Império Inca
Lista de 07 exercícios de História com gabarito sobre o tema Império Inca com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Império Inca .
01. (PUC-SP) Em 1532, o navegador espanhol Francisco Pizarro conquistava o poderoso Império Inca. Seus irmãos, Hernando e Pedro, que participaram dessa conquista, assim iniciaram o relato da inesquecível Batalha de Cajamarca, considerada o principal marco desse processo por ter resultado na prisão do Imperador Ataualpa:
“A prudência, o rigor, a disciplina militar, o trabalho, as perigosas navegações e as batalhas dos espanhóis – vassalos do mais invencível imperador do Império Católico Romano, nosso rei e senhor – causarão alegria aos crentes e terror aos infiéis. Por essa razão, e para a glória de Deus nosso Senhor e para servir à Majestade Católica Imperial, pareceu-me bom escrever essa narrativa e enviá-la a Sua Majestade, para que tenha conhecimento do que aqui é relatado”
(Retirado de Diamond, Jared – Armas, germes e aço; os destinos das sociedades humanas – Rio de Janeiro: Record, 2001 - p. 69)
Esse encontro entre espanhóis e indígenas na América revela
- uma preocupação dos espanhóis em preservar a cultura indígena, oferecendo-lhes, porém, a possibilidade da conversão ao catolicismo.
- uma proposta religiosa e econômica de domínio, caracterizada pela difusão e imposição do catolicismo e exploração de metais preciosos.
- uma proposta eminentemente católica, sem obrigatoriamente um viés econômico.
- uma imposição católica sobre os “infiéis”, preservando, porém, sua cultura e costumes para melhor controlá-los.
02. (UFVJM) Com base nessa figura que ilustra a ocupação inca na região andina, é correto afirmar que:
- A economia inca se baseava na agricultura, cujas técnicas de plantio se adaptavam ao relevo acidentado dos Andes..
- O Estado controlava desde a produção agropecuária até o crescimento demográfico, por meio de censos periódicos.
- Os camponeses cultivavam as terras dos doentes e idosos, além de trabalhar periodicamente nas terras do soberano inca.
- O excedente agrícola era armazenado em celeiros públicos e redistribuído à população em períodos de fome ou nas festas públicas.
03. (FUvest) A imagem representa a morte de Atahualpa, o último imperador inca, em 1533, após a conquista espanhola comandada por Francisco Pizarro.
Analise as quatro afirmações seguintes, a respeito da empresa e da conquista colonial espanhola no Peru e da representação presente na imagem.
I. A conquista foi favorecida pelo conflito interno entre os dois irmãos incas, Atahualpa e Huáscar, aproveitado pelas forças espanholas lideradas por Francisco Pizarro.
II. A produção agrícola das plantations escravistas constituiu-se na base econômica do vice-reinado do Peru, controlado pelos espanhóis.
III. Do lado esquerdo da pintura, há uma movimentação conflituosa, na qual as mulheres incas são contidas por guardas espanhóis, contrastando com a expressão ordenada e solene do lado direito, composto por religiosos e autoridades espanholas em torno do corpo do imperador inca.
IV. A pintura revela o resgate de elementos históricos - importante para a construção do ideário nacionalista no século XIX, no processo pós-independência e de formação do Estado nacional peruano -, mas retrata os personagens indígenas com trajes e feições europeus.
Estão corretas apenas as afirmações
- I, II e III
- II, III e IV
- I, III e IV
- I e II
- III e IV
04. (Enem 2010) O Império Inca, que corresponde principalmente aos territórios da Bolívia e do Peru, chegou a englobar enorme contingente populacional. Cuzco, a cidade sagrada, era o centro administrativo, com uma sociedade fortemente estratificada e composta por imperadores, nobres, sacerdotes, funcionários do governo, artesãos, camponeses, escravos e soldados. A religião contava com vários deuses, e a base da economia era a agricultura, principalmente o cultivo da batata e do milho.
A principal característica da sociedade inca era
- ditadura teocrática, que igualava a todos.
- existência da igualdade social e da coletivização da terra.
- estrutura social desigual compensada pela coletivização de todos os bens.
- existência de mobilidade social, o que levou à composição da elite pelo mérito.
- impossibilidade de se mudar de extrato social e a existência de uma aristocracia hereditária.
05. (UFU) “No momento de sua descoberta, a América apresentava uma grande heterogeneidade etnográfica. A escala civilizatória era muito variada desde as sociedades organizadas política e economicamente com um forte e bem estruturado aparelho estatal até as tribos de pescadores.”
BRUIT, H. H. Bartolomé de Las Casas e a Simulação dos Vencidos: Ensaio sobre a conquista hispânica da América. Campinas-SP: Editora Unicamp, 1995, p.42.
Há um consenso de que dentre as sociedades pré-colombianas de maior avanço estavam maias, astecas e incas.
Sobre as características socioculturais dos incas, é correto afirmar que
- cultuavam o Deus Uizlopochtli, os bairros eram administrados pelos calpullec, seus rituais religiosos envolviam sacrifícios, a religião era politeísta e astral.
- falavam o idioma quéchua, não possuíam escrita, seus maiores templos eram dedicados ao Deus Inti, os representantes do poder estatal eram os curacas.
- possuíam grande conhecimento sobre astronomia, utilizavam escrita hieroglífica, tinham como supremo sacerdote Ahaucan e, como chefe supremo, Halach Uinic.
- eram o grupo mais religioso, prisioneiros e condenados eram chamados de tlatlacotin, tinham sistema de numeração com base 20 e conheciam o número zero.
06. (UECE) Os incas do Peru antigo utilizavam elementos para ativar a memória parecidos com a escrita. Diferentes tipos de nós eram utilizados para registrar as transações mercantis diárias e de longo prazo, ou pagamentos de tributos do império. Esse instrumento que era muito útil para comunicação e registros contábeis do império inca é denominado
- entalhe.
- ábaco.
- quipu.
- tabuleiro.
07. (URCA) A civilização Inca desenvolveu-se na América do Sul, ao longo da Cordilheira dos Andes, em terras dos atuais Equador, Peru, parte do Chile e Bolívia. Assinale a alternativa correta sobre a organização social dos incas antes da destruição provocada pelos conquistadores espanhóis:
- Os incas viviam em aldeias, desconheciam a propriedade privada do solo e a existência de classes sociais, o que levou à formação de uma sociedade igualitária entre eles.
- A sociedade inca baseava-se numa concepção de castas, onde cada grupo social tinha uma função conforme sua posição na religião, estando os sacerdotes acima do rei.
- O rei era adorado como um deus, descendente do Sol e era apoiado pelos nobres, chefes militares, juízes sacerdotes e governadores de província que viviam do trabalho do restante da população.
- Os incas viviam numa formação tribal, o que os impediu de formarem um império e provocou a fragmentação entre seu povo, facilitando a dominação espanhola.
- Os incas organizavam-se em confederações tribais que em caso de guerra, indicavam o imperador para que o mesmo os liderassem e na época de paz, servisse como líder religioso.