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Cidade-Estado ou Polis de Atenas

Lista de 10 exercícios de História com gabarito sobre o tema Cidade-Estado ou Polis de Atenas com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Cidade-Estado ou Polis de Atenas.




01. (UFJF) Observe os quadrinhos abaixo:

O quadrinho do cartunista Gilmar, publicado em 2010, expõe uma crítica contemporânea ao que se apresentou como “democracia” na Atenas da antiguidade clássica.

Das alternativas abaixo, qual expressa de modo consistente tal crítica?

  1. A apatia da população, que não tinha o hábito de participar das decisões tomadas nas assembleias dirigidas pelos cidadãos.
  2. A contradição envolvendo um ideal democrático e a exclusão real da participação política de sujeitos considerados “não cidadãos”.
  3. A equivalência entre a forma democrática ateniense e a que é utilizada atualmente na sociedade brasileira desde a Constituição de 1988.
  4. A necessidade de se constituir, na sociedade grega da antiguidade, uma forma de democracia representativa, na qual cada eleitor escolhia seus representantes.
  5. O favorecimento sistemático de representantes de partidos políticos que nem sempre representavam a maioria da população.

02. (URCA) Ponto 02 – Grécia Antiga

“Apesar dos protestos que reuniram milhares de pessoas, os parlamentares gregos aprovaram na noite deste domingo o orçamento de 2013 do país, prevendo uma série de cortes e outras medidas de austeridades. O orçamento foi apoiado por 167 parlamentares, enquanto 128 votaram contra. A aprovação desse orçamento era uma pré-condição para que Atenas pudesse receber a ajuda de 31,5 bilhões de euros (mais de R$ 80 bilhões) da União Européia e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Sem ela, havia sérios riscos de que o país entrasse em um colapso financeiro. Antes e durante a votação, mais de 100 mil manifestantes se reuniram diante do Parlamento, no centro de Atenas.”

(Fonte: Estadão.com.br – Acesso: 15/11/2012)

Considerando a notícia sobre a atual crise da Grécia e a forma como se organizava política e socialmente a cidades-estados gregas na época do apogeu democrático de Atenas, assinale a alternativa correta:

  1. Semelhante a atual organização política grega, pode-se dizer que na Antiguidade, Atenas tinha como sistema político o Parlamentarismo;
  2. A atual democracia direta da Grécia permite afirmar que a mesma é uma herança histórica da Antiguidade;
  3. A União Europeia pode ser comparada à Liga do Peloponeso da qual Atenas participava e que tinha por objetivo socorrer as cidades-estados em dificuldades;
  4. A democracia espartana na Antiguidade era indireta, enquanto a atual democracia grega é direta;
  5. A democracia ateniense era direta e exclusiva para os cidadãos, sendo impedidos de participar os estrangeiros, mulheres, menores e escravos.

03. (U. de Pernambuco) “Atenas possuía uma cultura retórica. Assim como são variadas as formas de desempenho, também são diversos os espaços nos quais um ambiente performático se estabelece.”

(MOERBECK, Guilherme. Entre a religião e a política: Eurípides e a Guerra do Peloponeso. Curitiba: Editora Prismas, 2017, p. 81, Adaptado.)

Aponte, dentre as opções abaixo, aquela que NÃO se caracteriza como um espaço performático da política ateniense.

  1. O lar
  2. O teatro
  3. Os tribunais
  4. As assembleias
  5. A ágora (a praça pública)

04. (UEMA) Sobre a vida política na Grécia Antiga, é possível afirmar que na cidade-estado de Atenas, a Democracia era

  1. ampla para os padrões da época, pois embora os escravos não tivessem direito a voto, todos os outros grupos sociais participavam da política.
  2. representativa, pois a participação dos cidadãos era indireta; os seus representantes eleitos tomavam as principais decisões da polis.
  3. restrita, na medida em que os metecos e os proprietários de terra não podiam se expressar politicamente; somente aqueles que moravam na cidade de Atenas podiam votar.
  4. liberal, pois na sociedade ateniense as mulheres, ao contrário de outras cidades na própria Grécia, eram respeitadas e tinham direito ao voto.
  5. limitada, uma vez que somente os cidadãos podiam votar; mulheres, estrangeiros e escravos não participavam das deliberações.

05. (U. M. de São Caetano do Sul) A cidade grega era um “clube de homens”, o que quer dizer que as mulheres estavam excluídas. Na democrática Atenas, elas não tinham, evidentemente, o direito de voto. Entretanto, a partir de 451 [a.C.], para ser ateniense era preciso nascer de mulher ateniense.

(Pierre Vidal-Naquet. O mundo de Homero, 2002.)

O excerto alude

  1. às restrições ao direito de participação política na pólis grega.
  2. ao domínio dos militares sobre as assembleias de cidadãos na pólis grega.
  3. à dupla função social da mulher no conjunto da pólis grega.
  4. à ruptura da tradicional atuação política direta das mulheres na pólis grega.
  5. ao reconhecimento da cidadania plena aos habitantes masculinos da pólis grega.

06. (UFPR) Leia o seguinte excerto:

Para nós, o ostracismo existe no sentido figurado, mas para os atenienses era uma medida concreta que marcava a vida do ostracizado. As escavações arqueológicas permitiram que se descobrissem cacos com diversos nomes [de ostracizados].

(FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2002, p. 34.)

Considerando os conhecimentos sobre Grécia Antiga, a principal função pensada para a implantação do ostracismo na sociedade de Atenas entre os séculos VI e V a.C. foi a de impedir que:

  1. micênicos tivessem poder político e ameaçassem a aristocracia.
  2. estrangeiros mobilizassem poder político e ameaçassem a oligarquia.
  3. cidadãos concentrassem poder político e ameaçassem a democracia.
  4. espartanos arregimentassem o poder político e ameaçassem a república.
  5. cretenses conseguissem poder político e ameaçassem a tirania.

07. (UFGD) Em Atenas, na Grécia Antiga, os ideais de democracia conviviam com a escravidão. Pedro Paulo Funari, em sua obra “Grécia e Roma” (2002) destaca que não é “exagero dizer que a democracia ateniense dependia da existência da escravidão” (p. 38).

Nessa perspectiva, considera-se que:

  1. Os escravos de Atenas, em sua maioria, eram prisioneiros de guerra e seus descendentes.
  2. A escravidão em Atenas era limitada, pois se prevalecia a ideia de democracia plena, em que gradativamente o sistema escravista ia desaparecendo
  3. Os grupos de escravos que viviam em Atenas eram provenientes de Esparta, haja vista que, Atenas e Esparta eram rivais históricos desde o século III.
  4. A democracia ateniense foi ímpar para pensar o sistema democrático no Brasil, após a proclamação da República, em 1822.
  5. Os escravos atenienses eram de origem africana, sobretudo, dos países que compõem o Sul da África. Até o século VI, o tráfico de africanos para Atenas era significativo.

08. (UECE) Sólon, no século VI a.C., procurou estabelecer leis que fossem justas e iguais para todos: redimensionou o poder através de um sistema capaz de garantir a justiça e diminuir o domínio dos aristocratas.

Essa reforma não foi bem-sucedida e Atenas foi palco de desordens sociais, o que possibilitou a adoção da tirania de

  1. Pisístrato.
  2. Temístocles.
  3. Péricles.
  4. Aristóteles.

09. (UECE) Esparta e Atenas têm inúmeras diferenças de origens culturais, econômicas, geográficas e sociais. Enquanto Atenas é mencionada por ter sido a pátria de grandes pensadores e filósofos, Esparta é conhecida historicamente por sua rígida formação militar que objetivava preparar soldados quase invencíveis que rejeitavam qualquer tipo de fraqueza. Contudo, Esparta e Atenas têm como característica comum

  1. a forma de governo.
  2. o fato de serem polis (cidades) da Grécia.
  3. a defesa da democracia.
  4. o repúdio à tirania.

10. (Univ. de Pernambuco) "(...) o teatro trágico usava histórias e personagens que todos conheciam e mostrava o que acontecia a esses personagens, de tal forma que, no final, os espectadores entendessem que as histórias da carochinha que lhes contavam, quando eram crianças, expressavam uma espécie de coerência interna no destino do homem, uma experiência simuladora, cujo objetivo era mostrar o caráter necessário de tudo aquilo que acontecera a um tipo de indivíduo socialmente definido (herói, rei, etc.)".

Eyler, Flávia Maria Schlee. História Antiga: Grécia e Roma: a formação do Ocidente. Petrópolis: Vozes, 2014, p. 106. (Adaptado).

O trecho fala da função social do teatro trágico em Atenas, que tinha como principal objetivo a

  1. diversão dos cidadãos.
  2. incorporação dos estrangeiros à cidade.
  3. educação cívica por meio da performance.
  4. evolução econômica dos metecos.
  5. destruição da moral dos espartanos.

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