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Império Asteca

Lista de 20 exercícios de História com gabarito sobre o tema Império Asteca com questões de Vestibulares.


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01. (F. Pequeno Príncipe) Leia o texto a seguir e marque a alternativa que apresente a sequência que lhe dê continuidade com coesão e coerência.

Leia o texto a seguir e marque a alternativa que apresente a sequência que lhe dê continuidade com coesão e coerência.

O processamento da semente de cacau começou entre os grandes povos pré-colombianos: os maias e os astecas. Para os maias, o cacau servia como artigo valioso para transações comerciais e, para os astecas, era mais que isso: era a moeda oficial do reino. A parte das sementes que não virava grana era moída e transformada em chocolate, mais acessível à alta sociedade.

Os astecas chamavam essa bebida de “xocolatl”, junção das palavras “xococ” (amargo) e “atl” (bebida). Ou seja, “chocolate” é uma palavra asteca que acabou ressuscitada em praticamente todos os idiomas do planeta.

Os astecas também eram religiosos: tinham crenças complexas em diversos deuses, que representavam as forças da natureza.

Dossiê Superinteressante, São Paulo: Abril, mai. 2016. p, 9-11. (Com adaptações).

  1. Os súditos de Montezuma, o grande rei asteca, ainda não sabiam, mas a adoração ao deus do chocolate teria influência direta no genocídio que varreria o império do mapa.
  2. Foram eles que primeiro impressionaram um europeu, o conquistador espanhol Hernán Cortés (curiosamente, o próprio algoz dos astecas), com a bebida preferida, o chocolate.
  3. Os astecas celebraram a volta triunfal de seu deus do chocolate e o receberam com submissão e presentes.
  4. Por mais destrutivos que fossem seus rituais, esses povos dominaram a região central do México entre 1325 e 1521.
  5. Inclusive, adoravam um deus do chocolate, Quetzalcoatl, que, segundo acreditavam, trouxe o cacau direto do jardim do Paraíso.

02. (FGV-RJ) “E os espanhóis ainda não nos tinham atacado quando, muito repentinamente, houve uma grande enfermidade, uma doença pustulenta. Em Tepilhuitl começou. E infligiu uma grande devastação. Alguns ela cobriu inteiramente, espalhou-se por todas as partes (...) Muitos homens morreram desse mal, e muitos outros simplesmente morreram de fome, de fome eles morreram; ninguém cuidava de ninguém, ninguém fazia nada pelos demais.”

BAUDOT, G. & TODOROV, T. Relatos astecas da conquista. São Paulo: Editora Unesp, 2019, p. 166-167.

A conquista da região do México pelos espanhóis

  1. ocorreu devido às fragilidades sanitárias dos povos da região, que já estavam em crise social e política no século XV.
  2. foi possibilitada por uma combinação de fatores, entre os quais as doenças e as epidemias que afetaram os povos originários.
  3. foi o resultado de uma guerra bacteriológica intencionalmente organizada pelos conquistadores para dizimar a população local.
  4. ocorreu devido à superioridade étnica e racial dos espanhóis que se adaptaram rapidamente ao clima tropical do território mexicano.
  5. foi decorrente de uma série de acordos e concessões feitas pelos espanhóis, que garantiram a independência política dos astecas.

03. (Fuvest) Quando Bernal Díaz avistou pela primeira vez a capital asteca, ficou sem palavras. Anos mais tarde, as palavras viriam: ele escreveu um alentado relato de suas experiências como membro da expedição espanhola liderada por Hernán Cortés rumo ao Império Asteca. Naquela tarde de novembro de 1519, porém, quando Díaz e seus companheiros de conquista emergiram do desfiladeiro e depararam-se pela primeira vez com o Vale do México lá embaixo, viram um cenário que, anos depois, assim descreveram: “vislumbramos tamanhas maravilhas que não sabíamos o que dizer, nem se o que se nos apresentava diante dos olhos era real”.

Matthew Restall. Sete mitos da conquista espanhola. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, p. 15-16. Adaptado.

O texto mostra um aspecto importante da conquista da América pelos espanhóis, a saber,

  1. a superioridade cultural dos nativos americanos em relação aos europeus.
  2. o caráter amistoso do primeiro encontro e da posterior convivência entre conquistadores e conquistados.
  3. a surpresa dos conquistadores diante de manifestações culturais dos nativos americanos.
  4. o reconhecimento, pelos nativos, da importância dos contatos culturais e comerciais com os europeus.
  5. a rápida desaparição das culturas nativas da América Espanhola.

04. (UNESP) Os deuses disseram entre si depois de criar o homem: “O que os homens comerão, oh deuses? Vamos já todos buscar o alimento.” Enquanto isso, as formigas vermelhas estavam colhendo e carregando os grãos de milho que traziam de dentro do Tonacatepetl (Montanha do Sustento). O deus Quetzalcoatl encontrou as formigas e lhes disse: “Digam-me, onde vocês colheram os grãos de milho?”. Muitas vezes lhes perguntou, mas as formigas não quiseram responder. Algum tempo depois, as formigas disseram a Quetzalcoatl: “Lá.” E apontaram o lugar. Quetzalcoatl se transformou em formiga negra e as acompanhou. Desse modo, Quetzalcoatl acompanhou as formigas vermelhas até o depósito, arranjou o milho e em seguida o levou a Tamoanchan (moradia dos deuses e onde o homem havia sido criado). Ali os deuses o mastigaram e o puseram na nossa boca para nos robustecer.

(Apud Eduardo Natalino dos Santos. Cidades pré-hispânicas do México e da América Central, 2004.)

O texto asteca

  1. promove a divulgação das qualidades nutricionais do milho para o fortalecimento dos guerreiros mesoamericanos.
  2. oferece uma explicação mítica para a importância do milho na base da alimentação dos povos mesoamericanos.
  3. demonstra sustentação histórica e claro desenvolvimento de pensamento lógico e racional.
  4. procura justificar o fato de apenas os governantes dos povos mesoamericanos poderem exercer atividades agrícolas.
  5. revela a influência das fábulas europeias na construção do imaginário dos povos mesoamericanos.

05. (PUC-GO) Em 1519, Hernan Cortez desembarcou na atual região do México com 15 homens a cavalo e 300 soldados. Houve resistência à conquista desde o início e violentos combates. Sobre um deles, Cortez relata: “Eram mais de cem mil índios que lutaram conosco até uma hora antes do pôr-do-sol. Com seis escopetas, quarenta balistas e uma meia dezena de outros tiros, além de treze cavalos, consegui fazer muitos danos neles sem sofrer nada além do cansaço da luta e da fome. Até parece que foi Deus que lutou por nós. [...].”

(CORTEZ, H. O fim de Montezuma. Porto Alegre: LP & M, 1999. p. 16.)

Assinale a única alternativa que explica corretamente a razão da vitória dos espanhóis sobre os guerreiros astecas:

  1. A excelente mobilidade das tropas espanholas, devido especialmente à utilização de bigas e de barcos.
  2. O pânico gerado nos povos nativos pela posse de armas de fogo e pelos soldados montados a cavalo, o que os levou a atribuir aos conquistadores caraterísticas divinas.
  3. O poder de morte gerado pela excelente mira das escopetas, muito mais precisa que a das flechas e lanças dos guerreiros astecas.
  4. A estratégia econômica de Cortez que, ao desfazer-se lentamente de seus tesouros, soube comprar os principais chefes das forças militares astecas.

06. (U. F. dos Grandes Lagos) Na América pré-colombiana, os Astecas matavam seres humanos em rituais.

Sobre esses rituais, assinale a alternativa correta.

  1. A cerimônia de sacrifício realizava-se constantemente antes das batalhas com os Incas.
  2. Nesses rituais, a morte era considerada indigna, pois os guerreiros deveriam morrer em guerra.
  3. Eram rituais que expressavam a força e o poder sobre os inimigos conquistados em batalhas.
  4. Eram sacrifícios religiosos para agradar a seus deuses e manter o mundo funcionando.
  5. Os sacrifícios eram atos de vingança dos sacerdotes sobre os seus adversários.

07. (UFMS) Os Astecas imprimiram um grau de desenvolvimento econômico na Mesoamérica que, quando do contato e ocupação, impressionaram os Espanhóis. Essencialmente agrícolas, contavam com tecnologia avançada que permitia até a construção de ilhas artificiais.

Entretanto, além da agricultura, outra atividade econômica primordial desta sociedade foi:

  1. O trabalho sacerdotal, pois o fortalecimento dos templos levava a uma maior cobrança de tributos e a um consequente acúmulo de riquezas para o Estado asteca.
  2. As conquistas militares a outras comunidades, o que aumentava a arrecadação asteca por meio da cobrança de impostos, além de abrir passagem para o comércio.
  3. O rigor educacional dos meninos e meninas, que formava exímios (as) agricultores (as), navegadores (as) e militares.
  4. A organização produtiva dos ayllu, que propiciava não só uma otimização e aumento da produção cerealista, como também o incremento na produção de lã, de carne a da coleta de vegetais.
  5. A organização política, que se dividia em várias Cidades-estados com governantes próprios, o que fortaleceu o império asteca perante a invasão de outras comunidades ameríndias.

08. (UFN) As ilustrações abaixo representam dois aspectos do Império Asteca. Na imagem 1, está representado o sistema de agricultura que desenvolveram. A imagem 2 refere-se a uma reunião do Tlatoani, chefe político e militar, com os nobres.

Sobre as sociedades da América no século XV, encontradas pelos espanhóis a partir de 1492, é possível afirmar:

I. Constituíam-se em povos de formação social igualitária, sem diferenciação social ou econômica. Integrados à natureza, entraram em choque com os interesses dos colonizadores espanhóis.

II. Segundo a ótica europeia, que os entendia como povos “sem rei, sem lei e sem fé”, eram terreno fértil para a implantação da fé católica e do sistema colonial.

III. Entre estes, estavam povos imperiais sedentarizados que, com o domínio da agricultura, desenvolveram grandes obras públicas e formaram estados centralizados e sistemas rígidos de cobrança de tributos.

Está(ão) correta(s)

  1. apenas I
  2. apenas II.
  3. apenas III.
  4. apenas II e III.
  5. I, II e III.

09. (UFT) A imagem mostra um trecho do Códice Mendonza, produzido em 1540, por escribas mexicas, de acordo com a técnica de escrita pictográfica tradicional. Ele ajuda a conhecer a cultura escrita asteca e os códices mexicanos do período pré-colonial.

Os códices astecas abarcavam:

  1. domínios diversos da experiência social, como crônicas de guerra, o repertório de prodígios, acidentes climáticos, cartografia etc.
  2. domínio restrito ao campo artístico, como espaço de expressão de narrativas literárias, poesia de louvor aos reis e literatura romântica etc.
  3. domínio restrito ao campo religioso, como mitos de fundação, “biografia” dos deuses, ensinamentos sagrados e profecias, horóscopo etc
  4. domínio teórico ligado ao Calmecac como mostra o fato de que apenas os homens que o frequentavam podiam conhecer o seu conteúdo.

10. (F. Municipal de Palhoça) O que os conquistadores a serviço da Coroa espanhola fizeram com os astecas que, de acordo com a interpretação da charge, constituem “coisas que só Deus deveria fazer”?

  1. Antes de atacar a capital Tenochtitlán, dizimaram os povos não astecas que pagavam impostos ao Império.
  2. Assassinaram o governante nativo que os recebeu amigavelmente por acreditar que não seriam hostis.
  3. Evitaram o uso de armas de aço e ferro de modo a prolongar o sofrimento dos nativos que eram torturados até a morte.
  4. Estupraram mulheres astecas para propagar doenças contagiosas que sabiam ser originárias da Europa e mortais para os nativos.
  5. Evitaram grandes combates em terra, por meio do recurso a canhões de guerra, disparados a partir de navios atracados nos portos do litoral.

11. (PUC-PR) No processo de conquista da América pela Coroa espanhola, um dos episódios mais significativos é conhecido como La Noche Triste (A Noite Triste), ocorrida em 30 de junho de 1520. Na ocasião, as forças espanholas sofreram pesadas baixas em Tenochtitlan, a então capital do Império Asteca.

Fonte: DIÁZ, C. B., SAENZ,. S. M. C., & Consejo Superior de Investigaciones Científicas (Spain). Historia verdadera de la conquista de la Nueva Espana. Madrid: Instituto Gonzalo Fernandez de Oviedo (C.S.I.C.), 1982.

TODOROV, T. A conquista da América: A questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

LEÓN-PORTILLA, M. A Conquista da América Latina vista pelos índios - relatos astecas, maias e incas. Petrópolis: Vozes, 1987.

Sobre a conquista do Império Asteca pelas tropas lideradas por Hernán Cortés, é CORRETO afirmar que

  1. a recepção inicialmente amistosa dos astecas para com os espanhóis e a aliança destes com outras tribos rivais daqueles foram fatores importantes para a vitória final de Cortés.
  2. a superioridade numérica das forças espanholas frente aos nativos foi fator preponderante da vitória de Cortés.
  3. a Noite Triste é apenas um dos episódios nos quais o exército espanhol foi traído e enganado pelo imperador asteca Montezuma, tornando a guerra de conquista longa e incerta.
  4. a Noite Triste representou o primeiro conflito aberto entre as forças espanholas e o Império Asteca, revelando a superioridade numérica e técnica destes em relação àqueles.
  5. a derrota dos espanhóis para os astecas na Noite Triste representa uma virada na estratégia da Coroa Espanhola na América, que a partir de então deixa de lado a política de alianças e parte para o confronto militar.

12. (UFAM PSC) Dentre as muitas sociedades do continente americano que chegaram ao estágio de civilização – com organização política estatal, expansão territorial imperialista, divisão social hierarquizada, agricultura intensiva –, encontrava-se a sociedade Asteca, cuja existência como entidade cultural autônoma durou de 1350 a 1521 da Era Cristã.

Assinale a alternativa correta quanto à localização geográfica desta sociedade na região americana conhecida como:

  1. Andes Centrais
  2. Amazônia Central
  3. Bacia do rio Paraguai
  4. Meio-oeste americano
  5. Vale do México

13. (F. Pequeno Príncipe) Leia o texto a seguir e marque a alternativa que apresente a sequência que lhe dê continuidade com coesão e coerência.

Leia o texto a seguir e marque a alternativa que apresente a sequência que lhe dê continuidade com coesão e coerência.

O processamento da semente de cacau começou entre os grandes povos pré-colombianos: os maias e os astecas. Para os maias, o cacau servia como artigo valioso para transações comerciais e, para os astecas, era mais que isso: era a moeda oficial do reino. A parte das sementes que não virava grana era moída e transformada em chocolate, mais acessível à alta sociedade.

Os astecas chamavam essa bebida de “xocolatl”, junção das palavras “xococ” (amargo) e “atl” (bebida). Ou seja, “chocolate” é uma palavra asteca que acabou ressuscitada em praticamente todos os idiomas do planeta.

Os astecas também eram religiosos: tinham crenças complexas em diversos deuses, que representavam as forças da natureza. Dossiê Superinteressante, São Paulo: Abril, mai. 2016. p, 9-11. (Com adaptações).

  1. Os súditos de Montezuma, o grande rei asteca, ainda não sabiam, mas a adoração ao deus do chocolate teria influência direta no genocídio que varreria o império do mapa.
  2. Foram eles que primeiro impressionaram um europeu, o conquistador espanhol Hernán Cortés (curiosamente, o próprio algoz dos astecas), com a bebida preferida, o chocolate.
  3. Os astecas celebraram a volta triunfal de seu deus do chocolate e o receberam com submissão e presentes.
  4. Por mais destrutivos que fossem seus rituais, esses povos dominaram a região central do México entre 1325 e 1521.
  5. Inclusive, adoravam um deus do chocolate, Quetzalcoatl, que, segundo acreditavam, trouxe o cacau direto do jardim do Paraíso.

14. (Enem 2013) O canto triste dos conquistados:

os últimos dias de Tenochtitlán

Nos caminhos jazem dardos quebrados;

os cabelos estão espalhados.

Destelhadas estão as casas,

Vermelhas estão as águas, os rios, como se alguém as tivesse tingido,

Nos escudos esteve nosso resguardo,

mas os escudos não detêm a desolação...

PINSKY, J. et al. História da América através de textos. São Paulo: Contexto, 2007 (fragmento).

O texto é um registro asteca, cujo sentido está relacionado ao(à)

  1. tragédia causada pela destruição da cultura desse povo.
  2. tentativa frustrada de resistência a um poder considerado superior.
  3. extermínio das populações indígenas pelo Exército espanhol.
  4. dissolução da memória sobre os feitos de seus antepassados.
  5. profetização das consequências da colonização da América.

15. (UEA - SIS) A chegada dos espanhóis parece uma libertação para os povos submetidos pelos astecas. Diversos estados- -cidades se aliam aos conquistadores ou observam com indiferença, quando não com alegria, a queda de cada um dos seus rivais [...].

(Octavio Paz. O labirinto da solidão, 2014.)

O excerto traz informações essenciais sobre as sociedades pré-colombianas da Mesoamérica, a saber:

  1. o reduzido número de habitantes da região, periodicamente dizimados pelos surtos de fome e epidemias.
  2. o abandono das grandes cidades, devido à desertificação provocada pela destruição das áreas florestais.
  3. a ausência de sociedades organizadas militarmente, capazes de resistir às agressões de povos invasores.
  4. a fragilidade da economia regional, caracterizada pela inexistência de relações comerciais entre os diversos povos.
  5. as relações de dominação vigentes, com a imposição de pesadas exigências dos povos dominadores sobre os vencidos.

16. (UFVJM) Durante o governo do imperador Montezuma II (início do século XVI), o império asteca chegou a ser formado por aproximadamente 500 cidades. O império começou a ser destruído, em 1519, com as invasões espanholas. Os espanhóis dominaram os astecas e tomaram grande parte dos objetos de ouro dessa civilização. Não satisfeitos, ainda escravizaram os astecas, forçando-os a trabalharem nas minas de ouro e prata da região.

Considerando esse contexto histórico, é correto afirmar:

  1. A religião era monoteísta, pois cultuavam apenas um Deus (o deus Sol).
  2. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população.
  3. O artesanato era precário, faltavam confecções de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas.
  4. Os astecas, povo dedicado à agricultura, habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI.

17. (UEL) Os astecas sacrificavam prisioneiros de guerra para alimentar seus deuses. O capturado tinha seu coração arrancado, era decapitado e tinha seu sangue bebido pelo captor que, depois, levava o corpo para casa, esfolava-o, comia-o com milho e vestia sua pele.

É correto afirmar que estes rituais no mundo dos astecas eram de ordem simbólica, uma vez que:

  1. os vencidos deveriam pagar um tributo de sangue aos astecas, que viam a si próprios como deuses.
  2. os sacerdotes astecas exigiam oferendas de sangue para que não faltasse alimento em seus templos.
  3. um grande número de sacrifícios representava um reforço do abastecimento alimentar, evitando a carestia.
  4. o captor do prisioneiro se vingava do inimigo, comendo suas carnes e vestindo sua pele.
  5. os deuses exigiam oferendas do bem mais precioso que os homens possuíam, a vida, para que o mundo fosse preservado.

18. (UECE) Estima-se que quando os espanhóis chegaram ao continente americano, a capital Asteca, Tenochtitlán, contava com uma população com cerca de 200 mil habitantes. Rica e bela, possuía vários canais, por onde navegavam barcos carregados de mercadorias, e aquedutos apropriados para conduzirem as águas das montanhas até a cidade. Sobre essa cidade é correto afirmar-se que

  1. era considerada a morada sagrada dos deuses e tornou-se rica graças às doações recebidas de todos os povos.
  2. cresceu e manteve-se economicamente afluente graças aos pesados impostos que eram pagos em mercadorias pelos povos vencidos.
  3. teve uma arquitetura exuberante graças à contribuição do povo maia então submetido.
  4. cresceu significativamente a partir da chegada dos espanhóis.

19. (UNESP) Entre as civilizações pré-colombianas dos maias e dos astecas, havia semelhanças culturais significativas.

No momento em que foram conquistadas,

  1. os maias tiveram suas crenças religiosas e seus documentos escritos preservados e acatados pelos espanhóis, enquanto que a civilização asteca foi destruída.
  2. os astecas e os maias haviam pacificado as relações entre os diversos povos que habitavam as atuais regiões do México e da Guatemala.
  3. tiveram suas populações dizimadas pelos espanhóis, que se apossaram militarmente das cidades de Palenque, Tikal e Copan.
  4. os astecas dominavam um território que se estendia do oceano Atlântico ao Pacífico, mas os maias já não contavam com as magníficas cidades, desaparecidas sob as florestas.
  5. eram caçadores nômades, desconheciam a agricultura e utilizavam a roda e os metais para fins militares.

20. (FATEC) No processo de conquista, os espanhóis dominaram e exploraram os povos do Império asteca que formavam uma civilização que

  1. desenvolveu engenhosos sistemas de irrigação para a agricultura, o que possibilitou uma grande concentração humana e uma grande hierarquização social.
  2. praticava o ritual antropofágico cotidianamente fundamentados na crença de que a carne do inimigo espertaria o espírito guerreiro dos artesãos e dos camponeses.
  3. talhou pequenas construções de pedra de forma irregular, pois desconheciam técnicas de lapidação e tinham poucas noções de matemática e de geometria.
  4. possuía uma estrutura social igualitária, já que cada indivíduo tinha um papel importante na sociedade, não existindo privilégios de qualquer natureza.
  5. adotou uma espécie de república constitucional como forma de governo, que garantia o equilíbrio e a armonia entre os poderes executivo, legislativo e judiciário.

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