Afro-Cultura
Lista de 02 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Afro-Cultura com questões do Enem.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Afro-Cultura.
01. (Enem 2023) “São tantas formas de matar um preto
Que para alguns sua morte é justificada
Devia tá fazendo coisa errada
Se não era bandido, um dia ia ser
Por ser PRETO sua morte é defendida
O PRETO sempre merece morrer”.
A estrofe acima é do poeta e educador social Baticum Proletário, que atua na periferia de Fortaleza, no Ceará, preparando jovens — em quase sua totalidade negros — para enfrentar as dificuldades impostas pelo racismo estrutural no país.
É a partir da arte que Baticum consegue envolver a juventude em um projeto de fortalecimento dessa população ao promover batalhas de rimas, slams e saraus com temáticas que discutem os problemas sociais. Não por acaso, o tema mais explorado nas rimas, versos e prosas é a violência. De acordo com o mais recente Atlas da violência, em 2019, os negros representaram 77% das vítimas de homicídios, quase 30 assassinatos por 100 mil habitantes, a maioria deles jovens.
O Atlas revela ainda que um negro tem quase 2,7 vezes mais chance de ser morto do que um branco, o que justifica o movimento de resistência crescente no Brasil.
MENDONÇA. F. Disponível em: www.cartacapital.com.br.
Acesso em: 22 nov. 2021 (adaptado).
O uso de citação e de dados estatísticos nesse texto tem o objetivo de
- ressaltar a importância da poesia para denunciar a morte de negros, que cresce a cada dia.
- destacar o crescimento exponencial da temática do preconceito na produção literária no Brasil.
- demonstrar o incremento no quantitativo de expressões artísticas na discussão de problemas sociais.
- evidenciar argumentos que reforçam a ideia de que os negros são vítimas em potencial da violência.
- salientar o aumento da participação de jovens nos movimentos de resistência na área da cultura.
02. (Enem 2023) TEXTO I
Logo no início de Gira, um grupo de sete bailarinas ocupa o centro da cena. Mãos cruzadas sobre a lateral esquerda do quadril, olhos fechados, troncos que pendulam sobre si mesmos em vaguíssimas órbitas, tudo nelas sugere o transe. Está estabelecido o caráter volátil do que se passará no palco dali para frente. Mas enganasse quem pensa que vai assistir a uma representação mimética dos cultos afro-brasileiros.
TEXTO II
No diálogo que estabelece com religiões afro-brasileiras, sintetizado na descrição e na imagem do espetáculo, a dança exprime uma
- crítica aos movimentos padronizados do balé clássico.
- representação contemporânea de rituais ancestrais extintos.
- reelaboração estética erudita de práticas religiosas populares.
- releitura irônica da atmosfera mística presente no culto a entidades.
- oposição entre o resgate de tradições e a efemeridade da vida humana.