Mitologia
Lista de 06 exercícios de História com gabarito sobre o tema Mitologia com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Mitologia.
01. (U. E. de Montes Claros) No mundo grego, podemos encontrar uma série de relatos mitológicos sobre diversos aspectos da vida humana, da natureza, dos deuses e do universo. Dois tipos de relatos merecem destaque: as cosmogonias e as teogonias. Os relatos citados tratam da origem do(s)
- cosmo e dos deuses.
- homens e das plantas.
- deuses e dos homens.
- cosmo e das plantas.
Resposta: A
Resolução: As cosmogonias tratam da origem do cosmos (ou universo), enquanto as teogonias abordam a origem dos deuses. Portanto, ambas se referem a aspectos fundamentais da criação e organização do mundo e dos deuses na mitologia grega
02. (FATEC) Ao longo do ano de 2015, o mundo assistiu à destruição de ruínas históricas milenares, localizadas principalmente nos territórios atuais do Iraque e da Síria. Militantes da organização política Estado Islâmico (EI) foram os autores da destruição. Segundo a imprensa mundial, os militantes do EI acreditam que os sítios arqueológicos mesopotâmicos incentivam o abandono da fé muçulmana e, por isso, devem ser destruídos.
Na passagem da Pré-História para a Antiguidade, é correto afirmar que as sociedades da Mesopotâmia
- foram as primeiras a desenvolver formas primitivas de cristianismo, monoteísta, cujo principal culto realizava-se em templos monumentais, na região da Palestina.
- não construíram templos religiosos que tenham resistido ao tempo, o que leva os pesquisadores a supor que a religiosidade não era um fator significativo nesse período.
- se organizavam de modo a separar a religião da vida pública, permitindo que os cultos religiosos ocorressem em cômodos anexos às edificações residenciais, no âmbito privado.
- divinizavam diversos componentes da natureza, como o raio, o fogo, o céu, a Lua e o Sol, entre outros, e cada cidade tinha o seu deus ou deusa, honrados com a construção de grandes templos.
- constituíram a primeira experiência histórica de sociedade igualitária e ateia, na qual todos os membros gozavam dos mesmos direitos e deveres, exercidos em edifícios públicos construídos com diferentes finalidades.
Resposta: D
Resolução: As sociedades da Mesopotâmia eram politeístas e adoravam vários deuses que personificavam diferentes aspectos da natureza e da vida. Cada cidade tinha seu próprio deus ou deusa, para os quais construíam grandes templos
03. (F. Ciências Médicas-MG) “Tétis entrega as novas armas a seu filho Aquiles e cuida do corpo de Pátroclo”...
“Mãe, estas armas que Hefesto me enviou, dizem bem com os trabalhos
dos imortais; nenhum homem seria capaz de forjá-las.
Vou para a luta aprontar-me, envergando-as; mas tenho receio
de que entrementes as moscas penetrem nas chagas abertas
pelo cruel bronze no corpo do filho do claro Menécio (Pátroclo)
e criem larvas, afeando, dessa arte, o cadáver do amigo -
ah, sem mais vida nenhuma - e estragando-lhe a bela aparência”.
ILÍADA - Homero, Canto XIX, v. 21-7.
Há mais de 2.500 anos, muito antes de Francesco Redi (1626 - 1697), podemos afirmar que os gregos:
- eram adeptos da Geração Espontânea.
- foram os primeiros que demonstraram a veracidade da Abiogênese.
- acreditavam que a matéria orgânica em decomposição geravam larvas.
- sabiam que as moscas eram responsáveis pelas larvas que surgiam nos cadáveres.
Resposta: D
Resolução: Na Antiguidade, já se tinha a observação de que as larvas que apareciam em cadáveres eram causadas por moscas, embora não houvesse a compreensão científica completa do processo, que seria mais detalhado posteriormente por Francesco Redi
04. (F. de Direito de Franca) Uma das manifestações culturais mais interessantes e influentes das cidades antigas foi o teatro. Surgiu na cidade de Atenas, no século V a.C..
Norberto Luiz Guarinello. A cidade na Antiguidade Clássica. São Paulo: Atual, 2006, p. 6.
É correto afirmar, a partir do texto e de seus conhecimentos, que o teatro na Grécia antiga,
- permitiu transpor as disputas políticos para o espaço ficcional, uma vez que as peças tratavam apenas de questões do presente.
- surgiu como forma de homenagear deuses e incorporou temas e preocupações presentes na mitologia.
- contribuía para integrar nobres e escravos, homens e mulheres, uma vez que todos participavam das encenações.
- demonstrava a valorização das atividades artísticas, uma vez que a dramatização era a principal disciplina na formação das crianças.
Resposta: B
Resolução: O teatro na Grécia Antiga começou como uma forma de celebração religiosa, especialmente em honra ao deus Dionísio, e frequentemente incorporava temas da mitologia e questões da vida grega
05. (UFPA) “Os antigos gregos consideravam a memória uma entidade sobrenatural ou divina: era a deusa Mnemosyne, mãe das Musas, que protegem as artes e a história. A deusa Memória dava aos poetas e adivinhos o poder de voltar ao passado e de lembrá-los para a coletividade (...). Os historiadores antigos escreviam para que não fossem perdidos os feitos memoráveis dos humanos e para que servissem de exemplos às gerações futuras”
(CHAUÌ, M. Convite à Filosofia, São Paulo: Editora Ática, p.138)
A memória, para os gregos, tinha como função
- garantir a identidade cultural.
- auxiliar os artistas e historiadores a homenagearem os seus mortos.
- possibilitar o reconhecimento de coisas, fatos, lugares.
- relatar a história de todos os antepassados.
- eternizar os grandes feitos humanos
Resposta: E
Resolução: Para os gregos antigos, a memória, personificada pela deusa Mnemosyne, tinha a função de preservar e eternizar os feitos e histórias significativas, permitindo que esses feitos servissem de exemplo para as gerações futuras
06. (F. de Direito de Franca) "A elaboração de uma mitologia tinha evidentemente começado cedo entre os gregos; jamais ela tinha cessado onde quer que houvesse gregos, sempre oral e solenemente. Tratava-se de uma atividade social de alto nível, e não do devaneio fortuito de um poeta ou do excesso de imaginação de um camponês. O objeto essencial do mito eram as ações, e não as ideias, as convicções ou as representações simbólicas; eram os fatos — guerras, dilúvios, aventuras em terra, mar e ar, querelas familiares, nascimentos, casamentos e mortes. Escutando as narrativas, no decorrer dos ritos , vivia-se por procuração a experiência que outros tinham vivido."
M. I. Finley.O mundo de Ulisses Lisboa: Presença, 1972, p. 24-25. Adaptado.
Ao caracterizar o papel dos mitos na Grécia antiga, o texto
- confirma a importância da fixação escrita das narrativas de guerras como base para a difusão de tais relatos.
- destaca seu caráter instrutivo e o significado real que representavam para os gregos.
- relembra seu vínculo direto com as disputas entre as cidades-estados, das quais se originaram.
- valoriza a simbologia que continham e indica a improbabilidade da ocorrência verídica desses relatos.
- explica sua importância para a constituição e para o desenvolvimento da filosofia e do teatro gregos.
Resposta: B
Resolução: O texto ressalta que os mitos na Grécia Antiga eram narrativas com um papel significativo na vida social e cultural, refletindo ações e eventos importantes, e não apenas devaneios ou ficções