futuro.
04. (UNICENTRO) Em relação ao Helenismo, é correto afirmar
- Corresponde ao período em que o filósofo Heleno ocupou o centro dos debates em torno da moral e da ética.
- É o período em que o pensamento helênico se expandiu para além das fronteiras da Grécia.
- Após Aristóteles, mestre de Platão, nenhuma grande síntese filosófica foi produzida na Grécia Antiga e a filosofia passou a ocupar-se, principalmente, das discussões a respeito de como o homem deve viver para ser feliz.
- Trata-se do período em que Plotino firmou as bases do pensamento religioso, tendo sido o Rei precursor do Cristianismo.
- Foi quando Heleno, discípulo de Aristóteles, expandiu as ideias de seu mestre para além das fronteiras da Grécia.
Resposta: B
Resolução: O Helenismo corresponde ao período em que o pensamento helênico, ou seja, o pensamento grego, se expandiu para além das fronteiras da Grécia e influenciou outras culturas. Isso ocorreu principalmente após Alexandre, o Grande, ter conquistado um vasto império que incluía a Grécia, o Egito, a Ásia Menor e a região do Oriente Médio. Durante o Helenismo, a filosofia grega, a arte, a literatura e a ciência floresceram, e foram produzidas importantes sínteses filosóficas como as de Epicuro e Estoico.
05. (UFSJ) Sobre a ética na Antiguidade, é CORRETO afirmar que
- o ideal ético perseguido pelo estoicismo era um estado de plena serenidade para lidar com os sobressaltos da existência.
- os sofistas afirmavam a normatização e verdades universalmente válidas.
- Platão, na direção socrática, defendeu a necessidade de purificação da alma para se alcançar a ideia de bem.
- Sócrates repercutiu a ideia de uma ética intimista voltada para o bem individual, que, ao ser exercida, se espargiria por todos os homens.
Resposta: A
Resolução: O estoicismo é uma doutrina filosófica que surgiu na Grécia Antiga no século IV a.C. e foi desenvolvida por filósofos como Zenão de Cítio, Chrysippus e Epictetus. O ideal ético perseguido pelo estoicismo era um estado de plena serenidade para lidar com os sobressaltos da existência. Os estoicos acreditavam que o ser humano poderia alcançar a virtude e a felicidade através da razão, da auto-dominação e da aceitação das circunstâncias.
A opção B está incorreta, pois os sofistas, filósofos que surgiram na Grécia Antiga no século V a.C., defendiam a relatividade do conhecimento e a ausência de verdades universais.
A opção C está correta, pois Platão, discípulo de Sócrates, defendeu a ideia de que a verdadeira sabedoria e a virtude só podem ser alcançadas através da purificação da alma, que é a condição necessária para se aproximar da ideia de bem.
A opção D está incorreta, pois Sócrates defendia a ideia de que a virtude e a felicidade só podem ser alcançadas através da busca constante da verdade e do conhecimento, e que essa busca deve ser compartilhada e exercitada com os outros.
06. (UEA) [...] será que pode existir alguém mais feliz do que o sábio, que [...] nega o destino, apresentado por alguns como o senhor de tudo, já que as coisas acontecem ou por necessidade, ou por acaso, ou por vontade nossa; e que a necessidade é incoercível, o acaso, instável, enquanto nossa vontade é livre, razão pela qual nos acompanham a censura e o louvor?
(Epicuro. Carta sobre a felicidade, 2002.)
A passagem da carta do filósofo Epicuro (341 a.C. - 270 a.C.), endereçada a Meneceu, sintetiza a sua
- visão metafísica, a existência dos homens determinada pelas forças da natureza.
- proposição estética, o equilíbrio racional entre as faculdades do espírito.
- noção de dialética, o caminho do saber por meio de diálogos.
- concepção ética, a responsabilidade humana pelos seus atos deliberados.
- argumentação ontológica, a racionalidade intrínseca ao movimento do mundo.
Resposta: D
Resolução: A opção D está correta. A passagem da carta do filósofo Epicuro sintetiza sua concepção ética, isto é, sua visão sobre o comportamento moral e sobre o que é considerado correto ou incorreto. Segundo Epicuro, o sábio é aquele que compreende que o destino é incontrolável e que as coisas acontecem por necessidade, por acaso ou por nossa própria vontade.
O sábio, portanto, é aquele que age de acordo com sua própria vontade livre, e que é capaz de resistir às pressões externas e às paixões desnecessárias. Além disso, Epicuro defendia a ideia de que a verdadeira felicidade consiste em atingir a ataraxia, isto é, a tranquilidade da alma, e que essa tranquilidade é alcançada através da prática da virtude e do autocontrole.
A opção A está incorreta, pois a passagem não trata da visão metafísica de Epicuro, ou seja, de sua teoria sobre a natureza do ser e do mundo.
A opção B também está incorreta, pois a passagem não trata de proposição estética, ou seja, de sua teoria sobre a beleza e a arte.
A opção C está incorreta, pois a passagem não trata de noção de dialética, ou seja, de sua teoria sobre o método de busca do conhecimento através do diálogo.
A opção E está incorreta, pois a passagem não trata de argumentação ontológica, ou seja, de sua teoria sobre a natureza da realidade.
07. (UFSJ) Sobre o ceticismo, é CORRETO afirmar que
- os céticos buscaram uma mediação entre “o ser” e o “poder-ser”.
- o ceticismo relativo tem no subjetivismo e no relativismo doutrinas manifestamente apoiadas em seu princípio maior: toda interatividade possível.
- Protágoras (séc. V a.C.), relativista, afirmou que “o Homem só entende a natureza porque o conhecimento emana dela e nela se instala”.
- Górgias (485-380 a.C.) e Pirro (365-275 a.C.) são apontados como possíveis fundadores do ceticismo
Resposta: D
Resolução: Górgias e Pirro são considerados os principais representantes do ceticismo antigo, uma corrente filosófica que surgiu na Grécia Antiga no século V a.C. e que defendia a incerteza e a impossibilidade de se atingir a verdade. Os céticos argumentavam que o conhecimento é relativo e que não podemos confiar em nossos sentidos ou em nossa razão para chegar a conclusões definitivas sobre o mundo.
A opção A está incorreta, pois os céticos não buscaram uma mediação entre o "ser" e o "poder-ser", mas sim o questionamento desses conceitos e da possibilidade de se conhecer a verdade.
A opção B também está incorreta, pois o ceticismo relativo não tem como princípio maior a interatividade possível, mas sim a relatividade do conhecimento.
A opção C está incorreta, pois Protágoras (490 a.C. - 420 a.C.) foi um sofista, e não um cético, e defendeu a ideia de que "o Homem é a medida de todas as coisas".
08. (ESPM) A respeito da civilização helenística escreveu o erudito Paul Petit: “Não se poderá negar a originalidade da civilização helenística; basta comparar a acrópole de Pérgamo à de Atenas, a história de Políbio à de Tucídides, o estoicismo ao platonismo.”
(Idel Becker. Pequena História da Civilização Ocidental)
Quanto ao estoicismo, mencionado no texto, uma das escolas filosóficas mais importantes, em se tratando da filosofia helenística, é correto afirmar que:
- considerava que a felicidade do homem consistia no prazer, mas distinguia entre os falsos prazeres materiais e o verdadeiro prazer que se pode alcançar pela renúncia àqueles.
- julgava que as coisas do mundo físico, que se percebem pelos sentidos, nada mais são do que cópias das idéias, modelos perfeitos e eternos que só podem ser percebidos pelo espírito.
- considerava que o mundo material existia objetivamente e a natureza não dependia de idéia alguma, assim as formas não se situavam num mundo exterior mais elevado e acima dos fenômenos, mas existiam nas próprias coisas.
- propunha que o segredo da felicidade residia, não na procura sôfrega do prazer, mas no perfeito equilíbrio do espírito, que permite aceitar com a mesma serenidade a sorte ou a desgraça, a riqueza ou a pobreza, o prazer ou a dor.
- duvidava de tudo e negava que o homem pudesse alcançar a verdade, sendo assim o homem deveria desistir das infrutíferas cogitações sobre a verdade absoluta e deixar de preocupar-se, meditando sobre o bem e o mal. Só a renúncia a toda e qualquer certeza pode trazer a felicidade.
Resposta: D
Resolução: O estoicismo é uma doutrina filosófica que surgiu na Grécia Antiga no século IV a.C. e que foi desenvolvida por filósofos como Zenão de Cítio, Chrysippus e Epictetus. O estoicismo considerava que o segredo da felicidade residia, não na procura sôfrega do prazer, mas no perfeito equilíbrio do espírito, que permite aceitar com a mesma serenidade a sorte ou a desgraça, a riqueza ou a pobreza, o prazer ou a dor. Os estoicos acreditavam que o ser humano poderia alcançar a virtude e a felicidade através da razão, da auto-dominação e da aceitação das circunstâncias.
A opção A está incorreta, pois o estoicismo não considerava que a felicidade do homem consistia no prazer, mas sim no autocontrole e na razão.
A opção B está incorreta, pois o estoicismo não julgava que as coisas do mundo físico eram cópias das idéias, mas sim que elas eram governadas por leis naturais e que o ser humano poderia alcançar a sabedoria e a virtude através da compreensão dessas leis.
A opção C está incorreta, pois o estoicismo não considerava que o mundo material existia objetivamente e que a natureza não dependia de idéias, mas sim que o mundo era governado por leis naturais e que o ser humano poderia alcançar a virtude e a felicidade através da compreensão dessas leis.
A opção E está incorreta, pois o estoicismo não duvidava de tudo e não negava que o homem pudesse alcançar a verdade, mas sim defendia a ideia de que a verdadeira sabedoria e a virtude só podem ser alcançadas através da razão e da compreensão das leis naturais.
09. (UENP) Julgue as afirmações sobre a filosofia helenista.
I. É o último período da filosofia antiga, quando a polis grega desaparece em razão de invasões sucessivas, por persas e romanos, sendo substituída pela cosmopolis, categoria de referência que altera a percepção de mundo do grego, principalmente no tocante à dimensão política.
II. É um período constituído por grandes sistemas e doutrinas que apresentam explicações totalizantes da natureza, do homem, concentrando suas especulações no campo da filosofia prática, principalmente da ética.
III. Surgem nesse período a filosofia estoica, o epicurismo, o ceticismo e o neoplatonismo.
Estão corretas as afirmativas:
- Todas elas.
- Apenas I e II.
- Apenas III.
- Apenas II e III.
- Apenas I.
Resposta: A
Resolução: A filosofia helenística é o último período da filosofia antiga, que se desenvolveu na Grécia no século IV a.C. e que foi marcado pelo fim da polis grega, a substituição da cosmopolis e a influência das invasões persas e romanas.
Nesse período surgiram grandes sistemas e doutrinas que apresentavam explicações totalizantes da natureza, do homem e da sociedade, concentrando suas especulações principalmente na área da filosofia prática, como a ética. Algumas das correntes filosóficas mais importantes desse período foram o estoicismo, o epicurismo, o ceticismo e o neoplatonismo.
10. (EMESCAM) É preciso dar-se conta de que dentre nossos desejos uns são naturais, os outros vãos, e que dentre os primeiros há os que são necessários e outros que são somente naturais. Dentre os necessários, há os que o são para a felicidade, outros para a tranquilidade contínua do corpo, outros, enfim, para a própria vida. Uma teoria não errônea desses desejos sabe, com efeito, reportar toda preferência e toda aversão à saúde do corpo e à tranquilidade da alma, posto que aí reside a própria perfeição da vida feliz. Porque todos os nossos atos visam afastar de nós o sofrimento e o medo [...]
(Epicuro, Doutrinas e máximas. In: VV.AA. Os filósofos através dos textos. São Paulo, Paulus, 1997, p. 43)
De acordo com o filósofo hedonista Epicuro (341-270 a.C) para garantir uma vida feliz e ter uma boa saúde é necessário cultivar o hábito de...
- ... buscar o prazer nos exercícios espirituais e na mortificação do corpo.
- ... evitar as perturbações da alma, cultivar amizades e preservar a liberdade.
- ... rejeitar a maneira simples e pouco custosa de viver.
- ... gozar todos os prazeres em todas as circunstâncias.
- ... conquistar tudo o que se deseja e viver sem contrariedades.
Resposta: B
Resolução: A opção B está correta. De acordo com o filósofo hedonista Epicuro, para garantir uma vida feliz e ter uma boa saúde é necessário cultivar o hábito de evitar as perturbações da alma, cultivar amizades e preservar a liberdade. Epicuro defendia a ideia de que o prazer é o objetivo principal da vida humana, mas não o prazer sensual e momentâneo, e sim o prazer tranquilo e duradouro, que vem da sabedoria e da virtude.
Para Epicuro, o verdadeiro prazer só pode ser alcançado através da eliminação das perturbações da alma, da cultivação de amizades e da preservação da liberdade.
A opção A está incorreta, pois Epicuro não defendia a busca do prazer nos exercícios espirituais e na mortificação do corpo, mas sim na eliminação das perturbações da alma e na busca do prazer tranquilo e duradouro, que vem da sabedoria e da virtude. As opções C, D e E também estão incorretas, pois não correspondem às ideias defendidas por Epicuro sobre o prazer e a felicidade.