Império Bizantino
Lista de 15 exercícios de História com gabarito sobre o tema Império Bizantino com questões de Vestibulares.
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01. (UFES) Segundo a crença dos cristãos de Bizâncio, os ícones (imagens pintadas ou esculpidas de Cristo, da Virgem e dos Santos) constituíam a “revelação da eternidade no tempo, a comprovação da própria encarnação, a lembrança de que Deus tinha se revelado ao homem e por isso era possível representá-lo de forma visível.”
(Franco Jr., H. e Andrade Filho, R. O. O IMPÉRIO BIZANTINO. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 27).
Apesar da extrema difusão da adoração dos ícones no Império Bizantino, o imperador Leão III, em 726, condenou tal prática por idolatria, desencadeando assim a chamada “crise iconoclasta”.
Dentre os fatores que motivaram a ação de Leão III, podemos citar o (a):
- intolerância da corte imperial para com os habitantes da Ásia Menor, região onde o culto aos ícones servia de pretexto para a aglutinação de povos que pretendiam se emancipar.
- necessidade de conter a proliferação de culto às imagens, num contexto de reaproximação da Sé de Roma com o imperador bizantino, uma vez que o papado se posicionava contra a instituição dos ícones e exigia a sua erradicação.
- tentativa de mirar as bases políticas de apoio à sua irmã, Teodora, a qual, valendo-se do prestígio de que gozava junto aos altos dignitários da Igreja Bizantina, aspirava secretamente a sagrar-se imperatriz.
- aproximação do imperador, por meio do califado de Damasco, com o credo islâmico que, recuperando os princípios originais do monoteísmo judaico-cristão, condenava a materialização da essência sagrada da divindade em pedaços de pano ou madeira.
- descontentamento imperial com o crescente prestígio e riqueza dos mosteiros (principais possuidores e fabricantes de ícones), que atraíam para o serviço monástico numerosos jovens, impedindo-os, com isso, de contribuírem para o Estado na qualidade de soldados, marinheiros e camponeses.
Resposta: E
Resolução: Leão III condenou a adoração de ícones para combater a crescente influência e riqueza dos mosteiros, que possuíam e fabricavam esses ícones, desviando recursos que poderiam ser utilizados pelo Estado
02. (Unesp) A Civilização Bizantina floresceu na Idade Média, deixando em muitas regiões da Ásia e da Europa testemunhos de sua irradiação cultural. Assinale importante e preponderante contribuição artística bizantina que se difundiu expressando forte destinação religiosa:
- Adornos de bronze e cobre.
- Aquedutos e esgotos.
- Telhados de beirais recurvos.
- Mosaicos coloridos e cúpulas arredondadas.
- Vias calçadas com artefatos de couro.
Resposta: D
Resolução: Os mosaicos coloridos e as cúpulas arredondadas são elementos distintivos da arte bizantina, amplamente utilizados em igrejas e edifícios religiosos.
03. (UEM) O texto abaixo se refere ao Império Bizantino. Leia-o atentamente e assinale o que estiver correto.
“Desde o princípio, o mosaico foi visto como um reflexo misterioso de um mundo sobrenatural no qual estava incluído o imperador como representante de Deus na terra. (…) Ocorre uma desproporção entre as figuras humanas e os objetos, de modo que, com freqüência, um personagem tem o mesmo tamanho de uma árvore, uma casa etc. Está claro que se perdeu o gosto por copiar fielmente a forma externa, como acontecia na arte romana, e nestas representações, muito mais conceituais, intelectualizadas, interessa sobretudo a ideia, o valor simbólico e narrativo da cena, sublinhado pela luz e pela cor” (ALMAZÁN, S. A.; MUÑOZ, S. A. Historia de Arte. Madrid: UNED, 2002, p. 111).
- A arte pictórica da Roma antiga atingiu uma grande qualidade técnica na representação das proporções, pois foi beneficiada pelo descobrimento da perspectiva, uma técnica que os artistas bizantinos não conseguiram imitar.
- A chamada Querela das Imagens foi um debate teológico e político que dividiu os iconoclastas e os iconófilos, sendo que os primeiros defendiam a destruição das imagens, entre outras coisas, por temerem que elas estimulassem a idolatria.
- A ruptura entre cristãos católicos e cristãos ortodoxos na Baixa Idade Média foi provocada, em grande medida, pelo repúdio dos orientais ao modo irônico pelo qual os artistas ocidentais representavam o sofrimento de Jesus Cristo.
- Uma diferença essencial entre a arte bizantina e a de seus ancestrais gregos estava na grande importância que o Império Romano do Oriente dava à representação precisa dos diversos deuses que compunham sua religião.
- A técnica do mosaico, que atingiu um alto nível de desenvolvimento em Bizâncio, também foi empregada por outros povos, que a desenvolveram independentemente do contato com o Império Romano do Oriente.
Resposta: E
Resolução: A técnica do mosaico, que teve grande desenvolvimento em Bizâncio, também foi utilizada por outros povos, embora Bizâncio tenha elevado essa técnica a um nível muito alto
04. (PUC-Campinas) O Império Bizantino, ao longo de sua história, apresentou um governo que se caracterizou por:
- proporcionar condições sociais que possibilitaram eliminar, desde suas origens, o problema da escravidão.
- procurar eliminar suas origens romanas e por restringir o poder dos soberanos, que era bastante limitado.
- apresentar um caráter despótico associado à grande influência religiosa, dando-lhe uma feição teocrática.
- controlar, chegando a eliminar completamente, o poder da burocracia no Estado.
Resposta: C
Resolução: O governo bizantino era caracterizado por um caráter despótico e teocrático, onde o imperador tinha grande influência tanto sobre o Estado quanto sobre a Igreja
05. (FUVEST) Entre os fatores citados abaixo, assinale aquele que não concorreu para a difusão da civilização bizantina na Europa Ocidental:
- Fuga dos sábios bizantinos para o Ocidente, após a queda de Constantinopla.
- Expansão da Reforma Protestante, que marcou a quebra da unidade da Igreja Católica.
- Divulgação e estudo da legislação de Justiniano, conhecida como Corpus Juris Civilis. Intercâmbio cultural ligado ao movimento das Cruzadas.
- Contatos comerciais das repúblicas marítimas italianas com os portos bizantinos nos mares Egeu e Negro.
Resposta: B
Resolução: A Reforma Protestante não contribuiu para a difusão da civilização bizantina. Pelo contrário, foi um movimento que se afastou da unidade da Igreja Católica e não teve relação direta com a propagação da cultura bizantina
06. (UECE) Na origem do chamado “Cisma do Oriente”, pode-se apontar corretamente:
- as desavenças entre os membros da hierarquia católica e o Imperador bizantino diziam respeito à cobrança das indulgências e à corrupção dos bispos.
- significou o aparecimento de inúmeras seitas “reformadas”, que se desligaram da Igreja romana.
- no Império Bizantino, a Igreja era submetida ao Imperador e promovia um excessivo culto aos ídolos e às imagens.
- em Bizâncio, ao contrário do cristianismo ocidental, as imagens e os ídolos dos santos não eram objetos de adoração e culto.
Resposta: C
Resolução: O Cisma do Oriente teve suas origens em parte pela relação da Igreja Bizantina com o Imperador e o culto às imagens, que foi um ponto de discórdia significativo entre ocidentais e orientais
07. (UFPB) Em inícios do século VIII, o Império Bizantino, tendo à frente Leão Isáurico, encontrava-se abatido diante da expansão muçulmana. Leão entendeu que as derrotas do Império deviam-se à adoração crescente dos fiéis às imagens de santos e resolveu destruí-las.
Esse movimento ficou conhecido como:
- Monofisista
- Cesaropapista
- Iconoclasta
- Telefisista
- Legitimista
Resposta: C
Resolução: O movimento que procurou destruir imagens no Império Bizantino foi conhecido como iconoclastia.
08. (PUC) Em relação ao Império Bizantino, é certo afirmar que:
- o governo era ao mesmo tempo teocrático e liberal;
- o Estado não tinha influência na vida econômica;
- o comércio era sobretudo marítimo;
- o Império Bizantino nunca conheceu crises sociais;
- o imperialismo bizantino restringiu-se à Ásia Menor.
Resposta: C
Resolução: O comércio marítimo foi uma característica importante do Império Bizantino, dada sua localização estratégica e suas atividades comerciais no Mediterrâneo e além
09. (UNISC) A respeito da cidade de Constantinopla, capital do Império Bizantino, é correto afirmar que
- atualmente ela é conhecida como Alexandria e se localiza no Egito. Apesar de um passado turbulento, seu centro histórico encanta e impressiona muitos turistas devido à riquíssima variedade cultural que dá mostras dos diferentes povos e culturas que por lá passaram.
- o embrião da famosa cidade surgiu quando o imperador romano Constantino I decidiu construir, sobre a antiga cidade grega de Bizâncio, uma nova capital para o Império Romano, mais próxima às rotas comerciais que ligavam o Mar Mediterrâneo e o Mar Negro à Europa e à Ásia.
- ela é, ainda hoje, considerada a mais genuína representante do estilo gótico. É principalmente na arquitetura religiosa que esse estilo pode ser en-contrado, haja vista que a cidade tem mais do que um templo para cada um dos 365 dias do ano.
- sua decadência está ligada à chegada dos portu-gueses às Índias. A partir de então, os mercadores cristãos não mais para lá se dirigiram para buscar especiarias e artigos de luxo.
- ela foi conquistada em 1453 pelos venezianos, na última das Cruzadas. Esse episódio assinala o fim definitivo do Império Romano do Oriente.
Resposta: B
Resolução: Constantinopla foi fundada pelo imperador Constantino I sobre a antiga cidade de Bizâncio, tornando-se a nova capital do Império Romano.
10. (UFPB) Bizâncio, também chamada de Constantinopla, e, depois, de Istambul, capital da atual Turquia, era o centro de poder do Império Romano do Oriente, constituindo-se numa experiência histórica relevante e distinta, sob muitos aspectos, em relação às sociedades medievais do Ocidente europeu. A civilização bizantina NÃO tem como característica:
- Cristianismo ortodoxo, diferenciado do apostólico romano.
- Poder político fragmentado e feudal.
- Desenvolvimento do comércio e da vida urbana.
- Poder político centralizado e teocrático.
- Diversidade cultural de base grega, romana e asiática.
Resposta: B
Resolução: O Império Bizantino se caracterizou por um poder político centralizado e não fragmentado ou feudal. A fragmentação do poder era uma característica mais associada às sociedades medievais ocidentais
11. (UFRGS) Assinale a alternativa que apresenta um dos resultados do entrecruzamento de culturas no Império Bizantino.
- As artes visuais diversificaram-se a ponto de serem eliminadas as características estéticas de inspiração greco-cristã.
- A adoração popular a ícones religiosos gerou crises na Igreja de Bizâncio.
- Elementos clássicos, como a retórica e a língua grega, foram superados em função da interação cultural cosmopolita.
- A arquitetura passou a primar pela simplicidade, a fim de se adequar à doutrina religiosa ortodoxa.
- A estrutura jurídica do Império Bizantino não sofreu a influência do direito romano.
Resposta: B
Resolução: A adoração popular a ícones gerou crises na Igreja Bizantina, especialmente durante a crise iconoclasta. Esta questão reflete um impacto direto do intercâmbio cultural e das tensões internas
12. (UESPI) Sobre o Império Bizantino é incorreto afirmar que:
- Teve entre seus governantes o imperador Justiniano, sob quem foi feita a compilação do direito romano, mais tarde incorporado aos modernos sistemas de leis ocidentais.
- Tinha sua capital na antiga Bizâncio grega, transformada em Constantinopla pelo imperador romano Constantino.
- Foi o único império da Antiguidade que resistiu ao domínio romano.
- Era governado por um poder imperial centralizado e despótico.
- As principais heresias ali observadas eram as dos monofisistas e iconoclastas.
Resposta: C
Resolução: O Império Bizantino não foi o único império da Antiguidade a resistir ao domínio romano. O Império Romano do Ocidente foi dividido e o Império Bizantino continuou como o Império Romano do Oriente
13. (Unifra) A partir do século III, o Império Romano enfrentou uma séria crise.
Porém os efeitos dessa crise não foram sentidos igualmente nas porções ocidental e oriental do Império. Com a divisão feita por Teodósio em 395, passou a existir o Império Romano do Oriente, ou Império Bizantino. Durante o longo período conhecido por Idade Média, várias foram as transformações sofridas tanto no ocidente quanto no oriente.
A partir disso, que características são comuns ao Império Romano do Ocidente e ao Império Bizantino?
I. Diversidade étnica no território, incluindo os cha-mados povos bárbaros.
II. Centralização política e administrativa, expressa na figura do imperador.
III. Sociedade marcada pela concentração de terras em mãos de poucos, onde a Igreja possuía ampla porcentagem da riqueza agrária.
Das afirmações acima, está(ão) correta(s)
- apenas I.
- apenas III.
- apenas I e II.
- apenas I e III.
- I, II e III.
Resposta: D
Resolução: Todas as características listadas (diversidade étnica, centralização política e concentração de terras) são comuns tanto ao Império Romano do Ocidente quanto ao Império Bizantino
14. (UFPB) O Império Bizantino dominou vastas regiões de diferentes etnias, em três continentes (Europa, Ásia e África), sob a égide de um modelo teocrático centralizado, conhecido como cesaropapismo, no qual o Basileus concentrava, em suas mãos, a chefia suprema do exército, da administração do Estado (Poder de César) e da religião cristã (Poder de Papa). Por conseguinte, os conflitos de natureza política, econômica, social e cultural se manifestavam como questões de religião: as famosas “querelas religiosas” bizantinas.
Sobre essas querelas, é correto afirmar:
- O Monofisismo, uma corrente religiosa europeia, concebia o caráter unicamente humano de Cristo, contrapondo-se ao poder central e à influência das províncias asiáticas, que defendiam a dupla natureza de Cristo (divina e humana).
- A Questão Iconoclasta expressou as divergências entre os sacerdotes orientais (egípcios e maronitas) – defensores do culto das imagens – e os sacerdotes ocidentais (gregos e latinos) – contrários ao culto das imagens.
- O Cisma do Oriente (1054) dividiu o Cristianismo em duas Igrejas, a Católica Romana e a Cristã Ortodoxa, significando um dos passos decisivos para a afirmação do poder papal na Europa Ocidental e da influência bizantina no leste europeu.
- O Tribunal do Santo Ofício (a Inquisição) servia para garantir a ortodoxia da Igreja e foi criado pelo Basileus como instrumento de controle do poder central sobre as heresias, que explodiram primeiramente no Império Bizantino.
- O Arianismo, uma heresia religiosa, foi responsável pela conversão dos povos germânicos (os “Bárbaros”) ao cristianismo, defendendo a superioridade dos povos arianos sobre asiáticos e semitas.
Resposta: C
Resolução: O Cisma do Oriente de 1054 dividiu o Cristianismo em Igreja Católica Romana e Igreja Ortodoxa, um marco importante nas questões religiosas e políticas da época
15. (UECE) Na origem do chamado "cisma do Oriente", pode-se assinalar corretamente:
- as desavenças entre os membros da hierarquia católica e o Imperador bizantino diziam respeito à cobrança das indulgências e à corrupção dos bispos.
- significou o aparecimento de inúmeras seitas "reformadas", que se desligaram da Igreja romana.
- no Império Bizantino, a Igreja era submetida ao Imperador e promoviam um excessivo culto aos ídolos e às imagens.
- em Bizâncio, ao contrário do cristianismo ocidental, as imagens e os ídolos dos santos não eram objetos de adoração e culto.
Resposta: C
Resolução: No Império Bizantino, a Igreja estava sob a autoridade do Imperador e havia um culto significativo às imagens e ídolos, o que causou tensões e contribuiu para o cisma