Peronismo
Lista de 10 exercícios de História com gabarito sobre o tema Peronismo com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Peronismo.
01. (Cesgranrio) O "peronismo", fenômeno político que surge na Argentina na década de 1940, pode ser identificado como:
- a variante argentina do fascismo europeu, tendo nas classes médias sua principal base social;
- mais um dos regimes ditatoriais da tradição caudilhista latino-americana e identificado com as populações rurais;
- uma tendência demagógica e oportunista, voltada para o desenvolvimento do operariado em bases nacionalistas;
- uma forma de "populismo", apoiada nos setores mais novos do proletariado urbano e nas camadas inferiores das classes médias;
- uma ditadura popular de novo tipo, uma vez que contava com o apoio do campesinato e dos operários pobres.
02. (Fatec) Nos anos cinqüenta, a política econômica da Argentina sofreu várias críticas dos que acreditavam ser o peronismo um regime populista. Isso se deu porque o peronismo:
- conteve o movimento sindical, o que constituiu um desestímulo para a massa operária.
- beneficiou, sobretudo, as classes ligadas ao capitalismo industrial.
- realizou muitas mudanças estruturais para garantir o sucesso do justicialismo.
- terminou com o programa de nacionalização das ferrovias implantado anteriormente.
- diminuiu, sensivelmente, o poder de controle estatal sobre a produção.
03. (PUC-RJ) Na Argentina contemporânea, é possível perceber a permanência e a força do peronismo na eleição de diversos e sucessivos governantes que se dizem seus herdeiros. As alternativas abaixo expressam características da experiência política do governo Perón de 1946-1955.
I – Antes de sua eleição em 1946, Juan Domingo Perón ocupou o cargo de secretário do Trabalho e Previdência Social, no governo instaurado em 1943 pelos militares do GOU, no exercício do qual iniciou uma política trabalhista que, em pouco tempo, o transformou em importante líder dos trabalhadores.
II – Em 1955, Perón concorre à reeleição e perde para o candidato da União Democrática, deixando o poder depois de dez anos, apesar do apoio das Forças Armadas, da Igreja e dos trabalhadores.
III – Muitas medidas de caráter nacionalista foram levadas avante pelo governo peronista, desde a nacionalização das estradas de ferro e de outras empresas de transporte, de empresas elétricas, dos serviços telefônicos, até a criação de uma frota aérea do Estado (Aerolíneas Argentinas) e da empresa Gás do Estado.
IV – O peronismo caracterizou-se pela introdução de uma política de massas que resultou na configuração de um Estado intervencionista, tendo à frente um líder carismático que conduziu uma política baseada na ideia de “Justicialismo”.
São afirmativas corretas:
- II e IV.
- I, II e III.
- I e IV.
- I, III e IV.
- Todas.
04. (Fuvest) Sobre o governo de Juan Domingo Perón (1946-1955) na Argentina, podemos afirmar que,
- recebeu expressivo apoio de parte importante da classe trabalhadora, ainda que não lhe tenha concedido benefícios concretos.
- foi um governo com uma retórica nacionalista, que recebeu dos "descamisados" importante sustentação política.
- deslocou o centro das atenções políticas para a figura carismática de Eva Perón, assumindo o presidente uma postura discreta e secundária.
- foi um governo ditatorial, pois fechou o Congresso e colocou os partidos políticos na ilegalidade.
- buscou persistentemente, no plano internacional, uma aliança com os Estados Unidos.
05. (Ceperj) A Argentina, com o acúmulo de divisas ocorrido durante a II Guerra Mundial, quando sua produção agrícola oferece alimentos necessários para uma combalida Europa, deixa de ser devedora no mercado mundial e adquire o status de credora. É neste clima geral de otimismo nacional que surge a fi gura de Perón e tem origem o peronismo ou justicialismo, que irá marcar permanentemente a história política dos argentinos. Em linhas gerais, pode-se caracterizar o Peronismo, quando do seu nascimento, da seguinte forma:
- Tratava-se de uma política fortemente inspirada na social-democracia, buscando uma via democrática para a realização de metas do socialismo real, porém sem os riscos de ataques à democracia e às liberdades.
- Claramente inspirado no leninismo, o justicialismo argentino representou uma vertente latino-americana para o socialismo, sendo o precursor de inflexões continentais à esquerda, como a Revolução Cubana e o Bolivarianismo.
- O peronismo representou uma ruptura com o caudilhismo latino-americano, buscou operar estritamente dentro de princípios democráticos e constitucionais, com organizações sindicais flexíveis e sem o controle do Estado.
- O Peronismo (ou Justicialismo) buscou inspiração nas doutrinas da Igreja e fascistas, fundamentou-se em uma política populista e nacionalista, buscando sustentação social em três pilares: o operariado, os militares e a Igreja.
- O Justicialismo peronista buscou romper com a tradição latino-americana dos frequentes golpes militares e, se afastando do Exército, buscou apoio nos sindicatos livres e no Poder Judiciário.
06. (Mackenzie) "Ex-atriz, Eva Duarte nunca parou de representar. Depois que casou com Perón, assumiu o papel de Evita Perón, 'a mãe dos descamisados'. Bela, sofisticada, ardente, foi responsável por parte da popularidade do marido...
Evita adorava distribuir brinquedos e doces para os descamisados. Era tão excitante quanto as bolhinhas de champagne! Os pobres a chamavam de 'Dama da Esperança'..."
(Mário Schmidt)
As expressões: "a mãe dos descamisados", e "Dama da Esperança" refletem uma face da política populista, que tinha dentre seus objetivos:
- confiscar as grandes propriedades agrárias para reorganizar a agricultura, promover a conciliação dos camponeses com o governo, fomentar o planejamento e controle da política econômica e social pelos trabalhadores urbanos.
- abolir a servidão econômica e social e preparar o campo político para a burguesia romper os laços de dominação colonial e implantar o capitalismo na Argentina.
- transformar a sociedade argentina, substituindo a aristocracia de sangue-chapetones pela do dinheiro, admitindo reformas que promovessem a igualdade econômica dos cidadãos.
- promover uma política de conciliação de classes sociais visando à modernização e ao desenvolvimento econômico autônomo, realizando concessões às classes trabalhadoras para manter o apoio popular.
- cooptar a simpatia da Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT), para apoiar o programa de redução do déficit público e estabilidade econômica da Argentina, Plano Austral, abalada pela política econômica do regime militar.
07. (UFG-GO) O peronismo na Argentina (1946-1955) caracterizou-se por uma política populista com forte inspiração nas doutrinas fascistas do pós-guerra. Essa relação é percebida no:
- caráter autoritário do governo, com forte organização das massas e constantes acusações de corrupção e de tortura dos opositores.
- ingresso de imigrantes europeus que ampliavam a mão de obra especializada na construção de ferrovias e na industrialização.
- refúgio aos nazistas e aos seus colaboradores europeus, causando tensões com o governo dos EUA.
- surgimento do Grupo de Oficiais Unidos no interior do exército, que atuava em nome da ordem e dos valores cristãos.
- apoio à União democrática, frente eleitoral que aglutinava conservadores, radicais, democratas progressistas, socialistas e comunistas.
08. (CESGRANRIO) No período que se estende da década de 30 até o pós-guerra, diversos países da América Latina passaram por transformações de suas estruturas políticas, econômicas e sociais. Como resultado dessas transformações identificamos o surgimento de movimentos reformistas sociais e a emergência de governos populistas em diversos países latino-americanos. Assinale a opção que se relaciona corretamente com essa fase do Populismo.
- Enfraquecimento político e social das organizações e representações sindicais e do operariado urbano.
- Exclusão do operariado da legislação trabalhista, criada nesse período, que privilegiava os segmentos médios urbanos e industriais.
- Monopólio dos grupos empresariais privados no processo de industrialização da América Latina.
- Crise do Estado oligárquico baseado nos modelos econômicos agroexportadores.
- Fortalecimento dos partidos políticos ideologicamente constituídos em oposição aos movimentos nacionalistas.
09. (UECE) Leia atentamente o seguinte fragmento:
“Na verdade não inventei Peron nem Eva Peron, a milagrosa. Eles nasceram como reação a seus maus governos. Eu não inventei Peron, nem Evita Peron, nem sua doutrina. Não trouxe, em sua defesa, um povo a quem vocês e os seus tenham enterrado em um longo caminho de miséria. Nasceram de vocês, por vocês e para vocês.”
DANIEL, James. Os Antecedentes: O Peronismo e a Classe Trabalhadora, in ROLEMBERG, Denise e QUADRAT, Samantha (orgs). A Construção Social dos Regimes Autoritários. Legitimidade, consenso e consentimento no século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
O Peronismo foi emblemático na emergência do populismo na Argentina na década de 1940. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo.
I. A emergência do governo de Juan Peron foi resultante da ineficácia dos governos que o antecederam.
II. O Governo de Juan Peron levou a Argentina e sua população ao empobrecimento.
III. Enquanto o Peronismo expressou os desejos das classes trabalhadoras, ele também foi resultado das ações das elites argentinas.
Está correto o que se afirma em
- I, II e III.
- I e II apenas.
- II e III apenas.
- I e III apenas.
10. (ESPM) Em meio ao conturbado quadro polí- tico da América Latina no século XX surgiu na Argentina o peronismo. O termo designa um movimento político criado pelo ex-presidente da Argentina Juan Domingues Perón. O movimento congregou, ao longo de sua história, várias tendências políticas.
(Antonio Carlos do Amaral Azevedo. Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos)
A alternativa que melhor caracteriza o peronismo é:
- movimento militarista que serviupara enquadrar a Argentina no bloco capitalista em plena Guerra Fria;
- movimento liberal que expressouos interesses da aristocracia argentina agropecuarista e exportadora;
- movimento que floresceu entre intelectuais simpatizantes do marxismo e que buscou promover o socialismo na Argentina e na América Latina;
- movimento influenciado pela Igreja Católica e que promoveu uma ação por justiça social sob a influência da doutrina social católica do Papa Leão XIII;
- movimento cujo programa pregava a justiça social, o justicialismo, concepção influenciada pelo corporativismo e nacionalismo.