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Democracia Grega

Lista de 10 exercícios de História com gabarito sobre o tema Democracia Grega com questões de Vestibulares.


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01. (FAMERP) A cidade grega é o modelo por excelência, origem e paradigma da democracia. É dela que retiramos as exigências constituídas de toda a política moderna. Mas a cidade grega não é uma democracia modelo. Ela funciona à custa de exclusões.

(Barbara Cassin et al. Gregos, bárbaros, estrangeiros, 1993. Adaptado.)

A afirmação do excerto é, aparentemente, contraditória, ao reafirmar a democracia grega como modelo e sustentar que o seu funcionamento era excludente. A aparente contradição ocorre porque

  1. o governo era dirigido pela classe senatorial, embora os senadores fossem eleitos pelo conjunto dos cidadãos.
  2. o poder político era exercido diretamente no interior das propriedades rurais, embora dele permanecessem afastados os que aravam a terra
  3. a pólis era internamente dividida em corporações de ofício, embora o governo geral fosse composto por um representante de cada uma delas.
  4. a assembleia de cidadãos era formada por camponeses e artesãos, embora eles estivessem afastados dos assuntos militares.
  5. a participação dos cidadãos nas decisões públicas era plena e direta, embora mulheres, estrangeiros e escravos permanecessem fora da política.

02. (Enem 2015) O que implica o sistema da pólis é uma extraordinária preeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos do poder. A palavra constitui o debate contraditório, a discussão, a argumentação e a polêmica. Torna-se a regra do jogo intelectual, assim como do jogo político.

VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand, 1992 (adaptado).

Na configuração política da democracia grega, em especial a ateniense, a ágora tinha por função

  1. agregar os cidadãos em torno de reis que governavam em prol da cidade.
  2. permitir aos homens livres o acesso às decisões do Estado expostas por seus magistrados.
  3. constituir o lugar onde o corpo de cidadãos se reunia para deliberar sobre as questões da comunidade.
  4. reunir os exércitos para decidir em assembleias fechadas os rumos a serem tomados em caso de guerra.
  5. congregar a comunidade para eleger representantes com direito a pronunciar-se em assembleias.

03. (FATEC) Em 2015, o noticiário internacional deu grande destaque à Grécia, país europeu que vivia uma grave crise econômica e convocou a população para decidir, via referendo, as medidas que deveriam ser adotadas pelo governo para gerir a crise. Parte da imprensa destacou o caráter democrático de tal medida e, em muitos textos, lembrou que os gregos foram os criadores da democracia.

Assinale a alternativa que indica corretamente quais são as principais diferenças entre as concepções de democracia na Antiguidade grega e no mundo contemporâneo.

  1. Na Antiguidade grega, a democracia surgiu da necessidade de administrar países cada vez maiores; nas democracias contemporâneas, a política ajuda a administrar unidades menores, como as cidades.
  2. Na Antiguidade grega, o espaço reservado à atividade política eram os templos religiosos ou as residências das pessoas mais importantes; nas democracias contemporâneas, a atividade política se realiza no espaço público.
  3. Na Antiguidade grega, política e religião eram esferas sociais separadas; nas democracias contemporâneas, a noção de cidadania vincula-se estreitamente às concepções religiosas.
  4. Nas democracias contemporâneas, a participação política é vinculada à renda, com o voto censitário; na Grécia Antiga, apenas os proprietários de terras, homens e mulheres, tinham direito à participação política.
  5. Nas democracias contemporâneas, o direito à participação política se estende a todos os grupos sociais; na Grécia antiga, apenas os homens livres nascidos na pólis eram considerados cidadãos.

04. (UFRN) Quando se trata historicamente da democracia, sempre encontramos referências à sua origem na Grécia Antiga. Entretanto, compreende-se que não há identidade completa entre as democracias atuais e aquela que se formou na Grécia. Na constituição da democracia grega antiga, foi fundamental

  1. a participação das mulheres na esfera política, ampliando os direitos anteriormente gozados de comparecerem às reuniões públicas e de administrarem o patrimônio familiar juntamente com seus maridos.
  2. a educação voltada à formação de bons soldados e cidadãos leais, privilegiando a formação física e militar direcionada pelo Estado desde a infância.
  3. a atuação do partido popular (Demos), que pôs fim à escravidão por dívidas, aprovou a redistribuição das terras e de leis escritas favoráveis aos segmentos populares.
  4. a concentração da autoridade na Assembleia (Eclésia), impossibilitando a criação de uma elite política institucionalizada, com controle do processo eleitoral.

05. (U. de Passo Fundo) a participação das mulheres na esfera política, ampliando os direitos anteriormente gozados de comparecerem às reuniões públicas e de administrarem o patrimônio familiar juntamente com seus maridos.

  1. era exercida de maneira indireta pelos cidadãos, que escolhiam seus representantes políticos por meio de eleições periódicas e regulares.
  2. permitia a participação do conjunto da população da cidade, reconhecendo o direito político de camponeses e artesãos, que se organizavam em assembleias plebeias livremente eleitas.
  3. defendia a igualdade de todas as camadas sociais perante a lei, garantindo a todos o direito de participar e votar na Assembleia dos cidadãos, que se reunia na praça da cidade.
  4. era restritiva em termos de direitos políticos, pois convivia com a escravidão, não permitindo a participação dos estrangeiros e das mulheres.
  5. não permitia a participação dos militares e guerreiros, considerados incapazes para o exercício da livre discussão e para a tomada de decisões consensuais.

06. (U.E. de Ciências da Saúde de Alagoas) Apesar de considerarmos a Grécia Antiga o seu berço [...] não se pode ainda falar em democracia, porquanto esta é caracterizada não pelo governo das leis, mas pela participação do povo no governo, o que ainda estava longe de ser verificado naquele estágio.

KIBRIT, Orly. O ideal de Sólon e a democracia na Grécia Antiga. Revista SJRJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 33, p. 143-148. abr. 2012 (adaptado).

A crítica à democracia grega se refere ao fato de que

  1. apenas uma parcela da população tinha de fato direito à participação democrática.
  2. a participação popular nas decisões era facultativa e limitada às votações para escolha do rei.
  3. os políticos davam pouca atenção aos problemas das classes mais pobres da sociedade.
  4. os direitos eram assegurados a todos os nascidos em território grego e não aos estrangeiros.
  5. todos os habitantes da polis eram obrigados a dedicar alguns dias do ano aos debates políticos.

07. (F. de Medicina do Vale do Aço) "Vivemos sob a forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos de modelo a alguns ao invés de imitar os outros. Seu nome, como tudo o que depende não de poucos, mas da maioria, é democracia."

(FONTE: Péricles, Oração fúnebre, in Tucidides: A Guerra do Peloponeso, Livro II, 37)

Nenhum povo do mundo antigo contribuiu tanto para a riqueza e a compreensão da Política, no seu sentido mais amplo, como o fizeram os gregos de outrora. Os nomes de Sócrates, Platão e Aristóteles, no campo da teoria, de Péricles e de Demóstenes na arte da oratória, estão presentes em qualquer estudo erudito que se faça a respeito e mesmo nos mais singelos manuais de divulgação. Entendiam a política como uma ciência superior, determinante de qualquer organização social e com inquestionáveis reflexos sobre a vida dos indivíduos. Sobre a democracia grega, marque a resposta INCORRETA:

  1. A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga, na qual “demo” significa povo e “kracia” poder, ou seja, poder do povo.
  2. A noção antiga de democracia grega era bem limitada, pois grande parte da população grega não participava dos destinos públicos, estimando-se que os direitos de cidadania estavam à disposição, no máximo, de 30-40 mil homens, mais ou menos um décimo da população total.
  3. Considerava-se cidadão (thetes) qualquer ateniense maior de 18 anos, independente do sexo e situação social, desde que fosse livre. O objetivo desse sistema político democrático era a participação de todos nos assuntos públicos.
  4. Os escravos, tanto os públicos como os domésticos, os estrangeiros e seus filhos, e as mulheres, independentemente da sua classe social ou origem familiar, ficavam afastados da vida política, não sendo considerados cidadãos na Grécia Antiga.

08. (UFJF) Observe os quadrinhos abaixo:

O quadrinho do cartunista Gilmar, publicado em 2010, expõe uma crítica contemporânea ao que se apresentou como “democracia” na Atenas da antiguidade clássica.

Das alternativas abaixo, qual expressa de modo consistente tal crítica?

  1. A apatia da população, que não tinha o hábito de participar das decisões tomadas nas assembleias dirigidas pelos cidadãos.
  2. A contradição envolvendo um ideal democrático e a exclusão real da participação política de sujeitos considerados “não cidadãos”.
  3. A equivalência entre a forma democrática ateniense e a que é utilizada atualmente na sociedade brasileira desde a Constituição de 1988.
  4. A necessidade de se constituir, na sociedade grega da antiguidade, uma forma de democracia representativa, na qual cada eleitor escolhia seus representantes.
  5. O favorecimento sistemático de representantes de partidos políticos que nem sempre representavam a maioria da população.

09. (U. de Fortaleza) Considerando a cidadania na Grécia Antiga, por que o homem e a mulher, desenhados na charge que representa a democracia clássica, estão carimbados como “nulos”?

  1. Porque a cidadania grega era excludente, não participando do exercício democrático mulheres, escravos e estrangeiros, por exemplo.
  2. Porque não havia votação para representantes do governo, uma vez que vigorava a democracia direta.
  3. Porque o resultado das votações eram ineficazes, pois o rei tinha poderes absolutos nas cidades-Estados da Grécia Antiga, pouco havendo a consideração da opinião da população.
  4. Porque a cidadania grega era excludente, participando apenas os filósofos anciãos, dotados de conhecimento suficiente para participação na esfera pública.
  5. Porque a cidadania grega era censitária, participando do exercício democrático apenas homens e mulheres pertencentes à aristocracia.

10. (F. de Direito de Vitória) Atualmente, entende-se por cidadão o indivíduo que goza plenamente dos direitos civis e políticos de um Estado e, em contrapartida, cumpre os deveres estabelecidos na lei. Embora a origem da palavra cidadão seja frequentemente associada ao contexto social da pólis grega, ela deriva do correspondente latino civitas, cujo significado é cidade ou cidadania. O correlato grego é politikos, isto é, “aquele que age na cidade”. Na pólis grega, de modo geral, o exercício dos direitos políticos advindos da cidadania restringia-se aos homens livres nascidos na cidade. Os escravos, os estrangeiros e as mulheres não eram considerados cidadãos e, portanto, estavam excluídos da participação política.

ALVES, Alexandre; OLIVEIRA, Letícia Fagundes. Conexões com a História. São Paulo: Moderna, 2010. p. 105.

A respeito das noções de cidadania e democracia na Antiguidade grega, assinale a afirmação CORRETA:

  1. Os estrangeiros em Atenas, chamados de metecos, participavam ativamente da vida política e constituíam um grupo que detinha a posse da maior parte das terras agricultáveis, sendo os escolhidos para governar, frequentemente.
  2. Em Esparta, até mesmo a população servil detinha direitos políticos, podendo exercer o direito do voto na assembleia, denominada Eclésia.
  3. Atenas foi considerada a pólis democrática por conferir cidadania política a todos os seus habitantes, sem restrições por renda, sexo ou local de nascimento.
  4. Esparta e Atenas são tomadas como modelos distintos de pólis gregas, sendo Atenas a pólis na qual existiu um modelo de democracia direta.
  5. O conceito contemporâneo de cidadania é idêntico ao que existiu na Antiguidade grega, diferindo unicamente no fato de hoje as mulheres terem direito ao voto.

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