Regimes Totalitários

Lista de 09 exercícios de História com gabarito sobre o tema Regimes Totalitários com questões de Vestibulares.


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01. (Enem 2020) O fenômeno histórico conhecido como “tráfico de coolies” esteve associado diretamente ao período que vai do final da década de 1840 até o ano de 1874, quando milhares de chineses foram encaminhados principalmente para Cuba e Peru e muitos abusos no recrutamento de mão de obra foram identificados. O tráfico de coolies ou, em outros termos, o transporte por meios coativos de mão de obra de um lugar para outro, foi comparado ao tráfico africano de escravos por muitos periodistas e analistas do século XIX.

SANTOS, M A Migrações e trabalho sob contrato no século XIX. História, n. 12, 2017.

A comparação mencionada no texto foi possível em razão da seguinte característica:

  1. Oferta de contrato formal.
  2. Origem étnica dos grupos de trabalhadores.
  3. Conhecimento das tarefas desenvolvidas.
  4. Controle opressivo das vidas dos indivíduos.
  5. Investimento requerido dos empregadores.

Resposta:D

Resolução:

02. (Enem 2019) Essa atmosfera de loucura e irrealidade, criada pela aparente ausência de propósitos, é a verdadeira cortina de ferro que esconde dos olhos do mundo todas as formas de campos de concentração. Vistos de fora, os campos e o que neles acontece só podem ser descritos com imagens extraterrenas, como se a vida fosse neles separada das finalidades deste mundo. Mais que o arame farpado, é a irrealidade dos detentos que ele confina que provoca uma crueldade tão incrível que termina levando à aceitação do extermínio como solução perfeitamente normal.

ARENDT, H. Origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 1989 (adaptado).

A partir da análise da autora, no encontro das temporalidades históricas, evidencia-se uma crítica à naturalização do(a)

  1. ideário nacional, que legitima as desigualdades sociais.
  2. alienação ideológica, que justifica as ações individuais.
  3. cosmologia religiosa, que sustenta as tradições hierárquicas.
  4. segregação humana, que fundamenta os projetos biopolíticos.
  5. enquadramento cultural, que favorece os comportamentos punitivos.

Resposta:D

Resolução:

03. (Enem 2012) Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Fürer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar.

COSTA, C. Capitão América, o primeiro vingador: crı́tica. Disponı́vel em: revistastart.com.br. Acesso em: 27 jan. 2012 (adaptado).

A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra

  1. a Trı́plice Aliança, na Primeira Guerra Mundial.
  2. os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial.
  3. o poder soviético, durante a Guerra Fria.
  4. o movimento comunista, na Guerra do Vietnã.
  5. o terrorismo internacional, após 11 de setembro de 2001.

Resposta:B

Resolução:

04. (Enem 2017) Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de cientistas de todo o mundo que desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então, a maioria dos próprios cientistas europeus passou a reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome.

SILVEIRA, R. Os selvagens e a massa: papel do racismo científico na montagem da hegemonia ocidental. Afro-Ásia, n. 23, 1999 (adaptado).

A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948, foi motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o(a)

  1. ataque feito pelos japoneses à base militar americana de Pearl Harbor.
  2. desencadeamento da Guerra Fria e de novas rivalidades entre nações.
  3. morte de milhões de soldados nos combates da Segunda Guerra Mundial.
  4. execução de judeus e eslavos presos em guetos e campos de concentração nazistas.
  5. lançamento de. bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki pelas forças norte-americanas.

Resposta:D

Resolução:

05. (Enem 2014) Três décadas - de 1884 a 1914 - separam o século XIX - que terminou com a corrida dos paı́ses europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa - do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o perı́odo do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.

ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.

O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que

  1. difundiu as teorias socialistas.
  2. acirrou as disputas territoriais
  3. superou as crises econômicas.
  4. multiplicou os conflitos religiosos.
  5. conteve os sentimentos xenófobos.

Resposta:B

Resolução:

06. (Enem 2013) As Brigadas Internacionais foram unidades de combatentes formadas por voluntários de 53 nacionalidades dispostos a lutar em defesa da República espanhola. Estima-se que cerca de 60 mil cidadãos de várias partes do mundo - incluindo 40 brasileiros - tenham se incorporado a essas unidades. Apesar de coordenadas pelos comunistas, as Brigadas contaram com membros socialistas, liberais e de outras correntes polı́tico-ideológicas.

SOUZA, I. I. A Guerra Civil Europeia. História Viva, n. 70, 2009 (fragmento).

A Guerra Civil Espanhola expressou as disputas em curso na Europa na década de 1930. A perspectiva polı́tica comum que promoveu a mobilização descrita foi o(a)

  1. crı́tica ao stalinismo.
  2. combate ao fascismo.
  3. rejeição ao federalismo.
  4. apoio ao corporativismo.
  5. adesão ao anarquismo.

Resposta:B

Resolução:

07. (Enem 2011) Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência é a crença na sacralidade da pessoa do soberano; no poder racional, o motivo da obediência deriva da crença na racionalidade do comportamento conforme a lei; no poder carismático, deriva da crença nos dotes extraordinários do chefe.

BOBBIO, N. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da polı́tica. São Paulo: Paz e Terra, 1999 (adaptado).

O texto apresenta três tipos de poder que podem ser identificados em momentos históricos distintos. Identifique o perı́odo em que a obediência esteve associada predominantemente ao poder carismático:

  1. República Federalista Norte-Americana.
  2. República Fascista Italiana no século XX.
  3. Monarquia Teocrática do Egito Antigo.
  4. Monarquia Absoluta Francesa no século XVII.
  5. Monarquia Constitucional Brasileira no século XIX.

Resposta:B

Resolução:

08. (Enem 2009) A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos perı́odos da história humana.

Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão

  1. a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.
  2. o enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida nuclear.
  3. o declı́nio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana.
  4. a corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético.
  5. a Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha.

Resposta:A

Resolução:

09. (Enem 2009) Os regimes totalitários da primeira metade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em torno da defesa de ideias grandiosas para o futuro da nação. Nesses projetos, os jovens deveriam entender que só havia uma pessoa digna de ser amada e obedecida, que era o lı́der. Tais movimentos sociais juvenis contribuı́ram para a implantação e a sustentação do nazismo, na Alemanha, e do fascismo, na Itália, Espanha e Portugal.

A atuação desses movimentos juvenis caracterizava-se

  1. pelo sectarismo e pela forma violenta e radical com que enfrentavam os opositores ao regime.
  2. pelas propostas de conscientização da população acerca dos seus direitos como cidadãos.
  3. pela promoção de um modo de vida saudável, que mostrava os jovens como exemplos a seguir.
  4. pelo diálogo, ao organizar debates que opunham jovens idealistas e velhas lideranças conservadoras.
  5. pelos métodos polı́ticos populistas e pela organização de comı́cios multitudinários.

Resposta:A

Resolução:

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