Gabarito: Guerra Fria
Questão: 01 (Enem PPL 2019) Produto do fim da Guerra Fria, a Convenção sobre a Proibição das Armas Químicas (CPAQ) marcou um momento novo das relações internacionais no campo da segurança. Aberta para assinaturas em Paris, em janeiro de 1993, após cerca de duas décadas de negociações na Conferência do Desarmamento em Genebra, a CPAQ entrou em vigor em abril de 1997. Ao abrir a I Conferência dos Estados-Partes na CPAQ, em Haia, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, descreveu o evento como um “momentoso ato de paz”. Disse: “O que vocês fizeram com sua livre vontade foi anunciar a essa e a todas as futuras gerações que as armas químicas são instrumentos que nenhum Estado com algum respeito por si mesmo e nenhum povo com algum senso de dignidade usaria em conflitos domésticos ou internacionais”.
Resposta: B
Fonte: Youtube
Questão: 02 (Enem 2018) Os soviéticos tinham chegado a Cuba muito cedo na década de 1960, esgueirando-se pela fresta aberta pela imediata hostilidade norte-americana em relação ao processo social revolucionário. Durante três décadas os soviéticos mantiveram sua presença em Cuba com bases e ajuda militar, mas, sobretudo, com todo o apoio econômico que, como saberíamos anos mais tarde, mantinha o país à tona, embora nos deixasse em dívida com os irmãos soviéticos – e depois com seus herdeiros russos – por cifras que chegavam a US$ 32 bilhões. Ou seja, o que era oferecido em nome da solidariedade socialista tinha um preço definido.
Resposta: C
Fonte: Youtube
Questão: 03 (Enem 2017 - LIBRAS) Pedaços grandes e pequenos do Muro de Berlim encontram-se hoje em todos os continentes. A Fundação Federal para Superação da Ditadura encontrou frações do Muro em cento e quarenta e seis lugares em todo o mundo. Deve existir mais metros do Muro nos EUA que em Berlim.
Resposta: B
Resolução: O Muro de Berlim separou a Alemanha em dois países, a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental, entre 1961 e 1989. Para os alemães, foi um período traumático e de dificuldades, o que leva as pessoas daquele país a lembrarem daquele período.
Além disso, em termos globais, o muro foi um símbolo visível da divisão do mundo em dois durante a Guerra Fria o capitalismo e o comunismo, como na Alemanha. Na Guerra Fria, os Estados Unidos eram os líderes mundiais do capitalismo e a União Soviética eram os líderes os líderes mundiais do comunismo.
Questão: 04 (Enem 2016 - 3ª Aplicação) A Guerra Fria foi, acima de tudo, um produto da heterogeneidade no sistema internacional — para repetir, da heterogeneidade da organização interna e da prática internacional — e somente poderia ser encerrada pela obtenção de uma nova homogeneidade. O resultado disto foi que, enquanto os dois sistemas distintos existiram, o conflito da Guerra Fria estava destinado a continuar: a Guerra Fria não poderia terminar com o compromisso ou a convergência, mas somente com a prevalência de um destes sistemas sobre o outro.
Resposta: C
Fonte: Youtube
Questão: 05 (Enem 2014 - 3ª Aplicação) Desde a sua criação, em 1949, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) tem revisto regularmente as suas tarefas e objetivos, tendo em vista a evolução do ambiente estratégico mundial. Nestes 62 anos de história, tanto a Aliança quanto o resto do mundo sofreram mudanças que os fundadores da OTAN não poderiam ter previsto.
Resposta: C
Resolução: A OTAN foi criada intencionalmente para inibir os ataques socialistas na Europa, e por muito tempo obteve enorme sucesso nas suas intenções, combatendo os blocos socialistas e lutando contra essa ideologia que tentava crescer a cada dia mais.
Com o tempo o OTAN foi se mostrando fraco, não conseguia alcançar seus objetivos de forma correta, deixando que muitos socialistas ganhassem algumas das disputas, e assim ela foi enfraquecida. A OTAN ainda existe e atua no cenário geopolítico mundial.
Questão: 06 (Enem PPL 2013) Embora o aspecto mais óbvio da Guerra Fria fosse o confronto militar e a cada vez mais frenética corrida armamentista, não foi esse o seu grande impacto. As armas nucleares nunca foram usadas. Muito mais óbvias foram as consequências políticas da Guerra Fria.
Resposta: A
Resolução: A ordem mundial após o início da Guerra Fria foi bipolar, ou seja, o mundo todo estava sob influência de uma destas duas nações: EUA ou URSS.
Foram décadas de disputas indiretas (e algumas batalhas reais influenciadas por essa guerra ideológica) buscando uma maior zona de influência.
Os EUA defendiam o modelo econômico do capitalismo e a democracia como forma de governo. Já a URSS defendia o comunismo como forma de modelo econômico. Assim, sendo duas grandes potências, ambas podiam oferecer recursos financeiros e militares para os países menores e que precisavam de ajuda. Dessa forma aumentavam sua área de controle, de forma que os países ou estavam sob influência dos EUA ou estavam sob influência da URSS.
Questão: 07 (Enem 2009) Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista.
Resposta: A
Fonte: Youtube
Questão: 08 (Enem 2009) O fim da Guerra Fria e da bipolaridade, entre as décadas de 1980 e 1990, gerou expectativas de que seria instaurada uma ordem internacional marcada pela redução de conflitos e pela multipolaridade.
Resposta: A
Fonte: Youtube
Questão: 09 (Enem 2009) Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista.
Resposta: A
Fonte: Youtube
Questão: 10 (ENEM 1999) Em dezembro de 1998, um dos assuntos mais veiculados nos jornais era o que tratava da moeda única europeia. Leia a notícia destacada abaixo.
Resposta: A
Fonte: Youtube
Questão: 11 (Enem 1999) Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. [...] Dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética.
Resposta: E
Resolução: O mundo dividido ideologicamente entre duas grandes superpotências
Após saírem da Segunda Guerra Mundial como grandes vencedoras do confronto, Estados Unidos e União Soviética passaram a defender dois posicionamentos ideológicos diferentes.
Os Estados Unidos assumiram a liderança do mundo capitalista e a União Soviética do bloco socialista. Cada país buscou influenciar diversos países do mundo seja através de imposições militares, políticas e econômicas.
Nunca houve um confronto direto entre os dois países Os dois países não entraram em guerra diretamente. A guerra era indireta através do financiamento de conflitos em todo o mundo como a Guerra do Vietnã, a Guerra da Coreia, Guerra do Afeganistão e outros.
Também houve auxílio financeiro aos países de cada uma das duas áreas de influência, a divisão da Alemanha e da sua capital Berlim, a construção do Muro de Berlim, a corrida armamentista e a corrida espacial.
Em todos estes eventos as duas potências se enfrentavam para tentar demonstrar superioridade. A Guerra Fria teve início por volta de 1947 e teve fim em 1991 com a queda da União Soviética.