Pseudociência
Lista de 02 exercícios de Filosofia com gabarito sobre o tema Pseudociência com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Pseudociência.
01. (UNESP) Diariamente somos inundados por inúmeras promessas de curas milagrosas, métodos de leitura ultrarrápidos, dietas infalíveis, riqueza sem esforço. Basta abrir o jornal, ver televisão, escutar o rádio, ou simplesmente abrir a caixa de correio eletrônico. A grande maioria desses milagres cotidianos é vestida com alguma roupagem científica: linguagem um pouco mais rebuscada, aparente comprovação experimental, depoimentos de “renomados” pesquisadores, utilização em grandes universidades. São casos típicos do que se costuma definir como “pseudociência”.
(Marcelo Knobel. “Ciência e pseudociência”. In: Física na escola, vol. 9, no 1, 2008.)
Pode-se elaborar a crítica filosófica aos conhecimentos pseudocientíficos por meio
- da imposição de novos sistemas ideológicos.
- da confiança em teorias fundamentadas no senso comum.
- da ampla divulgação de ideias individuais.
- da preservação de saberes populares.
- da demonstração de ausência de evidências empíricas.
02. (PUC-GO) A astrologia é uma pseudociência que estuda os corpos celestes e as prováveis relações que poderiam informar sobre a personalidade, as relações humanas, e outros assuntos relacionados à vida do ser humano e aos acontecimentos na Terra.
Leia a seguir o fragmento do texto Astrologia 2020: datas importantes e tudo o que você precisa saber, de Emilly Chan:
Para aqueles que procuram orientação nos horóscopos, o grande evento para a década de 2020 será quando Plutão e Saturno se alinharem no signo de Capricórnio pela primeira vez em 500 anos. Isso é muito importante: a conjunção de Plutão e Saturno raramente acontece (ela foi vista pela última vez em 1982). Esse fenômeno já desencadeou alguns dos momentos mais significativos da história, como o início da Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Mundial, a revolução cultural dos anos 1960 e a recessão econômica dos anos 1980.
[...]
Os mapas astrológicos de 2020 também sugerem um aumento no empoderamento feminino, aumento que está relacionado ao trânsito de Urano por meio de Touro. “Os astrólogos estão vendo o ano como o ponto de virada do patriarcado para a era matriarcal”, comenta Juliana McCarthy, autora de The Stars Within You: A Modern Guide to Astrology (As estrelas dentro de você: um guia moderno de astrologia). [...]
(Disponível em: https://vogue.globo.com/lifestyle/noticia/2020/01/astrologia-2020-datas-importantes-e-tudo- -o-que-voce-precisa-saber.html. Acesso em: 22 jan. 2020. Adaptado.)
As informações apresentadas no texto favorecem a reflexão sobre as verdades dadas e não questionadas, presentes na sociedade. A respeito dessa temática, marque a única alternativa correta:
- Francis Bacon, em seu trabalho, afirma que os conceitos desenvolvidos pela astrologia, na verdade, possuem aspectos da realidade, portanto Bacon acredita que a astrologia é uma ciência verdadeira.
- Francis Bacon, em seu trabalho, denuncia os preconceitos e as noções falsas que dificultam a apreensão da realidade, criando ídolos. De acordo com Bacon, a astrologia é uma falsa ciência.
- John Locke, em seu trabalho, apresenta dados que possibilitam afirmar que os conceitos desenvolvidos pela astrologia em 2020 possuem aspectos que valorizam a experiência, visto que o fenômeno de 2020 já ocorreu antes em outros momentos da história.
- John Locke, em seu trabalho, denuncia a importância de se procurar a ciência em seus pequenos mundos, ou seja, a ideia de que a astrologia enquanto pseudociência possa esclarecer as transformações no mundo em 2020, com base na análise astrológica do trânsito de Urano em Touro.