Liberalismo
Lista de 10 exercícios de História com gabarito sobre o tema Liberalismo com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Liberalismo.
01. (UEL-PR) “[O indivíduo], orientando sua atividade de tal maneira que sua produção possa ser de maior valor, visa apenas o seu próprio ganho e, neste, como em muitos outros casos, é levado como que por uma mão invisível a promover um objetivo que não fazia parte de suas intenções. (...) Ao perseguir seus próprios interesses, o indivíduo muitas vezes promove o interesse da sociedade muito mais eficazmente do que quando tenciona realmente promovê-lo.
(SMITH, A. A riqueza das nações. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 379-380).
Sobre o liberalismo, considere as seguintes afirmativas:
I - O liberalismo econômico, cujos princípios, como o livre comércio, a propriedade privada e a lei de mercado, favoreceram o desenvolvimento do capitalismo, teve em Adam Smith um de seus principais fundadores.
II - A sistematização das análises econômicas no livro História da riqueza das nações contribuiu para a definição da economia como ciência.
III - No trecho acima, Adam Smith denunciou os males do individualismo e do egoísmo econômico.
IV - A “mão invisível” citada por Adam Smith é uma metáfora que pode ser substituída pela definição liberal de mercado.
Assinale a alternativa correta.
- Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
- Apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
- Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
- Apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.
- Todas as afirmativas são verdadeiras.
02. (EFOA-MG) O Liberalismo Econômico se constituiu numa doutrina política do capitalismo industrial e financeiro. Qual das alternativas abaixo não reflete um de seus princípios fundamentais?
- Fortalecimento do mercantilismo.
- Livre concorrência.
- Defesa da propriedade privada.
- Explicação científica dos fatos econômicos.
- Liberdade de contrato.
03. (UFRRJ) O texto a seguir se refere ao liberalismo econômico.
“A Escola de Manchester, conhecida também como Escola Clássica, desenvolveu o pensamento econômico dominante na época do capitalismo industrial e liberal. Coube a Adam Smith formular em “A Riqueza das Nações”, que foi publicado em 1776, as ideias iniciais do Liberalismo Econômico, igualmente defendido por Davi Ricardo” em “Princípios da Economia Política e do Imposto”, Thomas Robert Malthus em “Ensaio Sobre o Princípio da População” e Jean Baptiste Say em “Tratado de Economia Política”.
AQUINO, S. L. de A.; et alii. História das sociedades modernas às atuais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1995, p. 1281.
A obra Riqueza das Nações (1776), fundamental na evolução do pensamento econômico, defendia, entre outras, a ideia de que
- a grandeza de um Estado exige a planificação e o dirigismo econômico.
- o trabalho é a fonte de riqueza, baseando-se no valor da lei da oferta e da procura.
- a riqueza deve basear-se, fundamentalmente, na exploração dos recursos da natureza.
- a “mais-valia” resultado da exploração do trabalhador deve ser suprimida.
- a socialização dos meios de produção e distribuição aumentam a eficiência da economia.
04. (UFTM-MG) No livro A Riqueza das Nações, Adam Smith (1723-1790) lançou as bases do liberalismo econômico, cujas características são
- a agricultura como fonte de riqueza do país e a livre empresa.
- o livre mercado e as restrições à propriedade privada.
- a intervenção do Estado na economia e o livre comércio.
- o trabalho como fonte de riqueza e a liberdade de concorrência.
- a liberdade de produção e o protecionismo alfandegário.
05. (FATEC-SP) Adam Smith, teórico do liberalismo econômico, cuja obra, Riqueza das Nações, constitui o baluarte, a cartilha do capitalismo liberal, considerava
- a política protecionista e manufatureira como elemento básico para desenvolver a riqueza da nação.
- necessária a abolição das aduanas internas, das regulamentações e das corporações então existentes nos países.
- a propriedade privada como a raiz das infelicidades humanas, daí toda a economia ter de ser controlada pelo Estado.
- a terra como fonte de toda a riqueza, enquanto a indústria e o comércio apenas transformavam ou faziam circular a riqueza natural.
- o trabalho como fonte de toda a riqueza, dizendo que, com a concorrência, a divisão do trabalho e o livre comércio, a harmonia e a justiça social seriam alcançadas.
06. (Mackenzie-SP) O liberalismo, como doutrina política atuante no cenário europeu, desde o final do século XVIII, apesar de servir principalmente aos interesses da classe burguesa, contagiou as parcelas populares da sociedade oprimidas pelos nobres e pelos reis absolutistas. A sociedade liberal burguesa, mesmo sendo essencialmente elitista, era mais livre do que a do Antigo Regime, por
- acreditar nos princípios democráticos, criando oportunidades para que todos pudessem enriquecer.
- permitir maior liberdade de expressão e pensamento, e restringir a esfera de atuação do poder estatal.
- aumentar, ao máximo, o poder do Estado, para que este defendesse as liberdades individuais de cada cidadão.
- garantir a igualdade de todos perante a lei e o direito à participação política para todos os indivíduos.
- praticar o liberalismo econômico, acreditando na livre iniciativa e na regulamentação do comércio pelo Estado.
07. (UNICENTRO) Nas últimas décadas do século 20, a expressão “neoliberalismo” passou a fazer parte não só do dia a dia de economistas, mas, também, do noticiário jornalístico, que difundiu o termo para toda a sociedade. Obviamente, para haver um “neoliberalismo”, é preciso que tenha havido, anteriormente, um “liberalismo”, doutrina econômica que tem suas bases em autores clássicos, como o filósofo escocês Adam Smith.
“O liberalismo vem do individualismo. As três questões básicas do liberalismo são a garantia da propriedade privada, a garantia dos excedentes monetários e a liberdade de usar os excedentes monetários, para qual se usa a doutrina de Adam Smith”, diz o professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Valter Duarte Ferreira Filho.
(LIBERALISMO... 2016).
A adoção dos princípios do liberalismo econômico contribuiu para a
- formulação da Doutrina Truman.
- consolidação do Estado de Bem-Estar Social.
- política desenvolvida pelos regimes nazi-facistas.
- eclosão da Crise de 1929.
- expansão da Revolução Russa.
08. (FCMSJF) Os governos de Margareth Thatcher (1979-1990) e Ronald Reagan (1981-1989), respectivamente, no Reino Unido e nos Estados Unidos, ficaram conhecidos por terem expandido as chamadas “políticas neoliberais”. São características do neoliberalismo:
- a aplicação de políticas protecionistas e contrárias à globalização.
- a crítica à ideia de meritocracia e ao fortalecimento do individualismo.
- a diminuição do papel do Estado enquanto agente regulador da economia.
- a expansão das políticas sociais e de redistribuição de renda.
09. (EMESCAM) Ao final da Primeira Guerra Mundial o liberalismo passou por um período de grande crise, tanto no plano político quanto no plano econômico. Os governos liberal-democráticos, sofriam agora duros ataques. Havia países como Itália e Alemanha, recentemente unificados, e, portanto, sem muita vivência das práticas da eleição e funcionamento de governos parlamentares em nível nacional. Assim, trabalhadores, classes médias, militares, estavam por alguma razão contrários à existência desses governos. O perigo maior surgiu na Itália, em seguida na Alemanha (Nazismo), e logo se espalhou: o fascismo.
Sobre essa temática, todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto:
- Sob o regime fascista, o nacionalismo era incentivado pela propaganda, pelos discursos dos líderes, pela marcha dos soldados, pelas bandeiras com o símbolo da Suástica, manifestando publicamente em prol da ordem, da segurança, da disciplina e do controle.
- Temendo a expansão dos movimentos socialistas, empenhados em organizar as lutas dos trabalhadores contra a exploração capitalista, as classes dominantes europeias apoiaram e fortaleceram os regimes totalitários.
- O nazismo não exercia controle rígido sobre as instituições educacionais, e os professores gozavam de ampla liberdade de expressão.
- Algumas das características da doutrina hitlerista eram o antissemitismo, o expansionismo militar e a afirmação da superioridade da raça alemã.
- A “solução final” que o regime nazista encontrou foi exterminar fisicamente todos os judeus. Este procedimento é chamado de holocausto e contabilizou cerca de 6 milhões de judeus assassinados.
10. (UNICENTRO) A crise do liberalismo, evidenciada ao término da Primeira Guerra Mundial e aprofundada pela Crise de 1929, assinalou a emergência dos regimes totalitários. Das alternativas abaixo, assinale aquela que caracteriza a ideologia fascista.
- defesa das instituições parlamentares.
- recusa dos princípios anti-racionais de exaltação da força física e da violência.
- respeito à existência de diferentes correntes de pensamento.
- afirmação do nacionalismo cultuando a figura do líder.
- formação de grupos paramilitares para a defesa das liberdades individuais.