Império Asteca
Lista de 20 exercícios de História com gabarito sobre o tema Império Asteca com questões de Vestibulares.
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01. (F. Pequeno Príncipe) Leia o texto a seguir e marque a alternativa que apresente a sequência que lhe dê continuidade com coesão e coerência.
Leia o texto a seguir e marque a alternativa que apresente a sequência que lhe dê continuidade com coesão e coerência.
O processamento da semente de cacau começou entre os grandes povos pré-colombianos: os maias e os astecas. Para os maias, o cacau servia como artigo valioso para transações comerciais e, para os astecas, era mais que isso: era a moeda oficial do reino. A parte das sementes que não virava grana era moída e transformada em chocolate, mais acessível à alta sociedade.
Os astecas chamavam essa bebida de “xocolatl”, junção das palavras “xococ” (amargo) e “atl” (bebida). Ou seja, “chocolate” é uma palavra asteca que acabou ressuscitada em praticamente todos os idiomas do planeta.
Os astecas também eram religiosos: tinham crenças complexas em diversos deuses, que representavam as forças da natureza.
Dossiê Superinteressante, São Paulo: Abril, mai. 2016. p, 9-11. (Com adaptações).
- Os súditos de Montezuma, o grande rei asteca, ainda não sabiam, mas a adoração ao deus do chocolate teria influência direta no genocídio que varreria o império do mapa.
- Foram eles que primeiro impressionaram um europeu, o conquistador espanhol Hernán Cortés (curiosamente, o próprio algoz dos astecas), com a bebida preferida, o chocolate.
- Os astecas celebraram a volta triunfal de seu deus do chocolate e o receberam com submissão e presentes.
- Por mais destrutivos que fossem seus rituais, esses povos dominaram a região central do México entre 1325 e 1521.
- Inclusive, adoravam um deus do chocolate, Quetzalcoatl, que, segundo acreditavam, trouxe o cacau direto do jardim do Paraíso.
Resposta: E
Resolução: A sequência da alternativa E oferece continuidade ao texto, mencionando a adoração ao deus do chocolate, Quetzalcoatl, pelos astecas, ligando a narrativa com coesão
02. (FGV-RJ) “E os espanhóis ainda não nos tinham atacado quando, muito repentinamente, houve uma grande enfermidade, uma doença pustulenta. Em Tepilhuitl começou. E infligiu uma grande devastação. Alguns ela cobriu inteiramente, espalhou-se por todas as partes (...) Muitos homens morreram desse mal, e muitos outros simplesmente morreram de fome, de fome eles morreram; ninguém cuidava de ninguém, ninguém fazia nada pelos demais.”
BAUDOT, G. & TODOROV, T. Relatos astecas da conquista. São Paulo: Editora Unesp, 2019, p. 166-167.
A conquista da região do México pelos espanhóis
- ocorreu devido às fragilidades sanitárias dos povos da região, que já estavam em crise social e política no século XV.
- foi possibilitada por uma combinação de fatores, entre os quais as doenças e as epidemias que afetaram os povos originários.
- foi o resultado de uma guerra bacteriológica intencionalmente organizada pelos conquistadores para dizimar a população local.
- ocorreu devido à superioridade étnica e racial dos espanhóis que se adaptaram rapidamente ao clima tropical do território mexicano.
- foi decorrente de uma série de acordos e concessões feitas pelos espanhóis, que garantiram a independência política dos astecas.
Resposta: B
Resolução: A conquista da região do México pelos espanhóis foi facilitada por uma combinação de fatores, incluindo as doenças e epidemias que enfraqueceram os povos originários.
03. (Fuvest) Quando Bernal Díaz avistou pela primeira vez a capital asteca, ficou sem palavras. Anos mais tarde, as palavras viriam: ele escreveu um alentado relato de suas experiências como membro da expedição espanhola liderada por Hernán Cortés rumo ao Império Asteca. Naquela tarde de novembro de 1519, porém, quando Díaz e seus companheiros de conquista emergiram do desfiladeiro e depararam-se pela primeira vez com o Vale do México lá embaixo, viram um cenário que, anos depois, assim descreveram: “vislumbramos tamanhas maravilhas que não sabíamos o que dizer, nem se o que se nos apresentava diante dos olhos era real”.
Matthew Restall. Sete mitos da conquista espanhola. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, p. 15-16. Adaptado.
O texto mostra um aspecto importante da conquista da América pelos espanhóis, a saber,
- a superioridade cultural dos nativos americanos em relação aos europeus.
- o caráter amistoso do primeiro encontro e da posterior convivência entre conquistadores e conquistados.
- a surpresa dos conquistadores diante de manifestações culturais dos nativos americanos.
- o reconhecimento, pelos nativos, da importância dos contatos culturais e comerciais com os europeus.
- a rápida desaparição das culturas nativas da América Espanhola.
Resposta: C
Resolução: A questão destaca a surpresa dos conquistadores diante das manifestações culturais dos nativos americanos, o que é abordado no texto.
04. (UNESP) Os deuses disseram entre si depois de criar o homem: “O que os homens comerão, oh deuses? Vamos já todos buscar o alimento.” Enquanto isso, as formigas vermelhas estavam colhendo e carregando os grãos de milho que traziam de dentro do Tonacatepetl (Montanha do Sustento). O deus Quetzalcoatl encontrou as formigas e lhes disse: “Digam-me, onde vocês colheram os grãos de milho?”. Muitas vezes lhes perguntou, mas as formigas não quiseram responder. Algum tempo depois, as formigas disseram a Quetzalcoatl: “Lá.” E apontaram o lugar. Quetzalcoatl se transformou em formiga negra e as acompanhou. Desse modo, Quetzalcoatl acompanhou as formigas vermelhas até o depósito, arranjou o milho e em seguida o levou a Tamoanchan (moradia dos deuses e onde o homem havia sido criado). Ali os deuses o mastigaram e o puseram na nossa boca para nos robustecer.
(Apud Eduardo Natalino dos Santos. Cidades pré-hispânicas do México e da América Central, 2004.)
O texto asteca
- promove a divulgação das qualidades nutricionais do milho para o fortalecimento dos guerreiros mesoamericanos.
- oferece uma explicação mítica para a importância do milho na base da alimentação dos povos mesoamericanos.
- demonstra sustentação histórica e claro desenvolvimento de pensamento lógico e racional.
- procura justificar o fato de apenas os governantes dos povos mesoamericanos poderem exercer atividades agrícolas.
- revela a influência das fábulas europeias na construção do imaginário dos povos mesoamericanos.
Resposta: B
Resolução: O texto oferece uma explicação mítica sobre a importância do milho na alimentação dos povos mesoamericanos, como os astecas.
05. (PUC-GO) Em 1519, Hernan Cortez desembarcou na atual região do México com 15 homens a cavalo e 300 soldados. Houve resistência à conquista desde o início e violentos combates. Sobre um deles, Cortez relata: “Eram mais de cem mil índios que lutaram conosco até uma hora antes do pôr-do-sol. Com seis escopetas, quarenta balistas e uma meia dezena de outros tiros, além de treze cavalos, consegui fazer muitos danos neles sem sofrer nada além do cansaço da luta e da fome. Até parece que foi Deus que lutou por nós. [...].”
(CORTEZ, H. O fim de Montezuma. Porto Alegre: LP & M, 1999. p. 16.)
Assinale a única alternativa que explica corretamente a razão da vitória dos espanhóis sobre os guerreiros astecas:
- A excelente mobilidade das tropas espanholas, devido especialmente à utilização de bigas e de barcos.
- O pânico gerado nos povos nativos pela posse de armas de fogo e pelos soldados montados a cavalo, o que os levou a atribuir aos conquistadores caraterísticas divinas.
- O poder de morte gerado pela excelente mira das escopetas, muito mais precisa que a das flechas e lanças dos guerreiros astecas.
- A estratégia econômica de Cortez que, ao desfazer-se lentamente de seus tesouros, soube comprar os principais chefes das forças militares astecas.
Resposta: B
Resolução: O pânico gerado pelas armas de fogo e pelos cavalos, desconhecidos dos nativos, levou os astecas a atribuir características divinas aos espanhóis, facilitando sua vitória.
06. (U. F. dos Grandes Lagos) Na América pré-colombiana, os Astecas matavam seres humanos em rituais.
Sobre esses rituais, assinale a alternativa correta.
- A cerimônia de sacrifício realizava-se constantemente antes das batalhas com os Incas.
- Nesses rituais, a morte era considerada indigna, pois os guerreiros deveriam morrer em guerra.
- Eram rituais que expressavam a força e o poder sobre os inimigos conquistados em batalhas.
- Eram sacrifícios religiosos para agradar a seus deuses e manter o mundo funcionando.
- Os sacrifícios eram atos de vingança dos sacerdotes sobre os seus adversários.
Resposta: D
Resolução: Os sacrifícios religiosos dos astecas tinham como objetivo agradar seus deuses e manter o mundo em funcionamento, segundo suas crenças.
07. (UFMS) Os Astecas imprimiram um grau de desenvolvimento econômico na Mesoamérica que, quando do contato e ocupação, impressionaram os Espanhóis. Essencialmente agrícolas, contavam com tecnologia avançada que permitia até a construção de ilhas artificiais.
Entretanto, além da agricultura, outra atividade econômica primordial desta sociedade foi:
- O trabalho sacerdotal, pois o fortalecimento dos templos levava a uma maior cobrança de tributos e a um consequente acúmulo de riquezas para o Estado asteca.
- As conquistas militares a outras comunidades, o que aumentava a arrecadação asteca por meio da cobrança de impostos, além de abrir passagem para o comércio.
- O rigor educacional dos meninos e meninas, que formava exímios (as) agricultores (as), navegadores (as) e militares.
- A organização produtiva dos ayllu, que propiciava não só uma otimização e aumento da produção cerealista, como também o incremento na produção de lã, de carne a da coleta de vegetais.
- A organização política, que se dividia em várias Cidades-estados com governantes próprios, o que fortaleceu o império asteca perante a invasão de outras comunidades ameríndias.
Resposta: B
Resolução: Além da agricultura, a conquista de outras comunidades era uma atividade econômica primordial para os astecas, aumentando a arrecadação e expandindo o comércio.
08. (UFN) As ilustrações abaixo representam dois aspectos do Império Asteca. Na imagem 1, está representado o sistema de agricultura que desenvolveram. A imagem 2 refere-se a uma reunião do Tlatoani, chefe político e militar, com os nobres.
Sobre as sociedades da América no século XV, encontradas pelos espanhóis a partir de 1492, é possível afirmar:
I. Constituíam-se em povos de formação social igualitária, sem diferenciação social ou econômica. Integrados à natureza, entraram em choque com os interesses dos colonizadores espanhóis.
II. Segundo a ótica europeia, que os entendia como povos “sem rei, sem lei e sem fé”, eram terreno fértil para a implantação da fé católica e do sistema colonial.
III. Entre estes, estavam povos imperiais sedentarizados que, com o domínio da agricultura, desenvolveram grandes obras públicas e formaram estados centralizados e sistemas rígidos de cobrança de tributos.
Está(ão) correta(s)
- apenas I
- apenas II.
- apenas III.
- apenas II e III.
- I, II e III.
Resposta: D
Resolução: As afirmativas II e III são corretas, pois refletem a visão europeia dos povos indígenas como "sem rei, sem lei e sem fé" e a existência de estados centralizados com sistemas de tributos.
09. (UFT) A imagem mostra um trecho do Códice Mendonza, produzido em 1540, por escribas mexicas, de acordo com a técnica de escrita pictográfica tradicional. Ele ajuda a conhecer a cultura escrita asteca e os códices mexicanos do período pré-colonial.
Os códices astecas abarcavam:
- domínios diversos da experiência social, como crônicas de guerra, o repertório de prodígios, acidentes climáticos, cartografia etc.
- domínio restrito ao campo artístico, como espaço de expressão de narrativas literárias, poesia de louvor aos reis e literatura romântica etc.
- domínio restrito ao campo religioso, como mitos de fundação, “biografia” dos deuses, ensinamentos sagrados e profecias, horóscopo etc
- domínio teórico ligado ao Calmecac como mostra o fato de que apenas os homens que o frequentavam podiam conhecer o seu conteúdo.
Resposta: A
Resolução: Os códices astecas abarcavam domínios diversos da experiência social, incluindo crônicas de guerra, mitos, e outros aspectos culturais e sociais.
10. (F. Municipal de Palhoça) O que os conquistadores a serviço da Coroa espanhola fizeram com os astecas que, de acordo com a interpretação da charge, constituem “coisas que só Deus deveria fazer”?
- Antes de atacar a capital Tenochtitlán, dizimaram os povos não astecas que pagavam impostos ao Império.
- Assassinaram o governante nativo que os recebeu amigavelmente por acreditar que não seriam hostis.
- Evitaram o uso de armas de aço e ferro de modo a prolongar o sofrimento dos nativos que eram torturados até a morte.
- Estupraram mulheres astecas para propagar doenças contagiosas que sabiam ser originárias da Europa e mortais para os nativos.
- Evitaram grandes combates em terra, por meio do recurso a canhões de guerra, disparados a partir de navios atracados nos portos do litoral.
Resposta: B
Resolução: Os conquistadores espanhóis assassinaram o governante asteca que os recebeu amigavelmente, acreditando que eles não seriam hostis.
11. (PUC-PR) No processo de conquista da América pela Coroa espanhola, um dos episódios mais significativos é conhecido como La Noche Triste (A Noite Triste), ocorrida em 30 de junho de 1520. Na ocasião, as forças espanholas sofreram pesadas baixas em Tenochtitlan, a então capital do Império Asteca.
Fonte: DIÁZ, C. B., SAENZ,. S. M. C., & Consejo Superior de Investigaciones Científicas (Spain). Historia verdadera de la conquista de la Nueva Espana. Madrid: Instituto Gonzalo Fernandez de Oviedo (C.S.I.C.), 1982.
TODOROV, T. A conquista da América: A questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
LEÓN-PORTILLA, M. A Conquista da América Latina vista pelos índios - relatos astecas, maias e incas. Petrópolis: Vozes, 1987.
Sobre a conquista do Império Asteca pelas tropas lideradas por Hernán Cortés, é CORRETO afirmar que
- a recepção inicialmente amistosa dos astecas para com os espanhóis e a aliança destes com outras tribos rivais daqueles foram fatores importantes para a vitória final de Cortés.
- a superioridade numérica das forças espanholas frente aos nativos foi fator preponderante da vitória de Cortés.
- a Noite Triste é apenas um dos episódios nos quais o exército espanhol foi traído e enganado pelo imperador asteca Montezuma, tornando a guerra de conquista longa e incerta.
- a Noite Triste representou o primeiro conflito aberto entre as forças espanholas e o Império Asteca, revelando a superioridade numérica e técnica destes em relação àqueles.
- a derrota dos espanhóis para os astecas na Noite Triste representa uma virada na estratégia da Coroa Espanhola na América, que a partir de então deixa de lado a política de alianças e parte para o confronto militar.
Resposta: A
Resolução:
12. (UFAM PSC) Dentre as muitas sociedades do continente americano que chegaram ao estágio de civilização – com organização política estatal, expansão territorial imperialista, divisão social hierarquizada, agricultura intensiva –, encontrava-se a sociedade Asteca, cuja existência como entidade cultural autônoma durou de 1350 a 1521 da Era Cristã.
Assinale a alternativa correta quanto à localização geográfica desta sociedade na região americana conhecida como:
- Andes Centrais
- Amazônia Central
- Bacia do rio Paraguai
- Meio-oeste americano
- Vale do México
Resposta: E
Resolução:
13. (F. Pequeno Príncipe) Leia o texto a seguir e marque a alternativa que apresente a sequência que lhe dê continuidade com coesão e coerência.
Leia o texto a seguir e marque a alternativa que apresente a sequência que lhe dê continuidade com coesão e coerência.
O processamento da semente de cacau começou entre os grandes povos pré-colombianos: os maias e os astecas. Para os maias, o cacau servia como artigo valioso para transações comerciais e, para os astecas, era mais que isso: era a moeda oficial do reino. A parte das sementes que não virava grana era moída e transformada em chocolate, mais acessível à alta sociedade.
Os astecas chamavam essa bebida de “xocolatl”, junção das palavras “xococ” (amargo) e “atl” (bebida). Ou seja, “chocolate” é uma palavra asteca que acabou ressuscitada em praticamente todos os idiomas do planeta.
Os astecas também eram religiosos: tinham crenças complexas em diversos deuses, que representavam as forças da natureza. Dossiê Superinteressante, São Paulo: Abril, mai. 2016. p, 9-11. (Com adaptações).
- Os súditos de Montezuma, o grande rei asteca, ainda não sabiam, mas a adoração ao deus do chocolate teria influência direta no genocídio que varreria o império do mapa.
- Foram eles que primeiro impressionaram um europeu, o conquistador espanhol Hernán Cortés (curiosamente, o próprio algoz dos astecas), com a bebida preferida, o chocolate.
- Os astecas celebraram a volta triunfal de seu deus do chocolate e o receberam com submissão e presentes.
- Por mais destrutivos que fossem seus rituais, esses povos dominaram a região central do México entre 1325 e 1521.
- Inclusive, adoravam um deus do chocolate, Quetzalcoatl, que, segundo acreditavam, trouxe o cacau direto do jardim do Paraíso.
Resposta: E
Resolução:
14. (Enem 2013) O canto triste dos conquistados:
os últimos dias de Tenochtitlán
Nos caminhos jazem dardos quebrados;
os cabelos estão espalhados.
Destelhadas estão as casas,
Vermelhas estão as águas, os rios, como se alguém as tivesse tingido,
Nos escudos esteve nosso resguardo,
mas os escudos não detêm a desolação...
PINSKY, J. et al. História da América através de textos. São Paulo: Contexto, 2007 (fragmento).
O texto é um registro asteca, cujo sentido está relacionado ao(à)
- tragédia causada pela destruição da cultura desse povo.
- tentativa frustrada de resistência a um poder considerado superior.
- extermínio das populações indígenas pelo Exército espanhol.
- dissolução da memória sobre os feitos de seus antepassados.
- profetização das consequências da colonização da América.
Resposta: B
Resolução:
15. (UEA - SIS) A chegada dos espanhóis parece uma libertação para os povos submetidos pelos astecas. Diversos estados- -cidades se aliam aos conquistadores ou observam com indiferença, quando não com alegria, a queda de cada um dos seus rivais [...].
(Octavio Paz. O labirinto da solidão, 2014.)
O excerto traz informações essenciais sobre as sociedades pré-colombianas da Mesoamérica, a saber:
- o reduzido número de habitantes da região, periodicamente dizimados pelos surtos de fome e epidemias.
- o abandono das grandes cidades, devido à desertificação provocada pela destruição das áreas florestais.
- a ausência de sociedades organizadas militarmente, capazes de resistir às agressões de povos invasores.
- a fragilidade da economia regional, caracterizada pela inexistência de relações comerciais entre os diversos povos.
- as relações de dominação vigentes, com a imposição de pesadas exigências dos povos dominadores sobre os vencidos.
Resposta: E
Resolução:
16. (UFVJM) Durante o governo do imperador Montezuma II (início do século XVI), o império asteca chegou a ser formado por aproximadamente 500 cidades. O império começou a ser destruído, em 1519, com as invasões espanholas. Os espanhóis dominaram os astecas e tomaram grande parte dos objetos de ouro dessa civilização. Não satisfeitos, ainda escravizaram os astecas, forçando-os a trabalharem nas minas de ouro e prata da região.
Considerando esse contexto histórico, é correto afirmar:
- A religião era monoteísta, pois cultuavam apenas um Deus (o deus Sol).
- Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população.
- O artesanato era precário, faltavam confecções de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas.
- Os astecas, povo dedicado à agricultura, habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI.
Resposta: B
Resolução:
17. (UEL) Os astecas sacrificavam prisioneiros de guerra para alimentar seus deuses. O capturado tinha seu coração arrancado, era decapitado e tinha seu sangue bebido pelo captor que, depois, levava o corpo para casa, esfolava-o, comia-o com milho e vestia sua pele.
É correto afirmar que estes rituais no mundo dos astecas eram de ordem simbólica, uma vez que:
- os vencidos deveriam pagar um tributo de sangue aos astecas, que viam a si próprios como deuses.
- os sacerdotes astecas exigiam oferendas de sangue para que não faltasse alimento em seus templos.
- um grande número de sacrifícios representava um reforço do abastecimento alimentar, evitando a carestia.
- o captor do prisioneiro se vingava do inimigo, comendo suas carnes e vestindo sua pele.
- os deuses exigiam oferendas do bem mais precioso que os homens possuíam, a vida, para que o mundo fosse preservado.
Resposta: E
Resolução:
18. (UECE) Estima-se que quando os espanhóis chegaram ao continente americano, a capital Asteca, Tenochtitlán, contava com uma população com cerca de 200 mil habitantes. Rica e bela, possuía vários canais, por onde navegavam barcos carregados de mercadorias, e aquedutos apropriados para conduzirem as águas das montanhas até a cidade. Sobre essa cidade é correto afirmar-se que
- era considerada a morada sagrada dos deuses e tornou-se rica graças às doações recebidas de todos os povos.
- cresceu e manteve-se economicamente afluente graças aos pesados impostos que eram pagos em mercadorias pelos povos vencidos.
- teve uma arquitetura exuberante graças à contribuição do povo maia então submetido.
- cresceu significativamente a partir da chegada dos espanhóis.
Resposta: B
Resolução:
19. (UNESP) Entre as civilizações pré-colombianas dos maias e dos astecas, havia semelhanças culturais significativas.
No momento em que foram conquistadas,
- os maias tiveram suas crenças religiosas e seus documentos escritos preservados e acatados pelos espanhóis, enquanto que a civilização asteca foi destruída.
- os astecas e os maias haviam pacificado as relações entre os diversos povos que habitavam as atuais regiões do México e da Guatemala.
- tiveram suas populações dizimadas pelos espanhóis, que se apossaram militarmente das cidades de Palenque, Tikal e Copan.
- os astecas dominavam um território que se estendia do oceano Atlântico ao Pacífico, mas os maias já não contavam com as magníficas cidades, desaparecidas sob as florestas.
- eram caçadores nômades, desconheciam a agricultura e utilizavam a roda e os metais para fins militares.
Resposta: D
Resolução:
20. (FATEC) No processo de conquista, os espanhóis dominaram e exploraram os povos do Império asteca que formavam uma civilização que
- desenvolveu engenhosos sistemas de irrigação para a agricultura, o que possibilitou uma grande concentração humana e uma grande hierarquização social.
- praticava o ritual antropofágico cotidianamente fundamentados na crença de que a carne do inimigo espertaria o espírito guerreiro dos artesãos e dos camponeses.
- talhou pequenas construções de pedra de forma irregular, pois desconheciam técnicas de lapidação e tinham poucas noções de matemática e de geometria.
- possuía uma estrutura social igualitária, já que cada indivíduo tinha um papel importante na sociedade, não existindo privilégios de qualquer natureza.
- adotou uma espécie de república constitucional como forma de governo, que garantia o equilíbrio e a armonia entre os poderes executivo, legislativo e judiciário.
Resposta: A
Resolução: