Home > Banco de Questões > História > História da América >Revolução Mexicana

Revolução Mexicana

Lista de 15 exercícios de História com gabarito sobre o tema Revolução Mexicana (Emiliano Zapata e Pancho Villa) com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Revolução Mexicana .




01. (UNESP) A Nação terá em qualquer tempo o direito de impor à propriedade privada as modalidades ditadas pelo interesse público [...]. Com esse objetivo serão determinadas as medidas necessárias ao fracionamento dos latifúndios [...]. Os povoados, vilarejos e comunidades que careçam de terras e águas ou não as tenham em quantidades suficientes para as necessidades de sua população terão direito a elas, tomando-as das propriedades vizinhas, porém respeitando, sempre, a pequena propriedade.

(Artigo 27 da Constituição mexicana de 1917.

Apud Héctor H. Bruit. Revoluções na América Latina, 1988.)

O artigo 27 da Constituição elaborada ao final da Revolução Mexicana dispõe sobre a propriedade de terra e

  1. contempla parcialmente as reivindicações dos movimentos camponeses e indígenas, por distribuição de terras.
  2. representa a vitória dos projetos defendidos pelos setores operários e camponeses vinculados a grupos socialistas e anarquistas.
  3. expõe o avanço do projeto liberal burguês e de sua concepção de desenvolvimento de uma agricultura integralmente voltada à exportação.
  4. restabelece a hegemonia sociopolítica dos grandes proprietários rurais e da Igreja católica, que havia sido abalada nos anos de luta.
  5. corresponde aos interesses dos grandes conglomerados norte-americanos, que se instalaram no país durante o período do porfirismo.

02. (Fuvest) Na América Latina, no século XX, aconteceram duas grandes revoluções: a Mexicana de 1910 e a Cubana de 1959. Em ambas, os

  1. camponeses sem terra lideraram sozinhos os movimentos.
  2. EUA enviaram tropas que lutaram e quase derrotaram os rebeldes.
  3. grupos socialistas iniciaram a luta armada, tornando hegemônicas suas ideias.
  4. revolucionários derrubaram governos autoritários e alcançaram a vitória.
  5. programas revolucionários foram cópias de movimentos europeus

03. (UFU) “A Revolução Mexicana, que marca o início da Idade Contemporânea na América Latina, (...) derrotou a hegemonia da oligarquia, substituindo-a por uma burguesia agrária, desencadeando mudanças significativas na economia, na política, na diplomacia, nos campos social e cultural e nas relações entre Estado e Igreja.”

RAMPINELLI, W.J. A Revolução Mexicana: seu alcance regional, precursores, a luta de classes e a relação com os povos originários. Revista Espaço Acadêmico, n.126, nov.2011, p.90.

Sobre os adventos que envolvem o processo revolucionário mexicano, é INCORRETO afirmar que

  1. Porfírio Diaz, um dos principais nomes da revolução, defendia a realização de reformas trabalhistas e agrárias já no decurso do processo revolucionário, sem esperar as decisões de um futuro Poder Legislativo.
  2. os intelectuais tiveram papel fundamental como precursores da revolução, em especial, aqueles vinculados às classes média e baixa, como Ricardo Flores Magón.
  3. o programa do Partido Liberal Mexicano, de 1906, foi o primeiro documento público com a exposição dos 52 pontos que continham as principais ideias da revolução, fazendo um chamado ao povo sobre a vida nacional.
  4. Emiliano Zapata comandava o Exército Libertador do Sul, que era formado essencialmente por camponeses, que não dispunham de uma visão nacional da revolução, apenas buscavam a defesa de suas tradições e de suas terras.

04. (Fuvest) A Revolução Mexicana de 1910, do ponto de vista social, caracterizou-se:

  1. pela intensa participação camponesa;
  2. pela aliança entre operários e camponeses;
  3. pela liderança de grupos socialistas;
  4. pelo apoio da Igreja aos sublevados;
  5. pela forte presença de combatentes estrangeiros.

05. (FGV-SP) A imagem acima é representativa do movimento muralista mexicano, que, entre outras características, explorou temas da História do México. Nesse detalhe, é possível identificar a

  1. ausência de elementos da religiosidade católica devido à valorização dos aspectos indígenas.
  2. representação de uma História com pouca ênfase aos seus conflitos sociais e às tensões políticas.
  3. mestiçagem cultural característica da formação do México e de diversos outros Estados latino-americanos.
  4. crítica explícita à dominação imperialista dos Estados Unidos em relação ao México.
  5. defesa do papel da elite mexicana como condutora dos destinos coletivos de sua nação.

06. (Fuvest) Na América Latina, no século XX, aconteceram duas grandes revoluções: a Mexicana de 1910 e a Cubana de 1959. Em ambas, os

  1. camponeses sem terra lideraram sozinhos os movimentos.
  2. EUA enviaram tropas que lutaram e quase derrotaram os rebeldes.
  3. grupos socialistas iniciaram a luta armada, tornando hegemônicas suas idéias.
  4. revolucionários derrubaram governos autoritários e alcançaram a vitória.
  5. programas revolucionários foram cópias de movimentos europeus.

07. (UFSC) América Latina e suas lutas sociais

Apesar de sua independência política, conquistada a partir do século XIX, os países da América Latina mantiveram laços de dependência econômica com as grandes potências capitalistas mundiais, inicialmente a Inglaterra e posteriormente os Estados Unidos.

As forças tradicionais, defensoras do vínculo político-econômico com grandes centros capitalistas, não poucas vezes têm se chocado com as forças reformistas e nacionalistas e também com as de extrema esquerda, num quadro de busca pela reformulação das estruturas vigentes. Por isso, ditaduras militares, governos pró-libertação, movimentos reformistas, revolucionários e guerrilheiros têm caracterizado o conturbado quadro político da América Latina desde o século XIX.

VICENTINO, Claudio; DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil, São Paulo: Scipione, 2010, p.195, v. 3.

Sobre a Revolução Mexicana e seus desdobramentos, é CORRETO afirmar que:

01. durante o governo de Porfírio Diaz foi estabelecida a Lei dos Baldios, que, a fim de desenvolver a agricultura, procurava demarcar as terras improdutivas para que fossem distribuídas a pequenos proprietários e indígenas que não tinham acesso à terra.

02. o Plano Ayala, lançado por Emiliano Zapata, era um manifesto pela reforma agrária que exigia a retomada das terras que haviam sido tomadas dos camponeses e sua redistribuição em forma de ejidos, antigo sistema indígena de terras coletivas.

04. Pancho Villa, um dos líderes revolucionários do norte do México, em uma amostra de alinhamento ao governo estadunidense, vendeu os direitos autorais das filmagens de suas batalhas a uma companhia cinematográfica dos Estados Unidos.

08. em 1917 foi promulgada uma nova Constituição que incorporava alguns ideais da Revolução Mexicana, como a expropriação de latifúndios improdutivos e a sua repartição em pequenas propriedades que deveriam obedecer a uma extensão máxima.

16. devido à insatisfação de diferentes setores – liberais, camponeses, trabalhadores urbanos – com o governo de Porfírio Diaz, grande foi a mobilização em apoio à sua renúncia após as eleições de 1909.

32. um dos fatores que levaram o movimento a ganhar força foi a constituição de um programa único, voltado para a reforma agrária, com o qual se identificavam todos os grupos sociais envolvidos.

  1. 24
  2. 10
  3. 05
  4. 26
  5. 56

08. (Fuvest) Neste mural, o pintor mexicano retratou a morte de Emiliano Zapata. Observando a pintura, é correto afirmar que Rivera

Neste mural, o pintor mexicano retratou a morte de Emiliano Zapata. Observando a pintura, é correto afirmar que Rivera
  1. foi uma rara exceção, na América Latina do século XX, pois artistas e escritores se recusaram a relacionar arte com problemas sociais e políticos.
  2. retratou, no mural, um tema específico, sem semelhanças com a situação dos camponeses de outros países da América Latina.
  3. quis demonstrar, no mural, que, apesar da derrota armada dos camponeses na Revolução Mexicana, ainda permaneciam esperanças de mudanças sociais.
  4. representou, no mural, o girassol e o milharal como símbolos religiosos cristãos, próprios das lutas camponesas da América Latina.
  5. transformou-se numa figura única na história da arte da América Latina, ao abandonar a pintura de cavalete e fazer a opção pelo mural.

09. (FMABC) A Revolução Mexicana, ocorrida entre em 1910 e 1917,

  1. encerrou-se com a derrubada de Francisco Madero e a convocação de eleições livres em todos os níveis.
  2. instaurou uma ditadura socialista no país, liderada por Emiliano Zapata, que perdurou até o final do século XX.
  3. representou uma reação à ocupação norteamericana de parte significativa do território do México e uma defesa das propriedades rurais da Igreja Católica.
  4. facilitou o avanço das propostas, defendidas por Pancho Villa, de retorno à organização comunal existente antes da chegada dos espanhóis ao México.
  5. envolveu lutas operárias, camponesas e indígenas e a reação liberal ao regime autoritário de Porfirio Díaz.

10. (Fuvest) A Revolução Mexicana de 1910, do ponto de vista social, caracterizou-se:

  1. pela intensa participação camponesa;
  2. pela aliança entre operários e camponeses;
  3. pela liderança de grupos socialistas;
  4. pelo apoio da Igreja aos sublevados;
  5. pela forte presença de combatentes estrangeiros.

11. (Faculdade de Direito de Franca) A Revolução Mexicana, ocorrida na década de 1910,

  1. resultou na anexação, pelos Estados Unidos, de quase metade do território mexicano.
  2. incluiu ampla mobilização de setores indígenas e camponeses, que lutavam pela distribuição de terras aos que nela viviam e trabalhavam.
  3. provocou grande concentração fundiária no interior do país, encerrando o programa de reforma agrária desenvolvido no século anterior.
  4. determinou o fim da hegemonia política, nas cidades e nos campos, dos setores burgueses ligados à agroexportação.
  5. foi uma reação das oligarquias rurais ao processo de modernização da economia mexicana no decorrer do século anterior.

12. (U. Cidade de São Paulo) “O líder oposicionista mexicano Francisco Madero, candidato derrotado às eleições presidenciais deste ano e poderoso fazendeiro no norte do país, conclamou a população a depor pelas armas o atual mandatário, Porfírio Díaz, que está no poder desde 1876. [...] Embora fontes próximas do presidente Díaz garantam que o chamado à rebelião “não terá qualquer eco”, nos Estados de Morelos e Guerreros, no sul do país, camponeses de origem indígena, sob a liderança de Emiliano Zapata, estão invadindo fazendas e queimando usinas de açúcar. Há, no norte, movimentos semelhantes, sob a chefia de Pancho Villa. É nesses camponeses que Madero confia, para formar seu exército”.

(Jornal do Século XX, 5 de outubro de 1910)

A Revolução Mexicana, iniciada conforme explicação do texto anterior, uniu líderes vindos de diferentes camadas sociais e com demandas diversas. A esse respeito, pode-se afirmar que

  1. apesar das diferenças de origem, Madero, Villa e Zapata possuíam projetos políticos semelhantes em relação à posse da terra.
  2. Madero não aceitou o apoio dos exércitos de Zapata e de Pancho Villa por ser frontalmente contrário a rebeliões armadas.
  3. fiel a sua origem, Madero enfrentou forte oposição após tomar o poder por não atender à demanda dos camponeses por terra.
  4. Porfírio Díaz e seus aliados identificaram rapidamente a possibilidade de o chamado à rebelião inflamar os camponeses.
  5. os camponeses representados por Zapata, por não possuírem terra, tinham exigências diversas dos seguidores de Villa.

13. (U. de Passo Fundo) Com relação à Revolução Mexicana é correto afirmar:

  1. Tornou o México independente da Espanha.
  2. Foi uma revolução socialista contra os Estados Unidos.
  3. Foi uma revolução de camponeses e índios, exclusivamente.
  4. Mobilizou apenas a classe média e os trabalhadores urbanos.
  5. Mobilizou setores rurais e urbanos contra a oligarquia.

14. (F. de Medicina de Jundiaí) Liberdade não é um conceito entendido de forma única: tem significados diversos, apropriados também de formas particulares pelos diversos segmentos da sociedade. Para um representante da classe dominante venezuelana, Simón Bolívar, liberdade era sinônimo de rompimento com a Espanha, para a criação de nações livres. Mas, principalmente, nações livres para produzir, única possibilidade, segundo essa visão, do desabrochar do Novo Mundo.

Já para Dessalines, o líder da revolução escrava do Haiti (...), a liberdade, antes de tudo, representava o fim da escravidão, mas também carregava um conteúdo radical de ódio aos opressores franceses.

Para outros dominados e oprimidos, como os índios mexicanos, a liberdade passava distante da Espanha e muito próximo da questão da terra. Na década de 1810, os líderes da rebelião camponesa mexicana clamavam por terra para os deserdados.

(Maria Lígia Prado, A formação das nações latino-americanas)

O texto discute os diversos significados de liberdade no contexto das guerras de independência da América Latina. Pode-se concluir, a partir dele, que

  1. a despeito da mistura de raças operada no continente, a questão racial foi praticamente irrelevante no processo de libertação das colônias.
  2. tanto a população desfavorecida do México quanto as elites da Venezuela se preocupavam com a produção agrícola dos novos países.
  3. a elite branca uniu-se aos negros escravos e aos descendentes dos antigos povos que ocupavam a América na luta pela independência.
  4. em que pesem as peculiaridades de cada situação, a Espanha era o inimigo primordial contra quem os rebeldes deveriam unir suas forças.
  5. apesar de a luta, em todos os casos, ter como objetivo a liberdade, havia diferenças significativas no projeto de nação a ser criada.

15. (UFF) O Exército Zapatista de Libertação Nacional continua liderando um dos principais movimentos organizados de resistência na América Latina. Realizou, em 1996, um Encontro Internacional, quando foram debatidos temas humanitários e econômicos. Afirma-se, corretamente, que esse movimento é:

  1. De caráter popular guerrilheiro, comandado formalmente pelo narcotráfico e pretende manter o domínio sobre os produtores de coca da região de Chiapas.
  2. Forte, de alcance internacional, e objetiva formar uma união federativa entre as nações indígenas em conflito na América Central.
  3. Basicamente de escala nacional, visa à independência do México em relação aos Estados Unidos e propõe sua desvinculação do NAFTA.
  4. Antes de tudo, atuante na escala global e visa a impor uma nova ordem econômica que reforce o papel dos Estados-Nações.
  5. Constituído, basicamente, por camponeses pobres do Sul do México, visa à autogestão no nível regional e propõe uma articulação nacional e global contra o neoliberalismo.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp