Home > Banco de Questões > História > História da América >Império Maia

Império Maia

Lista de 06 exercícios de História com gabarito sobre o tema Império Maia com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Império Maia .




01. (FATEC) As misteriosas cidades e edificações da civilização maia que resistiram ao tempo incluem obras reconhecidas como patrimônio mundial. Tais achados vêm intrigando pesquisadores até a atualidade, já que pouco se sabe sobre as origens, a organização social e as causas do fim dessa civilização, no século X.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as principais características da civilização maia.

  1. Desenvolveu-se na floresta Amazônica (atuais Peru, Bolívia e Suriname) e sua economia se baseava na coleta de tributos provenientes do comércio com os incas e os astecas.
  2. Ocupava a região das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (Sul do México), e desenvolveu saberes matemáticos, astronômicos e arquitetura sofisticados para a época.
  3. O poder era centralizado nas mãos do Imperador, cuja origem era considerada divina, e a capital, Machu Picchu, foi construída no topo de uma grande montanha para evitar ataques de povos inimigos.
  4. Habitava a região do Rio da Prata, atuais Uruguai e Argentina, onde desenvolveu a cultura de algodão, com o qual fabricava tecidos para exportação, e projetou um sistema de vigilância eficaz para se proteger de ataques inimigos.
  5. A organização social igualitária favorecia a distribuição equilibrada dos recursos naturais provenientes do comércio marítimo, realizado no Caribe, e os grandes templos e pirâmides honravam as divindades do Sol (Rá) e da Lua (Anúbis).

Resposta: B

Resolução: A civilização maia se desenvolveu na região das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (Sul do México). Eles eram conhecidos por seus avanços em matemática, astronomia e arquitetura sofisticada.

02. (U. F. dos Grandes Lagos) A civilização maia tornou-se bastante evidenciada no decorrer do ano de 2012, em virtude do conjunto de especulações na imprensa sobre o fim do mundo, baseadas em registros arqueológicos desse povo.

Sobre essa civilização, assinale a alternativa correta.

  1. A religião dos maias incluiu o culto de adoração a Tupac-Amaru, considerado como o jaguar alado.
  2. Estava localizada no altiplano andino e realizava sua agricultura com o trabalho de servos em terraços escarpados.
  3. O planalto central do México foi ocupado pelos maias por suas atividades agrícolas, que eram cultivadas em ilhas de terreno pantanoso.
  4. Os maias habitaram regiões de elevada densidade florestal, na mesoamérica, estando socialmente enfraquecidos quando os espanhóis chegaram à região.
  5. Os maias se organizaram com instituições políticas centralizadas, e o chefe governante era denominado de rei do império.

Resposta: D

Resolução: Os maias habitavam regiões de elevada densidade florestal na Mesoamérica e não estavam socialmente enfraquecidos quando os espanhóis chegaram. A civilização maia era robusta e complexa.

03. (Faculdades Santo Agostinho) A civilização maia foi uma das mais complexas que habitaram a América antes da chegada dos conquistadores europeus. Ocupou uma região que corresponde hoje à planície de Iucatã, no México, e aos territórios da Guatemala, de Belize e de Honduras. Essa civilização conheceu seu apogeu econômico, cultural e militar entre os séculos III e XI. Quando os espanhóis chegaram à região, no século XVI, a civilização maia já se encontrava em declínio.

Fonte: KOSHIBA, L. História. São Paulo: Atual, 2000. Adaptado.

Acerca da civilização maia, analise as afirmativas que se seguem e assinale C para as corretas e I para as incorretas.

( ) A sociedade maia baseava-se economicamente na agricultura, notadamente de milho, produção realizada por camponeses que viviam nos arredores das cidades-Estado.

( ) Em relação à organização do trabalho, os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos, desenvolviam suas atividades livremente e pagavam impostos regulares.

( ) O produto do trabalho realizado pelos camponeses era dividido coletivamente, na sociedade, em uma espécie de comunismo primitivo.

( ) Nas cidades maias, existiam grandes praças rodeadas por edifícios governamentais e religiosos, como a acrópole real, grandes templos e campos de jogo de bola.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  1. I, C, C e I.
  2. C, I, I e C.
  3. C, C, I e C.
  4. I, I, C e I

Resposta: C

Resolução: A sequência correta é C, C, I e C. A sociedade maia era baseada na agricultura (C), o trabalho não era livre e não era dividido coletivamente (I), e as cidades maias possuíam grandes praças e templos (C).

04. (C. U. do Pará) “Os deuses da criação Maia resolveram gerar uma raça de adoradores para ter companhia. Criaram os animais, mas, quando viram que eles não tinham voz, mandaram os bichos para as selvas. Os deuses criaram então o homem. [Depois de duas tentativas fracassadas], mais deuses criadores se juntaram e fizeram o homem de farinha de milho. Finalmente deu certo, e os Maias passaram a crer que o milho era a matéria-prima de sua formação”.

(Danilo Cezar Cabral e outros. Revista Mundo Estranho. http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quaissao-os-principais-deuses-maias. Acessada em 01/10/2013).

Pelo trecho acima e por seus conhecimentos sobre a cultura e a sociedade Maia précolombiana, é correto afirmar que o milho nesta sociedade significava um alimento para o

  1. corpo físico e concreto, constituindo-se sua “matéria-prima” para o desenvolvimento econômico Maia, como referencia o trecho citado.
  2. corpo físico e para a alma, já que entre os Maias os deuses e os homens estavam em um mesmo patamar e os deuses fizeram o homem a partir do Deus Milho.
  3. mundo imagético da evolução humana, onde o homem primeiro foi criado como um vegeta para depois ser alimentado pelo milho e virar humano, dominando o mundo vegetal.
  4. corpo físico e mítico, já que o milho representava para os Maias tanto um símbolo religioso ligado à sua criação, como fonte de vida e de riquezas econômicas e sociais.

Resposta: D

Resolução: O milho era significativo tanto como alimento quanto como símbolo religioso e econômico para os maias, representando uma parte essencial de sua vida e cultura.

05. (UNESP) Entre as civilizações pré-colombianas dos maias e dos astecas, havia semelhanças culturais significativas.

No momento em que foram conquistadas,

  1. os maias tiveram suas crenças religiosas e seus documentos escritos preservados e acatados pelos espanhóis, enquanto que a civilização asteca foi destruída.
  2. os astecas e os maias haviam pacificado as relações entre os diversos povos que habitavam as atuais regiões do México e da Guatemala.
  3. tiveram suas populações dizimadas pelos espanhóis, que se apossaram militarmente das cidades de Palenque, Tikal e Copan.
  4. os astecas dominavam um território que se estendia do oceano Atlântico ao Pacífico, mas os maias já não contavam com as magníficas cidades, desaparecidas sob as florestas.
  5. eram caçadores nômades, desconheciam a agricultura e utilizavam a roda e os metais para fins militares.

Resposta: D

Resolução: Os maias já não tinham suas magníficas cidades no momento da conquista, que estavam cobertas pela vegetação. Os astecas dominavam um território mais extenso, mas as cidades maias já estavam em ruínas.

06. (U. de Santa Cruz do Sul) Existe uma grande especulação em torno do calendário maia e da previsão de fim do mundo. Excelentes astrônomos, os maias tinham vários calendários que funcionavam simultaneamente, como uma engrenagem. O final do quinto ciclo no calendário maia correspondia, segundo algumas interpretações, a 21 de dezembro de 2012 e marca o fim de uma grande era.

Representação em pedra do glifos que formam o calendário maia de 13 meses e 20 dias, chamado Tzolkin.

Fonte: Revista História Viva, n.68, p.40

Não há registro sobre o que aconteceria depois, mas não faltam hipóteses a respeito. Deixando de lado essas especulações, considere as seguintes afirmativas a respeito dessa civilização:

I- Extremamente desenvolvidos, os maias viviam no sul do México e em alguns países da América Central, entre o ano dois mil antes de Cristo até o século 16, segundo o calendário gregoriano.

II- Organizados religiosamente em torno dos Zigurates, os maias esperavam o final do quinto ciclo, construindo grandes templos, com o objetivo de agradar às divindades que, segundo a crença, habitavam a Cordilheira dos Andes.

III- Acreditavam os maias que, no ano de 2012, haveria o grande Apocalipse, quando seus deuses viriam para julgar vivos e mortos segundo princípios religiosos dos mesoamericanos.

IV- Construtores de grandes cidades, os maias se notabilizaram também pela construção de pirâmides de até 45 metros de altura, palácios suntuosos, praças esportivas e banhos públicos, e pelos conhecimentos de matemática e astronomia.

A respeito da civilização Maia, pode-se afirmar que

  1. estão corretas todas as afirmativas.
  2. estão corretas as afirmativas I e IV.
  3. estão corretas as afirmativas I, III e IV.
  4. estão incorretas as afirmativas I e III.
  5. estão incorretas todas as afirmativas.

Resposta: B

Resolução: As afirmativas I e IV estão corretas. Os maias viviam na Mesoamérica até o século XVI (I) e eram notáveis construtores com conhecimentos avançados em matemática e astronomia (IV). As afirmativas II e III são incorretas: os maias não organizavam religiões em zigurates e não esperavam um apocalipse em 2012.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp