Reforma Protestante
Lista de 18 exercícios de História com gabarito sobre o tema Reforma Protestante com questões de Vestibulares.
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01. (CUSC) Um aspecto importante do calvinismo é a valorização moral do trabalho e da poupança, que resulta numa situação de bem-estar social e econômico, o que poderia ser interpretado como sinal favorável de Deus à salvação do indivíduo.
(Fernando Seffner. Da Reforma à Contrarreforma, 1993.)
Da afirmação, depreende-se que o calvinismo
- valorizou o indivíduo como agente de sua própria salvação, o que eliminava o papel de Deus e do clero no processo.
- contribuiu para o desenvolvimento do capitalismo, pois o trabalho e o enriquecimento tinham uma justificativa religiosa.
- implicou o confisco das propriedades eclesiásticas, que foram distribuídas ao povo a fim de garantir seu bem-estar.
- reforçou as estruturas feudais de dominação, uma vez que a acumulação de riquezas era necessária à salvação.
- contrariou a teoria da predestinação, já que a prosperidade econômica era incompatível com a austeridade puritana.
02. (UNICENTRO) Entre os princípios básicos da Reforma Luterana, encontram-se os seguintes:
- A conduta de comprar indulgências e praticar o celibato clerical.
- O clero é o único intermediário entre Deus e os fiéis e são reafirmados os sete sacramentos.
- A língua oficial da Reforma Luterana é o latim, tanto para o culto quanto para a Bíblia.
- A salvação é alcançada pela fé e o fiel é capaz de interpretar ele mesmo os textos bíblicos através dessa mesma fé.
- O pão e o vinho transformam-se em corpo e sangue de Cristo na Eucaristia.
03. (EsPCEx) No começo do século XVI, interessado em construir a basílica de São Pedro, em Roma, o Papa Leão X negociou com o banqueiro Jacob Függer a venda das indulgências, que garantiriam o perdão dos pecados àqueles fiéis que as comprassem.
Esse abuso do poder exercido pelo Papa causou profunda revolta em um monge do Sacro Império Romano-Germânico chamado:
- Erasmo de Roterdã
- Thomas Morus
- Pieter Bruegel
- Martinho Lutero
- Nicolau Copérnico
04. (IFBA) No início do século XVI, Martinho Lutero publicizava suas teses contrárias a alguns rumos que a Igreja católica vinha tomando ao longo da idade média. Essa movimentação de Lutero desencadeou um movimento que foi chamado de Reforma Protestante. A reforma notabilizou muitas críticas à Igreja, dentre elas:
- Recusar a importância da terra para os grandes proprietários, tirando deles todos o poder divino que poderiam reivindicar através da nobreza.
- Ter sido o elemento fundador do iluminismo que tanto criticava as ideias mágicas contidas nos milagres católicos.
- O refortalecimento do feudalismo.
- Criticar a prática das indulgências católicas que acarretava na salvação pelos arrependimento e não pela fé.
- Criar grande preocupação na Igreja Católica, mantendo sua preocupação centrada na Europa, o que justificou o tardio povoamento do Brasil.
05. (UEFS) As reformas protestantes, no século XVI, representaram uma
- decisão de ampliar os recursos financeiros da Igreja, seguida do aumento na cobrança de dízimos e na venda de indulgências.
- reação a certas práticas do clero e uma divisão da Igreja Católica, seguida da formação de novas igrejas.
- aceitação da necessidade de politizar o clero, seguida da aproximação política da Igreja Católica com reis e imperadores.
- tentativa de aprofundar as discussões doutrinárias da Igreja, seguida da realização de conclaves que aprofundaram a unidade dos clérigos.
- rejeição do compromisso social da Igreja Católica, seguida da perseguição a clérigos engajados em programas sociais.
06. (FASA) Sobre a crise religiosa e as mudanças na Igreja Católica, na Europa Moderna, é correto afirmar:
Sobre a crise religiosa e as mudanças na Igreja Católica, na Europa Moderna, é correto afirmar:
- O choque entre os interesses da classe economicamente dominante e a posição da Igreja Católica, no que se refere ao lucro excessivo, foi um importante fator dos movimentos reformistas.
- A autoridade dos papas católicos saiu fortalecida e hegemônica, apesar dos conflitos com os imperadores e monarcas absolutistas europeus.
- Os reformistas protestantes, nos tratados de paz religiosa, aceitaram todos os dogmas e preceitos da Igreja Católica, excetuando-se o celibato clerical.
- Os humanistas do Renascimento participaram das discussões teológicas com filósofos católicos, com o objetivo de manter uma frente cristã unida no combate à expansão islâmica na Europa ocidental.
07. (IF Sertão) A Europa Ocidental foi marcada no século XVI por muitas lutas sociais em que o sentimento religioso se misturava às ambições materiais, protestos populares e diferentes projetos políticos.
Sobre o movimento da Reforma Religiosa na Europa, assinale “V” (verdadeiro) e “F” (Falso) e depois marque a alternativa correspondente.
( ) A Igreja Católica estava promovendo políticas de melhoria da qualidade de vida das populações campesinas e comerciantes urbanos, doando toda a sua riqueza conquistada ao longo do século XIII.
( ) Martinho Lutero, monge agostiniano, foi o primeiro a insurgir contra a venda de indulgências, embora sua crítica fosse mais profunda, expressava uma expectativa de reforma geral da Igreja de Roma.
( ) O Papa Leão X, em 1517, autorizou venda de indulgências para financiar a construção da nova basílica de São Pedro em Roma.
( ) Com exceção do batismo e da eucaristia, a doutrina pregada por Lutero punha em xeque os demais sacramentos da Igreja, pois não constavam na Bíblia.
( ) João Calvino liderou um dos movimentos reformistas e pregava a volta do domínio do Papa Leão XVI ao trono de Roma.
A sequência correta é:
- V-F-V-V-F
- F-F-V-F-V
- F-F-F-F-F
- V-V-V-V-V
- F-V-V-V-F
08. (IFPR) A Igreja Anglicana, denominação congregacional cristã das igrejas da Inglaterra, historicamente define sua origem entre os antigos celtas que, no século VI, foram incorporados pelas missões gregorianas à Igreja de Roma. Só voltou a ser independente, dez séculos depois, quando o rei Tudor, Henrique VIII, renunciou à autoridade do papa que se recusou a anular seu casamento com Catarina de Aragão, após 24 anos de união, sem que dela frutificasse um sucessor para o trono. Em 1534, um documento assinado pelo Parlamento inglês concedeu ao rei a soberania sobre a Igreja Católica na Inglaterra que, para legitimar seu poder temporal e espiritual instituiu a obrigatoriedade de todos os súditos lhe jurarem fidelidade. Qualquer recusa era considerada um ato de traição, passível de breve julgamento e de penalidades como banimento dos domínios ingleses até a morte, por enforcamento ou decapitação. A esse respeito, pode-se afirmar que o ofício que instituiu a Reforma inglesa e legitimou o anglicanismo como religião oficial resultou:
- do Ato de Supremacia.
- das 95 teses do Castelo de Wittenberg.
- da Querela das Investiduras.
- da Lei dos 39 Artigos.
09. (ACAFE) No ano de 2017 lembra-se os 500 anos da Reforma Protestante. A publicação das 95 teses de Martinho Lutero iniciou um confronto entre Roma e o monge agostiniano.
Considere a Reforma Protestante e seus desdobramentos, ocorrida na Europa, e analise as afirmações a seguir.
I. A ética Calvinista glorificava o trabalho e o lucro e classificava a riqueza como uma graça divina.
II. Para reforçar o catolicismo na Inglaterra e, com o apoio do Papa Clemente, Henrique
III. fundou a Ordem Anglicana.
IV. Em sua doutrina, Lutero manteve o celibato e a liturgia em latim.
V. Excomungado pela Igreja Católica, Lutero recebeu a proteção da nobreza alemã.
Todas as afirmações corretas estão em:
- I - II - III
- II - III - IV
- I - IV
- II - III
10. (UNESP) As reformas protestantes do princípio do século XVI, entre outros fatores, reagiam contra
- a venda de indulgências e a autoridade do Papa, líder supremo da Igreja Católica.
- a valorização, pela Igreja Católica, das atividades mercantis, do lucro e da ascensão da burguesia.
- o pensamento humanista e permitiram uma ampla revisão administrativa e doutrinária da Igreja Católica.
- as missões evangelizadoras, desenvolvidas pela Igreja Católica na América e na Ásia.
- o princípio do livre-arbítrio, defendido pelo Santo Ofício, órgão diretor da Igreja Católica.
11. (Mackenzie) O Rei Henrique VIII, aclamado defensor da fé pela Igreja Católica, rompeu com o Papa Clemente VII em 1534, por:
- opor-se ao Ato de Supremacia que submetia a Igreja Anglicana à autoridade do Papa.
- rever todos os dogmas da Igreja Católica, incluindo a indissolubilidade do sagrado matrimônio, através do Ato dos Seis Artigos.
- aceitar as 95 teses de Martinho Lutero, que denunciavam as irregularidades da Igreja Católica.
- ambicionar assumir as terras e as riquezas da Igreja Católica e enfraquecer sua influência na Inglaterra.
- defender que o trabalho e a acumulação de capital são manifestações da predestinação à salvação eterna como professava Santo Agostinho.
12. (Unifesp) “Se um homem não trabalhar, também não comerá” – São Paulo
O texto acima traduz a ideia defendida pelo:
- Protestantismo de Lutero;
- Protestantismo de Calvino;
- Catolicismo da Idade Média;
- Catolicismo da Contra-Reforma.
13. (Esan-SP) Na Alemanha do século XVI, havia grande contradição entre o que a Igreja católica pregava e o que se praticava. Nos principados as dificuldades eram enormes. Os camponeses sentiam-se sobrecarregados de impostos. As cidades ansiavam por liberdade. O clero desprezava a missão espiritual. Muitos bispos levavam uma existência de prazer, o que ofendia os crentes sinceros e simples. Os abusos apontados no enunciado geraram o ambiente favorável à aceitação do novo credo sustentado por:
- Henrique VIII.
- João Knox.
- João Huss.
- João Calvino.
- Martinho Lutero.
14. (FCC-SP) O Ato de Supremacia, promulgado por Henrique VIII, na Inglaterra, contribuiu para:
- divulgar intensamente a doutrina calvinista no país, sobretudo na região da Escócia.
- iniciar a expansão externa, formando, assim, as bases do império colonial inglês.
- promover a reforma anglicana, ao mesmo tempo em que contribuiu para a centralização do governo.
- implantar o catolicismo no reino, o que foi acompanhado de repressão aos reformistas.
- restaurar os antigos direitos feudais, que foram limitados pela Magna Carta de 1215.
15. (UNESP) As reformas protestantes do princípio do século XVI, entre outros fatores, reagiam contra
- a venda de indulgências e a autoridade do Papa, líder supremo da Igreja Católica.
- a valorização, pela Igreja Católica, das atividades mercantis, do lucro e da ascensão da burguesia.
- o pensamento humanista e permitiram uma ampla revisão administrativa e doutrinária da Igreja Católica.
- as missões evangelizadoras, desenvolvidas pela Igreja Católica na América e na Ásia.
- o princípio do livre-arbítrio, defendido pelo Santo Ofício, órgão diretor da Igreja Católica.
16. (Espcex) Com relação às Reformas Religiosas ocorridas na Europa no século XVI, podemos afirmar que
- foram reflexo de disputas políticas entre os jesuítas e o papa.
- tinham o objetivo de estabelecer a venda de indulgências para os pecadores.
- permitiram à Igreja Católica uma total hegemonia religiosa na Alemanha.
- só foram possíveis graças às decisões adotadas no Concílio de Trento.
- na Inglaterra foram promovidas pelo rei Henrique VIII.
17. (Pucsp) A doutrina calvinista estabelecia para seus adeptos uma vida regrada, disciplinada, dedicada ao trabalho, afastada do ócio, dos vícios e da ostentação. Esse código de conduta levou alguns autores a considerar esses princípios do calvinismo como fatores que favoreceriam o processo de acumulação capitalista. Dentro dessa doutrina, apoiada numa interpretação particular da noção de onisciência divina, conformar-se a esse ideal de conduta não seria o caminho para a salvação, mas seus resultados visíveis - o sucesso material - dariam ao eleito a confirmação do estado de graça.
Esse código de conduta fundamentava-se no princípio doutrinário que pregava
- a justificação pela fé, ou seja, a fé como meio de obtenção da graça e da salvação.
- a predestinação à salvação, ou seja, a ideia de que alguns já nascem escolhidos por Deus para serem salvos, estado impossível de ser modificado, passível, apenas, de ser reconhecido pelos "sinais" presentes na vida dos "eleitos".
- a salvação pelas obras, ou seja, a redenção por um ato voluntário do indivíduo, que deveria cumprir os mandamentos divinos, praticar a caridade, intensificar orações e peregrinações.
- a vocação missionária e a opção pelos pobres, ou seja, a missão de pregar o evangelho e difundir a doutrina especialmente entre aqueles que se achavam destituídos das riquezas terrenas.
- a valorização do ascetismo, a flagelação do corpo e a negação da posse de riquezas materiais como meios de alcançar a graça divina, afastando da mente e da alma aquilo que seria considerado "tentação da carne"
18. (Unirio) "Deus chama cada um para uma vocação particular cujo objetivo é a glorificação dele mesmo. O comerciante que busca o lucro, pelas qualidades que o sucesso econômico exige: o trabalho, a sobriedade, a ordem, responde também ao chamado de Deus, santificando de seu lado o mundo pelo esforço, e sua ação é santa."
(João Calvino. In: Mousnier, Roland. História Geral das Civilizações. Os séculos XVI e XVII: os processos da civilização europeia. SP: Difel, 1973, p. 90, tomo IV, v. 1.)
A opção que correlaciona a citação acima com o contexto da reforma protestante, no século XVI, que pregava mudanças no cristianismo e na ação da igreja católica é o
- calvinismo, a condenação da doutrina da predestinação absoluta formulada pelo pensamento tomista medieval.
- anglicanismo, a supressão do clero e dos sacramentos na vida religiosa como forma de enfraquecimento do papado.
- luteranismo e no calvinismo, a pregação teológica de submissão do Estado à Igreja reformada.
- luteranismo, a defesa do princípio da salvação do homem pela fé sem a necessidade de intermediação da Igreja e da realização de obras pias.
- anglicanismo e no luteranismo, a substituição do latim pelo alemão nos cultos religiosos.