Arcadismo
Lista de 10 exercícios de Literatura com gabarito sobre o tema Arcadismo com questões de Vestibulares.
O arcadismo é uma escola literária que surgiu na Europa no século XVIII mais precisamente entre 1756 e 1825, também denominada de setecentismo ou neoclassicismo.
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1. (ITA) Uma das afirmações abaixo é incorreta. Assinale-a:
- O escritor árcade reaproveita os seres criados pela mitologia greco-romana, deuses e entidades pagãs. Mas esses mesmos deuses convivem com outros seres do mundo cristão.
- A produção literária do Arcadismo brasileiro constitui-se sobretudo de poesia, que pode ser lírico-amorosa, épica e satírica.
- O árcade recusa o jogo de palavras e as complicadas construções da linguagem barroca, preferindo a clareza, a ordem lógica na escrita.
- O poema épico Caramuru, de Santa Rita Durão, tem como assunto o descobrimento da Bahia, levado a efeito por Diogo Álvares Correia, misto de missionários e colonos português.
- A morte de Moema, índia que se deixa picar por uma serpente, como prova de fidelidade e amor ao índio Cacambo, é trecho mais conhecido da obra O Uruguai, de Basílio da Gama.
2. (FESP) Aponte a alternativa cujo conteúdo não se aplica ao Arcadismo:
- Desenvolvimento do gênero épico, registrando o início da corrente indianista na poesia brasileira.
- Presença da mitologia grega na poesia de alguns poetas desse período.
- Propagação do gênero lírico em que os poetas assumem a postura de pastores e transformam a realidade em um quadro idealizado.
- Circulação de manuscritos anônimos de teor satírico e conteúdo político.
- Penetração de tendência mística e religiosa, vinculada a expressão de ter ou não fé.
3.(UFRGS) Instrução: Os fragmentos abaixo se referem à questão a seguir:
I – Nise? Nise? Onde estás? Aonde espera
Achar-te uma alma, que por ti suspira (…)
II – Glaura! Glaura! Não respondes?
E te escondes nestas brenhas?
Dou às penhas meu lamento;
Ó tormento sem igual!
III – Minha bela Marília, tudo passa:
A sorte deste mundo é mal segura
Se vem depois dos males a ventura,
Vem depois dos prazeres a desgraça.
Os poetas árcades brasileiros tinham as suas musas inspiradoras, a quem se dirigiam frequentemente em seus poemas. Pelas musas, evocadas nos versos acima, pode-se dizer que os seus autores são, respectivamente:
- Cláudio Manuel da Costa, Silva Alvarenga e Tomás Antônio Gonzaga.
- José Basílio da Gama, Cláudio Manuel da Costa e Alvarenga Peixoto.
- Tomás Antônio Gonzaga, Silva Alvarenga e Alvarenga Peixoto
- Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Frei Santa Rita Durão.
- José Basílio da Gama, Frei Santa Rita Durão e Tomás Antônio Gonzaga
04. (UFRR) Sobre o Arcadismo, é correto afirmar que:
- expressa a sociedade medieval, teocêntrica, de caráter servil e fortemente religioso. Ao mesmo tempo, é marcado pelo surgimento de formas de expressões artísticas de caráter popular, vinculadas a classes sociais consideradas “inferiores” à época;
- é marcado pelo rebuscamento das formas, pela riqueza de detalhes e pelos contrastes. Influenciado pela Contrarreforma, foi concebido como uma reação ao Renascimento;
- é também chamado de Neoclassicismo, surge como uma releitura do Renascimento (ou Classicismo), preconizando uma arte pautada pela observância das formas clássicas e dos ideais humanistas. O bucolismo e o pastoralismo podem ser citados como características do Estilo no Brasil;
- surge como reação direta à arte e às concepções de mundo medievais, valorizando o passado greco-latino e a explicação científica do mundo; é teocêntrico, em contraponto ao antropocentrismo difundido pela Igreja;
- é marcado pelo rebuscamento das formas, pela riqueza de detalhes e pelos contrastes. Expressa a sociedade medieval, teocêntrica, de caráter servil e fortemente religioso. Surge como reação direta à arte e às concepções de mundo medievais e é marcado pelo surgimento de formas de expressões artísticas de caráter popular, vinculadas a classes sociais consideradas “inferiores” à época.
05. (UFSM) Na literatura, os alimentos são empregados com frequência de forma figurada. É o que se vê no poema de Cláudio Manuel da Costa:
LXVII
Não te cases com Gil, bela serrana;
Que é um vil, um infame, um desastrado;
Bem que ele tenha mais devesa, e gado,
A minha condição é mais humana.
Que mais te pode dar sua cabana,
Que eu aqui te não tenha aparelhado?
O leite, a fruta, o queijo, o mel dourado;
Tudo aqui acharás nesta choupana:
Bem que ele tange o seu rabil grosseiro,
Bem que te louve assim, bem que te adore,
Eu sou mais extremoso, e verdadeiro.
Eu tenho mais razão, que te enamore:
E se não, diga o mesmo Gil vaqueiro:
Se é mais, que ele te cante, ou que eu te chore.
Fonte: IGLESIA, Francisco (org.). Melhores poemas de Cláudio Manuel da Costa. São Paulo: Global, 2012, p. 96.
Sobre o poema, assinale a alternativa INCORRETA.
- Tendo como cenário o campo e, como personagens, vaqueiros, o poema pode ser caracterizado como bucólico, o que vai ao encontro de uma tendência da poesia do período em que foi composto.
- O poema apresenta uma situação de conflito entre dois vaqueiros que, segundo o eu-lírico, apresentam condições econômicas idênticas, mas sentimentais opostas.
- O último verso do poema apresenta uma antítese como forma de representação de que a disputa retratada não poderá apresentar o mesmo final feliz para todas as partes envolvidas.
- O uso anafórico de “bem”, no primeiro terceto do poema, reforça a ideia de que o adversário do eu-lírico pelo amor da “bela serrana” também possui virtudes, ainda que não sejam tão intensas.
- O poema apresenta rimas externas, interpoladas nos quartetos e alternadas nos tercetos, mas também apresenta rima interna, o que assinala uma das características da lírica: a musicalidade.
06. (UFN)
Não sei, Marília, que tenho,
depois que vi o teu rosto,
pois quanto não é Marília,
Já não posso ver com gosto.
Noutra idade me alegrava,
até quando conversava
com o mais rude vaqueiro:
hoje, ó bela, me aborrece
inda o trato lisonjeiro
do mais discreto pastor
Que efeitos são os que sinto?
Serão efeitos de Amor?
(GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu & Cartas Chilenas. São Paulo: Ática, 1999).
Considerando a leitura do excerto e os seus conhecimentos sobre o Arcadismo brasileiro, é correto afirmar que
- a estética árcade pressupunha uma atitude de evidente intenção sexual.
- o Arcadismo brasileiro propôs uma poesia palaciana, marcada por um aristocrático trato da linguagem.
- os aspectos biográficos que circundam Marília de Dirceu são dispensáveis para sua compreensão na história da literatura brasileira.
- as liras de Dirceu mantêm um preceito de decoro ao retratar a beleza da amada, privilegiando, especialmente, o seu rosto.
- a poesia regionalista do Arcadismo é matriz de poetas como Murilo Mendes e Mário de Andrade.
07. (UFRGS) Assinale a alternativa correta sobre o poema O Uraguai, de Basílio da Gama.
- Lindoia espera por Cacambo, mas é assediada pelo perverso padre Balda, que procura seduzi-la com presentes e carícias insinuantes.
- Cacambo, ao retornar ao aldeamento, é interceptado por emissários dos jesuítas que o desviam do caminho e tratam de envenená-lo.
- Lindoia, tomada de dor pela morte de seu amado, retira-se para uma choça longe da aldeia, onde tem visões que prenunciam a guerra na Europa.
- Lindoia, um pouco antes da morte de Cacambo, morre atingida por uma flecha, e seu corpo é carregado por Caitutu.
- Cacambo, depois de atear fogo ao acampamento inimigo, retorna para sua terra, onde espera encontrar Lindoia e dar notícia do seu feito.
08. (UEMG) A Lira XIV, reproduzida a seguir, foi extraída da obra Marília de Dirceu, publicada em 1792; já a canção Tempos Modernos pertence ao álbum homônimo, lançado em 1982.
Lira XIV – parte I
(...) Ornemos nossas testas com as flores.
E façamos de feno um brando leito,
Prendamo-nos, Marília, em laço estreito,
Gozemos do prazer de sãos Amores.
Sobre as nossas cabeças,
Sem que o possam deter, o tempo corre;
E para nós o tempo, que se passa,
Também, Marília, morre.
Tempos Modernos
(Lulu Santos)
(...) Hoje o tempo voa amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir
Não há tempo
Que volte amor
Vamos viver tudo
Que há pra viver
Vamos nos permitir...
(www.letras.mus.br/. Acesso: 8/8/2012.)
Por meio de uma leitura comparativa entre os dois textos, é CORRETO afirmar que
- apesar de o tempo ser sempre o mesmo em todas as épocas, na modernidade ele parece passar mais rápido; daí a urgência do amor, presente na canção contemporânea de Lulu Santos, mas ausente na lira de Gonzaga, do século XVIII.
- embora os textos tratem do mesmo tema, eles se diferem quanto à abordagem adotada. Na lira de Gonzaga, prevalece a idealização amorosa e a relação com a natureza; na canção de Lulu Santos, por sua vez, prevalece a relação entre amor e tempo.
- ambos os textos apontam para a necessidade de se viver o tempo presente, decorrente da brevidade da existência; na lira de Gonzaga, o amor é tratado de forma idealizada, ao passo que, na canção de Lulu Santos, ele é essencialmente carnal.
- embora escritos em épocas distintas, os textos tratam do mesmo tema e utilizam a mesma estratégia: o eu-poético tenta persuadir a amada a gozar os amores no momento presente, com base no argumento da fugacidade do tempo e da impossibilidade de se recuperá-lo.
09. (UFRR) Leia o poema de Tomás Antônio Gonzaga, transcrito a seguir, e marque a alternativa que aponta três características do Arcadismo brasileiro que nele podem ser observadas.
Lira I
Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
Que viva de guardar alheio gado;
De tosco trato, d’expressões grosseiro,
Dos frios gelos, e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal, e nele assisto;
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs, de que me visto.
Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!
- Vulgarização da figura da mulher; medievalismo; egocentrismo.
- Denúncia social; exaltação da vida no campo; temas urbanos.
- Exaltação da vida no campo; linguagem simples; pastoralismo.
- Temas urbanos; linguagem simples; medievalismo.
- Egocentrismo; pastoralismo; denúncia social.
10. (FAG) Sobre o Arcadismo, é correto o que se afirma em:
- Nesse período o homem é regido pelas leis físico-químicas, pela hereditariedade e pelo meio social.
- A poesia dessa época dá ênfase ao poder de vidência do artista.
- Destaca-se nessa fase certo gosto pelo equilíbrio, pela simplicidade e pela harmonia, a partir dos modelos clássicos antigos.
- Há nessa Escola Literária uma tendência à valorização do humor, com vistas a afugentar as circunstâncias desagradáveis da vida.
- Enfatiza-se na criação poética, desse momento, a utilização do valor sugestivo da música.