Fenícios
Lista de 12 exercícios de História com gabarito sobre o tema Fenícios com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Fenícios.
01. (FGV-SP) Das alternativas abaixo, a que melhor caracteriza a sociedade fenícia é:
- a existência de um Estado centralizado e o monoteísmo;
- o monoteísmo e a agricultura;
- o comércio e o politeísmo;
- as cidades-Estados e o monoteísmo;
- a agricultura e a forma de Estado centralizado
Resposta: C
Resolução: Os fenícios são conhecidos por seu comércio marítimo extensivo e por praticarem o politeísmo, ou seja, a crença em múltiplos deuses. Eles não tinham um Estado centralizado nem praticavam o monoteísmo, características que não se aplicam a eles.
02. (UFPB) Sobre os povos da Antiguidade Oriental, é correto afirmar:
- A agricultura foi o principal fator de enriquecimento e desenvolvimento dos hebreus, devido ao aproveitamento das águas através de complexos e amplos sistemas de irrigação.
- A religião constituiu a principal herança deixada pelos egípcios, de onde provém o monoteísmo judaico.
- O comércio marítimo marcou a presença histórica dos fenícios, que estabeleceram contatos com diversos povos, ao longo da costa do Mar Mediterrâneo.
- A guerra de conquista foi a principal característica dos sumérios, povo que construiu um império que se estendia do Egito às fronteiras da Índia.
- A escrita cuneiforme, um das mais importantes formas de registro escrito, produzido em blocos de argila, foi a principal contribuição dos persas, povo que habitou a Mesopotâmia.
Resposta: C
Resolução: Os fenícios são amplamente reconhecidos pelo seu comércio marítimo e pela criação de uma rede de contatos ao longo do Mediterrâneo, o que se destaca em relação às outras alternativas.
03. (OSEC) Os fenícios dedicavam-se primordialmente ao comércio marítimo porque:
- era grande seu excedente agrícola;
- sua organização militar lhes garantia o domínio dos mares;
- sua localização geográfica os induzia a isso;
- sua organização política era fortemente centralizada;
- sua atividade militar lhes proporcionava numerosos escravos para atuar nas galeras como remadores.
Resposta: C
Resolução: A localização dos fenícios, entre o mar Mediterrâneo e as montanhas, favoreceu o comércio marítimo, pois facilitava a navegação e o contato com outros povos.
04. (MAUÁ – LINS) Qual foi a contribuição da civilização fenícia para a cultura e a tecnologia das civilizações orientais?
- Do ponto de vista cultural, foi a invenção do alfabeto (escrita fonética); do ponto de vista tecnológico, foi odesenvolvimento da construção naval
- Do ponto de vista cultural, foi o desenvolvimento da escultura; do ponto de vista tecnológico, foi odesenvolvimento da construção naval
- Do ponto de vista cultural, foi a invenção do alfabeto (escrita fonética); do ponto de vista tecnológico, foi odesenvolvimento de armas de guerra
- Do ponto de vista cultural, foi a expansão da literatura; do ponto de vista tecnológico, foi odesenvolvimento da construção civil
Resposta: A
Resolução: Os fenícios são notáveis por terem desenvolvido o alfabeto fonético, que influenciou muitos sistemas de escrita subsequentes, e pela sua inovação na construção naval.
05. (Unesp) Na região onde atualmente se encontra o Líbano, instalou-se, no III milênio a. C., um povo semita, que passou a ocupar a estrita faixa de terra, com cerca de 200 quilômetros de comprimento, apertada entre o mar e as montanhas. Várias razões os levaram ao comércio marítimo, merecendo destaque sua proximidade geográfica com o Egito; a costa, que oferecia lugares para bons portos; e os cedros, principal riqueza, usados na construção de navios.
O contido nesse parágrafo refere-se ao povo:
- fenício.
- hebreu.
- sumério.
- hitita.
- assírio.
Resposta: A
Resolução: O texto descreve características típicas dos fenícios, como a localização no atual Líbano e a importância dos cedros para a construção naval.
06. (UFRS) Em relação aos povos da Antiguidade, é correto afirmar que
- os assírios foram submetidos por Nabucodonosor, originando o episódio conhecido como o Cativeiro da Babilônia.
- os fenícios foram os criadores do alfabeto, posteriormente aperfeiçoado pelos gregos e latinos.
- os hebreus criaram um quadro religioso caracterizado pelo politeísmo e a mumificação.
- os egípcios estabeleceram, em 300 a.C., o importante Código de Hamurabi, um dos primeiros códigos jurídicos escritos.
- os persas, após derrotarem as tropas de Alexandre, conseguiram anexar o território grego ao seu império.
Resposta: B
Resolução: Os fenícios desenvolveram um sistema de escrita alfabético que serviu de base para os alfabetos grego e latino.
07. (UFC-CE) Os fenícios, povo de origem semita que se fixou e desenvolveu as suas cidades numa faixa de 200 quilômetros situada entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do atual Líbano, conheceram o apogeu da sua influência a partir de 1400 a.C. (destruição de Cnossos em Creta).
Entre as afirmações que se seguem, escolha aquela que caracteriza de maneira correta esse povo.
- Suas principais atividades econômicas eram agrícolas.
- Eram especializados no comércio marítimo.
- Viviam num sistema político teocrático.
- Seu alfabeto foi elaborado a partir do alfabeto grego.
- Praticavam uma religião maniqueísta.
Resposta: B
Resolução: Os fenícios eram conhecidos por seu comércio marítimo, o que era central para sua economia e influência.
08. (UECE) Os fenícios viviam numa faixa de duzentos quilômetros de comprimento, entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do atual Líbano. Semitas, provinham do litoral setentrional do mar Vermelho. Assinale a principal contribuição desse povo para as sociedades atuais.
- O alfabeto.
- Os templos.
- A escrita hieroglífica.
- A escrita cuneiforme.
- A invenção do comércio.
Resposta: A
Resolução: O alfabeto fenício é uma das maiores contribuições dos fenícios para a cultura ocidental, pois influenciou o desenvolvimento dos sistemas de escrita posteriores.
09. (Mackenzie) O Mar Mediterrâneo foi a maior de todas as vias de circulação romanas e dele resultou a formação do Império Romano (27 a.C. a 476 d.C.). A respeito dessa importante conquista para a civilização romana, assinale a alternativa correta.
- A crescente produção de cereais, durante o império romano, especialmente, o trigo, levou à expansão de suas fronteiras, uma vez que era necessário ser escoado e vendido para as demais províncias romanas.
- A explosão demográfica e os conflitos internos com a plebe urbana exigiram medidas expansionistas por parte do governo, para que se estabelecessem colônias romanas fora da península itálica a fim de minimizar as tensões sociais.
- Após a derrota romana nas Guerras Púnicas, quando fenícios e cartagineses ocuparam o estreito de Gibraltar, a única saída para dar continuidade ao processo de expansão foi a conquista do mar Mediterrâneo.
- A eliminação da hegemonia cartaginesa sobre a região além de permitir que Roma passasse a dominar o comércio mediterrâneo, possibilitou aumentar o dinamismo próprio da estrutura escravista, que necessitava de mão de obra decorrentes das conquistas.
- A necessidade de expansão do cristianismo, que a partir do século IV, tornou-se a religião oficial do império romano, implicou na divulgação dos princípios dessa nova doutrina para os povos bárbaros.
Resposta: D
Resolução: A derrota dos cartagineses durante as Guerras Púnicas permitiu a Roma dominar o Mediterrâneo e expandir suas atividades econômicas e escravagistas.
10. (FATEC) Entre as principais características da civilização fenícia, merecem destaque especial
- a economia agrícola de regadio, a sociedade de castas e a organização política teocrática.
- a economia mercantil, a organização política sob a forma de cidades-Estado e a criação do alfabeto.
- a religião monoteísta, a escrita cuneiforme e a sociedade nômade-pastoril.
- a religião dualista, o regime político democrático e a escrita hieroglífica.
- a sociedade estamental, a economia de subsistência e o expansionismo militar.
Resposta: B
Resolução: Os fenícios eram conhecidos por sua economia mercantil, sua organização em cidades-Estado e pela invenção do alfabeto.
11. (PUC-SP) “Após chegarem, descarregam as mercadorias, dispondo-as em ordem na praia, e depois voltam às suas embarcações e fazem sinais de fumaça. Os nativos veem a fumaça e, aproximando-se do mar, colocam ao lado das mercadorias o ouro que oferecem em troca, retirando-se a seguir. Os fenícios retornam e examinam o que os nativos deixaram. Se julgarem que a quantidade do ouro corresponde ao valor das mercadorias, tomam-no e partem, do contrário regressam aos navios e aguardam.”
Heródoto. História. Brasília: UnB, 1988, p. 274. Adaptado.
A partir do texto de Heródoto (século V a.C.) e de seus conhecimentos, é correto afirmar que a atividade dos fenícios
- contribuiu decisivamente para a vitória de Esparta na Guerra do Peloponeso, ao garantir o abastecimento da cidade grega.
- dependia do aparato militar que acompanhava os comerciantes e impedia a realização de saques e ataques de piratas.
- consistia prioritariamente no comércio, realizado através dos mares e, especialmente, na região mediterrânica.
- permitiu o desenvolvimento de poderosa indústria náutica, depois utilizada para derrotar os romanos nas Guerras Púnicas.
Resposta: C
Resolução: O texto descreve práticas comerciais fenícias típicas, que eram centradas no comércio marítimo.
12. (UFRGS) O soberano dividiu o seu império em províncias, chamadas satrapias, sendo a terra considerada como propriedade real e trabalhada pelas comunidades.
Estas características identificam o:
- império dos persas durante o reinado de Dario.
- império babilônico durante o governo de Hamurabi.
- antigo império egípcio durante a dinastia de Quéops.
- reino de Israel sob o comando de Davi.
- estado espartano durante a vigência das leis de Dracon.
Resposta: A
Resolução: A divisão do império em províncias chamadas satrapias e a terra como propriedade real são características do império persa sob Dario.