Revolução Francesa
Lista de 15 exercícios de História com gabarito sobre o tema Revolução Francesa com questões de Vestibulares.
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01. (UFRGS) Após a Revolução de 1789, a França viveu um período de grande instabilidade, marcado pelo radicalismo e pela constante ameaça externa. Assinale a alternativa correta em relação a esse período.
- Com a queda da Bastilha, símbolo do autoritarismo real, os deputados da Assembleia Constituinte, aproveitando o momento político, proclamaram a República, pondo um termo final ao Antigo Regime.
- Em meio ao caos provocado pela fuga do Rei e pela derrocada da Monarquia, iniciou-se, em Paris, a criação de uma sociedade baseada nos ideais socialistas, a Comuna de Paris.
- o período conhecido como o Grande Terror foi protagonizado pelo jacobino Robespierre, que posteriormente foi derrubado por Napoleão, um general que se destacara por sua trajetória vitoriosa.
- o golpe do 18 Brumário representou a queda do Diretório, regime que se pretendia representante dos interesses burgueses, mas que era inepto a governar.
- Durante um curto período de tempo, após a queda da Bastilha, a França vivenciou uma Monarquia Constitucional, mas, na prática, o Rei ainda mantinha a mesma autoridade de antes.
02. (Fuvest) Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas
- fracassaram, uma vez que, depois de Napoleão, a França voltou ao feudalismo com os Bourbons e a União Soviética, depois de Gorbatchev, ao capitalismo
- geraram resultados diferentes das intenções revolucionárias, pois tanto a burguesia francesa quanto a russa eram contrárias a todo tipo de governo autoritário.
- puseram em prática os ideais que as inspiraram, de liberdade e igualdade e de abolição das classes e do Estado
- efetivaram mudanças profundas que resultaram na superação do capitalismo na França e do feudalismo na Rússia.
- foram marcos políticos e ideológicos, inspirando, a primeira, as revoluções até 1917, e a segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970.
03. (UDESC) Alguns historiadores analisam que a Revolução Francesa (1789) comportou duas revoluções , ocorridas paralelamente: a burguesa e a camponesa. Assinale a alternativa incorreta, a respeito de algumas das questões que justificariam essa análise sobre a Revolução Francesa.
- As agitações e turbulências provocadas pela penúria aumentaram a desordem e contribuíram para que o tempo da colheita - que sempre fora motivo de preocupação - se tornasse tempo de perigo, naquele momento histórico.
- No antigo regime o desemprego e a carestia dos víveres agravaram a mendicância no campo, a partir de 1788, o que contribuiu para as chamadas revoltas da fome , que deram corpo à revolução burguesa em curso.
- A expressão Grande Medo de 1789 refere-se a um conjunto de revoltas camponesas que marcaram a entrada dos camponeses na cena revolucionária.
- A Revolução Francesa foi a revolução das luzes (burguesa e aristocrática), que ocorreu totalmente separada da revolução popular: esta, um simples episódio no período.
- O conflito entre o Terceiro Estado e a aristocracia, sustentado pelo poder real, contribuiu fortemente para dar às chamadas revoltas da fome um caráter social.
04. (Fuvest) Nas Revoluções Francesa (1789), Mexicana (1910), Russa (1917) e Chinesa (1949), há um elemento comum a todas. Trata-se da
- presença imperialista
- ideologia socialista
- ideologia liberal
- participação do operariado
- participação do campesinato
05. (UDESC) “Renunciar à liberdade é renunciar à qualidade de homem, aos direitos da humanidade, e até aos próprios deveres. Não há nenhuma reparação possível para quem renuncia a tudo. Tal renúncia é incompatível com a natureza do homem. Assim, seja qual for o lado por que se considerem as coisas, o direito de escravizar é nulo, não somente porque ilegítimo, mas porque absurdo e sem significação. As palavras escravidão e direito são contraditórias; excluem-se mutuamente. (Jean-Jacques Rousseau. O Contrato Social.)
O livro O contrato Social, escrito por Rousseau e lançado em 1762, apresenta ideias que confluem com as lutas por “liberdade, igualdade e fraternidade”, conhecido lema da Revolução Francesa.
Com base na citação de Rousseau – O Contrato Social, assinale a alternativa correta a respeito das relações entre a Revolução Francesa e a prática da escravidão.
- Um dos princípios da Revolução Francesa, a igualdade, está previsto na Declaração dos direitos do homem e do cidadão. Por este motivo, a partir de 1791, a escravidão, em todas as suas formas, foi abolida e jamais restabelecida nas colônias francesas.
- Ainda que o posicionamento dos revolucionários fosse homogêneo, no que diz respeito ao fim da escravidão, esta foi abolida apenas em 1791, com a assinatura de um tratado entre Napoleão e o líder haitiano Toussaint Louverture. Após a assinatura deste tratado, a escravidão jamais foi restabelecida em uma colônia francesa.
- A defesa da liberdade e as lutas pelo fim da escravidão eram pautas bastante cômodas para os revolucionários franceses, pois a França nunca contou com pessoas escravizadas em suas colônias.
- Os posicionamentos dos revolucionários a respeito da escravidão eram relativamente contraditórios. Apesar das preleções de Rousseau, alguns grupos defendiam, primeiramente, apenas o fim do tráfico negreiro. As lutas pela abolição da escravidão e a independência do Haiti, concretizada apenas em 1804, são representativas destas contradições.
- Como a obra não cita as mulheres, pode-se concluir que Jean-Jacques Rousseau era um defensor da escravidão apenas para as mulheres.
06. (MACK) Sobre a Revolução Francesa, é incorreto afirmar que:
- os dois clubes mais importantes foram o Clube dos Cordeliers e o Clube dos Jacobinos;
- a convocação dos Estados Gerais foi uma demonstração da força econômica do Antigo Regime;
- ela representou uma ruptura estrutural, pois a burguesia, até então marginalizada em relação ao poder político, sublevou-se, tornando-se senhora do Estado;
- a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi a síntese da concepção burguesa da sociedade;
- a Bastilha, antiga prisão do estado, foi tomada de assalto por artesãos, operários, pequenos comerciantes, lavadeiras e costureiras.
07. (UEL) Analise a imagem a seguir.
Exposta no Museu do Louvre, a obra “Liberdade Guiando o Povo”, remete à existência de questão social ainda hoje debatida.
Com base na imagem e nos conhecimentos sobre modernidade e vida social, é correto afirmar que a obra representa
- a luta de estratos sociais em defesa da igualdade jurídica e pela conquista dos direitos de cidadania.
- a primeira tentativa de revolução social do proletariado moderno contra a burguesia.
- a participação popular na luta pelo direito de voto pelas mulheres e contra o trabalho infantil.
- o repúdio ao caráter sangrento das revoluções populares, produtoras de regimes ditatoriais.
- a democracia, que atinge a plenitude quando homens, mulheres e jovens pegam em armas.
08. (ETEC) Iniciada em 1789, a Revolução Francesa tinha como um de seus principais objetivos a abolição da sociedade de Antigo Regime, com o fim dos privilégios e das desigualdades entre os diferentes grupos sociais.
Pouco antes da Revolução, a sociedade francesa estava dividida entre
- apoiadores de Napoleão e de Robespierre, importantes lideranças políticas conservadoras que lutavam pela manutenção da monarquia francesa.
- burguesia e trabalhadores rurais e urbanos, já que o clero e a nobreza não tinham participação significativa na política francesa no período pré-revolucionário.
- Girondinos e Sans Culottes, grupos rivais que disputavam a hegemonia política e representavam os diferentes interesses da burguesia na relação com o rei Luís XVI.
- Primeiro e Segundo Estados (clero e nobreza), que reuniam cerca de 3% da população, e Terceiro Estado, que abrigava a burguesia, os trabalhadores urbanos e rurais e pagava, sozinho, todas as taxas e os impostos diretos cobrados pela monarquia.
- Primeiro e Segundo Estados (clero e nobreza), que reuniam a minoria da população, mas pagavam, sozinhos, todas as taxas e os impostos diretos que financiavam os programas assistenciais que mantinham parte do Terceiro Estado.
09. (IFSulDeMinas) Leia o texto:
A França do século XVIII era caracterizada como um país absolutista onde o rei governava com poderes absolutos. Controlava a economia, a justiça, a política e até mesmo a religião dos seus súditos. A sociedade encontrava-se estratificada e hierarquizada. No topo da pirâmide social, estava o clero que também tinha o privilégio de não pagar impostos. Nainalva Reis
Observe a imagem:
A liberdade guiando o povo, 1830 - Eugène Delacroix
Relacionando o texto com a imagem encontramos argumentos que ajudam a compreender o quadro social da França, principalmente, às vésperas do ano de 1789. Considerando seus conhecimentos sobre o contexto da Revolução Francesa, o texto e a imagem apresentados, assinale a alternativa que melhor define o contexto social da França pré-revolucionária.
- A aparente situação revolucionária foi caracterizada apenas por um movimento de burgueses insatisfeitos com a ordem vigente, porém aceitaria uma composição política com a monarquia para preservar seus privilégios.
- Os jacobinos apenas propuseram mudanças pontuais na Constituição que estava em vigor, não aprofundando em direitos como liberdade de expressão.
- A transformação social aconteceria até mesmo sem o processo revolucionário, pois as transformações mundiais apontavam que todos os países do mundo derrubaram suas monarquias ainda no século XVIII.
- O Terceiro Estado reunia trabalhadores, camponeses e burguesia dentro de suas estratificações sociais, porém o grupo social de maior destaque foi a burguesia, que neste momento já se encontrava organizada tanto politicamente quanto socialmente.
10. (Universidade de Fortaleza) “Revoltas populares deixam na história e na consciência humana uma marca indelével, mesmo quando fracassam ou são desonradas. Elas encarnam o momento, tão raro, em que a fatalidade se insurge, e o povo toma a dianteira”
(Serge Hamili, Brasil Diplomatique. Liberdade, Igualdade, Fraternidade. Elogio às revoluções. Edição 22, 05 de maio de 2009).
Foi nesse contexto, que a Revolução Francesa, como movimento social e político, abriu caminho para uma sociedade moderna e acabou por influenciar diversos lugares no mundo, com os seus ideais de “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”.
Além dessa influência, a Revolução Francesa deixou como legado direto
- a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
- a criação da Organização das Nações Unidas (ONU).
- a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
- o sufrágio universal a todos os cidadãos.
- as doutrinas da Declaração de Independência Americana.
11. (UCPEL) A obra “A liberdade guiando o povo”, pintada por Delacroix, representa de forma elogiosa a Revolução de 1830, ocorrida na França e que teve frutos espalhados pelo mundo inteiro.
Com influência fundamental na crise do Antigo Regime, esta revolução tem, como uma de suas consequências, a(o):
- implantação da Segunda República Francesa, comandada por um conjunto de líderes populares, entre os quais se destacava Louis Blanc.
- apoio a D. Pedro I por parte da elite brasileira, que pretendia convencer o Imperador brasileiro a ficar no comando do país e desencorajá-lo a voltar a Portugal.
- apoio dos liberais portugueses à filha do Imperador brasileiro D. Pedro I, Maria da Glória, na disputa pela sucessão do trono português contra seu tio, Miguel, associado ao pensamento absolutista.
- tomada do controle da cidade de Paris pelo povo e estabelecimento de um autogoverno na capital francesa, episódio que ficou conhecido como Comuna de Paris.
- unificação da Itália, a partir da liderança de Giuseppe Mazzini e implantação da República de inspiração conservadora e burguesa.
12. (UFRR) “As modificações sobre as interpretações do Iluminismo começaram a partir de 1970, no momento em que os historiadores iniciaram uma nova leitura sobre a historiografia do Iluminismo. Isso aconteceu devido às pesquisas realizadas no âmbito do estudo das ideias da sociedade do século XVIII, que tinha o objetivo de pesquisar como os ideais iluministas foram difundidos e recebidos pela população de sua época. Ademais, as interpretações e traduções de termos passaram pelas análises de fontes da época antes de passarem pelas traduções. As consequências dessas alterações foram sentidas pelos próprios especialistas, que passaram a entender o Iluminismo não mais como um movimento homogêneo, um bloco único de ideias iguais, sem ramificações, centrado quase que exclusivamente na França; agora passava a ser interpretado como um movimento heterogêneo, com várias ramificações com algumas ideias em comum, mas longe de serem uniformes.”
(Adaptado de LOPES, Flavio Renato de Aguiar. “Iluminismo ou iluminismos?” In Revista Vernáculo, n. 27, 1º sem/2011, pp. 133-161 147- 149. Acessado em 25/11/2020. Disponível em https://revistas.ufpr.br/vernaculo/article/view/31092/21011)
O ideário europeu, que marcou o século XVIII, contribuiu para a eclosão da Revolução Francesa, ao:
- recusar a felicidade humana e terrena e apoiar ao Liberalismo.
- limitar o conhecimento greco-romano e denunciar a Teocracia papal.
- preservar a natureza e aderir ao Absolutismo.
- defender o ateísmo e se opor à soberania popular.
- enaltecer o progresso humano e estimular ao pensamento lógico.
13. (UFU) O quadro reproduzido acima, A liberdade guiando o povo, de Eugène Delacroix, é talvez uma das pinturas mais emblemáticas produzida nos últimos 250 anos. O trabalho pertencente ao período do Romantismo, retrata uma mulher representando a liberdade, que guia o povo acima dos corpos sem vida, empunhando a bandeira tricolor em uma das mãos e um mosquete com baioneta na outra.
Essa pintura, extremamente simbólica, retrata qual evento histórico ocorrido na França?
- A Revolução de 1830, que marcou, dentre outras coisas, a rebelião contra as práticas centralizadoras de Carlos X.
- A Revolução de 1789, evento que simboliza a concretização da burguesia como classe dominante na França.
- A Revolução de 1848, conhecida também como a “Primavera dos Povos”, que marca uma série de revoltas contra alguns regimes autocráticos europeus.
- A Revolução de 1871, denominada Comuna de Paris e considerada por alguns historiadores como o primeiro governo de caráter proletário e popular no contexto de ascensão do capitalismo.
14. (ESA) No final do século XVIII, a colônia brasileira foi palco de alguns movimentos influenciados pela Independência das Treze Colônia Inglesas da América do Norte (1776) e pela Revolução Francesa (1789).
A Inconfidência Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1789), respectivamente, estão inseridas nesse contexto histórico, cujo objetivo comum era a:
- abolição total da escravidão.
- melhoria da remuneração dos soldados.
- criação de um tipo de serviço militar obrigatório.
- implantação de indústrias do Brasil.
- criação de uma República independente.
15. (UECE) Os pensadores iluministas do século XVIII difundiram ideias liberais que ganharam força com a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos, e firmaram-se com as Revoluções de 1848.
No século XIX, o liberalismo defendia os interesses da
- classe operária.
- imprensa.
- elite industrial.
- burguesia.