Jogos Olímpicos
Lista de 05 exercícios de História com gabarito sobre o tema Jogos Olímpicos com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Jogos Olímpicos.
01. (UFRR) “De todos os legados culturais deixados pelos gregos antigos, os três que tiveram impacto mais óbvio na vida ocidental moderna são o atletismo, a democracia e o drama. Nos dias de hoje, poucos indivíduos estudam grego antigo e, no entanto, a maioria já assistiu (pelo menos na televisão) a um evento atlético, ou a políticos empenhados em debate democrático ou à encenação de uma peça teatral”.
CARTLEDGE, Paul (Org.). Grécia Antiga. São Paulo: Ediouro, 2009. p. 316.
O Brasil, em 2016, sediou os Jogos Olímpicos. Entretanto, as primeiras Olimpíadas realizaram-se em 776 a.C. com apenas uma modalidade – a corrida de 200 metros, chamada Stadion. Durante sete dias, atletas de todas as cidades gregas, em sua maioria jovens de famílias aristocráticas, reuniam-se para o festival olímpico.
Sobre o surgimento dos Jogos Olímpicos, marque a alternativa CORRETA:
- A hegemonia dos gregos no período clássico permitiu que os Jogos Olímpicos ocorressem em lugares como o Egito e a Índia;
- Os Jogos Olímpicos surgiram na Grécia com a finalidade de acabar com a Batalha de Maratona em 490 a.C.;
- Os Jogos Olímpicos permitiram que a Liga de Delos formasse novas alianças com povos no Mediterrâneo;
- Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga ocorriam a cada quatro anos sendo um evento que incluía cerimônias religiosas e jogos esportivos em homenagem a Zeus;
- As Olimpíadas na Grécia ocorriam a cada seis anos e, caso estivessem em guerra, havia a trégua sagrada, uma interrupção temporária da guerra.
Resposta: D
Resolução: Os Jogos Olímpicos surgiram em 776 a.C., eram realizados a cada quatro anos em Olímpia e incluíam tanto competições esportivas quanto cerimônias religiosas em homenagem a Zeus.
02. (ESPM) Olímpia situa-se a oeste do Peloponeso, às margens do rio Alfeu. A cidade ficava localizada num vale calmo. Não era uma cidade semelhante à maioria das póleis gregas. Foi sempre uma região onde eram promovidos cultos religiosos e uma concorrida e abrangente competição esportiva. Os jogos olímpicos realizavam-se uma vez a cada quatro anos, sendo disputados durante o verão.
(Claude Moussé. Dicionário da Civilização Grega)
Quanto aos Jogos Olímpicos, disputados na Grécia antiga, é correto assinalar:
- as competições eram disputadas apenas pelos eupátridas, isto é, os membros da aristocracia;
- as competições envolviam equipes de diferentes cidades, reinos e impérios, mesmo não gregos;
- a participação de atletas femininas não era vetada nos Jogos Olímpicos;
- as competições representavam o maior encontro pacífico de todos os gregos, pois iniciavam-se com a suspensão de qualquer tipo de hostilidades;
- disputas eminentemente esportivas, as festas que ocorriam durante os Jogos Olímpicos não envolviam cultos religiosos e debates políticos.
Resposta: D
Resolução: Os Jogos Olímpicos eram um evento que promovia a paz entre as cidades-estado gregas, com a suspensão das hostilidades durante sua realização, reforçando a ideia de unidade e paz entre os gregos.
03. (ETEC) De acordo com o escritor grego Luciano, que viveu no século II d.C., após a vitória dos atenienses sobre os persas, na batalha de Maratona (492 a.C.), o jovem Filípedes teria corrido cerca de 42 km até a cidade de Atenas para informar o fato. Naquele momento, de acordo com Luciano, não haveria meios de levar a informação mais rapidamente do que as pernas do corredor.
Esta narrativa, que talvez seja lendária, deu origem à maratona, prova de corrida com 42,195 km, disputada nos Jogos Olímpicos da atualidade.
Sobre os conflitos entre atenienses e persas, ocorridos no século V a.C., é correto afirmar que
- levaram ao auge o Império Romano, que disputava com a Pérsia as terras gregas.
- resultaram do expansionismo do Império Persa, nas chamadas Guerras Médicas.
- foram causados pela rivalidade entre esses dois povos nos Jogos Olímpicos.
- proporcionaram o fortalecimento do modelo político centralizado na Grécia.
- reafirmaram a aliança entre gregos e romanos na Liga do Peloponeso.
Resposta: B
Resolução: As Guerras Médicas foram causadas pelo expansionismo persa, que ameaçava as cidades-estado gregas e levou aos conflitos que incluem as batalhas de Maratona, Salamina e Termópilas.
04. (Faculdade de Direito do Sul de Minas) Um dos mais importantes acontecimentos mundiais atuais, particularmente para o Brasil, foi a realização dos Jogos Olímpicos em 2016. Em um site podemos ler:
“Um evento grandioso, realizado a cada quatro anos desde sua criação, os Jogos Olímpicos simbolizam a unificação de diferentes raças, cores e etnias. Todos os povos unidos pela paixão ao esporte, este é o significado da bandeira símbolo dos jogos, criada pelo francês Pierre de Frédy, composta por cinco arcos entrelaçados, cada qual representando um continente”.
(Fonte: www.infoescola.com/esportes/jogos-olimpicos-olimpiadas)
Os Jogos Olímpicos estão ligados a importantes momentos históricos. Usando seus conhecimentos sobre a História, responda à questão.
Sobre os primeiros Jogos Olímpicos, ocorridos no ano de 776 a.C., assinale a alternativa certa:
- Estão ligados ao período helenístico e surgiram do desejo de Alexandre Magno de criar um mundo cosmopolita e com maior interação cultural entre povos do Oriente e do Ocidente.
- Surgiram dentro do Império Romano, com a finalidade principal de manter as várias partes do território sempre conectadas culturalmente.
- Surgiram entre as primeiras comunidades cristãs com o propósito de unificar diferentes raças, cores e etnias.
- Tiveram importância fundamental na Grécia antiga por criar um sentimento de pertencimento nacional entre as diversas cidades-estado.
- Surgiram na Grécia antiga, como uma maneira de superar a decadência ocasionada pelas Guerras do Peloponeso.
Resposta: D
Resolução: Os Jogos Olímpicos foram fundamentais para criar um sentimento de unidade e pertencimento entre as diferentes cidades-estado da Grécia, funcionando como um evento que reunia todos os gregos.
05. (PUC-Campinas) O que segue é fragmento do Prefácio do tradutor, na obra Os jogos olímpicos na Grécia antiga: Olímpia antiga e os jogos olímpicos.
[1] O leitor talvez fique surpreso de encontrar a palavra
“Grécia” apenas no título deste livro (apenas por uma questão
de primeira identificação), ao passo que em todas as outras
páginas unicamente se mencione o seu sinônimo mais erudito:
[5] “Hélade”. Do mesmo modo, não encontrará, como ocorre
praticamente em todas as traduções que versam sobre a
“Grécia antiga”, o etnônimo “grego”, com referência ao povo da
“Hélade”, mas sim o termo “heleno”, utilizado para este mister.
Não se trata, desde logo, de pedantismo ou mera
[10] afetação de erudição. O termo “Grécia” jamais foi empregado
pelos povos de língua helênica para designar o seu país: nos
tempos históricos, os helenos chamavam sua pátria de Hellás
(que é, atualmente, o nome oficial do país) e denominavam-se
a si mesmos “helenos”, nome de uma tribo que, na época das
[15] migrações, estabeleceu-se em uma parte da Tessália. Foram
os romanos que denominaram Graii os colonos de Cumas,
pois Graia era o nome de um distrito obscuro da Grécia
ocidental, de onde, talvez, tivessem emigrado alguns colonos.
Graeci é, portanto, uma forma derivada de Graii, e Graecia foi
[20] o nome dado pelos romanos à Hélade. Desse modo, o termo
“Grécia” está vinculado ao período de dominação da Hélade
pelos romanos. Esse termo se impôs no Ocidente, mesmo
depois que a Hélade se tornou independente.
Ora, recentemente, quando a Hélade passou a fazer
[25] parte da União Europeia, o nome que passou a ser incluído
entre as nações integrantes foi Hellás (“Hélade”), que é o
nome oficial do país, e não Graecia ou Greece [...].
(M. Andronicos e outros. Trad. de Luiz Alberto Machado Cabral. São Paulo: Odysseus Editora, 2004, p. XII)
É correto afirmar que, no texto acima,
- o tradutor constrói um discurso dissertativo, no qual defende a superioridade histórica dos helenos sobre outras tribos ocidentais.
- o tradutor argumenta para demonstrar que outros autores que tratam da “Grécia antiga” nem sempre têm domínio pleno da história dos povos estudados.
- o tradutor faz esta advertência ao leitor acerca da peculiaridade da obra prefaciada: termos eruditos não são usados por afetação, mas em respeito à correta etimologia das palavras.
- a exposição do tradutor esclarece que sua opção pelo termo Hélade está ancorada na tradição dos helenos, cujo zelo pela independência se expressa na escolha do nome oficial do país.
- a intenção do tradutor, como ocorre em todo prefácio, é orientar a leitura da obra: neste caso, narrando episódios históricos, salienta que o período tratado é o da dominação da Hélade pelos romanos.
Resposta: D
Resolução: O tradutor explica que o uso dos termos "Hélade" e "heleno" em vez de "Grécia" e "grego" é uma questão de precisão etimológica, não de afetação. O objetivo é respeitar a origem e o uso histórico dos termos.