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Brasil República (1930-1945)

Lista de 21 exercícios de História com gabarito sobre o tema Brasil República com questões do Enem.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Brasil República.




01. (Enem 2021) O governo Vargas, principalmente durante o Estado Novo (1937-1945), pretendeu construir um Estado capaz de criar uma nova sociedade. Uma dimensão-chave desse projeto tinha no território seu foco principal. Não por acaso, foram criadas então instituições encarregadas de fornecer dados confiáveis para a ação do governo, como o Conselho Nacional de Geografia, o Conselho Nacional de Cartografia, o Conselho Nacional de Estatística e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este de 1938.

LIPPI L. A conquista de Oeste Deponivel em http fcpdoc fgv be Acesso em 7 rov 2014 (adaptado)

A criação dessas instituições pelo governo Vargas representava uma estratégia politica de

  1. levantar informações para a preservação da paisagem dos sertões.
  2. controlar o crescimento exponencial da população brasileira.
  3. obter conhecimento científico das diversidades regionais.
  4. conter o fluxo migratório do campo para a cidade.
  5. propor a criação de novas unidades da federação.

02. (Enem 2021) Quando Getúlio Vargas se suicidou, em agosto de 1954, o pais parecia à beira do caos. Acuado por uma grave crise política, o velho líder preferiu uma bala no peito à humilhação de aceitar uma nova deposição, como a que sofrera em outubro de 1945. Entretanto, ao contrário do que imaginavam os inimigos, ao ruído do estampido não se seguiu o silêncio que cerca a derrota.

REIS FILHO. D A O Estado à sombra de Vargas Revista Nossa História. n 7. maio 2004

O evento analisado no texto teve como repercussão imediata na política nacional a

  1. reação popular.
  2. intervenção militar.
  3. abertura democrática.
  4. campanha anticomunista.
  5. radicalização oposicionista.

03. (Enem 2021) Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova — 1932

A Educação Nova, alargando a sua finalidade para além dos limites das classes. assume, com uma feição mais humana, a sua verdadeira função social, preparando- se para formar "a hierarquia democrática” pela “hierarquia das capacidades”, recrutadas em todos os grupos sociais, a que se abrem as mesmas oportunidades de educação. Ela tem, por objeto, organizar e desenvolver os meios de ação durável com o fim de “dirigir os desenvolvimentos natural e integral do ser humano em cada uma das etapas de seu crescimento”, de acordo com uma certa concepção do mundo.

Disponivel em: wrun hastec fo unicamp br Acesso em 7 out es

Os autores do manifesto citado procuravam contrapor-se ao caráter oligárquico da sociedade brasileira.

Nesse sentido, o trecho propõe uma relação necessária entre

  1. ensino técnico e mercado de trabalho.
  2. acesso à escola e valorização do mérito.
  3. ampliação de vagas e formação de gestores.
  4. disponibilidade de financiamento e pesquisa avançada.
  5. remuneração de professores e extinção do analfabetismo.

04. (Enem PPL 2020) Há outras razões fortes para promover a participação da população em eleições. Grande parte dela, particularmente os mais pobres, esteve sempre alijada do processo eleitoral no Brasil, não somente nos períodos ditatoriais, mas também nos democráticos. Na eleição de 1933, por exemplo, apenas 3,3% da população do país votaram. Em 1945, com a volta da democracia, foram parcos 13,4%. Em 1962, só 20% dos brasileiros foram às urnas.

KERCHE, F.; FERES JR., J. Um nobre dever. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 109, out. 2014.

O baixo índice de participação popular em eleições nos períodos mencionados ocorria em função da

  1. adoção do voto facultativo.
  2. exclusão do sufrágio feminino.
  3. interdição das pessoas analfabetas.
  4. exigência da comprovação de renda.
  5. influência dos interesses das oligarquias.

05. (Enem PPL 2020) Sendo função social antes que direito, o voto era concedido àqueles a quem a sociedade julgava poder confiar sua preservação. No Império, como na República, foram excluídos os pobres (seja pela renda, seja pela exigência de alfabetização), os mendigos, as mulheres, os menores de idade, os praças de pré, os membros de ordens religiosas.

CARVALHO, J. M. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.

A restrição à participação eleitoral mencionada no texto visava assegurar o poder político aos(às)

  1. assalariados urbanos.
  2. oligarquias regionais.
  3. empresários industriais.
  4. profissionais liberais.
  5. círculos militares.

06. (Enem Digital 2020) O tenentismo veio preencher um espaço: o vazio deixado pela falta de lideranças civis aptas a conduzirem o processo revolucionário brasileiro que começava a sacudir as já caducas instituições políticas da República Velha. Os “tenentes” substituíram os inexistentes partidos políticos de oposição aos governos de Epitácio Pessoa e de Artur Bernardes.

PRESTES, A. L. Uma epopeia brasileira: a Coluna Prestes. São Paulo: Moderna, 1995 (adaptado).

Um dos objetivos do movimento político abordado no texto era

  1. unificar as Forças Armadas pelo comando do Exército nacional.
  2. combater a corrupção eleitoral perpetrada pelas oligarquias regionais.
  3. restaurar a segurança das fronteiras negligenciadas pelo governo central.
  4. organizar as frentes camponesas envolvidas na luta pela reforma agrária.
  5. pacificar os movimentos operários radicalizados pelo anarco-sindicalismo.

07. (Enem Digital 2020) Mesmo com a instalação da quarta emissora no Rio de Janeiro, a Rádio Educadora, em janeiro de 1927, a música popular ainda não desfrutava desse meio de comunicação para se tornar mais conhecida. Renato Murce, um dos maiores radialistas de todos os tempos, registrou, no seu livro Nos bastidores do rádio, que as emissoras veiculavam apenas “um certo tipo de cultura, com uma programação quase só da chamada música erudita, conferências maçantes e palestras destituídas de interesse”. E acrescentou: “Nada de música popular. Em samba, então, nem era bom falar”.

CABRAL, S. A MPB na Era do Rádio. São Paulo: Moderna, 1996.

A situação descrita no texto alterou-se durante o regime do Estado Novo, porque o meio de comunicação foi instrumentalizado para

  1. exportar as manifestações folclóricas nacionais.
  2. ampliar o alcance da propaganda político-ideológica.
  3. substituir as comemorações cívicas espontâneas.
  4. atender às demandas das elites oligárquicas.
  5. favorecer o espaço de mobilização social.

08. (Enem Digital 2020) Chamando o repórter de “cidadão”, em 1904, o preto acapoeirado justificava a revolta: era para “não andarem dizendo que o povo é carneiro. De vez em quando é bom a negrada mostrar que sabe morrer como homem!”. Para ele, a vacinação em si não era importante — embora não admitisse de modo algum deixar os homens da higiene meter o tal ferro em suas virilhas. O mais importante era “mostrar ao governo que ele não põe o pé no pescoço do povo”.

CARVALHO, J. M. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Cia. das Letras, 1987 (adaptado).

A referida Revolta, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro no início da República, caracterizou-se por ser uma

  1. agitação incentivada pelos médicos.
  2. atitude de resistência dos populares.
  3. estratégia elaborada pelos operários.
  4. tática de sobrevivência dos imigrantes.
  5. ação de insurgência dos comerciantes.

09. (Enem PPL 2020) No Brasil, após a eclosão da Bossa Nova, no fim dos anos 1950 — quando efetivamente a canção popular começou a ser objeto de debate e análise por parte das elites culturais — desenvolveram-se duas principais vertentes interpretativas da nossa música: a vertente da tradição e a vertente da modernidade, dualismo que não surgiu nesta época e nem se restringe ao tema da produção musical. Desde pelo menos 1922, a tensão entre “tradicional” e “moderno” ocupa o centro do debate político-cultural no país, refletindo o dilema de uma elite em busca da identidade brasileira.

ARAÚJO, P. C. Eu não sou cachorro, não. Rio de Janeiro: Record, 2013.

A manifestação cultural que, a partir da década de 1960, pretendeu sintetizar o dualismo apresentado no texto foi:

  1. Jovem Guarda, releitura do rock anglófono com letras em português.
  2. Samba-canção, combinação de ritmos africanos com tons de boleros.
  3. Tropicália, junção da música pop internacional com ritmos nacionais.
  4. Brega, amostra do dia a dia dos setores populares com temas românticos.
  5. Cancioneiro caipira, retrato do cotidiano do homem do campo com melodias tristes.

10. (Enem PPL 2019) A depressão que afetou a economia mundial entre 1929 e 1934 se anunciou, ainda em 1928, por uma queda generalizada nos preços agrícolas internacionais. Mas o fator mais marcante foi a crise financeira detonada pela quebra da Bolsa de Nova Iorque.

Disponível em: http://cpdoc.fgv.br. Acesso em: 20 abr. 2015 (adaptado).

Perante o cenário econômico descrito, o Estado brasileiro assume, a partir de 1930, uma política de incentivo à

  1. industrialização interna para substituir as importações.
  2. nacionalização de empresas estrangeiras atingidas pela crise.
  3. venda de terras a preços acessíveis para os pequenos produtores.
  4. entrada de imigrantes para trabalhar nas indústrias de base recém-criadas.
  5. abertura de linhas de financiamento especial para empresas do setor terciário.

11. (Enem 2018) O anúncio publicitário da década de 1940 reforça os seguintes estereótipos atribuídos historicamente a uma suposta natureza feminina:

  1. Pudor inato e instinto maternal.
  2. Fragilidade física e necessidade de aceitação.
  3. Isolamento social e procura de autoconhecimento.
  4. Dependência econômica e desejo de ostentação.
  5. Mentalidade fútil e conduta hedonista.

12. (Enem 2018) Essa imagem foi impressa em cartilha escolar durante a vigência do Estado Novo com o intuito de Essa imagem foi impressa em cartilha escolar durante a vigência do Estado Novo com o intuito de

  1. destacar a sabedoria inata do líder governamental.
  2. atender a necessidade familiar de obediência infantil.
  3. promover o desenvolvimento consistente das atitudes solidárias.
  4. conquistar a aprovação política por meio do apelo carismático.
  5. estimular o interesse acadêmico por meio de exercícios intelectuais.

13. (Enem 2018) São Paulo, 10 de janeiro de 1979.

Exmo. Sr. Presidente Ernesto Geisel.

Considerando as instruções dadas por V. S. de que sejam negados os passaportes aos senhores Francisco Julião, Miguel Arraes, Leonel Brizola, Luis Prestes, Paulo Schilling, Gregório Bezerra, Márcio Moreira Alves e Paulo Freire.

Considerando que, desde que nasci, me identifico plenamente com a pele, a cor dos cabelos, a cultura, o sorriso, as aspirações, a história e o sangue destes oito senhores.

Considerando tudo isto, por imperativo de minha consciência, venho por meio desta devolver o passaporte que, negado a eles, me foi concedido pelos órgãos competentes de seu governo

Carta do cartunista Henrique de Souza Filho, conhecido como Henfil. In.: HENFIL. Cartas da mãe. Rio de Janeiro: Codecri, 1981 (adaptado).

No referido contexto histórico, a manifestação do cartunista Henfil expressava uma crítica ao(à):

  1. censura moral das produções culturais.
  2. limite do processo de distensão política.
  3. interferência militar de países estrangeiros.
  4. representação social das agremiações partidárias.
  5. impedimento de eleição das assembleias estaduais.

14. (Enem 2018) A democracia que eles pretendem é a democracia dos privilégios, a democracia da intolerância e do ódio. A democracia que eles querem é para liquidar com a Petrobras, é a democracia dos monopólios, nacionais e internacionais, a democracia que pudesse lutar contra o povo. Ainda ontem eu afirmava que a democracia jamais poderia ser ameaçada pelo povo, quando o povo livremente vem para as praças – as praças que são do povo. Para as ruas – que são do povo.

Disponível em: www.revistadehistoria.com.br/secao/artigosldiscurso-de-joaogoulart- no-comicio-da-central. Acesso em: 29 out. 2015.

Em um momento de radicalização política, a retórica no discurso do presidente João Goulart, proferido no comício da Central do Brasil, buscava justificar a necessidade de

  1. conter a abertura econômica para conseguir a adesão das elites.
  2. impedir a ingerência externa para garantir a conservação de direitos.
  3. regulamentar os meios de comunicação para coibir os partidos de oposição.
  4. aprovar os projetos reformistas para atender a mobilização de setores trabalhistas.
  5. incrementar o processo de desestatização para diminuir a pressão da opinião pública.

15. (Enem PPL 2018) Considerando o funcionamento do regime democrático, o episódio retratado na imagem está associado ao (à)

Disponível em: http://une.org.br. Acesso em: 30 jul. 2015 (adaptado).

  1. legalidade dos partidos políticos.
  2. valorização das políticas afirmativas.
  3. esgotamento do movimento sindical.
  4. legitimidade da mobilização popular.
  5. emergência das organizações não governamentais.

16. (Enem PPL 2018) Na imagem, encontram-se referências a um momento de intensa agitação estudantil no país. Tal mobilização se explica pela

  1. divulgação de denúncias de corrupção envolvendo o presidente da República.
  2. criminalização dos movimentos sociais realizada pelo Governo Federal.
  3. adoção do arrocho salarial implementada pelo Ministério da Fazenda.
  4. compra de apoio político promovida pelo Poder Executivo.
  5. violência da repressão estatal atribuída às Forças Armadas.

17. (Enem 2017) Nos primeiros anos do governo Vargas, as organizações operárias sob controle das correntes de esquerda tentaram se opor ao seu enquadramento pelo Estado. Mas a tentativa fracassou. Além do governo, a própria base dessas organizações pressionou pela legalização. Vários benefícios, como as férias e a possibilidade de postular direitos perante às Juntas de Conciliação e Julgamento, dependiam da condição de ser membro de sindicato reconhecido pelo governo.

FAUSTO, B. História concisa do Brasil. São Paulo: Edusp; Imprensa Oficial do Estado, 2002 (adaptado).

No contexto histórico retratado pelo texto, a relação entre governo e movimento sindical foi caracterizada

  1. pelo reconhecimento de diferentes ideologias políticas.
  2. por um diálogo democraticamente constituído.
  3. pelas benesses sociais do getulismo.
  4. pela vinculação de direitos trabalhistas à tutela do Estado
  5. por uma legislação construída consensualmente..

18. (Enem 2017) Estão aí, como se sabe, dois candidatos à presidência, os senhores Eduardo Gomes e Eurico Dutra, e um terceiro, o senhor Getúlio Vargas, que deve ser candidato de algum grupo político oculto, mas é também o candidato popular. Porque há dois “queremos”: o “queremos” dos que querem ver se continuam nas posições e o “queremos” popular… Afinal, o que é que o senhor Getúlio Vargas é? É fascista? É comunista? É ateu? É cristão? Quer sair? Quer ficar? O povo, entretanto, parece que gosta dele por isso mesmo, porque ele é “à moda da casa”.

A Democracia. 16 set. 1945. apud GOMES. A.C.; D’ARAÚJO, M. C. Getulismo e trabalhismo. São Paulo: Ática. 1989.

O movimento político mencionado no texto caracterizou-se por

  1. demandar a confirmação dos direitos trabalhistas.
  2. apoiar a permanência da ditadura estadonovista.
  3. resgatar a representatividade dos sindicatos sob controle social.
  4. reivindicar a transição constitucional sob influência do governante.
  5. reclamar a participação das agremiações partidárias.

19. (Enem 2017) Durante o Estado Novo, os encarregados da propaganda procuraram aperfeiçoar-se na arte da empolgação e envolvimento das “multidões” através das mensagens políticas. Nesse tipo de discurso, o significado das palavras importa pouco, pois, como declarou Goebbels, “não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter determinado efeito”.

CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. In: PANDOLFI, D. (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999.

O controle sobre os meios de comunicação foi uma marca do Estado Novo, sendo fundamental à propaganda política, na medida em que visava

  1. conquistar o apoio popular na legitimação do novo governo.
  2. ampliar o envolvimento das multidões nas decisões políticas.
  3. aumentar a oferta de informações públicas para a sociedade civil.
  4. estender a participação democrática dos meios de comunicação no Brasil.
  5. alargar o entendimento da população sobre as intenções do novo governo.

20. (Enem Libras 2017) Getúlio libertou o povo, e são 8 horas de trabalho e só. Não tinha que trabalhar dia e noite mais não. Getúlio é que fez as leis. A princesa Isabel assinou a libertação, mas quem nos libertou do jugo da escravatura, do chicote, do tronco, foi Getúlio, Getúlio Dorneles Vargas. Papai falava assim: “Meu filho. Nunca houve um modo de governo igual a esse, meu filho”.

Relato de Cornélio Cancino, 82 anos, descendente de ex-escravos, Juiz de Fora (MG), 9 maio 1995. In: MATTOS, H.; RIOS, A. L. (Org.). Memórias do cativeiro: família, trabalho e cidadania no pós-Abolição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005 (adaptado)

A construção da memória apresentada no texto remete ao seguinte aspecto da referida experiência política:

  1. Fortalecimento da ideologia oficial, limitada à dimensão da escola.
  2. Legitimação de coligações partidárias, vinculadas à utilização do rádio.
  3. Estabelecimento de direitos sociais, associados à propaganda do Estado.
  4. Enaltecimento do sentimento pátrio, ligado à consolidação da democracia.
  5. Desenvolvimento de serviços públicos, submetidos à direção dos coronéis.

21. (Enem Libras 2017) A construção da Transamazônica foi interpretada por alguns estudiosos como uma espécie de contrarreforma agrária, na medida em que abriu para as populações rurais pobres uma nova fronteira de expansão. Na prática, porém, os projetos de colonização da Amazônia fracassaram ou não tiveram continuidade. Em 1985, o MST retoma a ancestral luta pela reforma agrária brasileira. Essa luta não é nova, sendo defendida por abolicionistas do século XIX e pelas Ligas Camponesas nos anos 1950-60.

DEL PRIORE, M.; VENÂNCIO, R. Uma breve história do Brasil. São Paulo: Planeta, 2010 (adaptado).

O processo histórico mencionado evidencia, em temporalidades distintas, um confronto entre

  1. projetos políticos de ocupação fundiária e resistência social.
  2. estratégias públicas de qualificação técnica e cultura tradicional.
  3. mecanismos legais de delimitação territorial e articulação legislativa.
  4. planejamentos estatais de reforma trabalhista e organização partidária.
  5. modelos econômicos de desenvolvimento nacional e mobilização sindical.

22. (Enem Libras 2017) Falavam em fuzilamentos, em gente que era embarcada nos aviões militares e atirada em alto-mar. Havia muita confusão. Sempre que há mudança violenta de poder, a regra dos entendidos é sumir, evaporar-se, não se expor, nos primeiros momentos da rebordosa, um sargento qualquer pode decidir sobre um fuzilamento. Depois as coisas se organizam, até mesmo a violência é estruturada, até mesmo o arbítrio. Mas quem, no meio tempo, foi fuzilado, fuzilado fica.

CONY, C. H. Quase memória. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

A narrativa refere-se ao seguinte aspecto da segurança nacional durante a Ditadura Militar:

  1. Institucionalização da repressão como política estatal.
  2. Normatização da censura como mecanismo de controle.
  3. Legitimação da propaganda como estratégia psicossocial.
  4. Validação do conformismo como salvaguarda do consenso.
  5. Ordenação do bipartidarismo como prerrogativa institucional.

23. (Enem 2016) A regulação das relações de trabalho compõe uma estrutura complexa, em que cada elemento se ajusta aos demais. A Justiça do Trabalho é apenas uma das peças dessa vasta engrenagem. A presença de representantes classistas na composição dos órgãos da Justiça do Trabalho é também resultante da montagem dessa regulação. O poder normativo também reflete essa característica. Instituída pela Constituição de 1934, a Justiça do Trabalho só vicejou no ambiente político do Estado Novo instaurado em 1937.

ROMITA, A. S. Justiça do Trabalho: produto do Estado Novo. In: PANDOLFI, D. (Org.). Repensando o Estado Novo, Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999.

A criação da referida instituição estatal na conjuntura histórica abordada teve por objetivo

  1. legitimar os protestos fabris.
  2. ordenar os conflitos laborais.
  3. oficializar os sindicatos plurais.
  4. assegurar os princípios liberais.
  5. unificar os salários profissionais.

24. (Enem 2016) Em 1935, o governo brasileiro começou a negar vistos a judeus. Posteriormente, durante o Estado Novo, uma circular secreta proibiu a concessão de vistos a “pessoas de origem semita”, inclusive turistas e negociantes, o que causou uma queda de 75% da imigração judaica ao longo daquele ano. Entretanto, mesmo com as imposições da lei, muitos judeus continuaram entrando ilegalmente no país durante a guerra e as ameaças de deportação em massa nunca foram concretizadas, apesar da extradição de alguns indivíduos por sua militância política.

GRIMBERG, K. Nova língua interior. 500 anos de história dos judeus no Brasil. In: IBGE, Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro: IBGE, 2000 (adaptado).

Uma razão para a adoção da política de imigração mencionada no texto foi o(a)

  1. receio do controle sionista sobre a economia nacional.
  2. reserva de postos de trabalho para a mão de obra local.
  3. oposição do clero católico à expansão de novas religiões.
  4. apoio da diplomacia varguista às opiniões dos líderes árabes.
  5. simpatia de membros da burocracia pelo projeto totalitário alemão.

25. (Enem PPL 2016)

Aquarela do Brasil

Brasil!

Meu Brasil brasileiro

Meu mulato inzoneiro

Vou cantar-te nos meus versos

O Brasil, samba que dá

Bamboleio que faz gingar

O Brasil do meu amor

Terra de Nosso Senhor

Brasil! Pra mim! Pra mim, pra mim!

Ah! Abre a cortina do passado

Tira a mãe preta do Cerrado

Bota o rei congo no congado

Brasil! Pra mim!

Deixa cantar de novo o trovador

A merencória luz da lua

Toda canção do meu amor

Quero ver a sá dona caminhando

Pelos salões arrastando

O seu vestido rendado

Brasil! Pra mim, pra mim, pra mim!

ARY BARROSO. Aquarela do Brasil, 1939 (fragmento).

Muito usual no Estado Novo de Vargas, a composição de Ary Barroso é um exemplo típico de

  1. música de sátira.
  2. samba exaltação.
  3. hino revolucionário.
  4. propaganda eleitoral.
  5. marchinha de protesto.

26. (Enem PPL 2016) Inspirada em fantasias de Carnaval, a arte apresentada se opunha à concepção de patrimônio vigente nas décadas de 1960 e 1970 na medida que

  1. se apropriava das expressões da cultura popular para produzir uma arte efêmera destinada ao protesto.
  2. resgatava símbolos ameríndios e africanos para se adaptar a exposições e espaços públicos.
  3. absorvia elementos gráficos da propaganda para criar objetos comercializáveis pelas galerias.
  4. valorizava elementos da arte popular para construir representações da identidade brasileira.
  5. incorporava elemento da cultura de massa para atender às exigências do museus.

27. (Enem 2016) A Operação Condor está diretamente vinculada às experiências históricas das ditaduras civil-militares que se disseminaram pelo Cone Sul entre as décadas de 1960 e 1980. Depois do Brasil (e do Paraguai de Stroessner), foi a vez da Argentina (1966), Bolívia (1966 e 1971), Uruguai e Chile (1973) e Argentina (novamente, em 1976). Em todos os casos se instalaram ditaduras civil-militares (em menor ou maior medida) com base na Doutrina de Segurança Nacional e tendo como principais características um anticomunismo militante, a identificação do inimigo interno, a imposição do papel político das Forças Armadas e a definição de fronteiras ideológicas.

PADRÓS, E. S. et al. Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-1985):

história e memória. Porto Alegre: Corag, 2009 (adaptado).

Levando-se em conta o contexto em que foi criada, a referida operação tinha como objetivo coordenar a

  1. modificação de limites territoriais.
  2. sobrevivência de oficiais exilados.
  3. interferência de potências mundiais.
  4. repressão de ativistas oposicionistas.
  5. implantação de governos nacionalistas.

28. (Enem 2016 3ª aplicação) A imagem faz referência a uma instensa mobilização popular e pode ser traduzida com

  1. campanha popular que confrontava a legitimidade das eleições indiretas no país.
  2. a manifestação de milhares de pessoas em prol da realização de eleições para o Senado.
  3. as passeatas realizadas em prol do fim da Ditadura Militar no Brasil e na Argentina.
  4. os comícios e manifestações populares pela abertura política de forma lenta e segura.
  5. o movimento que exigia o direito à igualdade de voto para homens e mulheres.

29. (Enem 2016) As camadas dirigentes paulistas na segunda metade do século XIX recorriam à história e à figura dos bandeirantes. Para os paulistas, desde o início da colonização, os habitantes de Piratininga (antido nome de São Paulo) tinham sido responsáveis pela ampliação do território nacional, enriquecendo a metrópole portuguesa com o ouro e expandindo suas possessões. Graças à integração territoral que promoveram, os bandeirantes eram tidos ainda como fundadores da unidade nacional. Representavam a lealdade à província de São Paulo e ao Brasil.

ABUD, K. M. Paulistas, uni-vos! Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 34, 1 jul. 2008 (adaptado).

No período da história nacional analisado, a estratégia descrita tinha como objetivo

  1. promover o pioneirismo industrial pela substituição de importações.
  2. questionar o governo regencial após a descentralização administrativa.
  3. recuperar a hegemonia perdida com o fim da política do café com leite.
  4. aumentar a participação política em função da expansão cafeeira.
  5. legitimar o movimento abolicionista durante a crise do escravismo.

30. (Enem 2016) Batizado por Tancredo Neves de “Nova República”, o período que marca o reencontro do Brasil com os governos civis e a democracia ainda não completou seu quinto ano e já viveu dias de grande comoção. Começou com a tragédia de Tancredo, seguiu pela euforia do Plano Cruzado, conheceu as depressões da inflação e das ameaças da hiperinflação e desembocou na movimentação que antecede as primeiras eleições diretas para presidente em 29 anos.

O álbum dos presidentes: a história vista pelo JB. Jornal do Brasil, 15 nov. 1989.

O período descrito apresenta continuidades e rupturas em relação à conjuntura histórica anterior. Uma dessas continuidades consistiu na

  1. representação do legislativo com a fórmula do bipartidarismo.
  2. detenção de lideranças populares por crimes de subversão.
  3. presença de políticos com trajetórias no regime autoritário.
  4. prorrogação das restrições advindas dos atos institucionais.
  5. estabilidade da economia com o congelamento anual de preços.

31. (Enem PPL 2015) O diálogo entre os personagens da charge evidencia, no Brasil, a(s)

  1. reinserção do país na economia globalizada.
  2. transformações políticas na vigência do Estado Novo.
  3. alterações em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país.
  4. suspensão das eleições legislativas durante o período da Ditadura Militar.
  5. volta da democracia após um período sem eleições diretas para o Executivo Federal.

32. (Enem 2015) A Justiça Eleitoral foi criada em 1932, como parte de uma ampla reforma no processo eleitoral incentivada pela Revolução de 1930. Sua criação foi um grande avanço institucional, garantindo que as eleições tivessem o aval de um orgão teoricamente imune à influência dos mandatários.

TAYLOR, M. Justiça Eleitoral. In: AVRITZER, L.; ANASTASIA, F. Reforma política no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2006 (adaptado).

Em relação ao regime democrático no país, a instituição analisada teve o seguinte papel:

  1. Implementou o voto direto para presidente.
  2. Combateu as fraudes sistemáticas nas apurações.
  3. Alterou as regras para as candidaturas na ditadura.
  4. Impulsionou as denúncias de corrupção administrativa.
  5. Expandiu a participação com o fim do critério censitário.

33. (Enem 2015) No período de 1964 a 1985, a estratégia do Regime Militar abordada na charge foi caracterizada pela No período de 1964 a 1985, a estratégia do Regime Militar abordada na charge foi caracterizada pela

  1. priorização da segurança nacional.
  2. captação de financiamentos estrangeiros.
  3. execução de cortes nos gastos públicos.
  4. nacionalização de empresas multinacionais.
  5. promoção de políticas de distribuição de renda.

34. (Enem PPL 2015) O diálogo entre os personagens da charge evidencia, no Brasil, a(s)

  1. reinserção do país na economia globalizada.
  2. transformações políticas na vigência do Estado Novo.
  3. alterações em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país.
  4. suspensão das eleições legislativas durante o período da Ditadura Militar.
  5. volta da democracia após um período sem eleições diretas para o Executivo Federal.

35. (Enem 2014) A Comissão Nacional da Verdade (CNV) reuniu representantes de comissões estaduais e de várias instituições para apresentar um balanço dos trabalhos feitos e assinar termos de cooperação com quatro organizações. O coordenador da CNV estima que, até o momento, a comissão examinou, "por baixo", cerca de 30 milhões de páginas de documentos e fez centenas de entrevistas.

Disponível em: www.jb.com.br. Acesso em: 2 mar. 2013 (adaptado).

A notícia descreve uma iniciativa do Estado que resultou da ação de diversos movimentos sociais no Brasil diante de eventos ocorridos entre 1964 e 1988. O objetivo dessa iniciativa é

  1. anular a anistia concedida aos chefes militares.
  2. rever as condenações judiciais aos presos políticos.
  3. perdoar os crimes atribuídos aos militantes esquerdistas.
  4. comprovar o apoio da sociedade aos golpistas anticomunistas.
  5. esclarecer as circunstâncias de violações aos direitos humanos.

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