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Renascimento

Lista de 10 exercícios de História com gabarito sobre o tema Renascimento com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Renascimento.




01. (Uneb-BA) Leia atentamente os relatos a seguir:

"O pintor que trabalha rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o espelho que absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento".

“Experiência, mãe de toda a certeza”

“Só o pintor universal tem valor”

São trechos de Leonardo da Vinci, personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta compreensão, experiência, universalismo, valores que marcaram o:

  1. Teocentrismo, como princípio básico do pensamento moderno.
  2. Epicurismo, em alusão aos princípios dominantes na Idade Média.
  3. Humanismo, como postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.
  4. Confucionismo, por sua marcada oposição ao conjunto dos conhecimentos orientais.
  5. Escolasticismo, dado que admitia a fé como única fonte de conhecimento.

Resposta: C

Resolução: O Humanismo foi uma corrente intelectual do Renascimento que valorizava a experiência individual e a compreensão profunda, refletindo uma postura universalista em relação ao conhecimento e à arte.

02. (UEL) O Renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar que:

  1. o racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval.
  2. houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo.
  3. nesse período, reafirmou-se a ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas.
  4. o humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse.
  5. os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.

Resposta: E

Resolução: O Renascimento valorizou o método científico e a reflexão racional, com um foco renovado na observação da natureza e no potencial humano.

03. (Unesp) A pintura representa no martírio de Cristo os seguintes princípios culturais do Renascimento italiano:

  1. a imitação das formas artísticas medievais e a ênfase na natureza espiritual de Cristo.
  2. a preocupação intensa com a forma artística e a ausência de significado religioso do quadro.
  3. a disposição da figura de Cristo em perspectiva geométrica e o conteúdo realista da composição.
  4. a gama variada de cores luminosas e a concepção otimista de uma humanidade sem pecado.
  5. a idealização do corpo do Salvador e a noção de uma divindade desvinculada dos dramas humanos.

Resposta: C

Resolução: O Renascimento introduziu a perspectiva geométrica e o realismo na pintura, como visto em representações do martírio de Cristo.

04. (UPE) Quais características do Renascimento estão presentes na obra?

  1. A filosofia Escolástica e a Patrística
  2. A exaltação a Deus e o Teocentrismo
  3. A misoginia e a exaltação do masculino
  4. O Orientalismo e as influências chinesas
  5. O Humanismo e a retomada de temas clássicos

Resposta: E

Resolução: O Renascimento é caracterizado pelo Humanismo e pela redescoberta dos temas da Antiguidade Clássica.

05. (PUC-MG) O Renascimento, enquanto fenômeno cultural observado na Europa Ocidental no início da Idade Moderna, encontra-se inserido no processo de transição do feudalismo para o capitalismo, expressando o pensamento e a visão de mundos próprios de uma sociedade mercantil e, portanto, mais aberta e dinâmica. Manifestando-se principalmente através das artes e da filosofia, o movimento renascentista tinha como eixo

  1. a sabedoria popular e o domínio da maioria, como mecanismo de combate ao poder aristocrático e de oposição aos novos segmentos sociais em ascensão.
  2. a oposição a todas as religiões organizadas, pois os princípios religiosos impediam a liberdade de opinião e tornavam o homem alienado. A igualdade jurídica de todos os indivíduos, suprimindo-se os privilégios de classe e equiparando os direitos e obrigações dos cidadãos.
  3. a liberdade de trabalho inerente a qualquer pessoa, como instrumento capaz de possibilitar a criação e o crescimento do ser humano, sendo necessário abolir as corporações de ofício.
  4. a valorização do homem por sua razão e por suas criações, difundindo a confiança nas potencialidades humanas e superando o misticismo dominante no período medieval.
  5. o Racionalismo e o Geocentrismo (convicção de que tudo pode ser explicado pela razão e pela ciência; concepção de que a Terra é o centro do universo).

Resposta: D

Resolução: O Renascimento focava na valorização das capacidades humanas e na superação do misticismo medieval, promovendo a confiança na razão e na criatividade.

06. (UEFS) O movimento em direção à modernidade iniciado pela Renascença foi significativamente acelerado pela Revolução Científica do século XVII. A Revolução Científica destruiu a cosmologia medieval e estabeleceu o método científico – a observação e a experimentação rigorosa e sistemática – como meio essencial de desvendar os segredos da natureza.

PERRY, Marvin. Tradução de Waltensir Dutra e Silvana Vieira. Civilização ocidental. São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 282.

A afirmação do texto relaciona-se

  1. ao renascimento científico europeu, que introduziu novas concepções relativas, dentre outras, ao heliocentrismo, à anatomia humana, às operações matemáticas decimais e à produção de textos.
  2. ao modo de produção feudal, resultante do aumento da produtividade agrícola e da expansão do poder dos senhores feudais, ampliando a exploração sobre a classe servil.
  3. à finalização da concorrência comercial entre as cidades italianas que disputavam a hegemonia no mar Mediterrâneo.
  4. à eclosão da Reforma Protestante, que condenava o apoio da Igreja Católica às interpretações científicas dos fenômenos religiosos.
  5. ao fortalecimento das tradições, que afirmavam a identidade entre as raças e a igualdade da capacidade intelectual entre elas.

Resposta: A

Resolução: A Revolução Científica do século XVII, que foi acelerada pelo Renascimento, trouxe novas concepções científicas e metodológicas.

07. (Espcex) As transformações culturais ocorridas na Europa dos séculos XIV a XVI ficaram conhecidas como Renascimento. Foram características deste movimento:

  1. Misticismo e tentativas de reinterpretar o cristianismo.
  2. Teocentrismo e recuperação de línguas clássicas (latim e grego).
  3. Individualismo e utilização de novos recursos como a perspectiva no desenho e na pintura.
  4. Racionalismo e críticas ao período conhecido como Antiguidade Clássica.
  5. Antropocentrismo e rejeição de temas religiosas nas produções artísticas.

Resposta: C

Resolução: O Renascimento é conhecido pelo individualismo crescente e pela inovação em técnicas artísticas como a perspectiva.

08. (Unicamp) De uma forma inteiramente inédita, os humanistas, entre os séculos XV e XVI, criaram uma nova forma de entender a realidade. Magia e ciência, poesia e filosofia misturavam-se e auxiliavam-se, numa sociedade atravessada por inquietações religiosas e por exigências práticas de todo gênero.

(Adaptado de Eugenio Garin, Ciência e vida civil no Renascimento italiano. São Paulo: Ed. Unesp, 1994, p. 11.)

Sobre o tema, é correto afirmar que

  1. O pensamento humanista implicava a total recusa da existência de Deus nas artes e na ciência, o que libertava o homem para conhecer a natureza e a sociedade.
  2. A mistura de conhecimentos das mais diferentes origens - como a magia e a ciência - levou a uma instabilidade imprevisível, que lançou a Europa numa onda de obscurantismo que apenas o Iluminismo pôde reverter.
  3. As transformações artísticas e políticas do Renascimento incluíram a inspiração nos ideais da Antiguidade Clássica na pintura, na arquitetura e na escultura.
  4. As inquietações religiosas vividas principalmente ao longo do século XVI culminaram nas Reformas Calvinista, Luterana, Anglicana e finalmente no movimento da Contrarreforma, que defendeu a fé protestante contra seus inimigos.

Resposta: C

Resolução: O Renascimento foi influenciado pelos ideais da Antiguidade Clássica, refletidos nas artes e na arquitetura.

09. (UNITAU) A realidade do Renascimento é absolutamente diferente daquela do Ocidente Medieval. O século XVI viu dissolverem-se, aos poucos, esses países maravilhosos que, como miragens, tinham atraído os europeus para fora da Europa. Era preciso reconhecer a evidência: as regiões longínquas não eram como antes se imaginava. O império do Preste João, onde se acredita, fluía um rio do paraíso, tornou-se, modestamente, a Etiópia, de onde os portugueses, em 1540, mal conseguiram conter a fúria de povos muçulmanos. As Antilhas não eram as Ilhas Afortunadas. Cipango se tinha afundado para sempre no Pacífico de Fernão de Magalhães e Francis Drake.

DELUMEAU, J. A civilização do Renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1994. Adaptado.

Entre os séculos XV e XVI, o progresso das técnicas, que é uma das características do Renascimento, provocou novas percepções de mundo, indicando um profundo sintoma de mudança geral.

Assinale a alternativa que apresenta outra característica da cultura do Renascimento.

  1. O Homem encontrava-se balizado entre o Pecado Original e o Juízo Final, ideias que atuavam como as fronteiras inicial e derradeira das possibilidades humanas.
  2. A concepção de Homem era estática, devido às enormes limitações que as potencialidades sociais e individuais sofriam.
  3. A arte era, acima de tudo, religiosa, com destaque para a vida dos santos e para a oposição clara entre o sagrado e o profano.
  4. Houve o desenvolvimento da noção de indivíduo, expresso na criação dos retratos e autorretratos, o que indicava a presença de uma autoconsciência ou de uma autoafirmação.
  5. Houve o regresso à Antiguidade e à corrente de pensamento humanista, cuja visão teocêntrica colocava a autoridade da Igreja como centro do universo.

Resposta: D

Resolução: O Renascimento promoveu o desenvolvimento da noção de indivíduo, evidente nos retratos e autorretratos.

10. (UNIFENAS) A Renascença, aquele período histórico em que os valores deste mundo passaram a suplantar os do além-túmulo, floresceu na Itália aproximadamente à época em que Colombo descobriu a América. Sob seu impulso, o individuo percebeu ser o artífice e diretor do próprio destino, em vez de atribuir esse mérito a Deus. Suas necessidades, ambições e desejos, seus prazeres e posses, sua mente, sua arte, seu poder, sua glória eram o propósito da vida.

(Barbara W. Tuchman, A Marcha da Insensatez – de Troia ao Vietnã, Bestbolso, Rio de Janeiro, 2012, p. 73).

Tendo como base a leitura do texto, bem como seus conhecimentos, é possível afirmar que o movimento citado no texto tinha como fundamento

  1. consolidar a mentalidade religiosa medieval.
  2. definir um modo de vida com base no pensamento teocêntrico.
  3. questionar os valores burgueses.
  4. condenar as descobertas marítimas.
  5. difundir o humanismo e o antropocentrismo.

Resposta: E

Resolução: O Renascimento difundiu o humanismo e o antropocentrismo, destacando o papel central do ser humano e suas realizações.

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