Lutas
Lista de 04 exercícios de Linguagens com gabarito sobre o tema Lutas com questões do Enem.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Lutas.
01. (Enem 2024) Por trás do universo “masculino” das lutas, é cada vez mais notório o aumento da participação de mulheres nessa prática corporal. Algumas situações reforçam esse fenômeno de ocupação em ambientes de lutas: a inclusão de mulheres em combates de artes marciais mistas, ou MMA, a transmissão televisiva de lutas de mulheres e a criação de horários específicos para elas em academias que ensinam lutas. Uma pesquisa científica mostrou menor participação e mobilização das meninas em comparação com os meninos nas aulas de Educação Física. Entre as justificativas discentes para essa situação está o fato de que eles relacionam a luta como uma expressão corporal masculina e, por consequência, não adequada aos interesses femininos. Dessa forma, o ensino de lutas nas aulas de Educação Física é atravessado por tensões relacionadas às questões de gênero e sexualidade, o que, por sua vez, pode favorecer a sua exclusão do conteúdo próprio da disciplina.
SO, M. R.; MARTINS, M. Z.; BETTI, M. As relações das meninas com os saberes das lutas nas aulas de Educação Física. Motrivivência, n. 56, dez. 2018 (adaptado).
Segundo o texto, apesar do aumento da participação de mulheres em lutas, a realidade na escola ainda é diferente em razão do(a)
- esportivização desse conteúdo.
- masculinização dessa modalidade.
- enfoque desses eventos pela mídia.
- trato pedagógico dessa manifestação.
- marginalização desse tema pela Educação Física.
Resposta: B
Resolução: A questão aborda como a prática de lutas ainda é vista como algo masculino, levando a uma menor adesão de meninas nas aulas de Educação Física. A alternativa B se refere corretamente ao problema central descrito, que é a percepção de luta como uma prática masculina, gerando exclusão e pouca participação feminina.
02. (Enem PPL 2020) Ronda Jean Rousey definitivamente é uma daquelas mulheres que ficará marcada na história. Ela foi capaz de fazer o que pouquíssimos conseguem: atrair o público normal, que não está acostumado a acompanhar o MMA regularmente.
RESENDE, I. Disponível em: http://espn.uol.com.br. Acesso em: 31 ago. 2017.
Ronda Rousey é uma atleta de MMA (Mixed Martial Arts – Artes Marciais Mistas), campeã nessa modalidade. Por seu desempenho na área das lutas, ela se contrapõe ao modelo de feminilidade normativo. No contexto da sociedade contemporânea, no qual mulheres têm conquistado diferentes espaços, Ronda
- masculiniza-se em função das características necessárias a essa prática esportiva.
- aproveita-se do padrão estético para conquistar patrocínios e manter-se no esporte.
- submete-se aos elementos da identidade masculina para se manter no esporte.
- cruza uma fronteira de gênero ao se inserir numa área de reserva masculina.
- mantém sua feminilidade em detrimento de um alto desempenho esportivo.
Resposta: D
Resolução: Ronda Rousey é uma atleta de MMA que cruza uma fronteira de gênero ao se inserir numa área de reserva masculina. O Mixed Martial Arts é um esporte tradicionalmente considerado masculino e, por isso, as mulheres que se destacam nessa modalidade podem se sentir pressionadas a se conformar aos padrões de masculinidade estabelecidos para se manterem no esporte. No entanto, Ronda Rousey tem conseguido se destacar e se manter no topo da competição, desafiando esses padrões e mostrando que as mulheres também podem se destacar em esportes considerados "masculinos". É importante ressaltar que as pessoas têm o direito de se expressar e se identificar de acordo com suas próprias escolhas, independentemente de seu gênero ou de qual área de atuação escolham.
03. (Enem 2020) LUTA: prática corporal imprevisível, caracterizada por determinado estado de contato proposital, que possibilita a duas ou mais pessoas se enfrentarem numa constante troca de ações ofensivas e/ou defensivas, regidas por regras, com o objetivo mútuo sobre um alvo móvel personificado no oponente.
GOMES, M. S. P. et al. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais.
De acordo com o texto, podemos identificar uma abordagem das lutas nas aulas de educação física quando o professor realiza uma proposta envolvendo
- contato corporal intenso entre o aluno e seu oponente.
- contenda entre os alunos que se agridem fisicamente.
- confronto corporal em que os vencedores são previamente identificados.
- combate corporal intencional com ações regulamentadas entre os oponentes.
- conflito resolvido pelos alunos por meio de regras previamente estabelecidas.
Resposta: D
Resolução: A opção "D" indica que uma abordagem das lutas nas aulas de educação física envolve um confronto corporal intencional com ações regulamentadas entre os oponentes. O texto define as lutas como uma prática corporal imprevisível, caracterizada por determinado estado de contato proposital, que permite a duas ou mais pessoas se enfrentarem em uma constante troca de ações ofensivas e/ou defensivas, regidas por regras. O objetivo da luta é o enfrentamento mútuo sobre um alvo móvel personificado no oponente. Portanto, a opção "D" reflete corretamente o conteúdo do texto.
04. (Enem 2009) A cultura corporal de movimento está expressa em jogos, esporte, danças, artes marciais, lutas, ginástica e outros movimentos que ainda são emergentes. Certos movimentos são significativos para determinada região do país, mas não para outras. Você, por exemplo, que nasceu e cresceu em determinada cidade pertencente a uma região do nosso país, aprendeu e praticou alguns jogos, esportes e dançou um tipo de música porque tais manifestações são parte integrante da sua comunidade.
(DARIDO, S. C.e SOUZA JUNIOR, O. Para esinar eucação física. São Paulo: Papirus Editora, 07 - adp)
O Brasil tem características culturais embasadas na miscigenação de raças e etnias que influenciam as manifestações de movimento, como, por exemplo,
- o forró, uma expressão de dança brasileira que possui ritmos rurais da região sul do país e poucos ritmos da região nordeste.
- o bumba meu boi, uma das expressões da cultura do movimento muito comum em grandes cidades como, por exemplo, São Paulo e Porto Alegre.
- o judô, um tipo de ginástica nascida nos Estados Unidos da América e, de lá, difundida para países como o Japão, Coréia e China.
- o futebol, esporte de maior significado cultural no Brasil e desenvolvido aqui como forma de utilização e aprimoramento de habilidades dos membros inferiores (pernas e pés), porque atividades de trabalho físico pouco valorizavam essas partes do corpo.
- a capoeira, genuinamente brasileira e criada pelos escravos africanos trazidos para o país como forma de expressão de liberdade e comunicação.
Resposta: E
Resolução: A capoeira é um exemplo de como a dança e o movimento podem ser usados como forma de resistência e expressão cultural. A capoeira é uma dança de combate que mistura elementos de luta, acrobacias, música e dança, e é um símbolo importante da cultura afro-brasileira. Ela surgiu como uma forma de resistência dos escravos africanos que foram trazidos para o Brasil, que usavam a capoeira como uma forma de se defenderem e se comunicarem sem serem detectados pelos seus senhores. A capoeira é uma manifestação cultural que demonstra como a dança e o movimento podem ser usados como forma de resistência e expressão cultural.