Home > Banco de Questões > História > Idade Antiga >Persas

Persas

Lista de 11 exercícios de História com gabarito sobre o tema Persas com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema aqui.




01.(UFAM) Os Persas foram, na Antiguidade, um dos povos mais importantes a ocupar a região da Mesopotâmia. Sobre sua história e cultura, é possível afirmar que:

  1. A vitória de Dario I sobre os gregos marcou o início da ascensão persa no Mediterrâneo, favorecendo a expansão da escrita cuneiforme e dos cultos monoteístas.
  2. Desenvolveram uma religião própria, o Zoroastrismo, e começaram sua expansão territorial após as conquistas lideradas por Ciro, o Grande.
  3. Famosos por suas obras arquitetônicas, os persas construíram na Babilônia as maiores pirâmides da Mesopotâmia, tornando aquela cidade o centro de seu Império.
  4. O declínio do Império Persa foi marcado pela derrota de Xerxes para os assírios na batalha de Susa.
  5. Adotando uma religião que opunha, de forma maniqueísta, o bem e o mal, os persas dominaram o comércio mediterrâneo após conquistar o Egito, a Ásia Menor e a Macedônia, sob a liderança de Nabucodonosor.

Resposta: B

Resolução: Os persas desenvolveram o Zoroastrismo, uma religião baseada no dualismo entre o bem e o mal. A expansão territorial persa realmente começou com Ciro, o Grande, que foi responsável pela unificação e expansão do Império Persa, conquistando várias regiões da Mesopotâmia e outras áreas.

02.(PUC-SP) Pode-se dizer que um dos elementos fundamentais da religião persa na Antiguidade, após Zaratustra, é:

  1. o politeísmo, caracterizado pela prática da adoração dos ídolos zoomórficos nos templos religiosos.
  2. o caráter local do culto, já que cada região possuía suas próprias divindades supremas.
  3. o dualismo representado pela oposição entre o princípio do bem e do mal.
  4. a estrita obediência por parte de toda a população dos preceitos religiosos contidos nos Vedas.
  5. a descrença na imortalidade da alma e na ressurreição.

Resposta: C

Resolução: O dualismo, que é a oposição entre o bem (representado por Ahura Mazda) e o mal (representado por Angra Mainyu), é um dos elementos fundamentais do Zoroastrismo, religião persa que emergiu após Zaratustra (Zoroastro).

03.(UFRN) Na Antiguidade durante o reinado de Ciro I (559-529 a. C.), os persas construíram um vasto império e governaram diferentes povos, adotando uma política que respeitava as diferenças culturais e religiosas. Esse modo de proceder está exemplificado no fato de

  1. incorporarem a cultura sumeriana, especialmente os registros da nova língua semítica em caracteres cuneiformes.
  2. arregimentarem entre os caldeus, após a conquista da Babilônia, os sátrapas, administradores encarregados das províncias imperiais.
  3. libertarem os judeus cativos na Babilônia, que retornaram à Palestina e reconstruíram o templo de Salomão e o culto a Iavé.
  4. difundirem no Egito o culto de Ahura-Mazda, que, integrando-se às idéias religiosas egípcias, deu origem ao maniqueísmo.

Resposta: C

Resolução: Ciro, o Grande, adotou uma política de tolerância cultural e religiosa, exemplificada pela libertação dos judeus cativos na Babilônia, permitindo-lhes retornar à Palestina e reconstruir o templo de Salomão, um ato que consolidou seu governo sobre diversos povos.

04.(UFRS) O soberano dividiu o seu império em províncias, chamadas satrapias, sendo a terra considerada como propriedade real e trabalhada pelas comunidades. Estas características identificam o:

  1. império dos persas durante o reinado de Dario.
  2. império babilônico durante o governo de Hamurabi.
  3. antigo império egípcio durante a dinastia de Quéops.
  4. reino de Israel sob o comando de Davi.
  5. estado espartano durante a vigência das leis de Dracon.

Resposta: A

Resolução: O Império Persa, durante o reinado de Dario I, foi dividido em satrapias, províncias administradas por sátrapas (governadores). Essa organização político-administrativa é uma das características marcantes do Império Persa.

05. (UFPB) Com relação ao Império Persa, é incorreto afirmar:

  1. Os persas desenvolveram uma administração relativamente descentralizada, com base nas satrapias.
  2. As estradas e os correios foram bastante aperfeiçoados durante esse Império.
  3. A religião persa era o zoroastrismo, que pregava a existência de uma luta entre o mal e o bem, na qual o bem só seria vencedor no dia do juízo final.
  4. Os persas perseguiram ferozmente as religiões de outros povos, matando sacerdotes e destruindo templos, como foi o caso do templo de Salomão em Jerusalém.
  5. Os povos dominados pelos persas eram obrigados a pagar tributos e fornecer homens para os exércitos do Grande Rei.

Resposta: D

Resolução: É incorreto afirmar que os persas perseguiram outras religiões ou destruíram templos, como o de Salomão. Na verdade, os persas, especialmente sob o reinado de Ciro, eram conhecidos por sua política de tolerância religiosa.

06. (FATEC/SP) Dário I, célebre imperador da Pérsia, tem seu nome ligado à:

  1. Conquista do Reino da Média e à fundação do Império persa.
  2. Elaboração da religião dualista persa, cujos fundamentos se encontram no livro sagrado Zend-Avesta.
  3. Conquista do Antigo Egito em 525 a.C., na famosa batalha de Pelusa.
  4. Derrota dos persas frente às cidades-estados gregas na terceira das Guerras Médicas.
  5. Organização político-administrativa do Império persa, com a criação das satrápias, das estradas reais e do Dárico.

Resposta: E

Resolução: Dario I é famoso pela organização político-administrativa do Império Persa, que incluiu a criação das satrapias, o desenvolvimento das estradas reais e a introdução do Dárico (moeda persa).

07. (UEG-GO) O filme 300, que fez grande sucesso nos cinemas de todo o mundo em 2007, tematiza uma das batalhas mais importantes das Guerras Médicas. Tal evento pode ser caracterizado como um conflito que

  1. foi causado pelo processo de expansão territorial do império persa, que ambicionava expandir seus domínios sobre os gregos.
  2. enfraqueceu as cidades-Estado gregas e persas, facilitando o domínio macedônico sobre a região.
  3. culminou no domínio dos gregos sobre os persas e no florescimento cultural de Esparta.
  4. marcou o processo de unificação entre medas e persas, garantindo a sua supremacia econômica na região da Mesopotâmia.

Resposta: A

Resolução: A expansão territorial persa, que buscava incluir as cidades-estado gregas sob seu domínio, foi uma das principais causas das Guerras Médicas, incluindo a famosa batalha de Termópilas, retratada no filme "300".

08. (PUC/SP) Pode-se dizer que um dos elementos fundamentais da religião persa na Antiguidade, após Zaratustra, é:

  1. O politeísmo, caracterizado pela prática de adoração de ídolos zoomórficos nos templos religiosos.
  2. O caráter local do culto, já que cada região possuía suas próprias divindades supremas.
  3. O dualismo, representado pela oposição entre o princípio do bem e do mal.
  4. A estrita obediência, por parte de toda a população, dos preceitos religiosos contidos nos Vedas.
  5. A descrença na imortalidade da alma e na ressurreição.

Resposta: C

Resolução: Novamente, o dualismo zoroastrista, que representa a luta entre o bem e o mal, é um dos princípios centrais da religião persa após Zaratustra.

09. (UECE) Entre os séculos VII e VI a.C., Zaratustra, que os gregos chamavam de Zoroastro, promoveu uma profunda reforma religiosa; suas ideias foram adotadas pela casa real dos persas, os aquemênidas. O soberano que, por razões políticas, apoiou o zoroastrismo foi

  1. Cambises.
  2. Ciro.
  3. Dario.
  4. Xerxes.

Resposta: C

Resolução: Dario I apoiou o zoroastrismo por razões políticas, consolidando-o como religião oficial do império, o que fortaleceu a coesão cultural e religiosa do vasto território persa.

10.(UECE) Ciro, o Grande (558-529 a.C.), reinou sobre o grande império persa. Utilizou como método de organização política a tolerância em relação aos seus súditos, concedendo-lhes relativa autonomia administrativa. Dividiu o imenso território em vinte satrapias, cada uma dirigida por um sátrapa, que era um funcionário

  1. privado, encarregado do governo da cidade e da administração dos bens do templo.
  2. nomeado pelo rei para ocupar postos de chefia sob a autoridade de um governador.
  3. nomeado inspetor pelo imperador persa, com as funções de polícia e vigilância.
  4. do estado persa, que exercia o poder de um governo de fato.

Resposta: D

Resolução: Os sátrapas eram governadores das satrapias, nomeados pelo imperador persa, exercendo poder administrativo e militar dentro de suas regiões, mas sempre sob a autoridade central do rei.

11. (UFPB) O Império Persa foi um dos maiores da Antiguidade. Depois de conquistado por Alexandre, o Grande, a cultura grega foi introduzida nos antigos domínios persas e naqueles posteriormente conquistados pelo rei macedônio, ensejando a configuração da cultura helenística. Sobre a cultura helenística, é correto afirmar:

  1. Destacou-se por uma campanha sistemática de destruição de bibliotecas e combate às culturas dos povos conquistados.
  2. Caracterizou-se por uma religião monoteísta e o desprezo ao culto dos deuses oriundos da cultura grega.
  3. Distinguiu-se pela aversão à filosofia e, inversamente, por uma visão de mundo fortemente pragmática e distante do pensamento abstrato.
  4. Resultou da imposição da cultura grega sobre as demais culturas das regiões conquistadas, a exemplo da egípcia e da persa.
  5. Celebrizou-se pelo predomínio do monumentalismo e da grandiosidade no estilo arquitetônico, com o exemplo marcante do Farol de Alexandria.

Resposta: E

Resolução: A cultura helenística, que se desenvolveu após as conquistas de Alexandre, o Grande, destacou-se pelo monumentalismo e grandiosidade, com exemplos notáveis na arquitetura, como o Farol de Alexandria.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp