Home > Banco de Questões > História > História da América >Império Inca

Império Inca

Lista de 07 exercícios de História com gabarito sobre o tema Império Inca com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Império Inca .




01. (PUC-SP) Em 1532, o navegador espanhol Francisco Pizarro conquistava o poderoso Império Inca. Seus irmãos, Hernando e Pedro, que participaram dessa conquista, assim iniciaram o relato da inesquecível Batalha de Cajamarca, considerada o principal marco desse processo por ter resultado na prisão do Imperador Ataualpa:

“A prudência, o rigor, a disciplina militar, o trabalho, as perigosas navegações e as batalhas dos espanhóis – vassalos do mais invencível imperador do Império Católico Romano, nosso rei e senhor – causarão alegria aos crentes e terror aos infiéis. Por essa razão, e para a glória de Deus nosso Senhor e para servir à Majestade Católica Imperial, pareceu-me bom escrever essa narrativa e enviá-la a Sua Majestade, para que tenha conhecimento do que aqui é relatado”

(Retirado de Diamond, Jared – Armas, germes e aço; os destinos das sociedades humanas – Rio de Janeiro: Record, 2001 - p. 69)

Esse encontro entre espanhóis e indígenas na América revela

  1. uma preocupação dos espanhóis em preservar a cultura indígena, oferecendo-lhes, porém, a possibilidade da conversão ao catolicismo.
  2. uma proposta religiosa e econômica de domínio, caracterizada pela difusão e imposição do catolicismo e exploração de metais preciosos.
  3. uma proposta eminentemente católica, sem obrigatoriamente um viés econômico.
  4. uma imposição católica sobre os “infiéis”, preservando, porém, sua cultura e costumes para melhor controlá-los.

02. (UFVJM) Com base nessa figura que ilustra a ocupação inca na região andina, é correto afirmar que:

  1. A economia inca se baseava na agricultura, cujas técnicas de plantio se adaptavam ao relevo acidentado dos Andes..
  2. O Estado controlava desde a produção agropecuária até o crescimento demográfico, por meio de censos periódicos.
  3. Os camponeses cultivavam as terras dos doentes e idosos, além de trabalhar periodicamente nas terras do soberano inca.
  4. O excedente agrícola era armazenado em celeiros públicos e redistribuído à população em períodos de fome ou nas festas públicas.

03. (FUvest) A imagem representa a morte de Atahualpa, o último imperador inca, em 1533, após a conquista espanhola comandada por Francisco Pizarro.

Analise as quatro afirmações seguintes, a respeito da empresa e da conquista colonial espanhola no Peru e da representação presente na imagem.

I. A conquista foi favorecida pelo conflito interno entre os dois irmãos incas, Atahualpa e Huáscar, aproveitado pelas forças espanholas lideradas por Francisco Pizarro.

II. A produção agrícola das plantations escravistas constituiu-se na base econômica do vice-reinado do Peru, controlado pelos espanhóis.

III. Do lado esquerdo da pintura, há uma movimentação conflituosa, na qual as mulheres incas são contidas por guardas espanhóis, contrastando com a expressão ordenada e solene do lado direito, composto por religiosos e autoridades espanholas em torno do corpo do imperador inca.

IV. A pintura revela o resgate de elementos históricos - importante para a construção do ideário nacionalista no século XIX, no processo pós-independência e de formação do Estado nacional peruano -, mas retrata os personagens indígenas com trajes e feições europeus.

Estão corretas apenas as afirmações

  1. I, II e III
  2. II, III e IV
  3. I, III e IV
  4. I e II
  5. III e IV

04. (Enem 2010) O Império Inca, que corresponde principalmente aos territórios da Bolívia e do Peru, chegou a englobar enorme contingente populacional. Cuzco, a cidade sagrada, era o centro administrativo, com uma sociedade fortemente estratificada e composta por imperadores, nobres, sacerdotes, funcionários do governo, artesãos, camponeses, escravos e soldados. A religião contava com vários deuses, e a base da economia era a agricultura, principalmente o cultivo da batata e do milho.

A principal característica da sociedade inca era

  1. ditadura teocrática, que igualava a todos.
  2. existência da igualdade social e da coletivização da terra.
  3. estrutura social desigual compensada pela coletivização de todos os bens.
  4. existência de mobilidade social, o que levou à composição da elite pelo mérito.
  5. impossibilidade de se mudar de extrato social e a existência de uma aristocracia hereditária.

05. (UFU) “No momento de sua descoberta, a América apresentava uma grande heterogeneidade etnográfica. A escala civilizatória era muito variada desde as sociedades organizadas política e economicamente com um forte e bem estruturado aparelho estatal até as tribos de pescadores.”

BRUIT, H. H. Bartolomé de Las Casas e a Simulação dos Vencidos: Ensaio sobre a conquista hispânica da América. Campinas-SP: Editora Unicamp, 1995, p.42.

Há um consenso de que dentre as sociedades pré-colombianas de maior avanço estavam maias, astecas e incas.

Sobre as características socioculturais dos incas, é correto afirmar que

  1. cultuavam o Deus Uizlopochtli, os bairros eram administrados pelos calpullec, seus rituais religiosos envolviam sacrifícios, a religião era politeísta e astral.
  2. falavam o idioma quéchua, não possuíam escrita, seus maiores templos eram dedicados ao Deus Inti, os representantes do poder estatal eram os curacas.
  3. possuíam grande conhecimento sobre astronomia, utilizavam escrita hieroglífica, tinham como supremo sacerdote Ahaucan e, como chefe supremo, Halach Uinic.
  4. eram o grupo mais religioso, prisioneiros e condenados eram chamados de tlatlacotin, tinham sistema de numeração com base 20 e conheciam o número zero.

06. (UECE) Os incas do Peru antigo utilizavam elementos para ativar a memória parecidos com a escrita. Diferentes tipos de nós eram utilizados para registrar as transações mercantis diárias e de longo prazo, ou pagamentos de tributos do império. Esse instrumento que era muito útil para comunicação e registros contábeis do império inca é denominado

  1. entalhe.
  2. ábaco.
  3. quipu.
  4. tabuleiro.

07. (URCA) A civilização Inca desenvolveu-se na América do Sul, ao longo da Cordilheira dos Andes, em terras dos atuais Equador, Peru, parte do Chile e Bolívia. Assinale a alternativa correta sobre a organização social dos incas antes da destruição provocada pelos conquistadores espanhóis:

  1. Os incas viviam em aldeias, desconheciam a propriedade privada do solo e a existência de classes sociais, o que levou à formação de uma sociedade igualitária entre eles.
  2. A sociedade inca baseava-se numa concepção de castas, onde cada grupo social tinha uma função conforme sua posição na religião, estando os sacerdotes acima do rei.
  3. O rei era adorado como um deus, descendente do Sol e era apoiado pelos nobres, chefes militares, juízes sacerdotes e governadores de província que viviam do trabalho do restante da população.
  4. Os incas viviam numa formação tribal, o que os impediu de formarem um império e provocou a fragmentação entre seu povo, facilitando a dominação espanhola.
  5. Os incas organizavam-se em confederações tribais que em caso de guerra, indicavam o imperador para que o mesmo os liderassem e na época de paz, servisse como líder religioso.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp