Existencialismo
Lista de 10 exercícios de Filosofia com gabarito sobre o tema Existencialismo com questões de Vestibulares.
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01. (UPE) Atente ao texto a seguir referente à concepção filosófica da liberdade humana:
Sartre afirma que estamos condenados à liberdade. É ela que define a humanidade dos humanos, sem escapatória. Para o filósofo, é a escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo.
(CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia, 1996, p. 361. Adaptado)
A autora salienta acima o enfoque filosófico da liberdade no pensamento de Jean-Paul Sartre.
Sobre esse enfoque, é CORRETO afirmar que tais ideias estão alinhadas à concepção
- essencialista.
- materialista.
- existencialista.
- espiritualista.
- realista.
02. (UFU) Considere o seguinte trecho, extraído da obra A náusea, do escritor e filósofo francês Jean Paul Sartre (1889-1980).
“O essencial é a contingência. O que quero dizer é que, por definição, a existência não é a necessidade. Existir é simplesmente estar presente; os entes aparecem, deixam que os encontremos, mas nunca podemos deduzi-los. Creio que há pessoas que compreenderam isso. Só que tentaram superar essa contingência inventando um ser necessário e causa de si próprio. Ora, nenhum ser necessário pode explicar a existência: a contingência não é uma ilusão, uma aparência que se pode dissipar; é o absoluto, por conseguinte, a gratuidade perfeita.”
SARTRE, Jean Paul. A Náusea. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1986. Tradução de Rita Braga, citado por: MARCONDES, Danilo Marcondes. Textos Básicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000.
- recusa da noção de que tudo é contingente.
- fundamentado no conceito de angústia, que deriva da consciência de que tudo é contingente.
- denúncia da noção de má fé, que nos leva a admitir a existência de um ser necessário para aplacar o sentimento de angústia.
- crítica à metafísica essencialista.
03. (ENEM 2020) Em A morte de Ivan llitch, Tolstoi descreve com detalhes repulsivos o terror de encarar a morte iminente. Ilitch adoece depois de um pequeno acidente e logo compreende que se encaminha para o fim de modo impossível de parar. “Nas profundezas de seu coração, ele sabia estar morrendo, mas em vez de se acostumar com a ideia, simplesmente não o fazia e não conseguia compreendê-la”.
KAZEZ. J O peso das coisas filosofia para o bem-viver. Rio de Janeiro: Tinta Negra. 2004.
O texto descreve a experiência do personagem de Tolstoi diante de um aspecto incontornável de nossas vidas.
Esse aspecto foi um tema central na tradição filosófica
- marxista, no contexto do materialismo histórico.
- logicista, no propósito de entendimento dos fatos.
- utilitarista, no sentido da racionalidade das ações.
- pós-modernista, na discussão da fluidez das relações.
- existencialista, na questão do reconhecimento de si.
04. (UPE) Se a filosofia deve ser, ao mesmo tempo, totalização do saber, método, ideia reguladora, arma ofensiva e comunidade de linguagem; se essa ‘visão do mundo’ é também um instrumento que trabalha as sociedades carcomidas; se essa concepção singular de um homem ou de um grupo de homens torna-se a cultura e, por vezes, a natureza de toda uma classe, fica bem claro que as épocas de criação filosófica são raras.
SARTRE, Jean Paul. Questão de Método. São Paulo: Difel, 1979.
A ideia filosófica de Sartre, no texto acima, considera como o mais alto grau de conhecimento:
- a reflexão crítica do homem na sua existência.
- o valor do conhecimento no âmbito da essência.
- a concepção do homem como criação divina.
- o primado do conhecimento revelado.
- a raridade do conhecimento absoluto.
05. (UFU) Quero ensinar aos homens o sentido do seu ser: o qual é o super-homem [Übermensch], o raio vindo da negra nuvem homem.
NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra. Tradução de Paulo César de Sousa. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p. 21.
No fragmento, o filósofo propõe algo que possa fazer com que as pessoas ultrapassem as convenções sociais que tornam os homens submissos à moral do escravo e ao espírito de rebanho.
Assinale a alternativa que expressa a tarefa a ser realizada para a superação da submissão humana.
- Ensinar o sentido do ser significa admitir que há uma verdade secreta e superior ao homem que o torna pequeno e submisso à moral vigente, mas que lhe promete recompensas em uma vida além deste mundo.
- Ensinar o sentido do ser equivale ao estabelecimento do critério para a transvaloração de todos os valores sociais, o que dará ao homem a prerrogativa para formar os seus próprios valores.
- Ensinar o sentido do ser significa descobrir o Deus da tradição como o fundamento que faz de cada indivíduo um escravo que deve se sentir feliz com a sua situação, pois só assim obterá uma felicidade eterna.
- Ensinar o sentido do ser significa promover o espírito de rebanho que acolhe o super-homem e o faz entender que a virtude está na subordinação da vida aos ditames da moral do escravo que faz da fraqueza a maior virtude.
06. (Enem 2016) Ser ou não ser — eis a questão.
Morrer — dormir — Dormir! Talvez sonhar. Aí está o obstáculo!
Os sonhos que hão de vir no sono da morte
Quando tivermos escapado ao tumulto vital
Que dá à desventura uma vida tão longa.
SHAKESPEARE, W. Hamlet, Porto Alegre: L&PM, 2007.
Este solilóquio pode ser considerado um precursor do existencialismo ao enfatizar a tensão entre
- consciência de si e angústia humana.
- inevitabilidade do destino e incerteza moral.
- tragicidade da personagem e ordem do mundo.
- racionalidade argumentativa e loucura iminente.
- dependência paterna e impossibilidade de ação.
07. (UFU) A respeito da filosofia existencialista de Jean-Paul Sartre, é correto afirmar que:
- O homem é o puro agir, e essa liberdade não conhece nenhuma responsabilidade.
- O homem é dotado de uma natureza humana imutável que determina o seu ser.
- O homem de início não é nada, ele será aquilo que fizer de si mesmo.
- A vida segue um designo superior que submete o homem ao destino.
08. (IFPR) Jean Paul Sartre explica em “O existencialismo é um Humanismo”:
- Que não há essência humana definida, já que o homem primeiro existe para construir sua essência.
- O homem precisa seguir sua essência de nascimento, dando sentido a sua existência.
- O homem deve conformar-se ao seu destino, nada podendo fazer para mudá-lo.
- A liberdade humana está intimamente ligada à obediência civil, já que livre é o homem que obedece a leis que ajudou a criar.
- A existência humana esta fatalmente determinada pelo meio social em que se vive.
09. (UFSM) O filósofo alemão Ludwig Feuerbach (1804-1872) afirmou a tese materialista de que o “homem é aquilo que come”. Uma concepção semelhante foi defendida posteriormente por Karl Marx.Qual(is) da(s) asserção(ões) a seguir expressa(m) corretamente essa ideia materialista no pensamento de Marx?
I - A exploração do trabalhador pelos donos dos meios de produção é mantida pela consciência de classe.
II - A classe dominante tem como fim último a tomada do poder através da ação do proletariado.
III - As relações econômicas determinam a consciência do homem como ser social.
Está(ão) correta(s)
- apenas I.
- apenas III.
- apenas I e II.
- apenas II e III.
- I, II e III.
10. (UFU) Mas se verdadeiramente a existência precede a essência, o homem é responsável por aquilo que é. Assim, o primeiro esforço do existencialismo é o de pôr todo homem no domínio do que ele é e de lhe atribuir a total responsabilidade da sua existência. E, quando dizemos que o homem é responsável por si próprio, não queremos dizer que o homem é responsável pela sua restrita individualidade, mas que é responsável por todos os homens. [...] Assim, a nossa responsabilidade é muito maior do que poderíamos supor, porque ela envolve toda a humanidade.
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. Trad. Vergílio Ferreira. Lisboa: Presença, 1970. Apud ARANHA, M. L. de Arruda e MARTINS, M. H. Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.
Conforme o texto, é correto afirmar que, para o existencialismo,
- o homem não é responsável por todos os seus atos, pois a sociedade o limita.
- a humanidade é responsável pelo fato de os homens não terem plena liberdade.
- a sociedade limita as pessoas, logo não somos responsáveis por nossas ações.
- a responsabilidade não é restrita ao indivíduo, estende-se a toda humanidade.