Fenícios

Gabarito de História sobre o tema Fenícios com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Fenícios.




Questão: 1 (FGV-SP) Das alternativas abaixo, a que melhor caracteriza a sociedade fenícia é:

Resposta: C

Resolução: Fenícios ou Sidônios, eram uma antiga civilização, originária do norte da Palestina tendo se estabelecido onde atualmente está licalizado o Líbano e algumas partes da Síria e Israel.

A história deste povo pode ser inclusive encontrada na Bíblia onde os fenícios são descritos como pertencentes ao grupo de nações camitas, em consequência de seu nome, pois, Sidônio derivado do nome Sídon, segundo a Bíblia, era filho de Canaã e neto de Cã.

Os fenícios de desenvolveram nas margens do mar Mediterrâneo, mais precisamente em ilhas daquela região, local onde foram construídas inúmeras cidades-estados independentes, tais como: Biblos, Tiro e Tripolis.

Questão: 2 (UFPB) Sobre os povos da Antiguidade Oriental, é correto afirmar:

Resposta: C

Resolução: Os fenícios foram um povo preponderantemente bem-sucedido no comércio marítimo, fruto da sua avançada tecnologia naval para a época e juntamente com a capacidade de criar itens de valor, desde tinturas, tecidos, joias, ferramentas e objetos advindos da metalurgia.

Questão: 3 (OSEC) Os fenícios dedicavam-se primordialmente ao comércio marítimo porque:

Resposta: C

Resolução: O solo montanhoso da Fenícia não era favorável ao desenvolvimento agrícola e pastoril. Vivendo como que espremido em seu território. o povo fenício percebeu a necessidade de se lançar ao mar e desenvolver o comércio pelas cidades do Mediterrâneo.

Questão: 4 (MAUÁ – LINS) Qual foi a contribuição da civilização fenícia para a cultura e a tecnologia das civilizações orientais?

Resposta: A

Resolução: Os fenícios desenvolveram um alfabeto fonético, onde cada letra corresponde a um som diferente. Esse alfabeto, inclusive, acabou sendo importado e alterado pelos gregos.

Além disso, os fenícios eram ótimos navegadores, se destacando pela construção de navios que os permitiram colonizar vários locais do Mediterrâneo, incluindo sua maior e mais importante colônia, Cartago.

Questão: 5 (Unesp) Na região onde atualmente se encontra o Líbano, instalou-se, no III milênio a. C., um povo semita, que passou a ocupar a estrita faixa de terra, com cerca de 200 quilômetros de comprimento, apertada entre o mar e as montanhas. Várias razões os levaram ao comércio marítimo, merecendo destaque sua proximidade geográfica com o Egito; a costa, que oferecia lugares para bons portos; e os cedros, principal riqueza, usados na construção de navios.

Resposta: A

Resolução: Dos povos elencados nas alternativas, os únicos que se estabeleceram na região do atual Líbano e, por meio de suas exímias técnicas de navegação, expandiram seu comércio através do mar mediterrâneo foram os fenícios. Os hebreus também são de origem semita, porém se estabeleceram em uma região abaixo do atual Líbano e não desenvolveram um império marítimo.

Questão: 6 (UFRS) Em relação aos povos da Antiguidade, é correto afirmar que

Resposta: B

Resolução: Sobre os povos da antiguidade está correta a afirmação de que o alfabeto foi criado pelos fenícios, sendo posteriormente adaptado por gregos e latinos. Deste modo, está correta a alternativa b.

O alfabeto foi desenvolvido pelos fenícios, que utilizaram como base a escrita do povo semita, em meados do século XV. Antes da criação do alfabeto a escrita utilizada era a fonética.

Posteriormente, o alfabeto criado pelos fenícios foi adotado pelos gregos, que o adaptaram e aperfeiçoaram. Este alfabeto foi utilizado também por outros povos, como os latinos, que acredita-se terem utilizado a variação ocidental do alfabeto elaborado pelos gregos.

Deste modo é possível considerar que gregos e latinos contribuíram para o aperfeiçoamento do alfabeto criado pelos fenícios.

Questão: 7 (UFC-CE) Os fenícios, povo de origem semita que se fixou e desenvolveu as suas cidades numa faixa de 200 quilômetros situada entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do atual Líbano, conheceram o apogeu da sua influência a partir de 1400 a.C. (destruição de Cnossos em Creta).

Resposta: B

Resolução: A civilização fenícia desenvolveu-se às margens do mar Mediterrâneo, localidade privilegiada para o aperfeiçoamento de suas atividades comerciais.

Em suas empreitadas marítimas, faziam trocas agrícolas com os egípcios, além de venderem quase de tudo para quem necessitasse e pudesse pagar, a exemplo de vinhos, azeites e joias, sendo tidos como o shopping center ambulante da Antiguidade, mas precisamente entre 500 a.C. a 300 a.C..

Suas técnicas de navegação eram permitidas por meio de uma embarcação chamada galé, que consistia em um veículo movido a velas e remos, por essa razão seria de sua autoria a invenção dos birremes.

Questão: 8 (UECE) Os fenícios viviam numa faixa de duzentos quilômetros de comprimento, entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do atual Líbano. Semitas, provinham do litoral setentrional do mar Vermelho. Assinale a principal contribuição desse povo para as sociedades atuais.

Resposta: A

Resolução: O povo fenício contribuiu com a sociedade antiga e moderna em várias áreas. Foi o primeiro povo a criar a moeda, parecida com a que temos hoje. Eram conhecidos como o povo da água e tiveram grandes desenvolvimentos marítimos assim como no comércio.

Porém, seu maior feito para as civilizações seguintes foi o alfabeto. Criado em cerca de 1200 a. C., o alfabeto fenício é um dos que basearam o alfabeto grego. Cada hierógrafo tinha uma sonoridade e representava uma palavra, características que facilitaram sua aprendizagem.

Questão: 9 (Mackenzie) O Mar Mediterrâneo foi a maior de todas as vias de circulação romanas e dele resultou a formação do Império Romano (27 a.C. a 476 d.C.). A respeito dessa importante conquista para a civilização romana, assinale a alternativa correta.

Resposta: D

Resolução: O Mar Mediterrâneo foi a maior de todas as vias de circulação romanas e dele resultou a formação do Império Romano. Além de permitir que Roma passasse a dominar o comércio mediterrâneo, possibilitou aumentar o dinamismo próprio da estrutura escravista, que necessitava de mão de obra decorrentes das conquistas.

Questão: 10 (FATEC) Entre as principais características da civilização fenícia, merecem destaque especial

Resposta: B

Resolução: É correta a alternativa B, tendo os Fenícios se estabelecido em uma série de territórios com acesso ao Mar Mediterrâneo, o que incluía Cidades-estados no norte da África, no Oriente Próximo e na Europa (na região da Espanha, por exemplo).

Esta sociedade foi uma das principais "rivais" de Roma durante o período expansionista romano, tendo chegado a "disputar" com Roma (e perdido) o controle do Mar Mediterrâneo durante as Guerras Púnicas. A principal contribuição dos Fenícios para as sociedades atuais foi a escrita alfabética, que inspirou os gregos e romanos e, consequentemente, as línguas escritas ocidentais.

Questão: 11 (PUC-SP) “Após chegarem, descarregam as mercadorias, dispondo-as em ordem na praia, e depois voltam às suas embarcações e fazem sinais de fumaça. Os nativos veem a fumaça e, aproximando-se do mar, colocam ao lado das mercadorias o ouro que oferecem em troca, retirando-se a seguir. Os fenícios retornam e examinam o que os nativos deixaram. Se julgarem que a quantidade do ouro corresponde ao valor das mercadorias, tomam-no e partem, do contrário regressam aos navios e aguardam.”

Resposta: C

Resolução: Assim como acontecia com Atenas, a base da economia dos povos fenícios era o comércio, já que as terras ocupadas por estes povos eram inadequadas para a prática da agricultura. É correta a alternativa B.

A prática do comércio permitiu que a cultura fenícia se expandisse por uma vasta extensão do Mar Mediterrâneo, tendo sido os fenícios importantes parceiros comerciais dos gregos e o "coração" de uma vasta rede comercial no Oriente Médio. Os fenícios fundaram, neste processo, diversas cidades e a sua prosperidade chegou a ser vista como um obstáculo pelos romanos durante o período da República.

Questão: 12 (UFRGS) O soberano dividiu o seu império em províncias, chamadas satrapias, sendo a terra considerada como propriedade real e trabalhada pelas comunidades.

Resposta: A

Resolução: O império, cujo soberano dividiu seu império em províncias chamadas satrapias e as terras sendo consideradas propriedade real, trabalhada pelas comunidades foi:

As Satrapias eram cidades-Estados do antigo Império Persa, cuja cada uma continha um governante local, os Sátrapas.

O modo de produção do Império Persa (como o de toda civilização antiga) era o método de produção asiático. Esse modo é caracterizado pela centralização do Poder na mão de um líder em uma civilização, no caso dos persas, os Sátrapas. Por isso toda terra e tudo o que existe em tal cidade é considerado propriedade real.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp