Revolução Sandinista
Lista de 05 exercícios de História com gabarito sobre o tema Revolução Sandinista com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Revolução Sandinista .
01. (UDESC) A "Revolução Sandinista" em 1979 depôs o ditador Anastácio Somoza, que controlava o país há cerca de 40 anos. Essa revolução foi um dos episódios que marcou a instabilidade política dos países da América Central no processo de descolonização, facilitando a implantação de sangrentas ditaduras na região durante todo o século XX.
O país onde ocorreu a Revolução Sandinista foi:
- El Salvador.
- Cuba.
- Guatemala.
- Costa Rica.
- Nicaragua.
Resposta: E
Resolução: A Revolução Sandinista, ocorrida em 1979, teve lugar na Nicarágua. O país foi governado por Anastácio Somoza por cerca de 40 anos antes de ser deposto pela Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN).
02. (UNEMAT) Na década de 1970, a Nicarágua, país situado na América Central, foi palco de um movimento revolucionário denominado “sandinismo”.
Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta.
- A FSLN (Frente Sandinista de Libertação Nacional) foi fundada na década de 1960 por Carlos Fonseca e contava com o apoio de vários setores da sociedade nicaraguense, sobretudo, de operários e camponeses.
- Um dos pontos centrais da luta sandinista foi a derrubada do ditador Anastácio Somoza, acusado de corrupção e de entregar as riquezas do país aos Estados Unidos.
- Com a fuga do ditador Somoza, em 1979, e a derrota da Guarda Nacional, os sandinistas tomaram o poder e instalaram no país a chamada Junta de Governo de Reconstrução Nacional, presidida por Daniel Ortega.
- Um dos fatores que permitiram a adesão maciça dos camponeses à Frente Sandinista de Libertação Nacional foi a extrema pobreza em que viviam, fruto do monopólio das terras do país por empresas norte-americanas, pela família e apaniguados de Anastácio Somoza.
- A primeira atitude da Junta Governativa, após a vitória da revolução, foi a nacionalização dos bancos, das terras e das indústrias, seguindo o mesmo modelo da Revolução Cubana de 1959.
Resposta: E
Resolução: Sobre o sandinismo e a Revolução Sandinista na Nicarágua, a alternativa incorreta é a que afirma que a primeira atitude da Junta Governativa foi a nacionalização dos bancos, terras e indústrias, seguindo o modelo da Revolução Cubana. A Junta, na verdade, realizou uma série de reformas e nacionalizações, mas seu modelo foi mais próprio do contexto nicaraguense e não uma réplica exata do cubano.
03. (FGV) Em junho de 1979, guerrilheiros sandinistas tomavam a cidade de Manágua, capital da Nicarágua, estabelecendo o fim do governo ditatorial de Anastacio Somoza Debayle.
Acerca desse movimento, é correto afirmar:
- Representou o fim dos conflitos internos na Nicarágua e deu início a um período de normalidade democrática, em sintonia ao que se estabelecia em toda a América Latina.
- O apoio dos Estados Unidos foi decisivo para a vitória dos sandinistas e, posteriormente, para a integração da economia nicaraguense aos interesses norte-americanos.
- O assassinato do jornalista Pedro Joaquin Chamorro, em 1978, contribuiu para a aliança entre liberais e sandinistas contra o regime de Anastacio Somoza.
- Marcou a introdução da tática do foquismo e da luta armada nos conflitos sociais e políticos da América Latina.
- A Revolução Sandinista permitiu uma reaproximação entre os governos dos Estados Unidos e da União Soviética, o que resultaria no fim das tensões políticas da Guerra Fria.
Resposta: C
Resolução: A alternativa correta é a que diz que o assassinato do jornalista Pedro Joaquin Chamorro, em 1978, contribuiu para a aliança entre liberais e sandinistas contra o regime de Anastácio Somoza. Chamorro era um crítico importante do regime e sua morte intensificou a mobilização contra o governo.
04. (U. de Vassouras) Em 27 de junho de 1989, o Serviço Nacional de Informações, em pleno governo Sarney (1985-1990), fez um relatório sobre Xuxa, a apresentadora de televisão. Segundo esse documento, a Rainha dos Baixinhos iria gravar um CD em espanhol para ser divulgado em Cuba e também na Nicarágua, país que se encontrava em plena revolução sandinista.
Adaptado de oglobo.globo.com, 31/08/2014.
Apesar de ter acontecido em um contexto democrático, a investigação descrita no texto se devia ao fato de, na época, os dois países mencionados se aproximarem da seguinte orientação político-ideológica:
- ditadura militar
- modelo socialista
- regime representativo
- governo fundamentalista
Resposta: B
Resolução: A investigação sobre Xuxa se relacionava ao fato de que a Nicarágua e Cuba estavam alinhadas com um modelo socialista na época, o que motivava o interesse em como uma figura pública como Xuxa se envolvia com esses países.
05. (UFAM PSC) Desprezando o princípio de não intervenção e autodeterminação dos povos, defendido pela ONU (após 1945) e pela OEA, os Estados Unidos mantiveram os países da América Central sob o seu controle por meios econômicos e diplomáticos. No entanto, a partir do final da década de 1970, os movimentos populares ganharam força na América Central, colocando em risco a tradicional supremacia norte-americana, e o principal exemplo foi:
Assinale a alternativa CORRETA:
- A Revolução Sandinista, de 1979 na Nicarágua, sob a liderança de Daniel Ortega.
- A vitória de Violeta Chamorro nas eleições populares de 1990, em El Salvador.
- A criação da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) pelo líder Manuel Antônio Noriega, no Panamá.
- A derrubada do presidente da Costa Rica, Anastácio Somoza, aliado dos Estados Unidos, em 1979.
- Eleição do líder camponês Augusto César Sandino, em 1979 para a presidência da Nicarágua.
Resposta: A
Resolução: O principal exemplo de movimento popular que colocou em risco a supremacia norte-americana na América Central foi a Revolução Sandinista de 1979 na Nicarágua, que desafiou diretamente a influência dos EUA na região.