Conjunção
Lista de 05 exercícios de Linguagens com gabarito sobre o tema Conjunção com questões do Enem.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Conjunção.
01. (Enem 2016)
O senso comum é que só os seres humanos são capazes de rir. Isso não é verdade?
Não. O riso básico — o da brincadeira, da diversão, da expressão física do riso, do movimento da face e da vocalização — nós compartilhamos com diversos animais. Em ratos, já foram observadas vocalizações ultrassônicas — que nós não somos capazes de perceber — e que eles emitem quando estão brincando de “rolar no chão”. Acontecendo de o cientista provocar um dano em um local específico no cérebro, o rato deixa de fazer essa vocalização e a brincadeira vira briga séria. Sem o riso, o outro pensa que está sendo atacado. O que nos diferencia dos animais é que não temos apenas esse mecanismo básico. Temos um outro mais evoluído. Os animais têm o senso de brincadeira, como nós, mas não têm senso de humor. O córtex, a parte superficial do cérebro deles, não é tão evoluído como o nosso. Temos mecanismos corticais que nos permitem, por exemplo, interpretar uma piada.
Disponível em: http://globonews.globo.com. Acesso em: 31 maio 2012 (adaptado).
A coesão textual é responsável por estabelecer relações entre as partes do texto. Analisando o trecho “Acontecendo de o cientista provocar um dano em um local específico no cérebro”, verifica-se que ele estabelece com a oração seguinte uma relação de
- finalidade, porque os danos causados ao cérebro têm por finalidade provocar a falta de vocalização dos ratos.
- oposição, visto que o dano causado em um local específico no cérebro é contrário à vocalização dos ratos.
- condição, pois é preciso que se tenha lesão específica no cérebro para que não haja vocalização dos ratos.
- consequência, uma vez que o motivo de não haver mais vocalização dos ratos é o dano causado no cérebro.
- proporção, já que à medida que se lesiona o cérebro não é mais possível que haja vocalização dos ratos.
Resposta: C
Resolução: A resposta correta para esta questão é a opção "C", pois o trecho "Acontecendo de o cientista provocar um dano em um local específico no cérebro" estabelece uma relação de condição com a oração seguinte. A expressão "acontecendo de" introduz uma condição, ou seja, uma situação que deve ocorrer para que algo aconteça. Nesse caso, a condição é o dano causado em um local específico no cérebro pelo cientista, e a consequência é a falta de vocalização dos ratos.
02. (Enem 2015) Da timidez
Ser um tímido notório é uma contradição. O tímido tem horror a ser notado, quanto mais a ser notório. Se ficou notório por ser tímido, então tem que se explicar. Afinal, que retumbante timidez é essa, que atrai tanta atenção? Se ficou notório apesar de ser tímido, talvez estivesse se enganando junto com os outros e sua timidez seja apenas um estratagema para ser notado. Tão secreto que nem ele sabe. É como no paradoxo psicanalítico, só alguém que se acha muito superior procura o analista para tratar um complexo de inferioridade, porque só ele acha que se sentir inferior é doença.
[...]
O tímido tenta se convencer de que só tem problemas com multidões, mas isto não é vantagem. Para o tímido, duas pessoas são uma multidão. Quando não consegue escapar e se vê diante de uma plateia, o tímido não pensa nos membros da plateia como indivíduos. Multiplica-os por quatro, pois cada indivíduo tem dois olhos e dois ouvidos. Quatro vias, portanto, para receber suas gafes. Não adianta pedir para a plateia fechar os olhos, ou tapar um olho e um ouvido para cortar o desconforto do tímido pela metade. Nada adianta. O tímido, em suma, é uma pessoa convencida de que é o centro do Universo, e que seu vexame ainda será lembrado quando as estrelas virarem pó.
VERISSIMO, L. F. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
Entre as estratégias de progressão textual presentes nesse trecho, identifica-se o emprego de elementos conectores. Os elementos que evidenciam noções semelhantes estão destacados em:
- “Se ficou notório por ser tímido "e "[...] então tem que se explicar".
- “[...] então tem que se explicar" e "[...] quando as estrelas virarem pó".
- "[...] ficou notório apesar de ser tímido[...]" e "[...] mas isto não é vantagem [...]".
- “[...] um estratagema para ser notado [...]" e "Tão secreto que nem ele sabe".
- “[...] como no paradoxo psicanalítico [...]" e "[...] porque só ele acha [...]".
Resposta: C
Resolução: O trecho em questão apresenta uma série de reflexões sobre o que é ser um tímido notório. O texto faz uma análise das dificuldades e contradições enfrentadas por essas pessoas, abordando aspectos como a atração pelo destaque e a dificuldade em lidar com multidões. A opção correta é a "C", pois os elementos conectores destacados estabelecem uma relação de contraste entre as ideias apresentadas. A conjunção "mas" indica que o fato de o tímido só ter problemas com multidões não é uma vantagem, mas um problema, e a expressão "em suma" resume as reflexões anteriores e apresenta uma conclusão sobre o que é ser um tímido notório.
03. (Enem 2014) Miss Universo: "As pessoas racistas devem procurar ajuda"
SÃO PAULO - Leila Lopes, de 25 anos, não é a primeira negra a receber a faixa de Miss Universo. A primazia coube a Janelle "Penny" Commissiong, de Trinidad e Tobago, vencedora do concurso em 1977. Depois dela vieram Chelsi Smith, dos Estados Unidos, em 1995; Wendy Fitzwilliam, também de Trindad e Tobago, em 1998, e Mpule Kwelagobe, de Botswana, em 1999. Em 1986, a gaúcha Deise Nunes, que foi a primeira negra a se eleger Miss Brasil, ficou em sexto lugar na classificação geral. Ainda assim a estupidez humana faz com que, vez ou outra, surjam manifestações preconceituosas como a de um site brasileiro que, às vésperas da competição, e se valendo do anonimato de quem o criou, emitiu opiniões do tipo "Como alguém consegue achar uma preta bonita?" Após receber o título, a mulher mais linda do mundo - que tem o português como língua materna e também fala fluentemente o inglês - disse o que pensa de atitudes como essa e também sobre como sua conquista pode ajudar os necessitados de Angola e de outros países.
COSTA, D. Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 10 set 2011 (adaptado)
O uso da expressão “ainda assim” presente nesse texto tem como finalidade
- criticar o teor das informações fatuais até ali veiculadas.
- questionar a validade das ideias apresentadas anteriormente.
- comprovar a veracidade das informações expressas anteriormente.
- introduzir argumentos que reforçam o que foi dito anteriormente.
- enfatizar o contrassenso entre o que é dito antes e o que vem em seguida.
Resposta: E
Resolução: A expressão "ainda assim" geralmente é usada para enfatizar o contrassenso entre o que é dito antes e o que vem em seguida. No caso do texto, a expressão "ainda assim" é usada para enfatizar o contrassenso entre a afirmação de que Leila Lopes não é a primeira mulher negra a ganhar o título de Miss Universo e a manifestação preconceituosa de um site brasileiro, que pergunta como alguém pode achar uma mulher negra bonita. A expressão sugere que, apesar de já ter havido outras mulheres negras vencedoras do concurso, ainda existem pessoas que manifestam atitudes preconceituosas e que isso é uma contradição.
04. (Enem 2014)
Tarefa
Morder o fruto amargo e não cuspir
Mas avisar aos outros quanto é amargo
Cumprir o trato injusto e não falhar
Mas avisar aos outros quanto é injusto
Sofrer o esquema falso e não ceder
Mas avisar aos outros quanto é falso
Dizer também que são coisas mutáveis...
E quando em muitos a não pulsar
— do amargo e injusto e falso por mudar —
então confiar à gente exausta o plano
de um mundo novo e muito mais humano.
CAMPOS, G. Tarefa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.
Na organização do poema, os empregos da conjunção “mas” articulam, para além de sua função sintática,
- a ligação entre verbos semanticamente semelhantes.
- a oposição entre ações aparentemente inconciliáveis.
- a introdução do argumento mais forte de uma sequência.
- o reforço da causa apresentada no enunciado introdutório.
- a intensidade dos problemas sociais presentes no mundo.
Resposta: C
Resolução: Na organização do poema, os empregos da conjunção “mas” articulam, para além de sua função sintática, a introdução do argumento mais forte de uma sequência de ideias, que é a necessidade de avisar aos outros sobre as coisas amargas, injustas e falsas do mundo. A ideia de que essas coisas são mutáveis e podem ser mudadas é apresentada como uma possibilidade de mudança para um mundo mais humano, e a responsabilidade de levar adiante esse plano é confiada à "gente exausta", ou seja, às pessoas que já sofreram essas adversidades e se esforçam para mudá-las. A conjunção "mas" serve, então, para introduzir uma ideia que contrasta ou se opõe à ideia anterior, mas que ao mesmo tempo a complementa e reforça o argumento central do poema.
05. (Enem 2010) Os filhos de Anna eram bons, uma coisa verdadeira e sumarenta. Cresciam, tomavam banho, exigiam para si, malcriados, instantes cada vez mais completos. A estouros. O calor era forte no apartamento que estavam aos poucos pagando. Mas o vento batendo nas cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e enxugar a testa, olhando o calmo horizonte. Como um lavrador. Ela plantara as sementes que tinha na mão, não outras, mas essas apenas.
LISPECTOR, C. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
A autora emprega por duas vezes o conectivo mas no fragmento apresentado. Observando aspectos da organização, estruturação e funcionalidade dos elementos que articulam o texto, o conectivo mas
- expressa o mesmo conteúdo nas duas situações em que aparece no texto.
- quebra a fluidez do texto e prejudica a compreensão, se usado no início da frase.
- ocupa posição fixa, sendo inadequado seu uso na abertura da frase.
- contém uma ideia de sequência temporal que direciona a conclusão do leitor.
- assume funções discursivas distintas nos dois contextos de uso.
Resposta: E
Resolução: O conectivo "mas" assume funções discursivas distintas nos dois contextos de uso no texto apresentado. Na primeira ocorrência, "mas o vento batendo nas cortinas" introduz uma ideia que contrasta ou se opõe à ideia anterior, "o calor era forte no apartamento", mas que ao mesmo tempo a complementa e reforça o argumento central do texto, que é a possibilidade de Anna se distrair e se sentir renovada ao observar o horizonte. Na segunda ocorrência, "mas essas apenas" introduz uma ideia que esclarece ou precisa a ideia anterior, "as sementes que tinha na mão", e a complementa com informação adicional. Portanto, a opção E é a correta.