Escola Atomista (Demócrito)

Lista de 02 exercícios de Filosofia com gabarito sobre o tema Escola Atomista (Demócrito) com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Escola Atomista (Demócrito).




01. (Enem PPL 2018) Demócrito julga que a natureza das coisas eternas são pequenas substâncias infinitas, em grande número. E julga que as substâncias são tão pequenas que fogem às nossas percepções. E lhes são inerentes formas de toda espécie, figuras de toda espécie e diferenças em grandeza. Destas, então, engendram-se e combinam-se todos os volumes visíveis e perceptíveis.

SIMPLÍCIO. Do Céu (DK 68 a 37). In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1996 (adaptado).

A Demócrito atribui-se a origem do conceito de

  1. porção mínima da matéria, o átomo.
  2. princípio móvel do universo, a arché.
  3. qualidade única dos seres, a essência.
  4. quantidade variante da massa, o corpus.
  5. substrato constitutivo dos elementos, a physis.

Resposta: A

Resolução: A Demócrito atribui-se a origem do conceito de porção mínima da matéria, o átomo, de acordo com a opção A. No fragmento de Simplício mencionado, Demócrito é descrito como julgando que a natureza das coisas eternas é composta por pequenas substâncias infinitas, que são tão pequenas que fogem às nossas percepções.

Essas substâncias são denominadas átomos, e são consideradas a porção mínima da matéria, ou seja, a menor partícula da matéria que ainda possui as mesmas propriedades da matéria em geral. O conceito de átomo foi desenvolvido por Demócrito no século V a.C. e é considerado uma das principais contribuições da filosofia pré-socrática para a ciência moderna.

02. (Enem 2017) A representação de Demócrito é semelhante à de Anaxágoras, na medida em que um infinitamente múltiplo é a origem; mas nele a determinação dos princípios fundamentais aparece de maneira tal que contém aquilo que para o que foi formado não é, absolutamente, o aspecto simples para si. Por exemplo, partículas de carne e de ouro seriam princípios que, através de sua concentração, formam aquilo que aparece como figura.

HEGEL, G. W. F. Crítica moderna. ln: SOUZA, J. C. (Org.). Os pré-socráticos: vida e obra. São Paulo: Nova Cultural, 2000 (adaptado).

O texto faz uma apresentação crítica acerca do pensamento de Demócrito, segundo o qual o "princípio constitutivo das coisas" estava representado pelo(a)

  1. número, que fundamenta a criação dos deuses.
  2. devir, que simboliza o constante movimento dos objetos
  3. água, que expressa a causa material da origem do universo.
  4. imobilidade, que sustenta a existência do ser atemporal.
  5. átomo, que explica o surgimento dos entes.

Resposta: E

Resolução: O texto faz uma apresentação crítica acerca do pensamento de Demócrito, segundo o qual o "princípio constitutivo das coisas" estava representado pelo átomo, de acordo com a opção E. De acordo com o texto, Demócrito acreditava que as coisas eram formadas por infinitas substâncias minúsculas, os átomos, que possuíam formas, figuras e diferenças em grandeza.

Através da concentração desses átomos, formavam-se os volumes visíveis e perceptíveis que encontramos na natureza. Portanto, o átomo era o "princípio constitutivo das coisas" para Demócrito, ou seja, a menor partícula da matéria responsável por formar todos os objetos e seres existentes.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp