Michel Foucault
Lista de 10 exercícios de Filosofia com gabarito sobre o tema Michel Foucault com questões de Vestibulares.
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01. (UFT) Um dos principais pensadores da pós-modernidade, Michel Foucault, afirma, por exemplo, que vivemos numa sociedade em que há “múltiplas formas de dominação” e que, em grande parte, “marcha „ao compasso da verdade‟ – ou seja, que produz e faz circular discursos que funcionam como verdade, que passam por tal e que detêm, por esse motivo, poderes específicos”.
Fonte: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2009, p. 181; 321.
Essas afirmações exemplificam o modo pelo qual Foucault compreende a sociedade pós-moderna.
Sobre os resultados das investigações de Foucault acerca das novas formas de organização social, assinale a alternativa CORRETA.
- Há uma organização do poder disciplinar que se concentra antes de tudo no terreno político, independentemente dos diferentes âmbitos da vida social.
- Há uma nova forma de compreender o conhecimento, mas sem mudar a noção de verdade, porquanto esta não pode depender jamais das circunstâncias sociais.
- Há uma relação direta entre saber e poder enquanto o caminho do conhecimento está essencialmente ligado às estruturas da organização social.
- Há uma fragmentação do poder que o torna menos eficaz do que foi nos grandes regimes das sociedades prémodernas, quando se concentrava nas mãos do Estado.
Resposta: C
Resolução: De acordo com Michel Foucault, em suas investigações acerca das novas formas de organização social, ele enfatiza a relação direta entre saber (conhecimento) e poder. Foucault argumenta que o poder não é apenas exercido por instituições políticas, mas está intrinsecamente ligado às estruturas da organização social, permeando diferentes âmbitos da vida e produzindo discursos que funcionam como verdade e detêm poder específico. Portanto, o conhecimento é uma das ferramentas fundamentais utilizadas para exercer o poder na sociedade pós-moderna.
02. (Enem 2019) Penso que não há um sujeito soberano, fundador, uma forma universal de sujeito que poderíamos encontrar em todos as lugares. Penso, pelo contrário, que o sujeito se constitui através das práticas de sujeição ou, de maneira mais autônoma, através de práticas de liberação, de liberdade, como na Antiguidade — a partir, obviamente, de um certo número de regras, de estilos, que podemos encontrar no meio cultural.
FOUCAULT, M. Ditos e escritos V: ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
O texto aponta que a subjetivação se efetiva numa dimensão
- legal, pautada em preceitos jurídicos.
- racional, baseada em pressupostos lógicos.
- contingencial, processada em interações sociais.
- transcendental, efetivada em princípios religiosos.
- essencial, fundamentada em parâmetros substancialistas.
Resposta: C
Resolução: O texto de Michel Foucault sugere que a subjetivação, ou seja, o processo de formação do sujeito, se efetiva numa dimensão contingencial, ou seja, depende das interações sociais e das práticas de sujeição ou liberação presentes no meio cultural em que o indivíduo está inserido. Não existe um sujeito universal e fundador, mas sim sujeitos que se constituem através de suas interações sociais e das regras e estilos culturais presentes em sua realidade.
03. (UFPR) Eis como ainda no início do século XVII se descrevia a figura ideal do soldado. O soldado é antes de tudo alguém que se reconhece de longe; que leva os sinais naturais de seu vigor e coragem, as marcas também de seu orgulho: seu corpo é o brasão de sua força e de sua valentia. [...] Na segunda metade do século XVIII, o soldado tornou-se algo que se fabrica; de uma massa informe, de um corpo inapto, fez-se a máquina de que se precisa; corrigiram-se aos poucos as posturas; lentamente uma coação calculada percorre cada parte do corpo, se assenhoreia dele, dobra o conjunto, torna-o perpetuamente disponível e se prolonga, em silêncio, no automatismo dos hábitos.
(FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 162.)
Levando em conta essa passagem e a obra em que está inserida, é correto afirmar que, para Michel Foucault, instituições como escolas, quartéis, hospitais e prisões são exemplos de espaços em que, a partir do século XVIII, os indivíduos:
- são educados de modo a se tornarem autônomos.
- aprendem a conviver uns com os outros.
- encontram as condições de segurança e bem-estar.
- se tornam mais vigorosos e valentes.
- se fazem objeto do poder disciplinar.
Resposta: E
Resolução: De acordo com Michel Foucault, nas instituições como escolas, quartéis, hospitais e prisões, os indivíduos se tornam objetos do poder disciplinar. O texto citado descreve a transformação do soldado, no século XVII, como alguém reconhecido por suas características naturais de vigor e coragem, enquanto, no século XVIII, o soldado se torna algo fabricado, submetido a uma coação calculada, treinado para ser disponível e seguir automatismos disciplinares. Foucault argumenta que essas instituições são espaços onde o poder disciplinar é exercido para controlar e regular o comportamento dos indivíduos, moldando-os de acordo com os padrões e normas desejados pela sociedade.
04. (UFPR) Em um texto chamado “Resposta à questão: o que é esclarecimento?”, Kant afirma que o “esclarecimento é a saída do homem da menoridade”. Afirma também que a “menoridade é a incapacidade de servir-se do próprio entendimento sem direção alheia” e que “o homem é o culpado por esta incapacidade, quando sua causa resulta na falta, não do entendimento, mas de resolução e coragem para fazer uso dele sem a direção de outra pessoa”.
(KANT, Resposta à questão: O que é esclarecimento? In: MARÇAL, J.; CABARRÃO, M.; FANTIN, M. E. (Org.). Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 407.)
Por sua vez, Foucault afirma: “Houve, durante a época clássica, uma descoberta do corpo como objeto e alvo do poder. Encontraríamos facilmente sinais dessa grande atenção dedicada então ao corpo – ao corpo que se manipula, se modela, se treina, que obedece, responde, se torna hábil ou cujas forças se multiplicam [...]”, referindo-se a um corpo (homem) que se torna ao mesmo tempo analisável e manipulável.
(FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Trad. Ligia M. Pondé Vassalo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1987, p. 125.).
Com base nos dois textos e no pensamento desses filósofos, considere as afirmativas abaixo:
1. O Esclarecimento seria uma espécie de menoridade intelectual e corresponderia à afirmação da religião como ponto de partida para o homem tomar suas principais decisões.
2. Enquanto Kant se preocupa em avaliar o quanto os indivíduos são responsáveis por se deixarem dirigir por outros, Foucault trata de mostrar os modos como a sociedade torna o homem manipulável.
3. Tanto Kant quanto Foucault se questionam pelo nível de autonomia do homem, ambos, porém, a partir de abordagens diferentes e chegando a conclusões diferentes.
4. Fica claro no texto de Foucault que a idade clássica favorece o autoconhecimento e a autonomia de pensamento.
Assinale a alternativa correta.
- Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
- Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
- Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
- Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
- As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Resposta: C
Resolução: Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
A afirmativa 1 está incorreta porque Kant não afirma que o Esclarecimento seria uma espécie de menoridade intelectual ou que corresponderia à afirmação da religião como ponto de partida para o homem tomar suas principais decisões. Pelo contrário, Kant defende o Esclarecimento como a saída da menoridade, que é a incapacidade de usar o próprio entendimento sem a direção alheia.
A afirmativa 2 está correta. Enquanto Kant se preocupa em avaliar o nível de autonomia dos indivíduos e sua capacidade de agir sem direção alheia, Foucault aborda como a sociedade torna o homem manipulável, especialmente através da atenção dedicada ao corpo como objeto e alvo do poder.
A afirmativa 3 está correta. Tanto Kant quanto Foucault se questionam sobre o nível de autonomia do homem, embora o façam a partir de abordagens diferentes e cheguem a conclusões diferentes.
A afirmativa 4 está incorreta porque no texto de Foucault não fica claro que a idade clássica favoreça o autoconhecimento e a autonomia de pensamento. Foucault menciona a manipulação do corpo e sua modelagem pelo poder, mas não aborda diretamente o autoconhecimento e a autonomia de pensamento.
05. (UEMA) Gilberto Cotrim (2006. p. 212), ao tratar da pós-modernidade, comenta as ideias de Michel Foucault, nas quais ―[...] as sociedades modernas apresentam uma nova organização do poder que se desenvolveu a partir do século XVIII. Nessa nova organização, o poder não se concentra apenas no setor político e nas suas formas de repressão, pois está disseminado pelos vários âmbitos da vida social [...] [e] o poder fragmentou-se em micropoderes e tornou-se muito mais eficaz. Assim, em vez de se deter apenas no macropoder concentrado no Estado, [os] micropoderes se espalham pelas mais diversas instituições da vida social. Isto é, os poderes exercidos por uma rede imensa de pessoas, por exemplo: os pais, os porteiros, os enfermeiros, os professores, as secretarias, os guardas, os fiscais etc.‖
Fonte: COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: história e grandes temas. São Paulo: Saraiva, 2006. (adaptado)
Pelo exposto por Gilberto Cotrim sobre as ideias de Foucault, a principal função dos micropoderes no corpo social é interiorizar e fazer cumprir
- o ideal de igualdade entre os homens.
- o total direito político de acordo com as etnias.
- as normas estabelecidas pela disciplina social.
- a repressão exercida pelos menos instruídos.
- o ideal de liberdade individual.
Resposta: C
Resolução: A principal função dos micropoderes no corpo social, de acordo com as ideias de Michel Foucault, é interiorizar e fazer cumprir as normas estabelecidas pela disciplina social. Os micropoderes são exercidos por uma rede de pessoas em diversas instituições sociais, como pais, porteiros, enfermeiros, professores, entre outros, e sua atuação contribui para a disseminação e eficácia do poder na sociedade, moldando o comportamento e as condutas dos indivíduos em conformidade com as normas estabelecidas.
06. (UNEMAT) “A centralidade da subjetividade, a ênfase no indivíduo, a valorização do homem serão também problematizadas ao longo do desenvolvimento do pensamento moderno através de várias teorias e descobertas científicas que questionam, de diferentes pontos de vista, o antropocentrismo, a centralidade atribuída ao homem. Entenda-se por isso a definição tradicional de homem encontrada na modernidade, o próprio conceito de natureza humana como dotada de consciência autônoma. É ilustrativa a esse respeito a famosa frase de Michel Foucault na conclusão de As palavras e as coisas (1966), “[...] o homem é uma invenção recente na história de nosso pensamento, e talvez seu fim esteja próximo”.
Marcondes, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos présocráticos a Wittgenstein. 6ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 254.
A afirmação de Michel Foucault é citada no final do texto por Marcondes para ilustrar um processo de argumentação a respeito da definição tradicional de homem. Assinale a alternativa que explicita o sentido do enunciado de Foucault.
- A ascensão do antropocentrismo na modernidade.
- A possibilidade da extinção da humanidade.
- A necessidade de preservação da subjetividade humana.
- O questionamento da noção antropocêntrica de homem, centrada na individualidade e na subjetividade.
- A distinção entre as noções biológica e histórica de homem.
Resposta: D
Resolução: Foucault está questionando a concepção tradicional de homem, que o coloca como figura central e autônoma na história do pensamento. Ele sugere que essa definição de homem é uma invenção recente e que, talvez, esteja próxima de seu fim, o que indica uma crítica à centralidade e ênfase atribuídas ao indivíduo e à subjetividade humana na modernidade. Foucault se alinha com outras teorias e descobertas científicas que também questionam o antropocentrismo, ou seja, a visão de mundo em que o homem é o ponto de referência central.
07. (UFSM) A tese de Foucault segundo a qual o poder é uma estratégia e um conjunto de práticas que varia conforme as instituições em que é exercido foi formulada para criticar, entre outras coisas, os postulados políticos do marxismo. Sua teoria foi construída a partir do exame de instituições como hospitais e escolas. Essas instituições revelam, segundo Foucault, que as relações de poder se exercem prioritariamente
- através de Deus, que confere aos homens autoridade e domínio.
- por práticas disciplinares e de controle, que visam ao uso eficaz do corpo.
- por meio da utilidade das leis, que promove a felicidade do maior número de pessoas.
- mediante a vontade popular, que é concretizada na figura do contrato social.
- mediante estratégias repressivas, que envolvemo uso da força e violência pelos detentores do poder.
Resposta: B
Resolução: Foucault se concentrou em analisar as relações de poder exercidas por meio de práticas disciplinares e de controle, que são aplicadas nas instituições sociais, como hospitais, escolas e prisões. Ele enfatiza a forma como essas instituições moldam o comportamento, regulam o corpo e exercem o poder sobre os indivíduos, criando formas de controle mais sutis e eficazes do que aquelas baseadas na violência direta ou na força física.
08. (EMESCAM) Que significado tem a peregrinação de Lourdes, desde o final do século XIX até hoje, para os milhões de peregrinos pobres que aí vão todos os anos, senão uma espécie de resistência difusa à medicalização autoritária de seus corpos e doenças? [...] O vigor dessas práticas, ainda atuais, é ser uma reação contra essa [...] medicina a serviço de uma classe...
(FOUCALT, M. Microfísica do poder, Rio de Janeiro: Editora Graal, 2012 p.57).
Os estudos de Michel Foucault revelam as relações de poder e controle que existem nos espaços sociais e também algumas formas de resistência a este controle.
No texto acima Foucault:
- Vê nas práticas religiosas um fenômeno residual de crenças arcaicas ainda não desaparecidas.
- Aponta os locais religiosos de peregrinação popular como sendo um local de denúncia de um sistema de saúde que não atende as classes populares.
- Considera o fenômeno religioso em tela uma demonstração de que está havendo socialização da medicina.
- Observa que começa a existir uma preocupação dos médicos para com a população pobre.
- Descreve as peregrinações religiosas em busca da cura como sendo uma forma de controle imposta pelo “panopticon”.
Resposta: B
Resolução: Foucault argumenta que a peregrinação de Lourdes é uma forma de resistência difusa à medicalização autoritária dos corpos e doenças dos peregrinos pobres. Ele vê essas práticas religiosas como uma reação contra uma medicina que está a serviço de uma classe específica e que não atende adequadamente as necessidades das classes populares. Portanto, Foucault aponta os locais de peregrinação como espaços em que se denuncia o sistema de saúde desigual e opressivo.
09. (Enem 2010) A lei não nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos primeiros pastores; a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que está amanhecendo.
FOUCAULT, M. Aula de 14 de janeiro de 1976. In: Em defesa da sociedade.
São Paulo: Martins Fontes, 1999.
O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social. Com base na reflexão de Foucault, a finalidade das leis na organização das sociedades modernas é
- combater ações violentas na guerra entre as nações.
- coagir e servir para refrear a agressividade humana.
- criar limites entre a guerra e a paz praticadas entre os indivíduos de uma mesma nação.
- estabelecer princípios éticos que regulamentam as ações bélicas entre países inimigos.
- organizar as relações de poder na sociedade e entre os Estados.
Resposta: E
Resolução: Segundo Foucault, as leis não têm origem nas fontes naturais ou em uma moral inata, mas sim nas batalhas, vitórias, massacres e conquistas históricas. Elas são instrumentos que organizam e regulam as relações de poder dentro da sociedade e também entre os Estados. As leis são utilizadas como mecanismos de controle social e político, estabelecendo as regras que governam o funcionamento da sociedade e das instituições políticas.
10. (PUC-PR) Um dos conceitos centrais da obra do filósofo francês Michel Foucault é o de sociedade disciplinar.
Sobre esse conceito, analise as assertivas abaixo:
I. Trata-se de um modelo de sociedade no qual o exercício do poder disciplinar saiu do âmbito corretivo e punitivo das penitenciárias e alcançou a sociedade nas suas várias instituições.
II. Trata-se de um modelo de controle dos indivíduos através de ameaças e amedrontamentos constantes e diretos, geralmente pela via da agressão e da violência.
III. Trata-se de um conjunto de procedimentos que marcam as relações sociais pela via do exercício de um poder baseado em modelos fechados de um poder central, que usa o suplício do corpo como forma de repressão dos delitos.
IV. Trata-se de um exercício de poder marcado pela tentativa de abrandamento das penas de suplício e da criação de um mecanismo mais eficaz contra os delitos, baseado, por exemplo, na vigilância.
Está(ão) CORRETA(S):
- Apenas as assertivas I e IV.
- Apenas as assertivas II e III.
- Apenas as assertivas I, II e III.
- Todas as assertivas.
- Apenas a assertiva I.
Resposta: A
Resolução: O conceito de sociedade disciplinar, conforme proposto por Michel Foucault, refere-se a um modelo de sociedade no qual o exercício do poder disciplinar não se restringe ao âmbito corretivo e punitivo das penitenciárias, mas se estende para outras instituições sociais. É um conjunto de procedimentos que marca as relações sociais por meio do exercício de um poder baseado em modelos fechados de um poder central, que utiliza diferentes técnicas de vigilância e controle para moldar o comportamento e regular a conduta dos indivíduos. As demais assertivas não refletem corretamente o conceito de sociedade disciplinar de acordo com Foucault.