Amizade
Lista de 02 exercícios de Filosofia com gabarito sobre o tema Amizade com questões de Vestibulares.
01. (ENEM PPL 2015) A pura lealdade na amizade, embora até o presente não tenha existido nenhum amigo leal, é imposta a todo homem, essencialmente, pelo fato de tal dever estar implicado como dever em geral, anteriormente a toda experiência, na ideia de uma razão que determina a vontade segundo princípios a priori.
KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Barcarolla, 2009.
A passagem citada expõe um pensamento caracterizado pela
- eficácia prática da razão empírica.
- transvaloração dos valores judaico-cristãos.
- recusa em fundamentar a moral pela experiência.
- comparação da ética a uma ciência de rigor matemático.
- importância dos valores democráticos nas relações de amizade.
02. (UniCentro) Do ponto de vista filosófico, tanto o amor quanto a paixão e a amizade podem ser definidos como tendências da sensibilidade, capazes de transportar o homem para um ser ou um objeto reconhecido ou sentido como um bem. Porém, são sentimentos diferentes.
A amizade caracteriza-se por
- ser uma emoção da alma, acusada pelo movimento dos espíritos vitais, que a leva a se unir, voluntariamente, aos objetos que lhe parecem convenientes.
- ser a necessidade de fusão com o ser ou objetos amados, sem a necessidade de individuação, e, a partir dessa fusão, não existem dois, e, sim, um só.
- criar um sentimento de inclinação ou atração que liga os seres humanos aos outros, a Deus e ao mundo, mas também o ser humano a si mesmo.
- desenvolver, no tempo, a partir de encontros sucessivos que revelam novas perspectivas, novos caminhos para os homens, fazendo-os compreender uma parte deles mesmos e do mundo ao seu redor.
- tratar-se de uma relação que precisa ser cuidada, para não cair no ressentimento e na cobrança por todas as renúncias feitas em nome desse sentimento.