Persas

Gabarito de História sobre o tema Persas com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Persas .




Questão: 1 (UFAM) Os Persas foram, na Antiguidade, um dos povos mais importantes a ocupar a região da Mesopotâmia. Sobre sua história e cultura, é possível afirmar que:

Resposta: B

Resolução: Os persas adotaram o zoroastrismo como religião oficial a partir das pregações realizadas por Zoroastro, também conhecido como Zaratustra. A adoção do zoroastrismo fez com que os persas abandonassem práticas religiosas antigas, que eram inspiradas nas praticadas da Índia Antiga e que foram precursoras do hinduísmo. A centralização e unificação do Império Persa aconteceu sob a liderança de Ciro, o Grande, a partir de 550 a.C.

Questão: 2 (PUC-SP) Pode-se dizer que um dos elementos fundamentais da religião persa na Antiguidade, após Zaratustra, é:

Resposta: C

Resolução: A religião persa era caracterizada pela representação da oposição entre o bem e o mal, o qual eram representados por dois de seus principais deuses.

Deus Ahura-Mazda: era o representante do bem na terra e no coração dos persas, sua adoração vinha através da chama, onde para manter a força do Deus viva, os sacerdotes mantinham tochas acesas. Deus Arimã: era o representante do mal e das trevas, que na cultura dos persas ele deveria ser combatido. Na mitologia persa esses dois deuses viviam em uma batalha que nunca acabaria, representando o masdeísmo, a luta eterna entre o certo e o errado.

Por isso que o culto do Deus Mazda era essencial para não permitir que o mal ganhasse. Uma forma diferente do culto desse deus era não através de um ritual, mas sim no cotidiano, onde o cidadão deveria sempre ser verdadeiro consigo e com seu próximo.

Questão: 3 (UFRN) Na Antiguidade durante o reinado de Ciro I (559-529 a. C.), os persas construíram um vasto império e governaram diferentes povos, adotando uma política que respeitava as diferenças culturais e religiosas. Esse modo de proceder está exemplificado no fato de

Resposta: C

Resolução: O império persa conquistou vários povos, mas os persas permitiam que os povos que eram dominados continuassem com os antigos costumes e religião. A cobrança dos persas era aqui os povos subjugados pagassem impostos e servissem ao exercito.

Nesta época os judeus que estavam exilados em outras terras puderam voltar a Jerusalém e reconstruir o seu templo e as suas cidades. Ciro foi o imperador que concedeu essa permissão aos judeus. Muitos voltaram a Jerusalém e outros optaram por permanecer, pois já tinham construindo suas vidas no exílio.

Questão: 4 (UFRS) O soberano dividiu o seu império em províncias, chamadas satrapias, sendo a terra considerada como propriedade real e trabalhada pelas comunidades. Estas características identificam o:

Resposta: A

Resolução: As Satrapias eram cidades-Estados do antigo Império Persa, cuja cada uma continha um governante local, os Sátrapas.

O modo de produção do Império Persa (como o de toda civilização antiga) era o método de produção asiático. Esse modo é caracterizado pela centralização do Poder na mão de um líder em uma civilização, no caso dos persas, os Sátrapas. Por isso toda terra e tudo o que existe em tal cidade é considerado propriedade real.

Questão: 5 (UFPB) Com relação ao Império Persa, é incorreto afirmar:

Resposta: D

Resolução: A administração persa não foi caracterizada pela intolerância religiosa e nem foi responsável pela destruição do Templo de Salomão, de modo que é correta a alternativa D.

Como estava organizado o Império Persa?

O Império se dividida em Satrapias, que eram regiões administrativas com algumas liberdades sociais e religiosas e que permitiam uma coexistência benéfica para as diferentes etnias e grupos religiosos que viviam nas fronteiras do Império. Podemos encontrar exemplos da tolerância religiosa persa no Antigo Testamento, tendo estes registros dos povos hebreus atestado que os hebreus foram razoavelmente livres quando viveram no Império Persa.

Questão: 6 (FATEC/SP) Dário I, célebre imperador da Pérsia, tem seu nome ligado à:

Resposta: E

Resolução: Os povos dominados pelos persas eram obrigados a pagar tributos e fornecer homens para os exércitos do Grande Rei.

Questão: 7 (UEG-GO) O filme 300, que fez grande sucesso nos cinemas de todo o mundo em 2007, tematiza uma das batalhas mais importantes das Guerras Médicas. Tal evento pode ser caracterizado como um conflito que

Resposta: A

Resolução: Foi causado pelo processo de expansão territorial do império persa, que ambicionava expandir seus domínios sobre os gregos.

Questão: 8 (PUC/SP) Pode-se dizer que um dos elementos fundamentais da religião persa na Antiguidade, após Zaratustra, é:

Resposta: C

Resolução: A religião persa era caracterizada pela representação da oposição entre o bem e o mal, o qual eram representados por dois de seus principais deuses.

Deus Ahura-Mazda: era o representante do bem na terra e no coração dos persas, sua adoração vinha através da chama, onde para manter a força do Deus viva, os sacerdotes mantinham tochas acesas.

Deus Arimã: era o representante do mal e das trevas, que na cultura dos persas ele deveria ser combatido. Na mitologia persa esses dois deuses viviam em uma batalha que nunca acabaria, representando o masdeísmo, a luta eterna entre o certo e o errado.

Por isso que o culto do Deus Mazda era essencial para não permitir que o mal ganhasse. Uma forma diferente do culto desse deus era não através de um ritual, mas sim no cotidiano, onde o cidadão deveria sempre ser verdadeiro consigo e com seu próximo.

Questão: 9 (UECE) Entre os séculos VII e VI a.C., Zaratustra, que os gregos chamavam de Zoroastro, promoveu uma profunda reforma religiosa; suas ideias foram adotadas pela casa real dos persas, os aquemênidas. O soberano que, por razões políticas, apoiou o zoroastrismo foi

Resposta: C

Resolução: Dario.

Questão: 10

Resposta: D

Resolução: No Império Persa, Ciro o Grande criou o sistema de governo de satrapias, onde o sátrapa era um funcionário do estado persa, que exercia o poder de um governo, era na prática um governador regional.

Com esse sistema de governo era mais fácil para o imperador administrar o extenso território, dando autonomia aos sátrapas para governar as diversas regiões da Pérsia e tomar decisões.

Questão: 11

Resposta: E

Resolução: Celebrizou-se pelo predomínio do monumentalismo e da grandiosidade no estilo arquitetônico, com o exemplo marcante do Farol de Alexandria.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp