Home > Banco de Questões > História > Idade Antiga >Fenícios

Fenícios

Lista de 12 exercícios de História com gabarito sobre o tema Fenícios com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Fenícios.




01. (FGV-SP) Das alternativas abaixo, a que melhor caracteriza a sociedade fenícia é:

  1. a existência de um Estado centralizado e o monoteísmo;
  2. o monoteísmo e a agricultura;
  3. o comércio e o politeísmo;
  4. as cidades-Estados e o monoteísmo;
  5. a agricultura e a forma de Estado centralizado

Resposta: C

Resolução: Os fenícios são conhecidos por seu comércio marítimo extensivo e por praticarem o politeísmo, ou seja, a crença em múltiplos deuses. Eles não tinham um Estado centralizado nem praticavam o monoteísmo, características que não se aplicam a eles.

02. (UFPB) Sobre os povos da Antiguidade Oriental, é correto afirmar:

  1. A agricultura foi o principal fator de enriquecimento e desenvolvimento dos hebreus, devido ao aproveitamento das águas através de complexos e amplos sistemas de irrigação.
  2. A religião constituiu a principal herança deixada pelos egípcios, de onde provém o monoteísmo judaico.
  3. O comércio marítimo marcou a presença histórica dos fenícios, que estabeleceram contatos com diversos povos, ao longo da costa do Mar Mediterrâneo.
  4. A guerra de conquista foi a principal característica dos sumérios, povo que construiu um império que se estendia do Egito às fronteiras da Índia.
  5. A escrita cuneiforme, um das mais importantes formas de registro escrito, produzido em blocos de argila, foi a principal contribuição dos persas, povo que habitou a Mesopotâmia.

Resposta: C

Resolução: Os fenícios são amplamente reconhecidos pelo seu comércio marítimo e pela criação de uma rede de contatos ao longo do Mediterrâneo, o que se destaca em relação às outras alternativas.

03. (OSEC) Os fenícios dedicavam-se primordialmente ao comércio marítimo porque:

  1. era grande seu excedente agrícola;
  2. sua organização militar lhes garantia o domínio dos mares;
  3. sua localização geográfica os induzia a isso;
  4. sua organização política era fortemente centralizada;
  5. sua atividade militar lhes proporcionava numerosos escravos para atuar nas galeras como remadores.

Resposta: C

Resolução: A localização dos fenícios, entre o mar Mediterrâneo e as montanhas, favoreceu o comércio marítimo, pois facilitava a navegação e o contato com outros povos.

04. (MAUÁ – LINS) Qual foi a contribuição da civilização fenícia para a cultura e a tecnologia das civilizações orientais?

  1. Do ponto de vista cultural, foi a invenção do alfabeto (escrita fonética); do ponto de vista tecnológico, foi odesenvolvimento da construção naval
  2. Do ponto de vista cultural, foi o desenvolvimento da escultura; do ponto de vista tecnológico, foi odesenvolvimento da construção naval
  3. Do ponto de vista cultural, foi a invenção do alfabeto (escrita fonética); do ponto de vista tecnológico, foi odesenvolvimento de armas de guerra
  4. Do ponto de vista cultural, foi a expansão da literatura; do ponto de vista tecnológico, foi odesenvolvimento da construção civil

Resposta: A

Resolução: Os fenícios são notáveis por terem desenvolvido o alfabeto fonético, que influenciou muitos sistemas de escrita subsequentes, e pela sua inovação na construção naval.

05. (Unesp) Na região onde atualmente se encontra o Líbano, instalou-se, no III milênio a. C., um povo semita, que passou a ocupar a estrita faixa de terra, com cerca de 200 quilômetros de comprimento, apertada entre o mar e as montanhas. Várias razões os levaram ao comércio marítimo, merecendo destaque sua proximidade geográfica com o Egito; a costa, que oferecia lugares para bons portos; e os cedros, principal riqueza, usados na construção de navios.

O contido nesse parágrafo refere-se ao povo:

  1. fenício.
  2. hebreu.
  3. sumério.
  4. hitita.
  5. assírio.

Resposta: A

Resolução: O texto descreve características típicas dos fenícios, como a localização no atual Líbano e a importância dos cedros para a construção naval.

06. (UFRS) Em relação aos povos da Antiguidade, é correto afirmar que

  1. os assírios foram submetidos por Nabucodonosor, originando o episódio conhecido como o Cativeiro da Babilônia.
  2. os fenícios foram os criadores do alfabeto, posteriormente aperfeiçoado pelos gregos e latinos.
  3. os hebreus criaram um quadro religioso caracterizado pelo politeísmo e a mumificação.
  4. os egípcios estabeleceram, em 300 a.C., o importante Código de Hamurabi, um dos primeiros códigos jurídicos escritos.
  5. os persas, após derrotarem as tropas de Alexandre, conseguiram anexar o território grego ao seu império.

Resposta: B

Resolução: Os fenícios desenvolveram um sistema de escrita alfabético que serviu de base para os alfabetos grego e latino.

07. (UFC-CE) Os fenícios, povo de origem semita que se fixou e desenvolveu as suas cidades numa faixa de 200 quilômetros situada entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do atual Líbano, conheceram o apogeu da sua influência a partir de 1400 a.C. (destruição de Cnossos em Creta).

Entre as afirmações que se seguem, escolha aquela que caracteriza de maneira correta esse povo.

  1. Suas principais atividades econômicas eram agrícolas.
  2. Eram especializados no comércio marítimo.
  3. Viviam num sistema político teocrático.
  4. Seu alfabeto foi elaborado a partir do alfabeto grego.
  5. Praticavam uma religião maniqueísta.

Resposta: B

Resolução: Os fenícios eram conhecidos por seu comércio marítimo, o que era central para sua economia e influência.

08. (UECE) Os fenícios viviam numa faixa de duzentos quilômetros de comprimento, entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do atual Líbano. Semitas, provinham do litoral setentrional do mar Vermelho. Assinale a principal contribuição desse povo para as sociedades atuais.

  1. O alfabeto.
  2. Os templos.
  3. A escrita hieroglífica.
  4. A escrita cuneiforme.
  5. A invenção do comércio.

Resposta: A

Resolução: O alfabeto fenício é uma das maiores contribuições dos fenícios para a cultura ocidental, pois influenciou o desenvolvimento dos sistemas de escrita posteriores.

09. (Mackenzie) O Mar Mediterrâneo foi a maior de todas as vias de circulação romanas e dele resultou a formação do Império Romano (27 a.C. a 476 d.C.). A respeito dessa importante conquista para a civilização romana, assinale a alternativa correta.

  1. A crescente produção de cereais, durante o império romano, especialmente, o trigo, levou à expansão de suas fronteiras, uma vez que era necessário ser escoado e vendido para as demais províncias romanas.
  2. A explosão demográfica e os conflitos internos com a plebe urbana exigiram medidas expansionistas por parte do governo, para que se estabelecessem colônias romanas fora da península itálica a fim de minimizar as tensões sociais.
  3. Após a derrota romana nas Guerras Púnicas, quando fenícios e cartagineses ocuparam o estreito de Gibraltar, a única saída para dar continuidade ao processo de expansão foi a conquista do mar Mediterrâneo.
  4. A eliminação da hegemonia cartaginesa sobre a região além de permitir que Roma passasse a dominar o comércio mediterrâneo, possibilitou aumentar o dinamismo próprio da estrutura escravista, que necessitava de mão de obra decorrentes das conquistas.
  5. A necessidade de expansão do cristianismo, que a partir do século IV, tornou-se a religião oficial do império romano, implicou na divulgação dos princípios dessa nova doutrina para os povos bárbaros.

Resposta: D

Resolução: A derrota dos cartagineses durante as Guerras Púnicas permitiu a Roma dominar o Mediterrâneo e expandir suas atividades econômicas e escravagistas.

10. (FATEC) Entre as principais características da civilização fenícia, merecem destaque especial

  1. a economia agrícola de regadio, a sociedade de castas e a organização política teocrática.
  2. a economia mercantil, a organização política sob a forma de cidades-Estado e a criação do alfabeto.
  3. a religião monoteísta, a escrita cuneiforme e a sociedade nômade-pastoril.
  4. a religião dualista, o regime político democrático e a escrita hieroglífica.
  5. a sociedade estamental, a economia de subsistência e o expansionismo militar.

Resposta: B

Resolução: Os fenícios eram conhecidos por sua economia mercantil, sua organização em cidades-Estado e pela invenção do alfabeto.

11. (PUC-SP) “Após chegarem, descarregam as mercadorias, dispondo-as em ordem na praia, e depois voltam às suas embarcações e fazem sinais de fumaça. Os nativos veem a fumaça e, aproximando-se do mar, colocam ao lado das mercadorias o ouro que oferecem em troca, retirando-se a seguir. Os fenícios retornam e examinam o que os nativos deixaram. Se julgarem que a quantidade do ouro corresponde ao valor das mercadorias, tomam-no e partem, do contrário regressam aos navios e aguardam.”

Heródoto. História. Brasília: UnB, 1988, p. 274. Adaptado.

A partir do texto de Heródoto (século V a.C.) e de seus conhecimentos, é correto afirmar que a atividade dos fenícios

  1. contribuiu decisivamente para a vitória de Esparta na Guerra do Peloponeso, ao garantir o abastecimento da cidade grega.
  2. dependia do aparato militar que acompanhava os comerciantes e impedia a realização de saques e ataques de piratas.
  3. consistia prioritariamente no comércio, realizado através dos mares e, especialmente, na região mediterrânica.
  4. permitiu o desenvolvimento de poderosa indústria náutica, depois utilizada para derrotar os romanos nas Guerras Púnicas.

Resposta: C

Resolução: O texto descreve práticas comerciais fenícias típicas, que eram centradas no comércio marítimo.

12. (UFRGS) O soberano dividiu o seu império em províncias, chamadas satrapias, sendo a terra considerada como propriedade real e trabalhada pelas comunidades.

Estas características identificam o:

  1. império dos persas durante o reinado de Dario.
  2. império babilônico durante o governo de Hamurabi.
  3. antigo império egípcio durante a dinastia de Quéops.
  4. reino de Israel sob o comando de Davi.
  5. estado espartano durante a vigência das leis de Dracon.

Resposta: A

Resolução: A divisão do império em províncias chamadas satrapias e a terra como propriedade real são características do império persa sob Dario.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp