Revolução Industrial
Lista de 15 exercícios de História com gabarito sobre o tema Revolução Industrial com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Revolução Industrial.
01. (Unesp) "A superioridade da indústria inglesa, em 1840, não era desafiada por qualquer futuro imaginável. E esta superioridade só teria a ganhar se as matérias-primas e os gêneros alimentícios fossem baratos. Isto não era ilusão: a nação estava tão satisfeita com o que considerava um resultado de sua política que as críticas foram quase silenciadas até a depressão da década de 80." (Joseph A. Schumpeter, "HISTÓRIA DA ANÁLISE ECONÔMICA")
Desta exposição conclui-se por que razão a Inglaterra adotou decididamente, a partir de 1840, o:
- isolacionismo em sua política externa.
- intervencionismo estatal na economia.
- capitalismo monopolista contrário à concorrência.
- agressivo militarismo nas conquistas de colônias ultramarinas.
- livre-comércio no relacionamento entre as nações.
02. (UEL) Um fator que contribuiu decisivamente para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII foi:
- a acumulação de capital resultante da exploração colonial praticada pela Inglaterra através do comércio.
- a concorrência tecnológica entre ingleses e americanos, que estimulou o desenvolvimento econômico.
- a expulsão das tropas napoleônicas do território inglês, que uniu os interesses nacionais em torno de um esforço de desenvolvimento.
- o movimento ludista na Inglaterra com a destruição das máquinas consideradas obsoletas, ao incentivar a invenção de novas máquinas.
- a abertura de mercados na Alemanha e na França para a Inglaterra, por meio de um acordo comercial conhecido por Pacto de Berlim.
03. (UFG) Leia as informações a seguir:
Em meados do século XVIII, James Watt patenteou na Inglaterra seu invento, sobre o qual escreveu a seu pai: “O negócio a que me dedico agora se tornou um grande sucesso. A máquina de fogo que eu inventei está funcionando e obtendo uma resposta muito melhor do que qualquer outra que tenha sido inventada até agora”.
Disponível em: http://www.ampltd.co.uk/digital_guides/ind-rev-series-3-parts-1-to-3/detailed-listing-part-1.aspx. Acesso em: 29 out. 2012.(Adaptado).
- puritana, gás natural e aumento na ocorrência de inversão térmica.
- gloriosa, petróleo e destruição da camada de ozônio.
- gloriosa, carvão mineral e aumento do processo de desgelo das calotas polares.
- industrial, gás natural e redução da umidade atmosférica.
- industrial, carvão mineral e aumento da poluição atmosférica.
04. (Fuvest) Sobre a inovação tecnológica no sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar que ela:
- foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação capitalista, à medida que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia.
- ocorreu graças ao investimento em pesquisa tecnológica de ponta, feito pelos industriais que participaram da Revolução Industrial.
- nasceu do apoio dado pelo Estado à pesquisa nas universidades.
- deu-se dentro das fábricas, cujos proprietários estimulavam os operários a desenvolver novas tecnologias.
- foi única e exclusivamente o produto da genialidade de algumas gerações de inventores, tendo sido adotada pelos industriais que estavam interessados em aumentar a produção e, por conseguinte, os lucros.
05. (PUC-SP) Para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII, foi decisivo (a):
- a relação colonial, mantida com a Índia e a América do Norte, que possibilitou um grande acúmulo de recursos financeiros.
- o estímulo ao desenvolvimento inglês, promovido pela concorrência tecnológica com os americanos.
- a união dos interesses nacionais em torno de um esforço de desenvolvimento, logo após a expulsão das tropas napoleônicas do território inglês.
- o incentivo à inovação tecnológica como resultado da ação dos ludistas que destruíram as máquinas consideradas obsoletas.
- o acordo comercial conhecido por Tratado de Methuen, que estabeleceu a abertura de mercados alemães.
06. (PUC-Campinas) Dentre as consequências sociais forjadas pela Revolução Industrial pode-se mencionar:
- o desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho.
- a melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado, proporcionada pelo surto de desenvolvimento econômico.
- a ascensão social dos artesãos que reuniram seus capitais e suas ferramentas em oficinas ou domicílios rurais dispersos, aumentando os núcleos domésticos de produção.
- a criação do Banco da Inglaterra, com o objetivo de financiar a monarquia e ser também, uma instituição geradora de empregos.
- o desenvolvimento de indústrias petroquímicas favorecendo a organização do mercado de trabalho, de maneira a assegurar emprego a todos os assalariados.
07. (UFGD) O mundo que hoje conhecemos é filho da Revolução Industrial. Ela abre um período na história humana em que, pela primeira vez, os limites para a produção de riquezas pelos homens foram implodidos e nunca mais deixaram de ser superados e expandidos. Pode-se dizer, sem medo de exagero, que ela virou o mundo de ponta cabeça, fazendo com que hoje pensemos, vivamos, trabalhemos e produzamos de uma forma que está relacionada, direta ou indiretamente, à Revolução Industrial.
MORAES, Luís Edmundo. História Contemporânea. Da Revolução Francesa à Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Editora Contexto, 2017. p. 47.
Sobre a Revolução Industrial, é correto afirmar que
- a Inglaterra foi pioneira no processo de industrialização. No século XVIII, os ingleses iniciaram a mecanização da produção pela indústria têxtil de algodão.
- ela teve início no século XVIII e a mecanização começou pela indústria de bens de produção, visando a atender o mercado interno alemão.
- as primeiras máquinas, criadas no século XVII, eram movidas a energia elétrica, isso proporcionou um inaudito ganho de produtividade na indústria têxtil de lã.
- as relações de trabalho, na Inglaterra, durante o século XIX, eram fortemente reguladas pelo Estado, garantindo condições de trabalho dignas e direitos previdenciários para os operários, a exemplo das indenizações em razão de acidentes de trabalho.
- tendo em vista as condições insalubres do trabalho industrial, no século XIX, apenas homens adultos trabalhavam nas indústrias têxteis inglesas.
08. (IFRR) Dentre as chamadas revoluções burguesas destaca-se a revolução industrial.
Sobre o tema, assinale o correto:
- indica uma transformação gradual de substituição da força humana pela força das máquinas e ganhou intensidade na Inglaterra do século XVIII.
- foi impulsionada diretamente pela descoberta das Américas no século XVI.
- teve alcance limitado aos países do norte da Europa, chegando à América apenas no século XX.
- começou na França; Napoleônica, espalhando-se posteriormente para a a Ásia e a África.
- foi um processo inglês que substituiu a força humana pela máquina, preocupando-se com a conservação dos recursos naturais.
09. (Unioeste) Leia atentamente a afirmação abaixo:
“O momento seguinte da expansão da economia industrial, e aquele que mais diretamente nos interessa aqui, foi desencadeado pelo advento da chamada Segunda Revolução Industrial, também intitulada de Revolução Científico-Tecnológica, ocorrida de meados do século (XIX) à sua plena configuração em 1870 (...) No curso de seus desdobramentos surgirão, apenas para se ter uma breve ideia, os veículos automotores, os transatlânticos, os aviões, o telégrafo, o telefone, a iluminação elétrica e a ampla gama de utensílios domésticos, a fotografia, o cinema, a televisão, os arranha-céus e seus elevadores (...) o sabão em pó, os refrigerantes gasosos, o fogão a gás, o aquecedor elétrico, o refrigerante e o sorvete, as comidas enlatadas, as cervejas engarrafadas, a Coca-Cola, a aspirina, o Sonrisal (...) E não era só uma questão de variedade de novos equipamentos, produtos e processos que entravam para o cotidiano, mas o mais perturbador era o ritmo com que estas inovações invadiam o dia-a-dia das pessoas, principalmente no contexto de outro fenômeno derivado da revolução, as grandes metrópoles modernas (...)”
SEVCENKO, N. “O prelúdio republicano: astúcias da ordem e ilusões do progresso”. In: SEVCENKO, N. (Org.). História da vida privada no Brasil: da Belle Époque à era do Rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, v. 3, p. 09-10.
Sobre os impactos causados pela chamada “Segunda Revolução Industrial” é CORRETO afirmar que:
- como resultado das transformações históricas do capitalismo, exclusivamente nos Estados Unidos, esta revolução gerou uma sociedade baseada no consumismo.
- todos os produtos, processos e equipamentos listados pelo autor na citação acima não pertencem mais ao cotidiano das pessoas que vivem no século XXI.
- seu ritmo perturbador provocou mudanças nos hábitos e comportamentos sociais, destaque para as práticas do consumo de produtos industrializados.
- uma das características desta revolução nos campos da ciência e da tecnologia foi ser responsável por transformar a União Soviética numa potência capitalista mundial.
- as grandes metrópoles representaram um “fenômeno derivado da revolução”, porque foram nelas que a expansão da economia industrial trouxe o fim do consumismo
10. (ETEC) Em 1848, na região de Manchester, Inglaterra, 99% das mariposas (Biston betularia) eram brancas e 1%, negras. Estas últimas, de fato, eram presas fáceis de capturar por serem bem visíveis sobre os alvos troncos cobertos de liquens. Depois, veio a era do carvão, a poluição matou os liquens e, em 1895, em Manchester, 90% das borboletas eram negras e 10%, brancas, agora, por sua vez, presas fáceis sobre os troncos enegrecidos pelo carvão.
TIEZZI, Enzo. Tempos históricos, tempos biológicos. A terra ou a morte: os problemas da nova ecologia. São Paulo: Nobel, 1988. p.67. Adaptado.
Além do caso das mariposas de Manchester, a Revolução Industrial gerou outros efeitos ambientais na Inglaterra.
Entre eles, a
- redução das emissões de poluentes devido à adoção, por parte da burguesia inglesa, de modelos agroecológicos de produção.
- extinção de animais de grande porte, largamente utilizados como fonte de energia para a movimentação dos motores das máquinas.
- adoção da monocultura de espécies exógenas, como o milho e a cana-de-açúcar, que contribuíram para a significativa redução da biodiversidade nativa.
- proliferação de “desertos verdes”, com as plantações de eucalipto e a emissão de materiais particulados na atmosfera.
- derrubada de florestas para a mineração de carvão e o descarte de esgoto não tratado e de resíduos industriais nos rios.
11. (ENEM PPL 2018) A partir da segunda metade do século XVIII, com a primeira Revolução Industrial e o nascimento do proletariado, cresceram as pressões por uma maior participação política, e a urbanização intensificou-se, recriando uma paisagem social muito distinta da que antes existia.
QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
As mudanças citadas foram conduzidas principalmente pelos seguintes atores sociais:
- Burguesia e trabalhadores assalariados.
- Igreja e corporações de ofício.
- Realeza e comerciantes.
- Campesinato e artesãos.
- Nobreza e artífices.
12. (FATEC) No mundo atual, permeado pela lógica capitalista, a capacidade de adaptação às demandas impostas pelo cenário vigente é de extrema importância para aqueles que se empenham em crescer no trabalho. Os trabalhadores precisam garantir sua sobrevivência e dessa maneira estão adoecendo com o novo ritmo de produção. Sintomas como estresse, ansiedade, fobias e outros, vêm surgindo cada vez mais rápido nas pessoas que sofrem grandes pressões no trabalho.
[....]
Na Revolução Industrial, além das mudanças no setor comercial e agrícola, tivemos acima de tudo as transformações sociais, ou seja, a passagem da sociedade rural para a sociedade urbana.
<https://tinyurl.com/y86wcuhe> Acesso em: 09.03.2017. Adaptado.
Assinale a alternativa que elenca corretamente as principais características da Primeira Revolução Industrial.
- Valorização do trabalho artesanal; utilização de tração animal; eliminação da divisão do trabalho e surgimento da classe média.
- Valorização do trabalho qualificado; utilização de petróleo como fonte de energia; aprofundamento do uso das tecnologias da informação e surgimento dos profissionais liberais.
- Valorização do trabalho feminino; utilização de biocombustíveis; eliminação do trabalho braçal e surgimento das leis trabalhistas.
- Invenção de máquinas para substituir o trabalho humano; utilização de carvão mineral e vapor; aprofundamento da divisão do trabalho e surgimento do proletariado.
- Invenção de ferramentas e técnicas agrícolas; utilização de energia solar e eólica; eliminação do trabalho escravo e surgimento do campesinato.
13. (UEA) A Revolução Industrial estendeu-se da Inglaterra para outros países.
A ênfase na produção de riquezas por meio da industrialização transformou, ao longo do século XIX, a história europeia com
- o processo gradual de nivelamento econômico do continente e de criação de um Parlamento europeu.
- a dissolução das concepções de nacionalismo e de antagonismos entre classes sociais.
- o avanço de um processo acentuado de urbanização e de formação da classe operária.
- a extinção dos partidos políticos democráticos e da ideologia liberal do livre-cambismo.
- a vitória dos Estados absolutistas sobre as Repúblicas populares e das unidades nacionais sobre os poderes locais.
14. (URCA ) “[...] No princípio da década de 1830, entre um terço e a metade da força de trabalho (em todas as classes de trabalho) nas indústrias algodoeiras tinha menos de vinte e um anos de idade. No setor de lãs cardadas, a proporção de jovens era ainda maior. Entre os adultos, bem mais da metade eram mulheres. [....] A força de trabalho adulto nas indústrias têxteis do Reino Unido atingia 191.671 pessoas, das quais 102.812 eram mulheres e apenas 88.859, homens.” (THOMPSON E. P. A formação da Classe Operária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. V.II p.170)
Sobre a situação dos trabalhadores durante a Revolução Industrial Inglesa, pode-se afirmar:
- O movimento sindical foi inicialmente organizado através do Ludismo que tinha como base de ação reuniões e assembleias pacíficas que reivindicavam melhores condições de vida e direitos para os trabalhadores.
- Em virtude das péssimas condições de vida, progressivamente, houve um retorno dos trabalhadores da cidade para o campo, desacelerando o processo industrial na Inglaterra em algumas décadas.
- A existência de uma legislação específica protegia os menores de idade e não permitia o trabalho de crianças nas fábricas.
- As cidades, sobretudo, os bairros da classe operária, eram espaços altamente insalubres com péssimas condições de saúde, higiene e moradia. Os baixos salários pagos aos trabalhadores e a péssima alimentação contribuíam para a sua baixa expectativa de vida.
- Por serem mais especializadas, as mulheres eram mais requisitadas para a indústria de trabalho têxtil e, em muitas situações, tinham salários maiores que os homens nas fábricas.
15. (UFMS PASSE) A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A _____________________foi marcada pela descoberta do ferro e do carvão. A ______________ foi marcada pela descoberta da energia elétrica e do uso do petróleo como combustível. Já a _________________________ foi marcada pela internet, a globalização por meio da tecnologia.
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
- Segunda Revolução Industrial, Primeira Revolução Industrial, Terceira Revolução Industrial.
- Terceira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial, Primeira Revolução Industrial.
- Segunda Revolução Industrial, Terceira Revolução Industrial, Primeira Revolução Industrial.
- Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial, Terceira Revolução Industrial.
- Terceira Revolução Industrial, Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial.