Revolução Cubana
Lista de 06 exercícios de História com gabarito sobre o tema Revolução Cubana com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Revolução Cubana.
01. (FGV-SP) Em janeiro de 1959, tropas revolucionárias comandadas por Fidel Castro tomaram o poder em Cuba. A luta revolucionária:
- foi dirigida por uma guerrilha comunista que pôde derrotar o exército de Fulgêncio Batista, graças ao apoio militar oferecido pela União Soviética.
- foi dirigida pelo Partido Comunista de Cuba, que conseguiu mobilizar camponeses e trabalhadores urbanos contra a ditadura de Fulgêncio Batista.
- foi dirigida por dissidentes do governo de Fulgêncio Batista, com apoio inicial do governo dos Estados Unidos, interessado em democratizar a região do Caribe.
- foi dirigida por uma guerrilha nacionalista e anti-imperialista, que angariou apoios da oposição burguesa e de setores da esquerda cubana.
- foi dirigida por um movimento camponês espontâneo que, gradativamente, foi controlado pelos comunistas liderados por Fidel Castro.
02. (FGV) A Revolução Cubana, vitoriosa em 1959, teve como principal característica:
- A mobilização popular por meio de manifestações de massas e a organização de seguidas greves gerais que interromperam as atividades econômicas de Cuba.
- A prática do “foquismo”, com grupos armados que se dedicavam à luta armada caracterizada pela tática de guerrilhas.
- A mobilização internacional por meio de campanhas que denunciavam o desrespeito aos direitos humanos por parte do governo cubano.
- A intervenção soviética, que enviou tropas de apoio aos revolucionários e bombardeou bases do governo cubano.
- A vitória eleitoral dos revolucionários no pleito de 1958 e a gradativa implementação de medidas socializantes por Fidel Castro.
03. (FUVEST) Sobre a Revolução Cubana, é correto afirmar que
- um número expressivo de padres católicos compunha as principais lideranças revolucionárias.
- o êxito da revolução só foi possível graças ao apoio econômico de diversos países da América Latina.
- o caráter socialista da revolução só foi assumido em abril de 1961, ainda que a vitória tenha acontecido em janeiro de 1959.
- a vitória da revolução deve ser desvinculada da luta guerrilheira na Sierra Maestra.
- o principal líder da revolução, Fidel Castro, militou no Partido Comunista Cubano desde sua juventude.
04. (Mackenzie) O episódio conhecido como “a crise dos mísseis”, de 1962, que pôs em grande risco a paz mundial, resultou da:
- invasão do território sul-coreano pelo exército da Coreia do Norte, então apoiada pela União Soviética e pela China.
- intervenção militar realizada pela URSS na Hungria, com a ocupação de Budapeste e a deposição de I. Nagy.
- descoberta, pelos EUA, dos trabalhos de instalação de armas nucleares soviéticas em Cuba.
- ereção de um muro em Berlim, pelo governo comunista, dividindo fisicamente a cidade e a República Democrática Alemã.
- ruptura das relações diplomáticas entre a China e a URSS, em razão das acusações de “revisionismo” feitas pelo PCC a dirigentes soviéticos.
05. (UFPE) Sobre a Revolução Cubana é incorreto afirmar que:
- Fidel Castro comandou um ataque ao Quartel de Moncada em 1953 sendo preso e só anistiado em 1955.
- Do México, Fidel Castro organizou junto com Che Guevara uma invasão a Cuba em 1956.
- Em cuba governava o ditador Fulgênico Batista, que sem nenhum apoio dos Estados Unidos lutou contra os revolucionários cubanos.
- Fidel Castro e Che Guevara organizaram nas montanhas de Sierra Maestra um movimento guerrilheiro que cresceu rapidamente.
06. (PUC-MG) O movimento revolucionário que produziu, pela primeira vez na história latino-americana, a quebra da unidade do capitalismo no continente foi:
- a revolução boliviana liderada pelo ativista político Carlos Montenegro, um dos fundadores do Movimento Nacional Revolucionário (MNR).
- a revolução cubana de 1959 que, inicialmente, combatia o imperialismo norte-americano e a ditadura de Fulgêncio Batista.
- a Frente Farabundo Martí de 1930, que promoveu um levante de 30 miI camponeses e, após derrotar o Exército assumiu o governo em EI Salvador.
- o sandinismo na Nicarágua que derrubou o governo de Somoza e tomou o poder, dando início à implantação do socialismo com amplo apoio popular.
- o governo do Presidente chileno Allende, da Unidade Popular, de duração efêmera, sendo derrubado por um Golpe Militar chefiado pelo general Pinochet.