Reformas Religiosas
Lista de 03 exercícios de História com gabarito sobre o tema Reformas Religiosas com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Reformas Religiosas .
01. (Enem 2020) Dois grandes eventos históricos tornaram possível um caso como o de Menocchio: a invenção da imprensa e a Reforma. A imprensa lhe permitiu confrontar os livros com a tradição oral em que havia crescido e lhe forneceu as palavras para organizar o amontoado de ideias e fantasias que nele conviviam. A Reforma lhe deu audácia para comunicar o que pensava ao padre do vilarejo, conterrâneos, inquisidores — mesmo não tendo conseguido dizer tudo diante do papa, dos cardeais e dos príncipes, como queria.
GINZBURG, C. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Cia. das Letras, 2006.
Os acontecimentos históricos citados ajudaram esse indivíduo, no século XVI, a repensar a visão católica do mundo ao possibilitarem a
- consulta pública das bibliotecas reais.
- sofisticação barroca do ritual litúrgico.
- aceitação popular da educação secular.
- interpretação autônoma dos textos bíblicos.
- correção doutrinária das heresias medievais.
Resposta:D
Resolução:
02. (Enem PPL 2020) No início do século XVI, as relíquias continuavam protegendo edifícios e cidades, promovendo curas milagrosas, sendo levadas em solenes procissões pelas ruas, sacralizando altares de igrejas por toda a Europa, em uma notável continuidade em relação ao papel que haviam desempenhado havia mais de mil anos no continente. Mas, em meados daquele século, essa situação tinha se transformado. O culto às relíquias foi fortemente repudiado pelos reformadores protestantes, que pregavam uma igreja invisível.
CYMBALISTA, R. Relíquias sagradas e a construção do território cristão na Idade Moderna. Anais do Museu Paulista, n. 2, jul.-dez. 2006.
A nova abordagem sobre a prática indicada no texto fundamentava-se no(a)
- abandono de objetos mediadores.
- instituição do ascetismo monástico.
- desprezo do proselitismo religioso.
- revalorização dos ritos sacramentais.
- consagração de preceitos populares.
Resposta:A
Resolução:
03. (Enem 2020) Desde o mundo antigo e sua filosofia, que o trabalho tem sido compreendido como expressão de vida é degradação, criação e infelicidade, atividade vital é escravidão, felicidade social e servidão. Trabalho e fadiga. Na Modernidade, sob o comando do mundo da mercadoria e do dinheiro, a prevalência do negócio (negar o ócio) veio sepultar o império do repouso, da folga e da preguiça, criando uma ética positiva do trabalho.
ANTUNES. R O século XX e 8 era da degradação do trabalho In SILVA. J P. (Org) Por uma sociologia do século XX. São Paulo: Annablume. 2007 (edaptado).
O processo de ressignificação do trabalho nas sociedades modernas teve início a partir do surgimento de uma nova mentalidade, influenciada pela
- reforma higienista, que combateu o caráter excessivo e insalubre do trabalho fabril.
- Reforma Protestante, que expressou a importância das atividades laborais no mundo secularizado.
- força do sindicalismo, que emergiu no esteio do anarquismo reivindicando direitos trabalhistas.
- participação das mulheres em movimentos sociais, defendendo o direito ao trabalho.
- visão do catolicismo, que, desde a Idade Média, defendia a dignidade do trabalho e do lucro.
Resposta:B
Resolução: