Religião Grega
Lista de 07 exercícios de História com gabarito sobre o tema Religião Grega com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Religião Grega.
01. (FATEC) Ernst Gombrich, historiador de arte, afirmou que uma das principais características dos templos gregos da Antiguidade eram suas proporções humanas. Em outras palavras, os homens não se sentiam minúsculos em relação a essas imponentes construções.
Essa característica da arquitetura reflete um aspecto importante da religião grega, já que
- os deuses gregos eram considerados infalíveis e representavam um modelo de perfeição a ser seguido pelos humanos.
- as divindades gregas, na concepção dos filósofos da época, eram a personificação da terra, da água, do fogo e do ar, os quatro elementos naturais.
- os deuses gregos, segundo a tradição oral, escolhiam as cidades que iriam proteger a partir da apreciação estética das construções a eles devotadas.
- os deuses gregos, embora fossem imortais, apresentavam características de personalidade que os assemelhavam aos humanos, como maldade, egoísmo e fraqueza.
- a legislação determinava que os templos fossem construídos a partir das orientações dos oráculos dos deuses, que estabeleciam a forma, as dimensões e os materiais usados na construção.
Resposta: D
Resolução: A arquitetura dos templos gregos, com suas proporções humanas, reflete a visão de que os deuses gregos, embora imortais, possuíam características humanas, como maldade, egoísmo e fraqueza. Assim, as construções eram feitas para que os humanos não se sentissem minúsculos diante das divindades, mantendo uma conexão mais íntima e pessoal com os deuses.
02. (UNESP) A partir do século VII a.C., muitas comunidades nas ilhas, na Grécia continental, nas costas da Turquia e na Itália construíram grandes templos destinados a deuses específicos: os deuses de cada cidade.
As construções de templos foram verdadeiramente monumentais. [...] Tornaram-se as novas moradias dos deuses. Não eram mais deuses de uma família aristocrática ou de uma etnia, mas de uma pólis. Eram os deuses da comunidade como um todo. A religião surgiu, assim, como um fator aglutinador das forças cooperativas da pólis. [...]
A construção monumental foi influenciada por modelos egípcios e orientais. Sem as proezas de cálculo matemático, desenvolvidas na Mesopotâmia e no Egito, os grandes monumentos gregos teriam sido impossíveis.
(Norberto Luiz Guarinello. História antiga, 2013.)
Segundo o texto, um papel fundamental da religião, na Grécia antiga, foi o de
- eliminar as diferenças étnicas e sociais e permitir a igualdade social.
- estabelecer identidade e vínculos comunitários e unificar as crenças.
- impedir a persistência do paganismo e afirmar os valores cristãos.
- eliminar a integração política, militar e cultural entre as cidades-estados.
- valorizar as crenças aristocráticas e eliminar as formas de culto populares.
Resposta: B
Resolução: O texto destaca que a religião na Grécia antiga servia para estabelecer identidade e vínculos comunitários, unificando as crenças e fortalecendo a coesão entre os membros da pólis. A religião agia como um fator integrador e coesivo para a comunidade.
03. (IFRS) Observe a imagem abaixo.
O tipo de construção mostrada na imagem está diretamente relacionada
- à crença de que os mortos egípcios ficariam impedidos de entrar no mundo dos mortos caso não realizassem obras grandiosas em homenagem às principais divindades, Ishtar e Júpiter.
- às vitórias militares dos núbios, povo oriundo do sul do rio Nilo, sobre os egípcios, pois tais monumentos serviriam para provar a superioridade dos deuses dos conquistadores.
- à religiosidade egípcia que concebia que os faraós mortos, uma vez tendo sido mumificados, necessitariam de uma morada adequada para o dia em que ressuscitassem, como as pirâmides.
- à exibição de poder feita pelos amorritas em suas tentativas de subjugar os povos tecnologicamente inferiores da Mesopotâmia que, diante de tamanho feito arquitetônico, tomariam os habitantes de Babel por representantes dos deuses.
- ao mito fundador das sociedades politeístas antigas do Crescente Fértil, que compartilhavam da crença em divindades antropomórficas a zelarem pelo bem da humanidade, sendo que seu templo de morada ficaria sob os cuidados dos egípcios.
Resposta: C
Resolução: A imagem representa uma pirâmide egípcia, que está diretamente relacionada à religiosidade egípcia. Os egípcios acreditavam que os faraós, uma vez mumificados, precisavam de uma morada adequada para o dia em que ressuscitassem, e as pirâmides serviam como essas moradas.
04. (Universidade Positivo) Com exceção de alguns estudos sobre vocabulário e sobre este ou aquele autor, a prece é um assunto praticamente ausente em todas as histórias da religião grega. As que conhecemos nos foram conservadas quase que unicamente na literatura, e nela cada prece é um poema original determinado apenas pela subjetividade do poeta.
(Fernand Robert. A religião grega. São Paulo: Martins Fontes, 1988. p. 47. Adaptado.)
Comentando sobre a prece, o texto aborda um caráter da religião dos gregos antigos que é representado pela:
- valorização do belo.
- abundância de deuses.
- simplicidade dos mitos.
- formalização do culto.
- liberdade de pensamento.
Resposta: E
Resolução: O texto menciona que a prece na religião grega era predominantemente uma expressão subjetiva do poeta, indicando a liberdade de pensamento na prática religiosa. Isso reflete a natureza não formalizada e altamente individualizada da religião grega antiga.
05. (Univ. Luterana do Brasil) As Olimpíadas representavam uma prática cultural característica da Grécia Antiga e ressurgiram no mundo contemporâneo como um congraçamento entre nações. Tendo em vista a ideia apresentada, qual é o deus grego que inspirou as Olimpíadas?
- Zeus.
- Marte.
- Apolo.
- Dionísio.
- Hercules.
Resposta: A
Resolução: As Olimpíadas eram realizadas em homenagem a Zeus, o deus principal do panteão grego, que simbolizava o poder e a autoridade supremos. As competições esportivas eram uma forma de veneração e celebração desse deus.
06. (C. U. Inta) A religião egípcia era repleta de mitos e crenças interessantes. Acreditavam na existência de vários deuses (muitos deles com corpo formado por parte de ser humano e parte de animal sagrado) que interferiam na vida das pessoas. As oferendas e festas em homenagem aos deuses eram muito realizadas e tinham como objetivo agradar aos seres superiores, deixando-os felizes para que ajudassem nas guerras, colheitas e momentos da vida. Cada cidade possuía deus protetor e templos religiosos em sua homenagem.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/egito
Em relação à religião, marque a opção correta:
- A religião egípcia está baseada no monoteísmo étnico.
- Eles não acreditavam na vida após à morte.
- Somente os Faraós poderiam ter o corpo mumificado.
- A crença na vida após à morte está relacionada diretamente com a conservação do corpo.
- Os egípcios não ligavam para a questão da religião, eram alheios a tais conhecimentos.
Resposta: D
Resolução: A crença na vida após a morte na religião egípcia estava diretamente relacionada com a conservação do corpo. A mumificação e as práticas funerárias visavam assegurar que o corpo do falecido fosse preservado para a vida após a morte.
07. (F. de Direito de Franca) Uma das manifestações culturais mais interessantes e influentes das cidades antigas foi o teatro. Surgiu na cidade de Atenas, no século V a.C..
Norberto Luiz Guarinello. A cidade na Antiguidade Clássica. São Paulo: Atual, 2006, p. 6.
É correto afirmar, a partir do texto e de seus conhecimentos, que o teatro na Grécia antiga,
- permitiu transpor as disputas políticos para o espaço ficcional, uma vez que as peças tratavam apenas de questões do presente.
- surgiu como forma de homenagear deuses e incorporou temas e preocupações presentes na mitologia.
- contribuía para integrar nobres e escravos, homens e mulheres, uma vez que todos participavam das encenações.
- demonstrava a valorização das atividades artísticas, uma vez que a dramatização era a principal disciplina na formação das crianças.
Resposta: B
Resolução: O teatro na Grécia antiga surgiu como uma forma de homenagear os deuses e incorporou temas e preocupações da mitologia. As peças teatrais frequentemente abordavam questões mitológicas e religiosas, refletindo a importância da religião e da mitologia na vida grega.