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Nazismo

Lista de 15 exercícios de História com gabarito sobre o tema Nazismo com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Nazismo.




01. (FGV) “Asa Heshel lia o jornal; campos de concentração, câmaras de tortura, prisões, execuções. Diariamente chegavam da Alemanha levas de judeus expatriados. Na Espanha, continuavam a liquidar os legalistas. Na Etiópia, os fascistas assassinavam os nativos. Na Manchúria, os japoneses matavam os chineses. Na Rússia soviética, continuavam os expurgos. A Inglaterra tentava ainda chegar a um entendimento com Hitler. Entretanto emitia um Livro Branco sobre a Palestina, proibindo a venda de terras aos judeus. Os poloneses começavam, finalmente, a perceber que Hitler era seu inimigo; a imprensa alemã fazia campanha de ódio declarado contra a Polônia. Mas no Sejm (parlamento) polonês os deputados ainda tinham tempo para discutir longamente as minúcias dos rituais judaicos para o abate do gado.”

SINGER, Isaac Bashevis, A família Moskat. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1982, p. 474-475.

O trecho do romance de Bashevis Singer oferece um panorama sobre a situação do mundo às vésperas da Segunda Guerra Mundial. A esse respeito, é correto afirmar

  1. O regime nazista desencadeou uma ampla campanha de perseguição a grupos considerados inferiores e degenerados, como judeus, comunistas, homossexuais e ciganos, reunindo-os em campos de concentração onde eram submetidos a torturas, trabalhos forçados e experiências médico-científicas, culminando na chamada “Solução Final”, ou seja, no extermínio da população aprisionada.
  2. A posição da Inglaterra em negociar com Hitler devia-se ao receio da expansão comunista na Europa, mas foi alterada com o crescente processo de militarização da Alemanha e com a anexação da Áustria, em 1938.
  3. O temor com relação aos comunistas era comum a quase todos os governantes capitalistas da década de 1930, mas o preconceito contra os judeus era um traço específico da cultura alemã, habilmente explorado por Hitler.
  4. Os expurgos que se processavam na União Soviética dirigiam-se sobretudo contra os bolcheviques nacionalistas, críticos do acordo Ribentrop-Molotov, que estabelecia um pacto de não-agressão entre a Alemanha e a URSS. Em nome da revolução permanente e de uma renovação contínua dos quadros dirigentes, o stalinismo promoveu uma furiosa perseguição a suspeitos e opositores, lançando mão de processos e julgamentos viciados, torturas e execuções sumárias.
  5. O fortalecimento de ideologias nacionalistas, militaristas e autoritárias ocorreu como uma resposta à crise da democracia após a Primeira Guerra Mundial, num contexto de expansão econômica que garantia pleno emprego, estabilidade monetária e investimentos de capitais privados.

02. (FUVEST) A ascensão de Hitler ao poder, no início dos anos trinta, ocorreu:

  1. pelas mãos do exército alemão que quis desforrar-se das humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes.
  2. através de uma ação golpista cuja ponta de lança foram as forças paramilitares do partido nazista.
  3. em consequência de uma aliança entre os nazistas e os comunistas.
  4. a partir de sua convocação pelo presidente Hindenburg, para chefiar uma coalizão governamental.
  5. através de uma mobilização semelhante à que ocorreu na Itália, com a marcha de Mussolini sobre Roma.

03. (FATEC) O Anschluss, ou seja, a anexação da Áustria aos domínios alemães em 1938, ocorreu por meio:

  1. de uma ofensiva militar denominada blitzkrieg, que arrasou as forças armadas austríacas.
  2. do pacto Ribentrop-Molotov, que dividiu a bacia do Danúbio entre a Alemanha e a União Soviética.
  3. da troca da região pelos Sudetos da Tchecoslováquia, numa negociação com a Itália de Mussolini.
  4. de uma série de pressões diplomáticas, envio de tropas e de um plebiscito realizado entre a população austríaca, mas controlado pelas autoridades nazistas.
  5. da compra da região junto ao império austro-húngaro e do compromisso da incorporação do oficialato austríaco ao exército alemão.

04. (UFRN) No texto a seguir, Hannah Arendt expressa sua perplexidade quanto à Alemanha nazista:

“É muito perturbador o fato de o regime totalitário, malgrado o seu caráter evidentemente criminoso, contar com o apoio das massas.”

Essa circunstância histórica pode ser explicada pelo(a)

  1. monopólio econômico dos judeus durante a Segunda Guerra.
  2. ausência de um processo de identificação entre o líder totalitário e as massas.
  3. revitalização do movimento anarco-sindicalista alemão, a partir dos anos 30.
  4. reflexo da situação de prosperidade econômica na Alemanha, logo após a Primeira Guerra.
  5. utilização da máquina de propaganda política nazista aliada à censura aos opositores do regime.

05. (PUC-MG) A máquina de propaganda nazista procurava sensibilizar os diversos segmentos da sociedade alemã utilizando os mais diferentes apelos emocionais. Abaixo estão reproduzidos slogans utilizados pelos nazistas.

Para o homem: “Arbeit macht frei” – É o trabalho que te faz livre.

Para a mulher: “Kinder, Küche, Kirche” – Crianças, cozinha, igreja.

A análise e integração desses slogans no conjunto ideológico/doutrinário do nazismo permitem concluir, exceto:

  1. A questão do trabalho foi intensamente utilizada, tendo em vista que a população alemã tinha fresca, em sua memória, a lembrança do desemprego.
  2. A ideologia nazista pregava a igualdade entre os sexos, asseguradas por meio do trabalho, fator de nivelamento de todos os cidadãos.
  3. Os valores tradicionais da família, do trabalho e da religião representavam um apelo muito forte, pois quem poderia se opor a ideias tão sadias?
  4. O lócus social da mulher era reforçado a partir do enaltecimento das funções tidas como eminentemente femininas.

06. (UFMT) Em 1933, Adolf Hitler assumiu o poder na Alemanha abrindo caminho para a implementação do nazismo, movimento político que tentou englobar todos os aspectos da vida social e política

Sobre o nazismo, é correto afirmar que:

  1. o objetivo era dominar todo o planeta, pregando a destruição dos povos tidos como atrasados.
  2. tinha contra si a maioria da população alemã que resistiu ao máximo à implementação dessa ideologia.
  3. sua ideologia tinha afinidades com os regimes comunistas do leste europeu, promovendo alianças duradouras entre os países dessa região.
  4. tinha um forte conteúdo racista, uma vez que pregava a existência da supremacia ariana.
  5. foi uma ideologia de tipo socialista que pregava a estatização e a coletivização, opondo-se à exploração do homem pelo homem e à propriedade privada.

07. (UFGD) Com a ascensão nazista ao poder em 1933, o partido ordenou boicotes econômicos antijudaicos, encenou a queima de livros e promulgou legislação antijudaica discriminatória. Em 1935, as Leis de Nuremberg definiram os judeus racialmente por ‘sangue’ e ordenaram a separação total dos chamados “arianos” e “não arianos”, legalizando assim uma hierarquia racista.

Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, Washington, DC. In. https://encyclopedia.ushmm.org/content/en/article/antisemitism. Acesso em: 19 out 2021.

Na Europa, durante o período entre as duas Guerras Mundiais (1919-1939), surgiram regimes totalitários, como o fascismo na Itália, o nazismo na Alemanha, o stalinismo na União Soviética, o salazarismo em Portugal e o franquismo na Espanha.

Esses regimes tinham como principais características em comum:

  1. o antimilitarismo e a defesa do comunismo, com exceção do fascismo italiano, conhecido por práticas econômicas liberais.
  2. as orientações ideológicas do franquismo espanhol, que teve o apoio de fascistas e stalinistas, porém divergiram do antissemitismo nazista.
  3. o nacionalismo, o autoritarismo, o intervencionismo estatal e a devoção ao líder da nação, acrescentandose ao nazismo alemão o antissemitismo.
  4. o alinhamento às forças democráticas e capitalistas lideradas pelos Estados Unidos, salvo o franquismo, que defendeu um projeto autoritário comunista.
  5. o liberalismo, o intervencionismo econômico e a devoção ao líder da nação, sendo o antissemitismo uma característica exclusiva do fascismo italiano.

08. (URCA) Um vídeo publicado pela Embaixada da Alemanha no Brasil (…) provocou forte reação nas redes sociais. Na publicação, a embaixada fala da importância de não esquecer os crimes do nazismo entre 1933 e 1945, período em que o Holocausto levou à morte de cerca de 6 milhões de judeus e de 5 milhões de pessoas de outros grupos.

O GLOBO - Embaixada da Alemanha explica o nazismo e é contestada por brasileiros, 17/09/2018. Acesso no endereço: https://oglobo.globo.com/sociedade/embaixada-da-alemanhaexplica-nazismo-e-contestada-por-brasileiros-2-23074988)

A respeito do Nazismo e do Fascismo considere as opções verdadeiras:

I - O Nazismo foi a vertente alemã do Fascismo italiano encabeçado por Benito Mussoline, que tem suas origens na Itália pós-Primeira Guerra Mundial. A palavra surge ligada aos "Fasci italiani di combattimento" em tradução livre significaria: Feixes (unidades) de combate italianos".

II - O Nazismo é considerado uma ideologia de esquerda, inclusive dentro da Alemanha e pelos próprios Judeus, que têm vários programas escolares e de memória para lembrar os horrores das ações desencadeadas por Hitler e o Holocausto judeu.

III - Embora inicialmente se associe a emergência do Fascismo à Itália de Mussolline, o certo é que vários países da Europa, da Alemanha à Hungria em maior ou menor grau, passaram a por tais experiências. Sua emergência se associa, portanto, aos efeitos da Primeira Guerra Mundial;

IV - Em termos gerais o movimento de base fascista suscita grandes mobilizações populares através do medo e da veneração aos seus líderes ou, ao próprio estado fascista, o controle sobre as ações de comunicação sempre sob a tutela do estado e a intensa valorização do nacionalismo, dentre outras características.

V - Na Contemporaneidade, pode-se dizer que as práticas fascistas foram totalmente superadas, não havendo qualquer manifestação de grupo político, étnico ou social que ainda propale os ideais do Fascismo.

Destaca-se como corretas as afirmações abaixo:

  1. As alternativas I, II, III e IV
  2. A Alternativa III
  3. As Alternativas I, III e IV
  4. A alternativa II e III
  5. As alternativas I, III, e V

09. (UEMG) “Basta uma rápida olhada nas origens do movimento nazista para descartar completamente a ideia de que o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP) fosse de esquerda, afirma o historiador Jürgen Zarusky, do Instituto para História Contemporânea MuniqueBerlim. ‘[O nazismo] era profundamente enraizado em tendências extremistas de direita que já existiam ao fim da Primeira Guerra Mundial’, explica. E essa é uma posição há muito consolidada entre especialistas. ‘Nenhum historiador profissional classificaria a ditadura nazista como de esquerda. O Nacional-Socialismo e o conceito de volksgemeinschaft (comunidade nacional) eram antiliberais, racistas e nacionalistas,’ diz o historiador André Postert, do Instituto Hannah Arendt, de Dresden.”

(Entenda as origens do Nazismo. Carta Capital. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/politica/entenda-as-origensideologicas-do-nazismo/) Acesso em 18 jan 2022.

O debate sobre a orientação ideológica do nazismo se espalhou pelas redes sociais nos últimos anos em que muitos argumentam sobre o regime nazista alemão, sem o devido conhecimento científico.

A respeito do tema, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O regime nazista promoveu a formação de guetos, a criação de campos de concentração e trabalhos forçados, o confisco de bens e a perseguição a judeus, comunistas, homossexuais etc.

II. O regime nazista representou a defesa da união europeia contra os avanços dos interesses norte-americanos.

III. O governo nazista promoveu a eugenia que desembocou em genocídio sistemático, fuzilamentos sumários, migração forçada de judeus e outros grupos considerados como inferiores pelo discurso oficial.

IV. O regime nazista representou a defesa de todas as nações europeias contra os avanços dos interesses do capitalismo norteamericano e dos banqueiros judeus.

  1. Apenas I e IV.
  2. Apenas I e III.
  3. Apenas II e III.
  4. Apenas III e IV.

10. (UEMA) Analise a imagem abaixo e leia a notícia a seguir.

Estudante comemora aniversário com bolo com imagem de Hitler e UFPel encaminha caso às autoridades policiais

“Após uma estudante do curso de História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) postar nas redes sociais fotos comemorando aniversário de 24 anos com um bolo confeitado com um retrato de Adolf Hitler, como mostrou a coluna de Ancelmo Gois, a instituição encaminhou o caso às autoridades policiais ‘para as providências adequadas’.”

O Globo 18/10/2021

https://oglobo.globo.com/brasil/estudante-comemora-aniversario-com-bolo-com-imagem-de-hitler-ufpel-encaminha-caso-as-autoridades-policiais-25240744 As manifestações de apologia ao Nazismo causam muita preocupação e são combatidas pelas instituições brasileiras, além de repudiadas pela sociedade, em razão do perigo que representam as ideias desse regime totalitário.

Sobre os preceitos básicos da ideologia nazista, surgida na Alemanha, após a primeira guerra mundial, e colocada em prática como política de estado no governo de Adolf Hitler, é correto afirmar que

  1. apoiava o liberalismo econômico representado no livre mercado; era antimarxista, representado na perseguição ao bolchevismo como inimigo mortal dos alemães.
  2. defendia o arianismo com a ideia de superioridade racial e extermínio de “raças” ditas inferiores; pregava o antissemitismo como forma de preconceito religioso e racial.
  3. postulava o nacionalismo extremado e a superioridade da Alemanha; propunha a germanização dos povos judeus para estabelecer a igualdade racial entre as nações.
  4. tinha apreço pela democracia e pela liberdade de expressão do pensamento; defendia o culto à personalidade, com a exaltação do seu líder político.
  5. era a favor do pluripartidarismo e da democracia liberal e representativa na política; exaltava a guerra como forma de obter a expansão territorial, o chamado espaço vital.

11. (UDESC) “Depois das eleições (1933), a ditadura nazista dá início a uma autêntica limpeza da área: sindicatos e partidos são dissolvidos, suas sedes são invadidas, expropriados seus fundos e empastelados seus jornais. A lei de depuração de 7 de abril dá início a grande expurgo nas administrações e repartições públicas, eliminando esquerdistas, judeus e democratas. Os Larger, campos de concentração, começam a inchar: já são 45 em 1933, com quarenta mil internos, aproximadamente. Goring cria então a polícia secreta do Estafo (Gestapo), com funções repressivas e preventivas. Em julho passa a vigorar uma lei de esterilização de doentes hereditários. Em setembro é criada a Câmara Cultural do Reich, sob o controle de Goebbels. Intelectuais e artistas perdem sua liberdade de expressão e organização: começa o êxodo para o exterior.

(Lenharo, Alcir. Nazismo: o triunfo da vontade. São Paulo: Ática, 1986, p.29)

Tomando por base o texto de Alcir Lenharo, a respeito da Alemanha sob o governo de Adolf Hitler, analise as proposições.

I. A partir de 1933, por meio de medidas de emergência, foi proibido o funcionamento legal dos partidos de oposição.

II. O governo de Hitler usou fortemente cinema, rádio e propaganda para a propagação do ideário nazista.

III. O exílio foi a opção de muitos intelectuais, artistas, poetas, escritores que perceberam os perigos do ideário nazista, pautado pela superioridade da chamada raça ariana.

IV.O governo de Hitler foi unânime entre o povo alemão. Prova disso é a inexistência de quaisquer resistências ou atentados contra sua vida entre 1933 e 1945. Assinale a alternativa correta.

  1. Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
  2. Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
  3. Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
  4. Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
  5. Todas as afirmativas são verdadeiras.

12. (UFGD) O filme Vestígios do Dia (1993), dirigido por James Ivory, com roteiro do escritor Kazuo Ishiguro, é um drama que narra a vida do mordomo Stevens (Anthony Hopkins), que dedica sua vida exclusivamente ao trabalho, em servir fielmente seu patrão. Como pano de fundo, temse uma mansão histórica, palco de decisões e reuniões pré-Segunda Guerra, com fortes discursos em favor ao nazismo. Esse contexto abordado pelo filme traz à tona um dos acontecimentos que marcou o período da Segunda Guerra Mundial, o Holocausto, um evento traumático, que vitimou milhões de pessoas.

A respeito do Holocausto, é correto afirmar que

  1. atingiu apenas os judeus e foi um problema localizado na Alemanha.
  2. ocorreu na década de 1940, em virtude da desobediência civil dos judeus.
  3. não foi exclusivamente um problema judeu.
  4. vitimou especialmente judeus, brasileiros e ameríndios latino-americanos.
  5. ocorreu devido aos problemas político-econômicos que Alemanha, Polônia e Israel vivenciavam.

13. (UNICAMP) “Hitler considerava que a propaganda sempre deveria ser popular, dirigida às massas, desenvolvida de modo a levar em conta um nível de compreensão dos mais baixos. (...) O essencial da propaganda era atingir o coração das grandes massas, compreender seu mundo maniqueísta, representar seus sentimentos.”

(Alcir Lenharo, Nazismo: o triunfo da vontade. São Paulo: Ática,1986, p. 47- 48.)

Sobre a propaganda no nazismo, é correto afirmar:

  1. o nível elementar da propaganda era contraposto às óperas e desfiles suntuosos que o regime nazista promovia.
  2. a propaganda deveria restringir-se a poucos pontos, como o enaltecimento da superioridade racial e a defesa da democracia.
  3. a propaganda deveria estimular o ódio das massas contra grupos específicos, como os judeus, negros, homossexuais e ciganos.
  4. o cinema e a produção artística foram as áreas que resistiram ao sistema de propaganda do nazismo na Alemanha do final da década de 1930.

14. (FGV-RJ) As eleições de setembro de 1930 mostrariam que o eleitorado inclinavase para o voto radical: os nazistas subiam de doze para 107 cadeiras; os comunistas, de 54 para 77 cadeiras. Os socialdemocratas e a direita nacionalista começaram a perder votos. A propaganda eleitoral nazista insistia no nacionalismo revanchista, mas não se descuidava de oferecer trabalho aos desempregados, financiamento aos agricultores, isenções fiscais aos industriais. As intenções moralistas de proteção à família, respeito à religião e defesa da propriedade privada também se achavam presentes.

LENHARO, A., Nazismo:”O triunfo da vontade”. São Paulo: Ática, 1998, p. 25.

Sobre o nazismo, é correto afirmar:

  1. A propaganda nazista procurava enfrentar a profunda crise alemã, combinando medidas socioeconômicas com propostas de ordem comportamental.
  2. Os nazistas chegaram ao poder por meio de um golpe de Estado que destituiu o presidente alemão vinculado aos socialdemocratas.
  3. A aliança entre os comunistas e o partido nazista permitiu estabelecer a maioria parlamentar que consagrou Hitler como chanceler.
  4. O enfrentamento aos banqueiros, latifundiários e grandes empresários foi a principal característica do governo nazista.
  5. A ascensão do nazismo coincidiu com o fortalecimento eleitoral da esquerda, sobretudo dos comunistas e dos socialdemocratas.

15. (UNESP) Nas primeiras sequências de O triunfo da vontade [filme alemão de 1935], Hitler chega de avião como um esperado Messias. O bimotor plaina sobre as nuvens que se abrem à medida que ele desce sobre a cidade. A propósito dessa cena, a cineasta escreveria: “O sol desapareceu atrás das nuvens. Mas quando o Führer chega, os raios de sol cortam o céu, o céu hitleriano”.

(Alcir Lenharo. Nazismo, o triunfo da vontade, 1986.)

O texto mostra algumas características centrais do nazismo:

  1. o desprezo pelas manifestações de massa e a defesa de princípios religiosos do catolicismo.
  2. a glorificação das principais lideranças políticas e a depreciação da natureza.
  3. o uso intenso do cinema como propaganda política e o culto da figura do líder.
  4. a valorização dos espaços urbanos e o estímulo à migração dos camponeses para as cidades.
  5. o apreço pelas conquistas tecnológicas e a identificação do líder como um homem comum.

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